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Twitter aciona o mundo Copywriter

Twitter, microblog que testa o poder de síntese do Copywriter

Twitter tem como grande desafio testar de cada um dos seus usuários o poder de síntese. Afinal, o famoso microblog começou dando apenas 140 caracteres para resumir uma ideia.

Portanto, vamos mostrar na prática o que isso significa. Veja o texto abaixo. É exatamente assim.

Com as estratégias de Gatilhos Mentais, profissional conhecido como Copywriter usa persuasão para que as pessoas tomem uma decisão de compra.

Dessa maneira, em 2006, veio ao mundo online o Twitter. Em princípio, uma rede social gratuita criada para a troca de twitts, ou textos.

Sei que muitos estão mais do que acostumados, mas vale a pena relembrar. Em seu perfil democrático, o Twitter deixa cada pessoa definir quem pode segui-la.

Porém, através de pontos definidos pelos algorítimos, as pessoas impactam de acordo com uma série de parâmetros.

Assim, cada um em sua página é atualizado pelas postagens as quais, em teoria, são as mais apropriadas.

Ao longo dos anos, até para acompanhar a evolução do público e concorrer com outras plataformas, o Twitter incorporou fotos, transmissões ao vivo, vídeos e até mais espaços para escrever.

Atualmente, em um único post, o microblog chega ao máximo de 240 caracteres. Isso aconteceu a partir de 2017. Houve muitos protestos, mas a empresa optou pela velocidade do envio da mensagem.

Na época, o Twitter justificou a decisão porque, em pesquisas, ao realizar pesquisas constatou que muitos usuários perdiam muito tempo editando as mensagens.

Portanto, com mais caracteres disponíveis, os usuários expõe o que querem dizer com mais agilidade.

Eu carrego comigo uma frase que aprendi no primeiro semestre de jornalismo, do professor Júlio Veríssimo.

“Escrever é a arte de cortar palavras”

Quer ferramenta melhor do que o Twitter para fazer esse exercício?

Twitter e o mundo Copywriter

Se você como profissional pretende divulgar o seu trabalho ou ajudar a marca a qual presta serviço, assim como Facebook, Instagram e Linkedin, é possível trabalhar em duas frentes.

No Twitter, empresas ou pessoas físicas, podem ter as suas páginas e fazer um trabalho de engajamento com a audiência com a divulgação de conteúdo de valor.

Até aí, nenhuma novidade.

O ponto em questão é saber o que escrever. Outra lição que qualquer pessoa na área da Escrita Persuasiva sabe muito bem.

Então deixe eu enfatizar mais uma vez.

Portanto, conheça a audiência, saiba quais são assuntos mais interessantes, verifique métricas e tenha periodicidade nas publicações.

Mais do que isso, em um mundo de velocidade astronômicas, tenha muito cuidado com as boas práticas.

Reputações já foram destruídas através do Twitter. Então, o Escritor de Linguagem Persuasiva, como eu gosto de chamar o Copywriter, tem que entender muito bem da linguagem da ferramenta para não cometer equívocos.

Aliás, como há uma variedade de recursos, nem todos os que estão disponíveis podem se encaixar no que você pretende dizer ou no que a sua marca tem como objetivo.

E o que fazer? Não sabe? O ideal é testar. Porém, muito cuidado para não exagerar na dose.

Outra lição que trago comigo, eu vou deixar no criativo abaixo.

Twitter testa a capacidade de escrita do Copywriter

Explore essa audiência qualificada

É a lei da sobrevivência, meu estimado leitor. Lembro que foi uma enxurrada de críticas quando o Twitter anunciou que abriria espaços para a publicidade.

A vida é feita de negócios. Não dá para ficar no mercado apenas vivendo de seguidores.

Fosse assim, nenhuma das redes sociais estaria viva para contar a história.

Só para relembrar, mais de 90% da receita do Google, por exemplo, é proveniente dos anúncios pagos.

Entretanto, ao contrário de Facebook e Instagram e muitos sites por aí afora, eu não vejo que no Twitter o espaço publicitário é tão agressivo.

Até porque, como os anúncios parecem com os posts, os ficam confusos e pensam que é mais um seguidor compartilhando algo que possa ser interessante.

Está aí o desafio do Copywriter. Ao mesmo tempo construir uma chamada persuasiva, que chame a atenção do usuário, óbvio, mas que não agrida.

Evitar o famoso comentário “que propaganda chata”.

Por isso, como já foi dito acima, é importante conhecer bem do produto que vai ser divulgado, no caso de você fazer parte da equipe de estratégia de Marketing Digital.

Por outro lado, caso o seu objetivo é divulgar os seus trabalhos, procure, primeiro, seguir pessoas parecidas.

Daí, você vai saber o que elas mais gostam e quais são os assuntos postados e compartilhados.

Certamente, muitos deles poderão se tornar seus seguidores. Na sequência, você vai ter a exata noção de quais conteúdos serão relevantes.

Portanto, o que vai ajudar são os testes. Procure sempre oferecer conteúdos. Para os que são seus amigos, incentive-os a compartilhar os seus textos.

É uma maneira de ganhar seguidores e também ver a qualidade dos seus conteúdos.

Como bem sabemos, é impossível que todos os seguidores sejam impactados com os mesmos conteúdos.

Twitter ajuda a entender o que é Copywriting

Twitter e o caminho do sucesso

Longe de querer ser o dono da verdade, mas eu vou me atrever a apontar cinco estratégias que podem ajudar a ganhar mais visibilidade ao Copywriter no mundo do Twitter.

Isso, supondo claro, que você ou a marca que representada já esteja lá e tenha, no mínimo, uma periodicidade na publicação de conteúdos.

Twitter e a lista de seguidores

Em Marketing Digital, falamos sempre da importância de criar lista.

Isso é mais comum de ouvir falar na FanPage do Facebook, nos contatos de e-mail ou nos aplicativos de mensagens, dos famosos WhatsApp e Telegram.

Saiba que é muito simples criar uma lista de seguidores no Twitter.

Como em qualquer listas, você pode definir, por exemplo, a “temperatura” dos seguidores.

Ou seja, o quanto são engajados e saber o que conteúdo oferecer.

Outro ponto é se inserir em listas as quais os seus potenciais seguidores estão presentes.

Ao estar presente ali, você ou a sua marca vão ter uma noção mais precisa de quais conteúdos são relevantes.

Hashtags

Aqui não precisa de muitas explicações.

É o famoso uso do símbolo do “jogo da velha #”, sim eu entrego a minha idade. Foi dessa forma que aprendi.

O próprio Twitter ajuda e dá dicas dos assuntos mais comentados diariamente.

Isso, no caso de você ou a sua marca, querer mostrar que está antenada com o que acontece no momento.

Portanto, é de suma importância que você e a sua marca tenha uma hashtags próprias.

Ou que especifiquem as mais usadas para diferenciar os conteúdos.

Siga no Twitter e seja seguido

Acima, eu falei da criação das lista de seguidores. É o meio recomendado para montar um grupo particular.

Por outro lado, o fundamental é que você, como pessoa física ou a pessoa jurídica a qual representa sigam pessoas que são do mesmo nicho de mercado.

É assim que tiram lições e podem aprender com outras estratégias. Isso não se trata de espionagem, longe disso.

No Mercado Digital é mais do que necessário saber o que cada um está fazendo.

Da mesma forma, como foi dito acima também, com o uso das hastaghs é uma maneira de aumentar o número de seguidores.

Lembra do SEO?

Quando for disponibilizar os links nos seus posts, tenha atenção para que eles sejam curtos e amigáveis.

É uma prática que vale para todas as ferramentas que aceitam o compartilhamento de URLs.

Pense no usuário e crie facilitações para que eles entendam as postagens.

Muito além das marcas

Da mesma forma que o Twitter a abrir espaço para conteúdos pagos para sobreviver, você deve pensar que todas as suas publicações devem ser direcionados à vendas.

Fuja disso. O ponto crucial é entender que em uma rede social, o objetivo pode ser simplesmente ser mais reconhecido.

A questão aqui é que se você ou a sua marca falarem apenas dos produtos ou serviços que são oferecidos, os seguidores não vão ficar tão engajados.

Criatividade é tudo nesse momento. Portanto, ofereça algo que vá trazer valor e pode ajudar a aumentar o engajamento.

Isso me faz lembrar o Gatilho Mental da Reciprocidade. Quando alguém percebe que o que foi entregue resolveu o problema, certamente isso vai ser retribuído lá na frente.

Dessa maneira, vai entrar em cena outro Gatilho Mental, o da Aprovação Social.

Se o trabalho for bem feito, se o conteúdo render valor aos seguidores, certamente, além de compartilhar, eles vão fazer comentários positivos sobre a publicação.

Porém, tome muito cuidado. Se o comentário for negativo, não o esconda. Responda rapidamente, tente entender o problema e oferete uma solução.

Copywriter, explore tudo o que as redes sociais oferecem para alavancar a sua carreira profissional e a marca dos seus clientes

Twitter, informação e desinformação

Como jornalista de formação, eu sempre falo que o Twitter é a minha rede social favorita.

Portanto, vou direto ao ponto em questão.

Se você precisa saber de acontecimentos mais falados no momento, é a fonte mais indicada. São os chamados Trending Topics.

O próprio Twitter, através dos famosos algorítimos, conhece bem o perfil de cada um dos seus usuários e indica os assuntos que podem ser de interesse.

Até por isso, outro ponto que difere de outras redes sociais, o Twitter faz transmissões de eventos ao vivo. Assim, possibilita uma grande sala de discussão.

Para se ter uma ideia, entre o quarto trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2020, o Twitter teve um aumento de 34% no número de usuários. O público total saltou de 166 milhões para 186 milhões.

Isso se explica por causa da pandemia do novo coronavírus e a preocupação das pessoas procurarem informações rápidas e precisas.

Por exemplo, em uma partida de futebol, os comentários mais relevantes aparecem uma timeline exclusiva.

Porém, em tempos de disseminação de notícias falsas, tome muito cuidado para sair compartilhando qualquer publicação que aparece na sua frente.

Na dúvida, faça a checagem com outras fontes. Além disso, verifique se não se trata de um perfil falso.

Notícia e o Copywriter

E o que isso tem a ver com a Escrita Persuasiva?

Tudo e mais um pouco. Primeiro, saber o que está sendo dito em tempo real é fonte para ajudar, por exemplo, na linguagem de uma carta de vendas.

Segundo, o produto do seu cliente ou do concorrente podem se tornar o assunto do momento. Se for para bem, capitalize. Se for para o mal, tire lições e ajude a minimizar os danos.

Por fim, se você ainda não testou o poder dessa rede social, reforço que o Twitter pode trazer ótimos resultados para penetração em uma audiência qualificada.

Basta montar uma estratégia para oferecer conteúdos relevantes e respeitar as boas práticas de condutas.

Explore e verás que é possível ser muito feliz nesta rede social.

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