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Imagem para ilustrar o destaque do Youtube

YouTube impulsiona o poder do Copywriter

YouTube é o poder.

A primeira vez que ouvi essa frase foi do mestre Tiago Tessmann, uma das maiores autoridades em anúncios pagos no Google.

Por que o YouTube é o poder?

Primeiro, é disparado o maior site de compartilhamento de vídeos.

Segundo, um vídeo pode atingir milhares de pessoas instantaneamente.

Terceiro, o YouTube é hoje o segundo maior buscador da internet.

A ferramenta só fica atrás do Google.

Daí você compreende o tamanho da fatia que a empresa abocanha no mercado online.

Portanto, seja um prestador de serviços, uma empresa, não importa o tamanho, tem que aproveitar o poder do YouTube.

Compreendido isso, o assunto aqui é sobre Copywriter.

Antes de irmos mais a fundo para entender a relação entre YouTube e o Copywriter, vamos eliminar algo que é infantil pensar.

Enquanto profissional de Marketing Digital, eu já ouvi até de colegas da área a seguinte questão.

Se no YouTube o que mais chama atenção são os vídeos por que é preciso se preocupar com os textos?

É risível, mas muitos pensam assim.

Claro, as pessoas procuram o YouTube mais pelas imagem do que pelo textos.

Porém, um bom texto tem o poder de ajudar a atingir mais pessoas.

Até por isso, o assunto aqui é tão amplo que resolvi fazer dois artigos para mostrar que o YouTube é o poder.

Em ambos sob a ótica do Copywriter.

Neste aqui, mostrarei como o Escritor de Linguagem Persuasiva contribui nas descrições dos vídeos publicados.

No seguinte, como são os textos no roteiro dos vídeos.

Há muito mais coisas envolvidas do que os simplistas imaginam.

Saber explorar esses pontos faz muita diferença no trabalho do Copywriter.

Isso para ele se desenvolver como profissional ou para ajudar a alavancar as vendas de produtos ou serviços.

Descrição da imagem sobre o poder do YouTube e o Copywriting

YouTube dá chances iguais para desenvolver o poder

Então vamos colocar a mão na massa.

A frase acima contém uma metáfora, mas é o que faz despertar a atenção para um sentido prático.

O que eu quero dizer é como vou mostrar a vocês qual é o poder do YouTube nas mãos do Copywriter.

É óbvio que qualquer pessoa sabe que um vídeo sozinho não faz milagres.

Nem daria, pois, para publicar um vídeo no YouTube, é necessário vir acompanhado de textos.

Há campos os quais não são permitidos espaços em branco.

Portanto, eis que abre a primeira lacuna para mostrar a importância do texto.

Mais do que isso, as técnicas de Linguagem Persuasiva ou Copywriting são fundamentais para despertar a atenção no público alvo.

Dessa maneira, fica fácil entender como o poder do YouTube impulsiona o poder do Copywriter.

Imaginem comigo e vamos analisar do começo.

Os vídeos, obrigatoriamente, precisam ter um título.

Esse título geralmente devem ter a palavra chave ou as palavras chaves que as pessoas buscam sobre aquele assunto.

É como a headline.

Tem que chamar bastante a atenção, despertar o desenho, mostrar nela a solução da dor da persona.

Vou deixar postado abaixo, um dos vídeos mais acessados do meu canal.

Nele, o título descreve como posso ajudar as pessoas a entender sobre essa técnica.

O título é “O que é Copywriting”.

O título é o que vai chamar a atenção na pesquisa

Pequenas dicas e o manual de sobrevivência

A importância de um bom texto é tamanha que o YouTube tem um manual específico com orientações para facilitar produtores de conteúdos e usuários.

Dessa maneira, vou me ater aos pontos principais.

Depois do título, o que os criadores do YouTube pedem é um esforço para criar ótimas descrições.

Além disso, siga o plano da Regra do Um.

Ou seja, descreva o texto somente por um assunto.

Mais uma vez, aí é que o Copywriter faz a diferença.

Nas descrições, é possível textos com até 5.000 caracteres.

Portanto, não é encher de palavras-chaves aleatoriamente.

Eis o que diz o texto do “YouTube Creator Academy”.

“As descrições podem transmitir informações valiosas para ajudar os espectadores a encontrar seus vídeos nos resultados da pesquisa e a entender o que assistirão”.

“Descrições bem escritas e com as palavras-chave certas podem aumentar as visualizações e o tempo de exibição, porque ajudam seu vídeo a aparecer em resultados de pesquisa”.

Da minha parte e experiência, eu acrescento.

Seja o natural. Conte uma história do que representa o vídeo.

Além disso, tome muito cuidado para não usar termos que ferem as políticas de boas práticas do YouTube.

A descrição é dividida em duas partes as quais merecem toda a atenção.

Primeiro, antes do “Mostrar Mais” e depois do “Mostrar Mais”.

Na primeira parte, depois do título, é o passo decisivo para conquistar a atenção do espectador.

Por exemplo, é como o lead de um Carta de Vendas.

Como consequência, quando bem específico e direto, a probabilidade é maior de o leitor clicar no “Mostrar Mais”.

O “Creator Academy” é bem específico sobre outro ponto na descrição.

“Esse campo só pode exibir texto, mas ele não precisa ser algo entediante”.

“Adicione recursos interativos para ajudar a aumentar as visualizações, destacar colaborações e desenvolver sua base de inscritos”.

“Escreva descrições únicas e específicas em cada vídeo para gerar resultados melhores”.

“Não se esqueça de colocar o prefixo https:// antes de todos os endereços da Web para que os usuários possam clicar neles.

Descrição do vídeo seguem as orientações do YouTube Creator Academy

Aprenda a usar as hashtags

O YouTube Creator Academy trata também de como usar as hashtags.

“Ao enviar um vídeo, é possível colocar as hashtags (#hashtag #exemplo) no título ou na descrição”.

“Quando colocadas na descrição, elas viram links em que o usuário pode clicar para acessar a página de resultados da pesquisa e assistir vídeos relacionados”.

“Hashtags são muito úteis em conteúdo que esteja em alta, como eventos próximos ou pessoas que estão nas notícias”.

“Elas garantem que os espectadores que procurarem pelo tema em alta encontrarão uma variedade de conteúdo relevante”.

Porém, existem algumas limitações que cada um tem que tomar muito cuidado.

É desnecessário encher de hashtags nas descrições do vídeo.

Nas recomendações do YouTube Creator, o máximo são de 15 delas.

Mais do que isso, a plataforma vai ignorá-las.

Portanto, ao sintetizar todos os exemplos citados acima, conclui-se o quanto o texto é importante.

É daí que reforço o poder do Youtube e de como Copywriter tem que ter o domínio da Linguagem Persuasiva.

Cativar a audiência com um vídeo não é simplesmente com a imagem.

Seja perspicaz. Pense em um título de como você imagina que a pessoa vai procurar o seu conteúdo.

Depois, pense nas primeiras linhas da descrição e formule algo tentador.

Por fim, abuse dos 5.000 caracteres e construa um texto saboroso que retrate bem o que é o seu vídeo.

No próximo artigo, o assunto é como roteirizar um vídeo com a utilização das técnicas de Copywriting.

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