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Foto mostra uma pessoa na digitação de textos de linguagem persuasiva

Retrospectiva de um copywriter

Retrospectiva substitui um artigo no qual eu abordaria algo mais técnico sobre o mundo do Copywriting.

Pois bem, estamos no primeiro dia de 2021.

Imagino o quanto você, estimado leitor, ouviu o quão foi desafiador passar por 2020.

Aqui expresso a minha tristeza pelas perdas de tantas vidas.

Sejamos fortes, pois temos que seguir em frente e valorizar aquilo que construímos e temos.

Por isso, sou feliz e grato por poder dar essa contribuição para quem deseja aprender uma nova profissão.

Da mesma forma, serve para quem já tem um currículo invejável.

Sempre carrego comigo que conhecimento nunca é demais.

Por que a retrospectiva?

Bem, vamos a uma rápida recapitulação.

Sou jornalista formado, caminho para 25 anos de labuta na área, e há três sou também um profissional do Marketing Digital.

Então, no mundo online, incentivado por muitos colegas da área, eu resolvi me decidir pelo Copywriting.

Precisei quebrar algumas objeções.

Primeiro, deixar de pensar que era mais uma onda. Afinal, como escrevi acima, tem jornalismo, Marketing Digital e agora Copywriter.

Segundo, ter disciplina e cumprir com as metas.

Terceiro, a mais importante, estudar muito, no meu caso diariamente, para ver se realmente sou capaz e me destacar como Escritor de Linguagem Persuasiva.

Para esta retrospectiva, a seguir, eu vou listar a minha produção de conteúdo ao longo deste 2020, que na realidade começou no final 2019.

Porém, vou me ater aos 366 dias do ano que passou.

No final, contarei algumas novidades para 2021.

Dá até frio na barriga quando penso no que vem pela frente.

Entretanto, quando algo começa e você está plenamente convicto do que quer, não há nada que vai impedir de colocar em prática.

retrospectiva e a quebra de objeções

Confesso, o maior desafio é superar o pessimismo que ronda a minha mente.

Foi preciso muito esforço para quebrar as primeiras barreiras.

Começo então a retrospectiva com o que foi necessário para a quebra de objeções.

Sem querer, eu criei uma marca. Como jornalista, eu sou Luís André Rosa.

Achei que ficaria muito grande colocar Luís André Rosa Copywriter.

Logo, eu me tornei Luís Rosa Copywriter.

Essa então virou a minha assinatura e hashtags nas redes sociais.

Na sequência, a brincadeira ficou mais séria quando lancei o meu site oficial.

Em outubro de 2019 entrou no ar o site oficial Luis Rosa Copywriter.

Nesse mesmo mês, criei o Instagram @luisrosacopywriter e a página no Facebook.

Falarei de ambos mais para a frente.

Sofri demais com a procrastinação.

Em alguns pontos, fruto também da preguiça.

Porém, eu tive que me desdobrar como jornalista (como CLT) e proprietário da VLK Comunicação e Marketing Digital (CNPJ).

Podem achar que isso são desculpas, mas essas duas partes precisaram ser priorizadas.

Portanto, eu considero que o site decolou quando, no final de agosto, decidiu que escreveria um artigo por semana no blog.

Assim, toda as sextas-feiras, a partir do dia 14 de agosto, foram 23 artigos.

Além de aprender bastante, oferecer conteúdos de boa qualidade, a audiência do site, como dizem na gíria, “bombou”

Vou me ater apenas aos artigos e elencar os cinco mais lidos.

Ao todo, o site trouxe 1.006 visitantes com 1.770 visualizações de páginas

A página mais visitada foi a da Escrita Persuasiva.

Ela fez parte da estratégia de oferecer um conteúdo extra, no caso um e-book com alguns passos para quem deseja entender um pouco mais sobre a Escrita Persuasiva.

Ficou interessado, clique neste link.

Crie estratégia no Copywriter a partir da Pesquisa

retrospectiva da farta distribuição de conteúdos

Depois de muito ensinar, resolvi colocar em prática a meu favor.

Ao escrever o conteúdo, faça aumentar a audiência em seus canais de comunicação.

Dessa maneira, todos eles foram compartilhados nas minhas redes sociais.

A que gerou maior engajamento e número de leitores foi através do Facebook.

Isso muito em função de ter a minha página oficial como Copywriter, a página da empresa e o meu perfil pessoal.

Além disso, pelo Facebook eu distribuo conteúdos em um grupos como o Copywriting Brasil e o Google Ads.

Outro local com bastante aceitação é o Linkedin.

Como são textos para ajudar na profissão, lá é um campo vasto para encontrar pessoas com os mesmos objetivos.

Pensei em criar um perfil exclusivo como Copywriter no Twitter.

Entretanto, como tenho um número considerável de seguidores, eu mesclei o meu perfil pessoal com o profissional.

Assim, pelo @lrosa32 eu faço a distribuição de conteúdo e abro mais um canal para ampliar audiência.

Para o Instagram, no mesmo mês de lançamento do site, eu criei o perfil @luisrosacopywriter.

No Instagram, eu uso muito para postagens. A meta era um post por dia no Feed e outro no Stories, mas não consegui ser tão presente por lá.

Entretanto, a repercussão das postagens ajudou no aumento de seguidores fiéis, na audiência do site e na visualização de vídeos no canal no YouTube.

Veja como se tornar um Copywriter e ajudar a aumentar a influência dos Netizens

combinação de textos e imagens

Os canais estão aí para a propagação de conteúdo.

Logo, coloquei a minha cara no vídeo para mostrar quem é essa pessoa responsável pelos textos.

Dessa maneira, entrei para o mundo do YouTube.

Segui as dicas de quem hoje tem milhões de seguidores.

Ou seja, para começar não precisa ter uma grande equipe ou superprodução.

Basta ter um bom celular, um simples editor de vídeo, elaborar um roteiro e publicar.

Simples assim.

Por ter construído a minha carreira na imprensa escrita foi natural a dificuldade em ficar frente a frente com o celular.

O grave problema foi não ter uma periodicidade nas publicações.

Anunciei algumas vezes que seriam dois vídeos por semana. A meta não foi cumprida.

Um aviso. Não siga esse exemplo. É prejudicial para a sua audiência.

Em princípio, os inscritos depositam confiança no seu trabalho e esperam receber conteúdo conforme prometido.

Mesmo assim, o saldo do canal Luís Rosa Copywriter no YouTube mostra o quanto é poderoso a publicação de vídeos.

  • Foram 17 inscritos
  • 15 vídeos publicados
  • 2.313 visualizações

O vídeo com mais visualizações foi o que eu falo quem sou como Escritor de Linguagem Persuasiva.

Veja a abaixo.

A minha grande transformação profissional

copywriter tem que ser incansável

Pela quantidade de conteúdo produzido, resolvi dar mais um passo e começar com tudo este 2021.

Logo que vi o meu crescimento como jornalista, percebi que poderia deixar registrado a minha trajetória em um livro.

Então chegou o momento de entrar no mercado literário.

Inspirado nos meus amigos jornalistas e escritores Fábio Salgueiro e Luiz Maritan, no próximo mês, publico a minha primeira obra.

Na compilação dos textos publicados nos meus dois blogs, eu agora me sinto muito mais como um escritor.

Dessa maneira, eu vou usar tudo o que eu aprendi e mostrar como é possível, caso você tenha o talento para escrever, construir o seu próprio negócio e crescer como profissional da área.

Conto os desafios da transição da carreira, como me aventurei como gestor de tráfego no Marketing Digital.

Depois, com muito conteúdo, vou me ater mais à Escritura de Linguagem Persuasiva.

Tem tudo para ser um ano incrível.

Há mais novidades pela frente, mas essas eu conto aos poucos no seu devido tempo.

Então, fiquem ligados!

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