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imagem destacada para o marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento com cliente ensina fidelizar a audiência

Marketing de relacionamento com cliente é primordial para a construção de uma relação duradoura com os clientes.

É uma prática que deve ser executada em todos os setores da economia.

Isso porque, no marketing de relacionamento, quanto maior o grau de afetividade com o seu público-alvo, maior será a geração de valor para ambas as partes.

Em linhas gerais, quando essa relação é sólida, o ganha ganha é benéfico para todos.

Com o marketing de relacionamento, a fidelidade é um processo que demanda investimento constante e nunca deve ser deixado em segundo plano.

Como sempre faço por aqui neste blog, procuro trazer o tema do artigo para o cenário de nós, Copywriters ou Escritores de Linguagem Persuasiva.

No caso do marketing de relacionamento, o Copywriter tem a missão de executar o seu trabalho em duas frentes.

Primeiro, como uma pessoa que é contratada para criar as mensagens persuasivas que vão chamar a atenção de produtos ou serviços dos clientes.

Segundo, o Copywriter é quem se torna a empresa prestadora de serviços e deve fazer de tudo para fidelizar os seus clientes.

Caso execute muito bem as duas funções, o processo de marketing de relacionamento obteve êxito.

Acredito que a construção do marketing de relacionamento com cliente faz parte do cotidiano de cada pessoa que deseja expandir os seus negócios.

Talvez, como eu li em alguns artigos, as pessoas só não sabem direito ou não conhecem como esse nome.

Essa adaptação para o cenário do nosso cotidiano de Copywriters é a minha modesta contribuição.

Sigam então o desenrolar deste artigo e vou mostrar um pouco mais sobre como entender e praticar essa tal estratégia de fidelização de clientes.

Aperto de mão para simbolizar o marketing de relacionamento
Mantenha relação próxima ao seu cliente e construa o marketing de relacionamento

O que é marketing de relacionamento com cliente?

Escrevi logo no primeiro parágrafo acima o que é marketing de relacionamento com cliente, mas não custa repetir.

É a maneira, vamos pensar de uma forma simples, de gerar conexão duradoura com os clientes.

Imagine você, no seu nicho de negócio, as formas de obter autoridade naquilo que é o seu ganha pão.

Isso vai muito além de ser um Gatilho Mental. Sendo uma autoridade no assunto, você pode ganhar gratuitamente mais e mais clientes.

Além disso, essa construção de fiéis compradores não pode ser utilizada de mão única.

Vou explicar melhor. A ideia do marketing de relacionamento com cliente é cuidar bem dessas pessoas.

Acho que todos conhecemos aquela expressão, que clientes geram mais clientes satisfeitos.

Entretanto, basta um cliente insatisfeito para destruir a reputação do seu negócio.

O reflexo dessas duas situações é a tradução em vendas.

Um bom marketing de relacionamento com cliente alavanca os negócios.

Nem preciso ir mais a fundo no raciocínio para dizer o quanto pode ser danoso para os negócios deixar de lado essa estratégia.

Portanto, tenha em mente que a longevidade do seu negócio, caro Copywriter, vai depender do quanto você investe no marketing de relacionamento.

Marketing de relacionamento versus marketing tradicional

Enquanto Copywriters, na essência do nosso trabalho, entendemos que o planejamento para a venda de um produto ou serviço não é com uma mensagem agressiva.

Aprendemos que cada potencial cliente tem um tempo para entender o que precisa e há o que conhecemos como níveis de consciência.

Portanto, até nisso o marketing de relacionamento com cliente desempenha um papel mais diferenciado na construção, por exemplo do funil de vendas.

Neste caso, esse tipo de estratégia se opõe bastante ao conhecido marketing tradicional, que trabalha com maior agressividade e sem muita preocupação em qual estágio está o receptor das mensagens.

Vejamos então algumas diferenças entre os dois tipos de estratégias.

Marketing de relacionamento com cliente

  • Centrado na fidelização do cliente
  • Valorização do potencial do cliente
  • Construção de relacionamento duradouro
  • Prestação de serviço ao cliente a longo prazo
  • Canal de diálogo constante com o cliente
  • Compromisso vital com o cliente
  • Tratamento sempre cordial e familiar com o cliente
  • Atendimento personalizado e alta qualidade nos produtos

Marketing tradicional

  • Estratégia para vendas individuais
  • Trabalho centrado nas características do produto
  • Metas a curto prazo
  • Pouco diálogo com os clientes
  • Baixa atenção ao que o cliente avalia sobre os produtos
  • Irregularidade no compromisso com os clientes
  • Não investe em melhorar o contato os clientes
  • A qualidade dos produtos é responsabilidade de terceiros

Portanto, caros Escritores de Linguagem Persuasiva, somente com esses exemplos, já dão argumentos mais do que suficientes para como devemos tratar o nosso negócio enquanto prestadores de serviços.

É fundamental entendermos que os pontos ligados ao marketing de relacionamento com cliente nos colocam em posição vantajosa.

Por outro lado, como não somos perfeitos, muito do que fazemos também tem a ver com o marketing tradicional.

É um ponto para a reflexão, não é mesmo?

Como gerar conexões com os clientes através do marketing de relacionamento
Conexões com os clientes fortalecem o marketing de relacionamento com cliente

Estratégias de marketing de relacionamento com cliente para Copywriter

Para que possamos ser mais no estilo marketing de relacionamento com cliente e menos no tradicional, devemos trabalhar algumas estratégias.

Como Copywriters, o início do nosso trabalho é entender qual é o público-alvo e também saber tudo sobre a persona.

Para o caso em que formos contratados ou quando queremos oferecer os nossos serviços, obrigatoriamente teremos que entender muito bem sobre público-alvo e persona.

Recomenda-se então a criação de uma base de clientes, o que é essencial na hora de colher informações sobre o seu trabalho e pedir recomendações.

Diante desse ponto de vista, você pode orientar o seu cliente a criar listas de contatos e usá-las em campanhas de e-mail marketing, transmissão em grupos de trocas de mensagens e até nas redes sociais.

Da mesma forma, a cooperação para a divulgação de conteúdos dos seus clientes, e como você exibe a sua produção, geram empatia com o público-alvo.

Perceba, trazendo para o meu cenário, esse blog diário é uma forma de oferecer contribuição para ajudar no crescimento da nossa carreira, e também mostrar como eu posso ser um parceiro para alavancar os negócios.

Dessa maneira, quando se sabe o que produzir de conteúdo para quem o contrata, vai ser possível entender quais são as suas dores e entregar um produto de ótima qualidade.

Outro ponto que pode ser útil para ambos é a execução de um plano de fidelidade.

Ao passo que o Copywriter pode “premiar” os seus contratantes mais fiéis, a empresa pode fazer da mesma forma.

No caso, o Escritor de Linguagem Persuasiva entraria como o produtor da mensagem para incentivar o cliente final a participar de um programa de fidelidade.

Vou insistir mais uma vez. É dessa maneira que o Copywriter deve trabalhar.

Somos prestadores de serviços, e precisamos usar o marketing de relacionamento a nosso favor.

Da mesma forma, esse aprendizado possibilita que façamos parte da engrenagem dos nossos contratantes para a fidelização dos clientes deles.

Sete dicas de marketing de relacionamento com cliente de sucesso

Para reforçar ainda mais o quão poderoso é intensificar as estratégias de marketing de relacionamento com cliente, seguem sete dicas importantes.

Para os dois lados da equação, o Copywriter como empresa ou sendo terceirizado, o bom uso dessas práticas podem ajudar no crescimento dos negócios.

Mais uma vez fica aqui o desejo enfático de sempre pensar sob a ótica do cliente.

Nas estratégias de Marketing Digital essa deve a busca incessante, ou seja, fidelizar o número de pessoas que possam aumentar as vendas.

Então, vamos às sete dicas.

Personalize marketing de relacionamento com cliente

Todos gostam de ser bem tratados, isso é óbvio e melhor ainda perceber o quanto é diferente no mundo dos negócios.

Portanto, trabalhe para que o cliente perceba o quanto a sua empresa o tem como pessoa de valor.

Uma das maneiras de atingir isso é oferecer alguma coisa customizada.

Dessa forma, os clientes vão se sentir valorizados pela empresa com o tratamento diferenciado que receberam.

Canal aberto de comunicação

Uma via de contato para qualquer momento faz muita diferença.

Eu sempre brinco que meu celular profissional fica à disposição 24 horas.

Algumas empresas até fazem isso, com a segurança das mensagens via inteligência artificial.

Porém, todo cuidado é pouco. Pessoas querem falar com pessoas.

Os canais de comunicação servem para expandir o marketing de relacionamento com cliente.

É importante dar os primeiros passos nesse diálogo e incentivar o cliente a falar o que achou das suas experiências no contato com as empresas.

Gráfico para ilustrar o crescimento dos negócios com o uso do marketing de relacionamento
Planeje o crescimento do seu negócio com as estratégias de marketing de relacionamento com cliente

Rapidez no atendimento

Como vale o dito popular, não deixe o seu cliente no vácuo.

Respostas rápidas com soluções imediatas dão um ganho danado e ajudam na fidelização dos clientes.

Além disso, não deixe jamais de acompanhar o trabalho da sua equipe nesta tarefa.

Dessa maneira, você como prestador de serviço, deve se atentar a ser o mais correto possível, cumprir prazos e atender com rapidez todos os contratantes.

É mais um item que, bem explorado, dá condições para melhorar o trabalho no marketing de relacionamento com cliente.

Pedido de indicação

É um ponto sensível na comunicação, pois nem sempre os clientes estão dispostos a indicar o seu trabalho para outras pessoas.

Porém, gentilezas geram gentilezas.

Percebi ao longo dessa pequena jornada como Copywriter, o quanto as parcerias rendem negócios.

Sempre que posso indico parceiros, quando aparecem oportunidades ofereço produtos dos meus clientes e assim faço a máquina da economia girar.

Portanto, não se acanhe de pedir indicações dos seus clientes e também procurar, sempre que possível, saber deles qual grau de satisfação com a entrega dos seus serviços.

Redes sociais no marketing de relacionamento

Com o vasto campo das redes sociais, é possível promover com rapidez o marketing de relacionamento com cliente.

Assim, a interação constante com esse comportamento pode virar cooperação para que as pessoas indiquem seu trabalho para pessoas que ela não tenha tanta afinidade.

Redes sociais como Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube, possuem mecanismos para atender as necessidades e promover empresas, em seus perfis.

Sendo, caro Copywriter, você pode se ajudar e cooperar com seus clientes ao criar conteúdos que são direcionados para a interação com o público-alvo.

A receita é mostrar o quão valiosa é a marca.

Isso além de engajar as redes, impulsiona o marketing de relacionamento com cliente e cria divulgadores gratuitos da marca.

Análise de dados

Fiz até um artigo aqui e deixo para você clicar sobre a importância das métricas.

O marketing de relacionamento não só pode como deve ser orientado pelas métricas.

Portanto, avalie em toda a jornada do cliente as respostas às interações.

Diante disso, faça o que chamamos de correção de rotas.

É por isso que muitas empresas trabalham com serviços de pesquisas, sejam quantitativas ou qualitativas.

São formas importantes para colher informações e conquistar a fidelidade dos clientes.

Aqui vale até oferecer benefícios a quem se dispuser a responder às pesquisas.

Como vocês bem sabem, colegas Escritores de Linguagem Persuasiva, entender as métricas é ganhar tempo e dinheiro na execução das campanhas de Marketing Digital.

Olhe para si mesmo

Não espere que tudo venha de bandeja dos seus clientes para tomar decisões que ajudem a melhorar o marketing de relacionamento.

Algumas coisas podem ser alteradas com as avaliações internas.

Se for sozinho, procure analisar os processos de entrega dos seus serviços e veja como pode melhorar no atendimento aos seus clientes.

Caso faça parte de uma equipe, proponha uma reunião em conjunto e saiba o que pode ser melhorado no relacionamento interno.

Se é uma equipe, deve fazer um questionamento mais ou menos assim:

Qual a melhor maneira de trabalhar com o marketing de relacionamento, considerando a rotina da equipe de trabalho?

Esse tipo de análise é capaz de ajudar a compreender todo o conceito e trabalhar de maneira mais centrada o marketing de relacionamento.

Conclusão do marketing de relacionamento

Perceba que o esforço em relação ao marketing de relacionamento não é tão grande quanto aos benefícios que todo esse processo vai trazer para o seu negócio ou dos seus clientes.

No caso do nosso nicho de mercado, essa estratégia serve tanto para ter argumentos na hora de preparar os textos, como para conhecer mais a audiência.

Por outro lado, o Copywriter, como fornecedor de serviços, sempre deve estar atento a melhorar constantemente o seu trabalho.

É isso que vai pesar bastante na hora de fidelizar os clientes.

Faça bem feito e obtenha as vantagens do marketing de relacionamento.

Capa Livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Meu Mundo na Escrita Persuasiva é um livro aliado na construção do marketing de relacionamento com os clientes

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Para quem deseja se aprofundar mais neste universo do Copywriting e saber como escrever para armar as estratégias durante o processo do marketing de relacionamento, eu recomendo a minha primeira obra como escritor.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir história para engajar audiência.

Por isso, a linguagem é bem simples e ajuda entender todos os processos que envolvem a criação de conteúdos.

Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.

Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube o começo da pré-venda do livro.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas de Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de Copywriting.

Mentoria Luís Rosa Copywriter

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos ao longo dos cinco níveis de consciência.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Assim, se uma palavra tem o poder de mudar uma vida, imagine o que a Escrita Persuasiva pode fazer para alavancar a carreira e os negócios

Com Meu Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter e mostrar que sabe produzir conteúdo para todos os níveis de consciência.

Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting.

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto, fundamental para trafegar pelos cinco níveis de consciência.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Caso tenha interesse é só clicar neste link e vamos conversar pessoalmente.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

Ferramentas úteis para a produção de conteúdos e na realização de pesquisas
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