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imagem do símbolo do TikTok na tela do celular

TikTok é um terreno fértil para o crescimento do Copywriter

TikTok é uma realidade, e como tudo que se torna popular gera um monte de oportunidades.

Graças à sua popularidade, a rede social TikTok proporciona ao Copywriter aliar talento com texto e vídeo e ajudar no desenvolvimento do seu trabalho.

Eu sou sincero.

Estou lá, mas ainda não testei o meu talento na produção de conteúdo.

Isso é fruto de ser mais ligado a texto do que em vídeos.

De tanto ser impactado com notícias sobre o crescimento exponencial do TikTok, eu resolvi pesquisar e ver como o Copywriter pode se beneficiar dessa ferramenta.

Você vai poder conferir esse conteúdo logo abaixo.

No que você vai ter a oportunidade de conhecer ao explorar esse texto, eu vou detalhar o caminho para entender essa parceria entre a Escrita Persuasiva e a plataforma do TikTok.

Vamos embora juntos nessa jornada!!!

O que é o TikTok?

TikTok é uma rede social que permite a criação de vídeos curtos com no máximo 60 segundos.

A rede social tornou-se extremamente popular, principalmente entre o público na faixa dos 20 aos 30 anos, por ser de fácil manuseio para a criação de conteúdo criativo, despretensioso e divertido.

Dessa maneira, o TikTok faz com que qualquer pessoa que curta criar vídeos curtos possa compartilhá-los com outras pessoas.

Outras ferramentas como o Instagram, digamos seu maior concorrente, e o YouTube, também fazem isso.

Os especialistas no assunto dizem que o TikTok se tornou queridinho entre os jovens por pensar quase que exclusivamente em vídeos.

Entretanto, como todos nós sabemos, no TikTok é permitido adicionar música, texto ou outros efeitos visuais ao seu vídeo.

Ou seja, se existe o campo para o texto, aí desponta um vasto campo para o aprimoramento da Escrita Persuasiva.

Portanto, para quem me acompanha neste blog, vale o meu mantra.

Por mais que se propague que as pessoas querem cada vez mais apenas ver e ouvir, não existe nada nas novas mídias que aceite publicações sem texto.

Pintura de um quadro com o símbolo do TikTok em destaque
TikTok ajuda a reinventar o talento do Copywriter

Como usar a Escrita Persuasiva no TikTok?

Outro ponto que sempre insisto nos meus textos é que para dar início a produção de um texto, eu faço algumas pesquisas.

No caso do TikTok, mais do que entender o funcionamento da ferramenta, o primeiro passo foi explorar como os usuários escrevem para chamar a atenção.

Como é uma rede social de vídeos curtos, os textos devem seguir da mesma forma.

Nesse ponto, eu achei muito divertido, pois se trata de testar o poder de síntese do Copywriter.

Da série quem não é visto, não é notado, os produtores de conteúdo no TikTok precisam saber qual nicho é o que mais combina com a sua marca ou produto.

Como fazer isso?

Em primeiro lugar, com o uso das hashtags.

Nas minhas pesquisas, as hashtags que encontrei para o nosso nicho de mercado foram as seguintes:

#copywriting #copywriter #escritapersuasiva #escreverbem #blogueira #blogueiro #blog #redes sociais #marketingdigital #marketingdigitalbrasil

Similar ao funcionamento de outras plataformas, o TikTok tem uma barra de buscas que facilita encontrar o conteúdo desejado.

Chamaram a atenção alguns pontos:

Primeiro, quando coloquei na barra de pesquisas Copywriting logo abaixo vieram os quatro vídeos mais curtidos.

Segundo, a inteligência artificial colocou pesquisas similares muito parecido com as da rede de pesquisa do Google.

Eis as seis pesquisas similares:

  • dicas de Copywriting
  • Copywriting para vender
  • Copywriting português
  • como começar no Copywriting
  • cursos Copywriting grátis
  • Copywriting com 13 anos

Percebam que somente com os seis itens acima das pesquisas similares já é possível produzir conteúdos voltados para o público consumidor não só de quem frequenta o TikTok.

Terceiro, rolando mais a tela, outra sequência com mais seis vídeos populares curtidos.

Quarto, o tamanho das citações das cinco hashtags mais vistas, com dados de 15 de julho, quando comecei a escrever esse artigo.

  • #copywritng com 127,9 milhões de visualizações
  • #copywritingtips com 26,2 milhões de visualizações
  • #copywritinghacks com 5,1 milhões de visualizações
  • #copywriting? com 28,7 mil visualizações
  • #copywritingtip com 22,6 mil visualizações

Ao continuar na rolagem, a ferramenta exibiu áudios e músicas, os quais, na descrição do texto ou no título, possuem a palavra Copywriting.

Por fim, terminei a rolagem dos usuários sugeridos.

Todos em suas descrições ou nome de usuário possuem a palavra Copywriting.

TikTok entra com tudo no mundo do Marketing Digital

O crescimento natural do TikTok despertou o interesse da marca para a sua monetização e também para as empresas que buscam a atenção do público consumidor que ali está.

Tanto que, seguindo outras plataformas digitais, o TikTok também abriu espaço para os anunciantes.

Antes de mais nada, se você quiser saber o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca, faça uma pesquisa com o nome da marca que você vai prestar serviço no aplicativo.

Falou em anúncios e Marketing Digital, meu caro Copywriter, cresça os olhos, pois aí é um campo fértil para você se desenvolver como profissional.

Um pouco da história recente.

Em 2020, o TikTok lançou o TikTok For Business, a plataforma de gerenciamento de anúncios para que as marcas executem o planejamento de cada etapa das campanhas.

Quando se fala em campanhas e negócios, o TikTok atende a qualquer nicho.

Basta apenas definir quais são os objetivos a serem alcançados.

Por exemplo, uma das formas mais comuns dos vídeos do TikTok é o caráter de ensinar as pessoas a fazer algo para transformar as suas vidas.

Nada diferente do que você vê em Stories no Instagram e vídeos no YouTube.

A questão é sempre entender a linguagem do público que consome vídeos no TikTok e como a marca pode atingir essas pessoas.

Portanto, isso pode representar a criação de conteúdo para chamar a atenção daquelas pessoas que não estão familiarizadas com a empresa.

Notem, repito, como o texto do Copywriter, no roteiro de criação do vídeo, pode ser decisivo para fisgar o potencial cliente.

Por fim, diante de todo esse entendimento é importante, com frequência, analisar as metas das campanhas.

Ou seja, se os esforços foram para captação de leads, comentários, compartilhamentos, curtidas, engajamento da marca, reconhecimento de produtos e vendas.

Dessa maneira, toda a equipe envolvida na campanha de Marketing Digital precisa estar alinhada para avaliar o desempenho da campanha.

Saiba conviver sem sustos no TikTok

As diretrizes de boa convivência que você, caso não seja um especialista em TikTok, são as mesmas de outras plataformas.

Por exemplo, não copie o conteúdo de outros TikTokers.

Ao fazer isso, saiba que pode ser punido por violação aos direitos autorais e ter sua excluída a sua conta no TikTok.

Em um artigo que li sobre TikTok, produzido pelo site Hubspot, eu resolvi reproduzir a baixo o que eles dão como exemplo sobre o que fazer e o que não fazer como usuário da plataforma.

TikTok na visão do Copywriter. Tabela com informações sobre o que fazer e o que não fazer na plataforma.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.

Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de um ebook Copywriting.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem como escrever textos para plataformas como o TikTok ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.

Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.

Mentoria como funciona o Copywriting

Além do livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persusiva.

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público. É preciso saber usar o aprendizado ara se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos. Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos com um simples conteúdo no TikTok.

Na sequência, com Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.

Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting.

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.

Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

Outra dica bem bacana é a baixar o meu ebook Copywriting.

No Google ou no TikTok é muito fácil escrever anúncios: confira no vídeo

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