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ícones de redes sociais formam uma rodada para exemplificar a promoção cruzada de conteúdo

Promoção cruzada ajuda espalhar a Escrita Persuasiva

Promoção cruzada é mais das descobertas que me fizeram entender como conseguir atingir mais pessoas do meu público-alvo com a utilização do mesmo conteúdo.

Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar em promoção cruzada quando, em outubro de 2019, resolvi levar mais a sério a ideia de ser um Copywriter, que hoje eu costumo dizer Escritor de Linguagem Persuasiva.

Entretanto, quando comecei a estudar o que é Marketing de Conteúdo e coloquei em prática a publicação dos primeiros textos eu entendi a necessidade de compartilhar os meus trabalhos nas diversas plataformas, afinal todos nós não devemos ficar presos a um local.

Dessa maneira, em busca de novos conteúdos para este blog, eu me deparei com o conceito promoção cruzada.

A definição mais simples para você, caro Escritor de Linguagem Persuasiva, entender é a seguinte: promoção cruzada é a forma como você compartilha o mesmo conteúdo em várias plataformas e gera tráfego para o conteúdo que foi produzido.

Em linhas gerais, basta criar conteúdo sobre seu conteúdo e personalizá-lo de acordo com os pontos fortes das plataformas. 

Porém, isso pode ser feito de duas formas: a primeira é o que foi descrito nos dois parágrafos acima. A segunda é a postagem cruzada que pode gerar uma certa confusão, mas é bem simples de ser explicada.

Na postagem cruzada, o mesmo conteúdo é distribuído em todos os canais. Esse é o que mais faço, afinal é simplesmente escrever um texto introdutório e compartilhar no Facebook, Linkedin e Twitter, entre outras plataformas.

Na programação cruzada, o trabalho tem que ser mais elaborado. Por exemplo, é a transformação do texto em um conteúdo gravado em vídeo para o meu canal no YouTube ou no TikTok.

Ao final dos meus artigos, sempre coloco um vídeo para dar mais opções de conteúdo para os meus leitores e, claro, divulgar o meu canal no YouTube.

Assim chego ao quinto e último artigo sobre estratégias para a produção de conteúdo.

Os temas dos cincos artigos são:

Chegou a hora de irmos mais a fundo sobre a promoção cruzada.

O que é a promoção cruzada?

Descrevi brevemente na introdução e agora vou entrar um pouco mais em detalhes sobre o que é a promoção cruzada.

Para a estratégia de produção e, posteriormente, divulgação de conteúdos, a promoção cruzada é o modo como, por exemplo, nós como Escritores de Linguagem Persuasiva, compartilhamos o mesmo conteúdo nas inúmeras e variadas plataformas disponíveis na internet e geramos tráfego para esses conteúdos.

Na essência do nosso trabalho, a criação de conteúdos, no nicho de Escrita Persuasiva, faz com que trabalhemos de maneira a personalizá-los de acordo com os pontos fortes de cada uma das plataformas.

Um planejamento de promoção cruzada tende a ser sucesso quando conseguimos evitar que façamos as mesmas postagens dos conteúdos ao mesmo tempo e em vários canais.

A promoção cruzada se destaca e chama atenção para seu conteúdo de uma maneira única e interessante que envolve seu público.

Entretanto, vou ressaltar mais à frente que existe uma maneira de compartilhar o mesmo conteúdo, mas aí não se pode chamar de promoção de conteúdo.

Continue a leitura e você vai entender melhor do que se trata o que é conhecido como postagem cruzada.

imagem com a palavra blog com cada letra em cor diferente escrita da esquerda para a direita. foto ajuda ilustrar a promoção cruzada
Texto do blog pode ser dividido em várias formas para virar promoção cruzada

Aprenda a encontrar o conteúdo para promoção cruzada

Um dos tantos desejos de quem produz conteúdo é ter o máximo de engajamento possível dos leitores.

É por isso que o intuito de praticar a promoção cruzada é gerar engajamento das pessoas que fazem parte do nicho de mercado e, dessa maneira, aumentar o tráfego para seu conteúdo.

Na prática, como sempre estamos falando em negócios, seja para a sua marca ou para alavancar as vendas do produto ou serviço seu cliente, a promoção cruzada, no final das contas, serve como propulsora de dinheiro.

Portanto, é importante identificar o tipo de conteúdo que vai se transformar em promoção cruzada e para onde você, como Escritor de Linguagem Persuasiva, quer direcionar os seus potenciais clientes.

Bom a dica aqui, pode ser um conteúdo que “cure uma dor” da persona, algo que vá transformar a vida de quem se depara pela primeira vez com aquele texto.

Por exemplo, uma lista de dez coisas que a pessoa nunca soube sobre como viver melhor em família, ou um tutorial para resolver problemas simples em casa, ou que envolva os seguidores, como uma seção de perguntas frequentes

Dessa maneira, o conteúdo em formato longo relevante é um ótimo lugar para começar. Aqui posso citar dezenas de textos desse blog, que dão dicas de como o Escritor de Linguagem Persuasiva pode fisgar a atenção dos leitores.

Assim se faz a construção de inúmeros conteúdos para a promoção cruzada,. Eles podem facilmente serem divididos em pedaços menores e virarem carrossel do Instagram, série de pins no Pinterest, pequenos áudios para distribuição em grupos de mensagens de aplicativos de celulares.

Outro ponto importante que deve ser feito é listar os esses pequenos trechos e planejar um calendário de divulgação em teasers para convencer os leitores a se aprofundarem.

A estratégia de produção de conteúdo é como um instinto de sobrevivência para quem quer se destacar na labuta diária por atenção da multidão.

Portanto, o Escritor de Linguagem Persuasiva deve planejar, criar e exibe seu conteúdo como diferencial em relação aos concorrentes.

Por isso, a lição é usar a promoção cruzada para informar e direcionar os leitores ou potenciais clientes para seu conteúdo deve ser uma parte fundamental da estratégia.

Isso ajuda a criar unidade entre diferentes canais e fortalece sua marca ou a do seu clientes. Além disso, permite que você redirecione e prolongue a vida útil do conteúdo existente para que não precise apresentar novas ideias e recursos em cada postagem.

Atenção às características que envolvem cada uma das plataformas

Chegou ao ponto do que descrevi acima da diferença entre promoção cruzada e postagem cruzada.

Caro Escritor de Linguagem Persuasiva, guarde bem as duas definições. A promoção cruzada é diferente de postagem cruzada. A promoção cruzada destaca um único conteúdo em várias plataformas, mas faz isso de maneira exclusiva em cada canal.

A postagem cruzada usa o mesmo conteúdo promocional em todos os canais.

Por exemplo, se você escreveu uma postagem de blog sobre as dez ferramentas de Copywriting mais conhecidas que auxiliam os profissionais iniciantes, você pode postar um vídeo no YouTube com um tutorial sobre como encontrar palavras-chaves.

Esse tipo de conteúdo também pode funcionar muito bem em um Reel do Instagram. Embora possa ser tentador simplesmente pegar o mesmo vídeo e postá-lo no Instagram, você corre o risco de afastar seguidores específicos da plataforma.

Os fãs que estão acostumados a interagir com você no Instagram podem se sentir desapontados pelo logotipo com o vídeo do YouTube ou pensar que ele foi postado por engano. Ou podem pensar que você está tentando direcioná-los para o YouTube, em vez do seu blog.

Notem que isso é muito comum no trabalho dos produtores de conteúdo, este que vos escreve também aprontou e vai aprontar muitas dessas.

Não vejo como algo que derrube a credibilidade, mas é melhor, sempre que possível, trabalhar com a exclusividade.

Vejam, o compartilhamento de promoção cruzada também é incentivado pelas plataformas.

Por exemplo, ao postar um vídeo no TikTok, na sequência, automaticamente aparece o ícone do botão de compartilhamento para outras plataformas.

seis telas de computado rdesenhadas na foto, divididas em três colunas, com variações de sites
Promoção cruzada é feita para atingir as variadas plataformas com conteúdos exclusivos

Conclusão

Primeiro importante da minha parte dar o crédito, pois, como citei acima, não tinha ideia do que era promoção cruzada.

Foi ao ler esse artigo, o qual reproduzi alguns trechos, que resolvi produzir esse conteúdo adaptado à realidade do Escritor de Linguagem Persuasiva.

No que preciso ressaltar é que a promoção cruzada torna-se crucial para compor o combo que vai transformar qualquer produtor de conteúdo em uma autoridade do seu nicho de mercado.

Aqui apelo também ao que dizem sobre a internet. Imagine-a como uma infinidade de ruas, com zilhões de pessoas trafegando em passos velozes e chamar atenção não é uma tarefa fácil.

E é aí que entra a promoção cruzada. Crie algo diferente, postar por postar não é o que irá chamar a atenção.

Por isso, quis fazer a série de cinco artigos sobre a sobre estratégias para a produção de conteúdo.

Espero fortemente que, caso tenha lido todos, o enriquecimento de bagagem foi de extrema valia.

Se não leu todos, os links estão acima.

Continue acompanhando este blog, pois tem muita coisa boa e virão outras tantas mais.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Impulsionado, entre outras situações, na produção de conteúdo de qualidade e oferecer mais dicas para quem se interessa em se aprofundar no mercado digital, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.

O gosto pela produção de textos me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço para quem deseja saber como funciona as técnicas de Escrita Persuasiva e elevar o conhecimento de como fazer a promoção cruzada.

Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois com a elaboração do meu primeiro e-book sobre o tema.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um ótimo Escritor de Linguagem Persuasiva.

Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado do livro para produzir conteúdo de qualidade e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples, e vai além de funcionar como uma simples porta de entrada para conhecer o universo fascinante das técnicas de Escrita Persuasiva.

No livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu demonstro alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto também como é possível, qualquer pessoa, aprender a usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas relacionadas ao mercado digital e para quem é amante da produção de conteúdo de qualidade.

Tenho estudado muito o nosso cenário e não é segredo para ninguém que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo de qualidade, porém, poucos trabalhos compilados.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Escrita Persuasiva.

Anuncio do livro com o preço e venda na amazon. obra serve para entender a promoção cruzada.

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Mentoria como funciona o Copywriting

Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na busca por gerar autoridade para o Escritor de Linguagem Persuasiva me impulsionou a dar mais um passo.

Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persuasiva.

Com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público.

É preciso saber usar o aprendizado através da Escrita Persuasiva e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no seu nicho de mercado.

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