Como o Escritor de Linguagem Persuasiva encontra seu nicho de mercado é algo que demanda aspectos que envolvem o que ele pretende alcançar ao explorar uma marca, seja ela dele ou do seu cliente.
Encontrar o seu nicho de mercado pode ser também através da divulgação de produtos ou serviços ou até mesmo ensinar outros profissionais do ramo a fazer o que ele faz e formar novos talentos.
Entretanto é bom ir direto ao assunto e simplificar qual é a definição sobre o que é nicho de mercado: é um recorte de um determinado segmento, a identificação ou a separação dentro de um assunto específico, por exemplo, as técnicas de Escrita Persuasiva.
Dessa maneira, a dica é seguir o que fazemos aqui, ou seja, se aprofundar em assuntos relevantes à produção de conteúdos, e assim vamos nos centrar no nicho de mercado ao qual estamos inseridos.
Por exemplo, no Marketing Digital, no Marketing de Conteúdo, no SEO, na criação de textos para anúncios no Google e redes sociais, roteiros do YouTube, entre tantos outros.
Deu para perceber somente no parágrafo acima a quantidade de áreas as quais o Escritor de Linguagem Persuasiva pode se tornar um especialista de nicho e desenvolver conteúdos de qualidade.
Afinal, escrever conteúdos de qualidade para atender um nicho de mercado específico é o que pode fazer você se destacar em meio a tantas informações disponíveis no mesmo seguimento.
Além disso, ao abordar uma necessidade não atendida você pode ter como prêmio atrair seguidores mais comprometidos e fiéis.
Caro Escritor de Linguagem Persuasiva chegamos ao terceiro de cinco artigos sobre a produção de conteúdo de qualidade.
Como foi dito, o tema da vez é como encontrar o seu nicho de mercado.
Os temas que foram ou serão abordados nos cincos artigos são:
- Como criar conteúdo de qualidade – publicado no dia 20/1
- Como criar uma estratégia de conteúdo – publicado no dia 30/1
- Como encontrar seu nicho e sua marca – publicado no dia 8/2
- Garantir que seu conteúdo possa ser encontrado – publicado no dia 20/2
- Promoção cruzada – publicada no dia 1º/3
O que é nicho de mercado?
Sempre entendo que ir direto aos exemplos facilita muito o entendimento para responder uma pergunta, no caso o que é nicho de mercado?
No meu caso, eu posso citar a criação deste blog, com publicações desde novembro de 2019.
Eu comecei no nicho de mercado amplo do Marketing Digital, depois encarei o Marketing de Conteúdo, na sequência a aventura foi com os anúncios pagos, principalmente, Google Ads e Facebook Ads, e, por fim, cheguei ao nicho do Copywriting.
Nesse nicho de mercado, somos conhecidos como Copywriter, mas eu prefiro ser chamado de Escritor de Linguagem Persuasiva, porque acho que temos que valorizar a Língua Portuguesa.
Portanto, de um assunto tão amplo e com várias possibilidades, no caso do Marketing Digital, eu fui me aperfeiçoando, restringindo meu público, até chegar à Escrita Persuasiva.
Não que eu deixei de encarar as outras áreas, mas ao me dedicar ao nicho de mercado específico, eu ganho mais tempo e dinheiro ao centrar esforços em uma demanda que tem atraídos mais e mais pessoas e já me tornei uma referência.
Afinal, há poucos blogs que publicam periodicamente conteúdos com o objetivo de oferecer mais subsídios para o crescimento do Escritor de Linguagem Persuasiva.
Dessa maneira, eu faço o convite para que você busque informações sobre como se desenvolver em um nicho de mercado específico.
Para que você tenha sucesso nessa jornada, eu recomendo fortemente que leia com atenção este artigo e depois a maior quantidade do seu interesse dos outros 89 publicados.
Qualquer que seja a sua decisão, a minha gratidão por você estar aqui e vamos discorrer muito mais sobre nicho de mercado.
O que fazer para construir um nicho de mercado?
Eu sabia que daria um bom resultado se tornar um produtor de conteúdo específico para a Escrita Persuasiva.
Porém, isso não saiu do nada. Longe de levantar e ter aquela centelha que dispara rapidamente correntes elétricas e te faz pensar “tive uma grande ideia”, no começo tive mais transpiração do que inspiração.
Isso porque eu pesquisei bastante para entender qual nicho de mercado seria o mais apropriado durante o processo de transição de carreira, no qual eu, nos primeiros anos, me virei e reviverei entre o Jornalismo e o Marketing Digital.
Portanto, vamos a três dicas que encurtam a distância para quem deseja encontrar o seu nicho de mercado.
Qual a relevância desse nicho de mercado?
Primeiro, é importante saber que, independentemente do nicho de mercado que você escolher, sempre terá pela frente uma forte concorrência.
Daí se torna crucial saber o tamanho do seu comprometimento com a causa e o quanto você está disposto a encarar esse desafio.
Sim, eu acredito em você, e você vai lutar pelo seu espaço, mas, claro, com planejamento, pés no chão e sem desânimo ao menor tropeço.
Isso porque, à medida que você dominar o seu nicho de mercado e criaf uma estratégia para a produção de conteúdo, o caminho para se tornar um especialista no segmento que você escolheu, garanto, fica muito fácil.
Eu me tornei um especialista, repito, porque pensei e executei para que a produção de conteúdo se destaque na multidão. Ou seja, por mais que tenha concorrência, é sua obrigação oferecer algo com um diferencial que cative o público-alvo.
Dessa maneira, veja como é mais simples do que parece. Para atrair e envolver seus seguidores, encontre um tópico dentro do nicho que você se interesse o suficiente para desenvolver conteúdo regular sobre ele.
O que entusiasma você? Que tema faz você ficar ainda mais empolgado para correr em direção ao computador?
Entendeu qual a pegada sobre nicho de mercado?
Encontre a sua fonte de inspiração
Ainda sobre o planejamento para a criação de conteúdo, preste muita atenção: cada um de nós tem algo que nos inspira a fazer determinadas tarefas.
É assim quando encontramos qual o nicho de mercado.
Logo, procure fazer listas com os tópicos de assuntos que se encaixam nele.
Sem pressão, sem cobranças, sem exigências, pense e repense em tópicos e subtópicos.
Por exemplo, deixa eu te ajudar a clarear mais um pouco, aqui eu escrevo sobre Escrita Persuasiva, mas já abordei Psicomarketing, diversas técnicas de como escrever, desafios da profissão, como analisar métricas e ferramentas que nos ajudam a escrever melhor, entre outros pontos, a encontrar assuntos dentro do nicho de mercado.
Com suas listas de possíveis temas que mereçam se tornar assuntos publicados, por exemplo, em um blog, passeie pelo ambiente virtual, veja o que existe por lá e procure onde pode haver uma necessidade de conteúdo não atendida que você possa satisfazer.
Investigue a concorrência ao redor do mercado digital para acompanhar mais de perto o que está sendo abordado nos sites, blogs e mídias sociais.
A voz da audiência
Quem mais deve ser respeitado no seu trabalho são as pessoas para quem você escreve.
Portanto, cabe a você dar o que eles mais precisam. Se fizer isso, conquistará seguidores fieis.
Faça perguntas que eu seu público-alvo quer saber e também quais as respostas você daria para ajudá-lo a resolver uma determinada dor.
As pessoas que compõem a sua audiência são as fontes de ideias para a criação de conteúdos relevantes, seja você um novato Escritor de Linguagem Persuasiva ou alguém com experiência comprovada e com resultados dignos de um grande especialista.
Faça o dever de casa e não se esqueça de falar com familiares, amigos, colegas de trabalho e conhecidos.
É recomendado também que você troque informações com pessoas da sua área de especialização para descobrir quais são os interesses delas e quais áreas podem estar disponíveis para a criação de conteúdo adicional.
Faça o que eu faço quando quero saber o que as pessoas avaliem o meu trabalho. Sempre digo, críticas, dúvidas e sugestões são muito bem-vindas.
Convide os usuários a comentar no seu blog ou em postagens nas redes sociais, ou a enviar um e-mail com ideias de temas que gostariam que você abordasse.
Aprenda com as métricas do seu nicho de mercado e tome decisões baseadas em números
Outra lição extremamente importante em relação ao Marketing Digital é a de nunca se deixar levar por “achismos”.
No meu caso, isso é incrível e compartilho dessa ideia, pois a tomada de decisões, em grande parte, tem que ser amparada em números.
Eles dizem muito sobre os caminhos que você deve tomar em torno do seu blog, por exemplo.
Assim, você faz as otimizações para atender às exigências do seu público com o intuito de aumentar a audiência.
Pego de novo o meu exemplo, quanto mais conteúdo eu produzo, mesmo não tendo a mesma periodicidade do primeiro ano, a audiência aumentou ano após ano.
Paraque você tenha ideia, com os dados do Google Search Console, eu sei quais palavras-chaves se mantém ou não nas primeiras posições do Google e, quando o desempenho das buscas caem, eu sei que preciso melhorar a qualidade do texto.
Felizmente, isso tem sido cada vez mais raro, pois, repito, produzo conteúdos de qualidade.
Portanto, aperfeiçoar e desenvolver seu nicho é algo que demanda esforço, paciência (muita!!!) e tempo.
Assim, fique sempre em observação do que gera mais cliques do seu público e o tempo no qual as pessoas passam na visualização de páginas.
No planejamento, experimente diferentes temas do seu nicho no blog nas publicações de trechos nas redes sociais. Nesse caso, preste atenção aos tipos de postagens que mais atraem o engajamento e a reação do público e crie mais sobre esse tema.
Conclusão
Ao conhecer e estabelecer qual é o seu nicho, seja na Escrita Persuasiva ou em qualquer área do Marketing Digital, você precisa pavimentar o caminho para a construção de fieis escudeiros.
É importante sempre seguir um planejamento com as tarefas bem definidas, escutar o que diz a sua audiência e aprender com as métricas.
Lembre-se, apesar de tudo o que envolve as relações comerciais, você e o público do seu nicho de mercado podem e devem se divertir com a troca de textos entre o emissor e o receptor.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Impulsionado, entre outras situações, na produção de conteúdo de qualidade e oferecer mais dicas para quem se interessa em se aprofundar no nicho de mercado digital, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.
O gosto pela produção de textos me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço para quem deseja saber como funciona as técnicas de Escrita Persuasiva.
Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois com a elaboração do meu primeiro e-book sobre o tema.
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um ótimo Escritor de Linguagem Persuasiva.
Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado do livro para produzir conteúdo de qualidade para qualquer nicho de mercado que escolher e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.
Por isso, a linguagem é bem simples, e vai além de funcionar como uma simples porta de entrada para conhecer o universo fascinante das técnicas de Escrita Persuasiva.
No livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu demonstro alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.
Na obra, eu conto também como é possível, qualquer pessoa, aprender a usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas relacionadas ao nicho de mercado digital e para quem é amante da produção de conteúdo de qualidade.
Tenho estudado muito o nosso cenário e não é segredo para ninguém que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo de qualidade, porém, poucos trabalhos compilados.
Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre a Escrita Persuasiva.
CLIQUE AQUI E ADQUIRA AGORA MEU MUNDO NA ESCRITA PERSUASIVA
Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva
Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na busca por gerar autoridade para o Escritor de Linguagem Persuasiva me impulsionou a dar mais um passo.
Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persuasiva.
Com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa, independentemente do nicho de mercado.
Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.
Muitas vezes, não basta só ter um grande público.
É preciso saber usar o aprendizado através da Escrita Persuasiva e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.
Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no seu nicho de mercado.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.