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Ilustração da Jornada do Herói

Jornada do Herói abre caminhos para o Copywriter

Jornada do Herói conecta pessoas.

São histórias envolventes que cativam e mexem com as emoções.

Cada um de nós, ao puxar pela memória, encontra fatos, pessoas, situações que calham com o perfil da Jornada do Herói.

Das religiões, no entretenimento, na construção das grandes nações, as maiores invenções da humanidade.

Os discursos dos políticos, a sua vida, a minha vida, tudo pode ser resumido na Jornada do Herói.

Tanto que isso se transformou em uma estratégia, difundida no Marketing Digital, por exemplo, para aumentar a clientela e o faturamento com a venda de produtos e serviços.

Portanto, dominar essa narrativa é fundamental para aumentar a venda de produtos e serviços.

Dessa maneira, o Copywriter, ou Escritor de Linguagem Persuasiva, deve usar esse recurso como estratégia para conquistar a sua audiência.

A Jornada do Herói é uma mola propulsora para ajudar a alavancar qualquer tipo de negócio.

Pequenos três exemplos corriqueiros para explorar essa construção.

Primeiro, imagine a mãe que não conseguia fazer seu filho dormir e criou uma técnica inovadora, e a criança desde então passa a madrugada inteira sem dar um pio.

Segundo, o agricultor que, cansado de utilizar fertilizantes industrializados, desenvolveu fertilizantes orgânicos, vende cursos sobre isso, além de levar comida de melhor qualidade a milhares de lares.

Terceiro, aquela pessoa que sofreu na escola pública, mas criou um método de estudo baseado na memorização e passou nas principais universidades públicas e, depois de formado, virou expert em concursos.

Por fim, posso falar de mim. Decidi fazer da Escrita Persuasiva, ou Copywriting, o meu propósito de vida.

A cada artigo, posts em redes sociais, mentorias, satisfação de clientes com o retorno de investimento e até nas conversas com amigos, eu noto que a minha Jornada do Herói cresce a cada dia.

Com esse propósito, eu quero ajudar muito mais gente a trilhar esse caminho.

Jornalista do Herói e a construção da narrativa

Antes de discorrer mais a fundo sobre como usar a Jornada do Herói no Mundo da Escrita Persuasiva, cito um detalhe importante.

Lembre-se de pesquisar bastante, isso, claro, serve para qualquer assunto.

Ouvi muito falar sobre Jornada do Herói, mas nunca busquei entender de onde vem esse termo.

Em resumo, o modelo gira em torno da trajetória de um herói, que parte de um vida comum, muitas vezes sem graça.

Daí, o nosso grande personagem parte em uma aventura para achar quem realmente ele é, passa por grandes provações, às vezes pensa em desistir, mas no final triunfa.

O “mago” dessa descoberta, que também é conhecida como Monomito, foi o antropólogo norte-americano Joseph Campbell.

Escritor, Campbell vasculhou as histórias e significados dos heróis míticos e encontrou uma narrativa única.

Desse conhecimento, o antropólogo escreveu o livro “O Herói de Mil Faces” (Cultrix/Pensamento, 2004), publicado originalmente em 1949.

Para ajudar a entender essa caminha rumo ao heroísmo, a obra usa como exemplos, as histórias de Jesus Cristo, Buda, entre outros.

Sei que aqui não é bem o caso. Porém, como tenho feito artigos sobre Psicomarketing vai mais uma dica.

Campbell colheu um vasto material e encontrou um padrão nas narrativas heroicas, a partir de uma visão com os dados voltados ao psicanalítico.

Dessa maneira, Campbell definiu a Jornada do Herói em três fases.

Jornada do Herói conheça os 18 passos de Campbell

Parte 1 – Partida, separação

  • Mundo cotidiano O herói começa a se descobrir em meio a uma vida pacata.
  • Chamado à aventura – De repente, algo mais forte o “convida” a encarar algo novo.
  • Recusa ao chamado O novo costuma provocar medo. Dessa maneira, ele hesita em aceitar.
  • Encontro com o mentor – Missão aceita, o herói se encontra com o seu mestre e recebe ajuda sobrenatural.
  • Travessia do primeiro limiar – Marca a mudança de estágio. O herói se vê em um novo universo.
  • Barriga de baleia – Momento crucial no qual acontece a separação do herói com seu mundo original.

Parte 2 – Descida, iniciação na Jornada do Herói

  • Estrada de provas – O herói enfrenta obstáculos e provações no processo de transformação.
  • Encontro com a deusa – O herói recebe uma série de “bens” que vão lhe ajudar no decorrer da caminhada. Aqui, o autor usa a representação mística de uma deusa.
  • A mulher como tentação – Nesse ponto da caminhada, ele se deixa levar pelas distrações. A jornada corre um sério risco de terminar sem sucesso.
  • Sintonia com o pai – Aqui ele fica frente a frente com quem exerce maior poder sobre sua vida, no caso descrito pela figura paterna.
  • Apoteose – É o ponto da compreensão do seu poder, um novo patamar foi atingido.
  • A grande conquista – Missão dada, missão cumprida.

Parte 3 – Retorno

  • Recusa do retorno – Após passar por essa experiência, o herói encara a resistência a retornar ao seu velho mundo.
  • Voo mágico –  A viagem do voo de volta ao seu universo anterior.
  • Resgate interior: É o momento que ele é convidado a reencontrar sua vida cotidiana.
  • Travessia do limiar –  Tudo o que aprendeu durante a viagem, vira conhecimento que pode até ser passado adiante.
  • Senhor de dois mundos – É o momento de encontrar o equilíbrio entre os dois mundos, geralmente representado pelo lado material e espiritual
  • Liberdade para viver – O conhecimento o faz perder o medo da morte, deixa-o curtir a vida em plena liberdade, centrado sempre no aqui e agora.
Campbell vasculhou as histórias e significados dos heróis míticos

Jornada do Herói na visão de Christopher Vogler

 Em 2006, o escritor Christopher Vogler lançou o livro “A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores” (Editora Aleph, 2015).

Famoso roteirista e professor de cursos de cinema, Vogler, na época a serviço dos estúdios da Disney, preparou um estudo tendo como referência o livro “O Herói de Mil Faces” .

Para você ter uma ideia, com sucessos como “Rei Leão”, “Mullan”, “Senhor dos Anéis”, “Matrix”, entre tantos outros, percebe-se como esse guia é utilizado para contar a a jornada do herói em suas histórias.

O mérito de Vogler foi pegar os 18 estágios e transformá-los em 12 etapas mais fáceis para colocar em prática.

  • Mundo Comum  O mundo sem emoções vivido pelo personagem principal antes de tudo começar.
  • O chamado da aventura – Um problema o aflige e o leva a considerar a encarar um desafio ou uma aventura.
  • Reticência do herói ou recusa do chamado  Reticente, ele se recusa ou demora a aceitar o desafio, muitas vezes por falta de coragem.
  • Encontro com o mentor ou ajuda sobrenatural  O herói encontra o seu mestre, guia, mentor, que o faz aceitar o chamado e o prepara a para a jornada.
  • Cruzamento do primeiro portal  Confiante e preparado, ele deixa para trás o passado e entra em um universo extraordinário.
  • Provações, aliados e inimigos ou barriga da baleia  O herói passa por provações que testam sua força, ganha apoio, encara inimigos e conhece as regras do novo mundo.
  • Aproximação da caverna oculta – A preparação para a batalha decisiva. É ir em busca do seu grande prêmio ou de encarar o maior inimigo.
  • Provação difícil ou traumática – A maior crise durante a aventura, na qual ele pode ficar entre a vida ou a morte.
  • Recompensa  O herói superou todas as batalhas. Agora, ele recebe como prêmio qualquer elemento de valor que possa imaginar.
  • O caminho de volta  Vitorioso, o herói pode, enfim, retornar são e salvo para o local de onde saiu para encarar esses desafios.
  • Ressurreição do herói – Porém, nada é tão simples. Surge mais um teste no qual o herói enfrenta outro desafio gigantesco, assim será preciso usar tudo o que aprendeu.
  • Regresso com o elixir – O herói volta para casa com a sabedoria ou algo material que serve para ajudar todos ao ser redor no mundo comum.
Ilustração de Copywriter com a jornada do herói
Copywriter se beneficia da Jornada do Herói

Jornada do herói no Mundo da Escrita Persuasiva

Essa técnica de Jornada do Herói recebeu também o nome de Storytelling, em uma tradução livre, Contar Histórias.

Portanto, como boas histórias geram grande engajamento com as marcas e aumentam as vendas, é natural que as ações de Marketing de Conteúdo, por exemplo, se utilizem dessa estratégia.

Dessa maneira, veja a seguir como transformar o seu cliente no herói da história.

  • O mundo comum – É o momento de mostrar para a sua audiência o despertar para a solução de um problema.
  • O chamado da aventura – Diante desse cenário, há o entendimento da dor e começa a procura por soluções.
  • Recusa do chamado –  O ponto crucial no trabalho do Copywriter. Usar mecanismo para derrubar as resistências do cliente e quebrar as objeções.
  • Encontro com o mentor – O mentor, que fique bem entendido, é a marca ou produto, que possibilita ao cliente que vai “curar a sua dor”.
  • A travessia do primeiro limiar – O cliente passa da consideração, aceita que encontrou a solução e está pronto para dar o passo rumo à conversão
  • Provas, aliados e inimigos – Porém, surgem pequenas interrogações, desafios. Nesse momento, a persona volta a sofrer por causa de crenças limitantes que sempre o impediram de solucionar o problema. Aqui, ele vai decidir se continua ou não.
  • Aproximação da caverna secreta: Portanto, a partir desse cenário, no momento antes da decisão final, o Copywriter relembra as dores do cliente e reforça o ganho com a aquisição do produto ou serviço.
  • A provação: Chega o momento da última batalha, quando está em jogo o cliente clicar no botão de compra.
  • A recompensa – O aumento da base de cliente com mais uma negociação concluída com sucesso.
  • O caminho de volta –  O herói volta para sua vida cotidiana com a sabedoria que vai solucionar a sua dor, que pode servir para ajudar a todos ao ser redor.
Acompanhe um pouco mais sobre o que é a Jornada do Herói

Jornada do Herói na Programação Neurolinguística

Não estou misturando coisas ao citar a PNL (Programação Neurolinguística).

Comecei a pensar este artigo ao ler um texto do escritor Steve Allen, cujo tema era como fazer uma abordagem estratégica.

Para isso, ele criou a personagem Andrea.

E tudo começa com a seguinte pergunta: você já conheça a Andrea?

Andrea é a nossa heroína. A sua jornada foi abrir os horizontes para realizar o sonho de viajar pelo mundo e realizar documentários.

Segundo o autor, a Andrea, ao deixar o mundo comum, encarou a aventura e conquistou a recompensa, no caso viver como documentarista.

Como Copywriter, acredito que você enfrente inúmeras situações que necessitam uma caminhada longa para gerar, no final, pessoas tão satisfeitas como a Andrea.

Dessa maneira, uma ajuda nessa estratégia e adaptar a Jornada do Herói.

Pense nisso. Faça experimentações e aprenda com os resultados.

É isso.

Até o próximo artigo.

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