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Copywriter cria roteiros para YouTube

Copywriter e a criação de roteiros para YouTube

Copywriter e YouTube têm tudo a ver. Afinal, imagens e textos se completam.

É assim que começo a segunda parte sobre a importância das técnicas de Escrita Persuasiva na maior rede de compartilhamentos de vídeos na internet.

Só recapitulando, o próprio manual do YouTube, no Creator Academy, deixa bem claro que sem os textos a plataforma não existe.

Quando eu li isso decidi produzir esse conteúdo. Assim, posso ampliar o assunto sobre como um Copywriter é fundamental para amplificar a audiência de um vídeo.

Ao longo da minha jornada no Marketing Digital, o que eu mais li, ouvi e vi sobre o YouTube é como simplicidade funciona muito melhor do que sofisticação.

Enquanto no cinema e na TV, por exemplo, a produção técnica é rigorosíssima, os equipamentos são caros, há, em geral, artistas famosos e têm um alto custo com locações, no YouTube dá para ser o exército de um homem só.

Basta ter uma ideia na cabeça, um celular nas mãos, gravar e publicar.

Todos nós já cansamos de ver vídeos caseiros com milhões de visualizações. É o processo de viralização.

Porém, quando o assunto é a produção de conteúdos para vender produtos ou serviços, aí faz a diferença uma preparação mais estruturada.

Isso não quer dizer que, para quem pretende entrar no mercado digital e tem poucos recursos, o caminho vai ser mais tortuoso.

Lembre o que eu falei acima, o YouTube ganha muitos pontos no gosto popular por causa da simplicidade.

Logo, mesmo com poucos recursos, dá para fazer ótimos vídeos, se o seu caso é prestar serviços para empresas ou divulgação de produtos.

Se você é um Copywriter, “venda” a ideia para os seus clientes e os ajude a preparar roteiros para o Youtube.

Caso você pretenda divulgar a sua marca como Escritor de Linguagem Persuasiva, prepare um roteiro antes de gravar o seu conteúdo.

Imagem mostra como o YouTube pode ser explorado por um Copywriter
Segunda maior plataforma de buscas na internet, o YouTube é fundamental para alavancar as vendas

Copywriter elabora com precisão as palavras do conteúdo

Uma coisa é escrever, outra coisa é falar.

Mesmo que o especialista que o contratou para elaborar o texto domine o assunto, caso ele queira levar o conteúdo para o YouTube, você pode e deve dar uma mãozinha.

Jamais pense em simplesmente transcrever o texto e fazer com que a pessoa o leia.

Isso é forçar a barra. Fica parecendo um robô.

O vídeo requer algo mais coloquial. É como se fosse uma conversa frente à frente com aquele seu amigo em uma mesa de bar.

Porém, não precisa exagerar na informalidade. Evite muitas gírias, jargões bem específicos da área de atuação ou frases clichês.

Neste caso, o Copywriter tem que conhecer bem como é a fala do seu especialista nos mínimos detalhes.

Além disso, ele deve pontuar como é o linguajar do público-alvo. Se você fez bem o dever de casa, isso vai ser bem tranquilo.

Neste caso, reforço a importância de conhecer a persona. Isso deixa mais fácil a construção do roteiro.

Muitas vezes ouve-se falar que o roteiro pode engessar a pessoa.

Isso é uma falácia. Ele é um guia que pontua o que é relevante dizer para a audiência.

É importante também para destacar passagens que merecem mais destaques.

Além disso, o Copywriter pode facilitar o caminho para que não se perca no assunto.

Por isso, lembre-se, da mesma forma que um bom texto começa pelo planejamento, o roteiro de um vídeo deve seguir essa premissa.

Outra facilidade que isso proporciona é deixar à vontade quem vai colocar a cara diante das câmeras ou da tela do celular.

Com segurança na fala, a audiência fica mais atenta. Pode acreditar.

É doloroso acompanhar alguém que tropeça nas palavras, tem vícios de linguagem, pausas desnecessárias ou gagueja.

Surpreenda com um bônus para o seu cliente

Quero reforçar algo de suma importância para não gerar desconforto.

No caso do assunto roteiro, o papo que envolve o Copywriter é somente em relação ao texto.

É sabido que há outros elementos que envolvem a roteirização do vídeo, ainda mais quando há verba para uma produção bem mais elaborada.

Há roteiros mais simples e outros com outros elementos que deixam o texto com um conteúdo mais robusto.

Entretanto, o Copywriter, caso tenha interesse, pode oferecer alguns desses serviços e gerar mais valor ao seu trabalho e surpreender quem o contratou.

Primeiro, tenha em mente que o Copywriter pode ajudar na definição da estratégia. Ou seja, responder qual é o objetivo do vídeo, onde vai ser postado, afinal nem só no YouTube eles são postados no mercado digital.

Segundo, outra ajuda que pode ser primordial é em propagar a autoridade do especialista.

Terceiro, como foi dito acima, saiba quem é o público-alvo.

Quarto, tudo isso faz parte da pré-produção.

Quinto, um bom Copywriter pode preparar esse documento e montar essa estratégia antes de o conteúdo ser gravado.

Por último, saiba que tempo é dinheiro. Por isso, não faça as coisas de qualquer jeito se acha que é preciso produzir um vídeo.

Assim, lembre-se, o planejamento encurta distâncias e deixa o trabalho, no caso do roteiro de vídeo, muito mais fácil.

Coloque a mão na massa e ajude a estruturar o roteiro

Copywriter, coloque a mão no teclado e crie o roteiro

É complicado o começo. Aquela página em branco e o ícone piscando atormentam a nossa cabeça.

Porém, como na simplicidade das sugestões desse texto, um Copywriter tem condições de produzir um belo roteiro.

Para reforçar o que foi escrito acima, seguem quatro pequenos passos que devem ser seguidos para essa construção.

Copywriter e pesquisa

Nada cai do céu. Pesquise muito antes de colocar no papel as ideias. Um excelente roteiro, assim como qualquer texto, o Copywriter precisa dominar o assunto.

Como consequência, essa etapa é crucial.

Portanto, é o momento para transformar o conteúdo de texto em algo que vai fazer a diferença na vida do seu público.

Chute o baixo astral

É estarrecedor ficar frente à frente com essa tela branca. Dá um frio na barriga e você, muitas vezes, não tem a mínima ideia de como dar os primeiros passos.

Porém, tudo fica mais fácil se você fizer bem feito o item anterior. Quando se tem elementos suficientes para desbravar o assunto, o roteiro flui com naturalidade.

Qual é o assunto?

Esse é o começo de tudo. No jargão do jornalismo, aquilo que é minha essência, você precisa criar uma pauta. Ou seja, qual o assunto do vídeo.

Desenvolva essa pauta e siga a regra do um. Isso é o que vai evitar que a pessoa se perca em divagações sem sentido. Elabore as abordagens e escolha qual tem mais a ver com seu estilo.

Saboreie e desfrute

O roteiro não é uma bengala, que vai evitar a queda. Desculpe, pode parecer estranho o que escrevi. O que precisa ser entendido é sobre a simplicidade. Se bem planejado, qualquer pessoa pode ir adiante com segurança.

Isso serve para deixar mais à vontade a pessoa que vai falar. Com todo esse apoio não há o que temer. Ou seja, o especialista pode olhar para a câmera que vai dar tudo certo.

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