Pular para o conteúdo
Imagem de computador e celular para exemplificar a utilização da Inteligência Artificial nos anúncios responsivos

Anúncios responsivos: 5 formas para crescer como Copywriter

Anúncios responsivos do Google Ads são uma forma de colocar em prática todo o talento do Copywriter, ou, como sempre friso aqui neste blog, do Escritor de Linguagem Persuasiva.

Isso porque entram em cena duas situações, que unem a criatividade do Escritor de Linguagem Persuasiva com o que existe de mais moderno na tecnologia de Inteligência Artificial da plataforma que domina o mercado de anúncios online, o Google Ads.

Para quem não sabe, do que se tratam os anúncios responsivos do Google Ads?

É claro que, neste caso, vale um breve esclarecimento.

O gestor de tráfego tem mais domínio do funcionamento da plataforma do Google Ads, mas como todo aprendizado é bem-vindo, o Escritor de Linguagem Persuasiva também pode tirar proveito desse conhecimento e crescer no Marketing Digital.

O processo de execução dos anúncios responsivos acontece na plataforma de anúncios do Google Ads com o upload de recursos (imagens, títulos, logotipos, vídeos e descrições) e a ferramenta gera automaticamente combinações de anúncios para sites, aplicativos, vídeos no YouTube e Gmail.

Outro ponto interessante é que os anúncios responsivos de display também podem ser usados nas campanhas da rede de display.

Como aconteceu com os outros dois artigos sobre como o Escritor de Linguagem Persuasiva pode se desenvolver ainda mais na plataforma do Google Ads, vou apontar neste aqui cinco vantagens dos anúncios responsivos.

Para facilitar o entendimento, vou usar como base as recomendações que estão disponíveis na Central de Ajuda do Google Ads.

No final do último tópico, deixarei alguns links para quem quiser se aprofundar mais no assunto.

Imagem de um anúncio online e uma mulher desenha segurando a palavra ad, que significa anúncio na tradução do inglês
Anúncios responsivos geram mais opções para atingir o seu público-alvo

Saiba as vantagens de utilizar os anúncios responsivos

Os anúncios responsivos se ajustam automaticamente ao tamanho, aparência e formato para caber nos principais espaços publicitários online.

Isso acontece, por exemplo, em aplicativos e sites parceiros ou nas plataformas do Google, casos do YouTube e Gmail.

Assim, os anúncios responsivos podem aparecer no que chamamos de nativos em formatos de texto em outro, eles se transformam de acordo com a segmentação e as metas da campanha.

Acompanhe seis vantagens da utilização dos anúncios responsivos.

Otimização dos anúncios

Na estratégia de anúncios responsivos, quando se faz o upload de diferentes recursos no Google Ads para a criação de uma campanha, o Google usa um modelo de aprendizado de máquina (Inteligência Artificial) para determinar a combinação ideal de recursos para cada espaço do anúncio, com base no histórico de desempenho.

Alcance mais amplo

Nessa construção, é possível fazer upload de vários recursos, por exemplo, títulos, logotipos, vídeos e imagens.

Depois disso, a plataforma do Google Ads faz o ajuste automático do tamanho, da aparência e do formato dos seus anúncios para que eles caibam em praticamente qualquer espaço disponível.

Na prática, um anúncio responsivo de display pode ser exibido como banner em um site ou anúncio de texto dinâmico em outro.

Daí a importância de fazer as escolhas corretas das palavras-chaves.

Uso com vídeos

O Copywriter pode atuar também no auxílio de roteiros para os vídeos.

Caberá ao gestor de tráfego adicionar vídeos aos anúncios responsivos de display para maximizar seu alcance na Rede de Display.

Ao invés de imagens, os seus vídeos serão exibidos sempre que o Google Ads determinar que eles podem ter um desempenho melhor.

Economia de tempo

A máquina, digo, Inteligência Artificial carrega o peso para você, o que é bom para pensar em outras coisas.

Com os anúncios responsivos, você reduz a sobrecarga de gerenciar os portfólios de anúncios em grupos e campanhas e dedica mais tempo à melhoria do desempenho.

Uso com feeds

Os anúncios responsivos exibem conteúdo personalizado (incluindo anúncios com produtos que as pessoas já viram no seu site ou aplicativo) aos clientes de um feed que você adiciona e controla.

Se o trabalho que for ser executado incluir um feed à sua campanha, serão exibidos anúncios dinâmicos e estáticos.

Cuidados no momento de pensar em anúncios responsivos

Para deixar bem claro, mais uma vez, a importância do Escritor de Linguagem Persuasiva, reproduzo outra importante recomendação da Central de Ajuda.

Sobre o texto, incluindo logotipos, não pode cobrir mais de 20% da imagem.

Caso ultrapasse os 20% da imagem, você deve remover o excesso de texto e, depois, fazer o upload da sua imagem novamente.

Além disso, não é possível colocar imagens em movimento, tipo Gifs.

Se não for possível editar a imagem para atender a esse requisito, envie outra que obedeça aos requisitos exigidos pelo Google Ads.

Os requisitos padrão de clareza, ortografia correta e uso de letras maiúsculas e símbolos se aplicam a todos os anúncios.

Todas as informações precisam ser relevantes para o que você está anunciando.

Por exemplo, todos os campos de anúncios enviados precisam representar o mesmo anunciante e ser relevantes para o produto promovido. 

Cuidado com os conteúdos enganosos. Assim, todas as informações precisam estar corretas e descrever o que você promove.

Para manter a relevância dos anúncios e proteger os usuários, o Google restringe a exibição de conteúdo sexual em determinadas circunstâncias.

Se o seu trabalho é solo, algo que é muito comum da minha parte, aprenda a escolher as imagens.

Na recomendação da Central de Ajuda do Google Ads, as imagens usadas nas campanhas de anúncios responsivos precisam atender a alguns padrões de qualidade.

Por exemplo, o layout da imagem precisa estar em conformidade com os padrões do Google Ads, e a imagem em si não pode estar desfocada.

Outra preocupação cada vez maior é com o uso de marcas registradas indevidamente.

O Google pode remover anúncios ou recursos em resposta a reclamações do proprietário da marca registrada.

Os anunciantes são responsáveis por usar adequadamente as marcas registradas no texto do anúncio, nos recursos e nas informações comerciais.

inteligência artificial é ilustrada em vários ícones: ela tem peso decisivo na performance dos anúncios responsivos
Inteligência Artificial tem peso decisivo na performance dos anúncios responsivos

Ajustes para melhor aproveitar os anúncios responsivos

Com os anúncios responsivos, é possível criar campanhas que se ajustam para exibir mensagens mais relevantes aos potenciais clientes.

Para o entendimento prático, ao incluir vários títulos e descrições no anúncio, com o tempo, o Google Ads vai testar automaticamente diferentes combinações e aprender quais apresentam melhor performance.

É o que conhecemos como aprendizado de máquina.

Quando se faz a adaptação do conteúdo planejado com os termos de pesquisa dos clientes em potencial, os anúncios responsivos podem melhorar a performance da campanha.

Ao fazer personalização dos títulos e das descrições de acordo com a localização atual, é possível colocar os lugares visitados com frequência ou os locais de interesse dos seus usuários.

Além disso, a campanha tende a alcançar mais clientes em potencial com várias opções de título e descrição que permitem participar de mais leilões, dentro do nicho da campanha, claro, e corresponder a mais consultas.

Ao analisar a performance é possível melhorar o desempenho do grupo, gerar mais cliques e conversões que os anúncios de texto atuais, já que os anúncios responsivos ajudam a participar de mais leilões.

Aprenda a fazer experimentos práticos em anúncios responsivos

Como gestor de tráfego, eu experimentei muito do que vou descrever a seguir, e isso serviu de escola para que eu me desenvolvesse como Escritor de Linguagem Persuasiva.

Quanto mais títulos e descrições são inseridos na campanha, maiores são as chances de o Google Ads veicular anúncios responsivos associados às consultas de pesquisa dos clientes em potencial, o que pode melhorar a performance do anúncio.

Depois que as descrições e os títulos são adicionados, o Google Ads cria várias combinações de anúncios responsivos para evitar a redundância.

No máximo é possível colocar até 15 títulos e quatro descrições em um único anúncio responsivo de pesquisa, diferentemente do formato de texto expandido.

Depois, em qualquer anúncio responsivo, até três títulos e duas descrições serão selecionados para veiculação em combinações e ordens diferentes.

Dessa maneira, parte do texto do anúncio pode aparecer em negrito quando for igual ou muito parecido com a consulta de pesquisa do usuário.

Com o tempo, o Google Ads testa as combinações mais promissoras e aprende quais delas são mais relevantes para cada consulta.

Aqui vai mais uma dica, essa que, geralmente, em equipes maiores chegam primeiro ao gestor de tráfego, já que é ele quem fica atento diariamente às notificações da plataforma.

Durante a campanha em andamento, a plataforma envia notificações com base nas configurações para avisar sobre problemas que prejudicam o desempenho ou impedem a publicação da campanha.

Quais são os requisitos para criar anúncios responsivos eficazes?

O básico do básico como Escritor de Linguagem Persuasiva é saber criar textos para que os anúncios responsivos cheguem ao momento certo do público-alvo.

Por isso, os conteúdos de melhor qualidade vão aumentar a relevância do anúncio e gerar cliques mais qualificados.

Por outro lado, os anúncios responsivos mais curtos têm resultados melhores entre quem está pesquisando sua marca.

Use os anúncios responsivos na pesquisa para economizar ainda mais tempo.

Volto a lembrar. Com base no conteúdo do seu site, os anúncios responsivos geram títulos automaticamente e exibem os anúncios para as pessoas que pesquisam seus produtos.

Escrever textos originais e atraentes para os seus anúncios

Crie mensagens que se concentrem nas vantagens para o usuário.

É óbvio, mas não custa lembrar e relembrar. As pessoas do seu público tendem a interagir mais com os anúncios responsivos que estão relacionados às necessidades dele.

Associe o título e a mensagem da linha de descrição às suas palavras-chave.

Não use uma linguagem genérica nos anúncios. Use as chamadas para a ção (calls-to-action) específicas.

Estudos em diversas áreas concluíram que chamadas para a ação genéricas geralmente resultam em um engajamento menor com os anúncios responsivos.

Aquele momento de olhar para as métricas. Assim, confira a qualidade dos anúncios responsivos para ver insights sobre como os usuários podem reagir durante a campanha.

As métricas indicam se você está veiculando os anúncios responsivos adequados para as pessoas certas.

Com olhar atento, analise os relatórios de recursos no nível da campanha. Essas informações vão ajudar a entender o que chama mais a atenção dos clientes.

ilustração de um computador com várias imagens saindo da tela do periférico. ao lado do direito do computador tem um mouse
Anúncios responsivos fazem os ajustes entre imagens e textos

Criar mensagens que representem a marca, os produtos e os serviços ofertados

Crie um texto de anúncio que atraia os usuários em todos os dispositivos.

Assim, a procura pelos dispositivos tendem a ser maior em todas as plataformas de dispositivos.

Concentre-se nos títulos, pois eles são a porta de entrada dos anúncios responsivos e, por isso, são importantes para a performance.

Use títulos com diferentes tamanhos e sempre fique de olho na performance de cliques.

Os títulos mais longos aumentam o espaço clicável dos anúncios responsivos.

Use os anúncios responsivos na pesquisa para economizar ainda mais tempo.

Volto a lembrar. Com base no conteúdo do seu site, os anúncios responsivos geram títulos automaticamente e exibem os anúncios para as pessoas que pesquisam seus produtos.

Testar e otimizar as mensagens do anúncio

Aqui também cabe mais um reforço para citar a importância das métricas.

Use variações de anúncio responsivos para testar e multiplicar as mensagens.

É dessa maneira que prende sobre as preferências das pessoas e melhora a performance dos anúncios responsivos com a otimização do texto, especialmente os títulos.

Avalie o sucesso dos anúncios com base no aumento de impressões, cliques e conversões que os grupos de anúncios e campanhas receberem.

Os anúncios responsivos de pesquisa ajudam você a ter qualificação para mais leilões.

Portanto, as métricas e a performance no nível do anúncio, como taxas de cliques e de conversão, ajudam, mas não dizem que são uma visão completa do seu desempenho.

Como conclusão, os pontos aqui traçados são a ponta do iceberg no tanto de passos que envolvem a construção de anúncios responsivos.

Para você saber um pouco mais, deixo aqui três links da Central de Ajuda do Google Ads.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Impulsionado, entre outras situações, para oferecer uma melhor experiência para oferecer mais dicas de Escrita Persuasiva, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pelo assunto.

O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funcionam na prática as técnicas de Copywriting.

Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de um e-book com as técnicas básicas sobre Copywriting.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um Copywriter de sucesso.

Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado com esse livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante das técnicas do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Aqui no Brasil tem bastante a produção de conteúdo, porém, poucos trabalhos compilados.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho do empreendimento, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA AGORA MEU MUNDO NA ESCRITA PERSUASIVA

Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva

Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma a escrever melhor com uso das técnicas de Copywriting.

Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persuasiva.

Com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento no mercado digital ou físico para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público.

É preciso saber usar o aprendizado através do Copywriting e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Na sequência, com o livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, ficou mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.

Depois, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Copywriting, eu montei a Mentoria 

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar o aperfeiçoamento no mundo do Copywriting.

Com anúncios responsivos é mais fácil encontrar as pessoas certas e gerar leads qualificados
Open chat
Olá, no que posso te ajudar
Olá, no que posso te ajudar?