Pular para o conteúdo
Inteligência Artificial pode ser aliada do Copywriter

Inteligência Artificial é aliada ou inimiga do Copywriter?

Inteligência Artificial está por toda parte.

Convenhamos, isso há muito tempo.

Tanto é que não preciso nem gastar linhas e mais linhas desse artigo para explicar o que é e como funciona a Inteligência Artificial.

Desde o simples corretor ortográfico desse publicador até os mais sofisticados computadores da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) existe a presença da Inteligência Artificial.

Portanto, meu caro Copywriter, quer você queira ou não, a Inteligência Artificial já se faz presente no nosso universo particular.

Há quem propague que nós, os Escritores de Linguagem Persuasiva, muito em breve seremos obsoletos.

A promessa das empresas que fornecem automação de textos persuasivos é que a Inteligência Artificial produza mais rápido e com a mesma eficiência que nós reles mortais.

Será?

Bom, eu não sou muito fã de começar artigos com perguntas, mas, dessa vez, joguei para vocês, meus leitores, pensarem na resposta antes mesmo de navegar por esse artigo.

Confesso que hoje não penso em defesa da categoria, medo de perder a carteira de clientes ou entrar no modo preguiça.

Ou seja, deixar que a máquina resolva nossos problemas.

O que quero dizer é que acho prematuro pensar que a carreira do Copywriter está fadado ao esquecimento por causa da Inteligência Artificial.

Afinal, para cada aplicação neste nosso mundão que usa a Inteligência Artificial existe a presença humana.

Aprendi que os homens constroem as máquinas para serem suas aliadas, não o contrário.

É claro que, por força da modernidade, alguns profissionais, principalmente os braçais, ficam pelo caminho por causa da tecnologia movida à Inteligência Artificial.

Entretanto, no nosso caso, que somos movidos pelas nossas mentes, a tarefa de substituição total é praticamente impossível.

Como parte do princípio do que escrevo por aqui, o debate está sempre em aberto.

Em resumo, peço que leia esse texto até o final, pois eu tenho certeza de que você, caro Copywriter, vai ficar muito mais rico em informações para tirar suas próprias conclusões sobre a Inteligência Artificial na construção da Escrita Persuasiva.

Ou já pode pensar na resposta.

Afinal, a Inteligência Artificial é aliada ou inimiga do Copywriter?

Por fim, vale o repeteco.

A proposta deste blog é colocar os assuntos em debate para saber, por exemplo, como aplicativos de Inteligência Artificial podem ser ou não benéficos para o trabalho de Copywriting.

Quer se aprofundar mais sobre o meu Mundo da Escrita Persuasiva, acesse aqui outros conteúdos deste blog.

Inteligência Artificial já não é mais novidade no Copywriting
Inteligência Artificial já não é mais novidade no Copywriting

Quando seu trabalho recebe crítica construtiva

A ideia desse artigo surgiu da experiência de como as coisas andam no mercado de Copywriting e de alguns questionamentos de um cliente.

Até por questões de sigilo contratual, eu não vou citar o nome desse cliente.

O temor do contratante é que na internet existe um grande volume de textos publicados e, ao mesmo tempo, muitos deles são cópias de coisas que já existem.

O cliente ficou preocupado, pois alguns dos meus textos possuem passagens semelhantes a de outros artigos publicados.

Isso é muito comum, ele mesmo concordou, que determinados assuntos são iguais e, nesses casos, fica difícil não repetir alguns termos.

Foi um alerta extremamente válido.

Nos meus textos, quando é a fonte oficial, eu faço a reprodução, mas dou o devido crédito.

É o mesmo quando cito alguma pessoa ou artigo que tirei como base.

Como Copywriters, sabemos que, para evitar qualquer tipo de problema, é obrigação dar o devido crédito.

De volta ao meu cliente, a grande preocupação era que a imagem da empresa dele fosse prejudicada caso eu tivesse plagiado algum tipo de conteúdo.

Para a minha surpresa, ele me indicou duas ferramentas que ajudam a identificar se o texto já foi escrito anteriormente.

Uma delas, essa eu achei a mais incrível, reescreve todo o seu texto com várias abordagens, que, graças à Inteligência Artificial, podem ser da mais simples à rebuscada.

Ah, claro, essas ferramentas de Inteligência Artificial de auxílio ao Copywriter são pagas.

Porém, dá para fazer alguns testes com o uso do Google Tradutor.

Inteligência Artificial é fria nas emoções

Por falar em dar crédito a outras pessoas, o que vem a seguir foi inspirado em um das dezenas de artigos que li sobre o assunto Inteligência Artificial é Copywriting.

Como sempre faço, para buscar ideias de artigos, eu dou aquela boa vasculhada na rede de pesquisas do Google.

Primeiro, ao digitar Inteligência Artificial Copywriting, você vai ficar espantado com a quantidade de anúncios que oferecem ferramentas que prometem inúmeras maravilhas para nos transformar em meros CRTL C (copiar) e CRTL V (colar).

Segundo, li alguns colegas de profissão dizendo os prós e contras de utilizar essas ferramentas movidas à Inteligência Artificial.

Desses profissionais, eu destaco o artigo do Copywriter Thomaz Machado, postado no Linkedin.

O que mais me chamou a atenção foi o fato de ele pontuar que a Inteligência Artificial não tem a capacidade de entender as emoções e canalizar os sentimentos para o texto.

Veja bem, são sentimentos, sensações, empatia, de se colocar no lugar do outro.

A construção da carreira de sucesso como Copywriter começa quando se escreve pensando na persona e tudo o quê envolve a vida dela.

Depois entram situações como gatilhos mentais, jornada do herói, pesquisas, psicomarketing, psicologia do consumo, entre outros.

A mente humana é complexa e não basta apenas o processamento através da Inteligência Artificial para conseguir que as pessoas apertem o botão de call to action.

Por isso, se quer se aperfeiçoar cada vez mais como Copywriter, estude bastante, leia livros sobre o assunto, escreva todos os dias, mesmo que somente para você.

Outro ponto que ajuda bastante é ter o seu próprio Swipe File, a biblioteca particular do Copywriter.

Até mesmo na questão da linguagem.

A Inteligência Artificial é “treinada” por humanos, mas a língua ganha formas diversas ao longo da sua existência.

Porém, uma coisa eu tenho certeza e espero que isso ocorra.

Quem for “treinar” a Inteligência Artificial tenha cuidado para não maltratar a Língua Portuguesa.

Tecnologia invade outras áreas do Marketing Digital

Outro ponto que vou dar os meus pitacos, inspirado no que o Copywriter Thomaz Machado escreveu, é que a Inteligência Artificial está enraizada e ditando regras em outras áreas do Marketing Digital.

É o caso que o colega citou dos anúncios patrocinados.

Assim como ele, eu também sou Gestor de Tráfego.

A otimização dos anúncios é feita com insights da Inteligência Artificial das ferramentas de publicidade paga.

Isso ocorre pela capacidade de análise de centenas de dados em segundos, de mostrar qual foram os anúncio que funcionaram melhor.

Esse processo é fundamental para entender quais textos foram capazes de chamar mais a atenção.

É sabido que, atualmente, já existem ferramentas que fazem toda a criação de anúncios automaticamente sem precisar da interferência humana.

Só um adendo.

Lembro que, de uma forma bem mais rústica e pouco tem a ver com a Inteligência Artificial para Copywriter, existem inúmeras ofertas de templates por aí.

Os mais conhecidos são aqueles que ensinam o passo a passo para a construção de headlines.

Eu fujo disso, afinal, como eu citei acima, o talento do Copywriter é construído ao longo dos anos pelas experiências particulares, e não reproduzindo simplesmente uma suposta “fórmula mágica”.

Portanto, coloque a cabeça para funcionar e pratique bastante.

Importante mais uma vez destacar que escrever algo apenas para venda, com o uso da Inteligência Artificial, é algo frio demais, e os consumidores percebem isso facilmente.

Agora, para ser convincente, demonstrar empatia, utilizar os sentimentos e se conectar com o semelhante é algo que somente outro humano pode fazer com eficiência.

Inteligência Artificial no Universo da Escrita Persuasiva
Inteligência Artificial sozinha é impossível para determinar quem é um excelente Copywriter

Quais são as promessas das empresas de aplicativos para Copywriters

Ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial e são 100% tecnologia brasileira ainda são raras.

Das que eu encontrei, eu cito a Scripe.ai, que oferece uma série de serviços para aperfeiçoar o trabalho de profissionais que são contratados para escrever, não somente textos persuasivos.

E olhe o Gatilho Mental da Ganância: “Escrever nunca foi tão fácil. Usando a Scripe você terá em mãos uma das ferramentas de escrita mais poderosas que existem no mundo”.

Um dos responsáveis da empresa, que também foi citada no artigo de Thomaz Machado, ponderou alguns pontos sobre o impacto da Inteligência Artificial na carreira do Copywriter.

Em resumo, ele concorda que a Inteligência Artificial não terá a capacidade de acabar com a carreira do Copywriter.

Com a palavra, Eduardo Valadares.

Usamos nossa plataforma de Inteligência Artificial para promover dois movimentos no mercado:

1) Fazer negócios crescerem, vendendo mais. Tornamos Copywriting acessível para qualquer empreendedor ou profissional de marketing. Mesmo que essa pessoa não tenha conhecimento, tempo ou recursos financeiros para investir em projetos de escrita persuasiva.

2) Aumentar a produtividade de Copywriters. Hoje temos a plena convicção que nossa plataforma consegue ser uma ferramenta de auxílio para Copywriters profissionais.

3) Ajudamos o usuário com insights que ele poderia (ou não…) ter durante seu processo de pesquisa, reescrevemos textos e munimos esse profissional com dezenas de ferramentas para que a escrita dele seja mais ágil.

De fato, acho que estamos a alguns muitos anos de uma plataforma de Inteligência Artificial substituir por completo um Copywriter.

Mas de uma coisa eu sei, onde há uma máquina existe alguém:

1) Operando a máquina

2) Fazendo a sua manutenção

3) Otimizando-a, ou criando uma nova que irá substituí-la.

Experiência conta muito

Enfim, como eu citei acima, sou defensor da produção raiz, de sentar na cadeira e dedilhar vários e vários textos até chegar ao produto final.

Nem sempre o que eu acho o melhor do meu texto final é o que vai funcionar, engajar e transformar os leitores em clientes.

Por isso, como a gente aprende em Marketing Digital, é o processo de tentativa e erro.

A cada vez que fazemos isso, nossa capacidade de entendimento do público-alvo fica melhor.

É óbvio que a tecnologia está aí, não dá para fugir dela em várias situações.

Concordo que a Inteligência Artificial oferece caminhos para a geração de novas ideias.

Porém, sabemos que ser Copywriter não é somente escrever.

Demanda uma série de temas, os quais têm muitos abordados aqui neste blog.

Portanto, o meu convite a todos é que vasculhem por aqui neste meu Mundo da Escrita Persuasiva e saiba mais como se tornar um Copywriter profissional.

Inteligência Artificial ao acesso de todos
Parceria homem e máquina muda os rumos do Copywriting

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Para entender o tamanho da experiência como Copywriter me fez um profissional cada vez melhor, leia com atenção e veja o que eu aprontei.

O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que, além deste blog, eu coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como ser Copywriter e não depender de templates pagos ou da Inteligência Artificial.

Coloquei no mercado o meu primeiro livro.

Em todos os capítulos há dicas super bacanas que vão te ajudar a, por exemplo, no seu desempenho e conhecimento da persona.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender, sem sustos, como se tornar um Copywriter.

Ao contar sobre as minhas memórias, cito também como me tornei um profissional que entende que a tecnologia é aliada, mas no final o que conta é a capacidade de inteligência do ser humano.

Isso foi decisivo para que eu me tornasse um Copywriter cada vez mais bem preparado.

Em um dos capítulos, eu conto como fazer anúncios, por exemplo, no Google Ads, que utiliza a Inteligência Artificial, é um dos canais mais versáteis para testar a capacidade do Copywriter.

Há também capítulos exclusivos que falam sobre como escrever nas redes sociais, outros canais importantes para o aperfeiçoamento das técnicas de Copywriting.

Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.

Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.

Mentoria como funciona o Copywriting

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa, algo importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

É dessa maneira que vai te ajudar também a se transformar em um Gestor de Tráfego, caso queira se aprofundar em duas carreiras promissoras.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público. É preciso saber como se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos. Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Ao longo desse artigo, eu citei o quanto ser um Gestor de Tráfego me abriu tantas portas, entre elas a de me tornar uma referência no mercado digital.

Com Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.

Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting.

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.

Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

Conheça um pouco sobre o meu Mundo na Escrita Persuasiva e tire suas conclusões sobre o uso da Inteligência Artificial
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Open chat
Olá, no que posso te ajudar
Olá, no que posso te ajudar?