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Swipe File Faça Uso Para Alavancar a Carreira do Copywriter

Swipe File, a biblioteca particular do Copywriter

Swipe File. Se você é um Copywriter com larga experiência já está mais do que acostumado com esse termo.

Se você deixou de ser um curioso sobre o tema Escrita Persuasiva e está dando passos concretos na carreira, acredito que isso passou vagamente pelos seus ouvidos.

Para quem nunca ouviu falar ou está iniciando na promissora carreira no mundo do Copywriting, Swipe File é seguramente algo que você tem que saber.

Mais do que isso, é uma atividade, pode-se assim dizer, que vai te ajudar bastante a definir qual é o seu estilo.

Portanto, para quem tem experiência, quem está pegando gosto por ser um Copywriter ou está tentando entender que mundo é esse, vamos então mergulhar neste cenário.

Afinal, o que é Swipe File [lê-se suaipe] ou em uma tradução literal Arquivo de Roubo?

Depois de ler e assistir a inúmeros Copywriters falando sobre o tema, eu criei a minha própria definição.

Swipe File é uma Biblioteca Particular do Copywriter.

Como assim?

Imagine que você tenha visto várias e várias ideias de textos persuasivos.

Então, você pode catalogar essas ideias em arquivos.

Você também pode separar em categorias textos que fizeram sucesso.

Ou trechos de livros sobre diversos temas que podem ajudá-lo na construção de copys.

Sabe aquele seu texto que você mais se orgulhou e gerou grandes resultados.

Então, guarde também com muito carinho.

Enfim, a separação de todo o tipo de material produzido deve ser colocado em um Swipe File.

É daí que você pode tirar ideias que vão auxiliar em trabalhos futuros.

Os Copywriters se utilizam dos seus Swipes Files de forma corriqueira.

Ter essa, digamos, Biblioteca Particular ajuda a queimar etapas no planejamento do Copywriter.

Ah, no final desse artigo há um vídeo que ajuda a criar, em poucos passos, um Swipe File. Assista lá.

Acompanhem comigo o restante desse artigo.

Swipe-File-a-Biblioteca-Particular-do-Copywriter
Swipe File Ajuda Eliminar o Bloqueio Criativo

Swipe File e a organização do Copywriter

Pense da mesma forma como é uma biblioteca.

É muito fácil fazer o mesmo para organizar o Swipe File.

Comece a pensar em quais categorias você pode criar essa estrutura.

Pode ser com os textos mais famosos dos Copywriters.

Além disso, há uma estrutura padrão que deve seguir ao elaborar o texto.

Há a famosa “Big Ideia”, ou a ideia central, que vai nortear a oferta, tema que terá um artigo mais aprofundado em breve.

A headline, ou o título do texto, que é a primeira leitura a cativar o leitor.

O lide ou primeiro parágrafo. É quando começa a leitura.

Portanto, é nesse ponto que define se a pessoa foi fisgada ou não.

Textos longos ou curtos.

Cartas de vendas que fizeram sucesso.

Chamadas para a ação que mais geraram cliques.

Gatilhos Mentais que mais funcionaram para determinados nichos.

Enfim, tudo que usar para consultas pode e deve ser separado em categorias.

Portanto, seu Swipe File é particular.

É na sua organização que vai definir como realizar e montar a estrutura.

Então, tenha em mente que aquilo que você armazena é uma grande fonte de consulta.

Crie seu próprio local de armazenamento

Quando decidi chamar Swipe File de Biblioteca Particular do Copywriter, eu pensei que soaria estranho.

Não pelo assunto em si, mas por colocar a palavra biblioteca.

É óbvio que todos sabem o que é uma biblioteca.

Dessa maneira, creio, que todos que lerem esse texto um dia foram a uma.

Portanto, o meu temor é que, infelizmente, as pessoas perderam a noção do que seja uma biblioteca.

Assim, sem querer fugir do assunto em questão, vamos ao que interessa.

A tecnologia proporciona que cada um tenha no bolso uma Biblioteca Particular.

Com celulares cada vez mais potentes, a facilidade para armazenar e criar arquivos é enorme.

Além disso, os arquivos podem ser compartilhados rapidamente.

A sua equipe de Copywriters pode ter acesso a um documento no “Docs”, o editor de texto do Google.

Assim, cada um contribui com um texto, seja na produção ou na correção.

O mesmo Google oferece o “Drive”, onde é possível montar pastas.

Há aplicativos de resumos de livros ou que deixam lê-los por completo.

Foi-se o tempo de procurar papel e caneta na mochila.

Com o celular é possível, assim que surgir uma ideia, acessar o Docs e botar a mão na massa.

Seja curioso, há outros aplicativos para textos para baixar sem custos.

Sabe aquele momento que você quer mostrar o seu portfólio.

Simples. Acesse o Google Drive e mostre para um futuro cliente.

Outro ponto muito útil são os arquivos em áudio ou vídeo.

Aquela famosa entrevista de um Copywriter referência no mercado.

Ou uma palestra que ficou marcada para sempre na sua memória.

Então, guarde em pastas também.

Separe em áudios, textos e vídeos.

Percebe como um Swipe File se transforma em uma Biblioteca Particular do Copywriter.

Swipe File Vira um Arquivo Ambulante para o Copywriter
Swipe File Fica Disponível com Apenas um Clique do Copywriter

Fonte de inspiração, não plágio

Qualquer atividade criativa bebe da fonte de algum lugar em particular.

Portanto, isso não é diferente ao longo da careira de um Copywriter ou Escritor de Linguagem Persuasiva.

Dessa maneira, como ensinam os grandes mestres da profissão, é fundamentar ler e aprender com os “cases” de sucesso.

Há quem apele para o clichê: na natureza nada se constrói, tudo se copia.

Eu sei. Não vamos levar tão ao pé da letra.

Portanto, o objetivo de construir o seu Swipe File é ampliar o conhecimento.

Porém, tome muito cuidado com apropriação das ideias.

Em hipótese alguma faça cópia por completo de um texto.

Mesmo que seja um parágrafo.

Não se aproprie de algo que não é seu. 

Você não copia a escrita de outras pessoas. 

A ideia por trás de um Swipe File como Biblioteca para o Copwriter é simples.

Pegue os conteúdos para analisar formas, estilos e técnicas de escrita.

Como disse acima, nessa separação você pode colocar também por autores prediletos.

É algo natural para conhecer como cada um deles desenvolve suas copys.

Portanto, ter um Swipe File atinge a sua mente.

Assim, serve para aumentar a confiança e superar o bloqueio criativo.

Para construir um Swipe File, você deve parar de ler e começar a analisar o conteúdo.

Swipe File ajuda formar a própria identidade

Quando comecei a estudar Marketing Digital e depois como Copywriter, eu sempre me deparei com uma “oferta irrestístivel”.

Uma simples busca e é possível encontrar os famosos templates.

Tem tudo para todos os gostos e tipos.

Não viva de ilusões, é tentador pegar, por exemplo, uma headline de sucesso e fazer adaptações.

Pode ser que até funcione em alguns casos.

Porém, nunca fiz para tentar. Pretendo usar desse artifício.

O que eu tento fazer, até por isso criei esse blog e outro sobre Marketing Digital, é encontrar a minha voz como Copywriter.

Além disso, como já expus em todos os artigos, é ampliar o conhecimento e suscitar o debate.

Cooperar para que outros Copywriters ajudem a enriquecer a profissão.

Como consequência, gerar mais valor aos clientes os quais estamos prestando serviço.

Portanto, essa é uma parte importante na armazenagem de textos.

É a maneira que podemos entender por que uma parte do conteúdo é envolvente ou não.

É saber como usar a Escrita Persuasiva com mais propriedade.

Ter em mente como aquele conteúdo inspirou mais do que outros

Portanto, a sua Biblioteca Particular, estimado Copywriter, ajuda a entender e prosperar na criação do seu estilo próprio.

Desenvolver sua voz leva tempo. Não se preocupe com isso.

Digo isso com a experiência de mais de 25 anos de jornalismo e contando.

Uma coisa é escrever textos para o leitor o factual.

Outra bem diferente é vender uma ideia e instigá-lo a comprar um determinado produto ou serviço.

Há quem diga que é a mesma coisa, pois você quer que a pesoa leia o seu texto.

Como consequência, é um debate interesse.

Portanto, não se preocupe com a demora em encontrar a sua voz.

Dessa forma, prepare conteúdos simples, mas que vão inspirar a sua audiência.

 Acho que todos nós temos que encontrar o que funciona para nós mesmos.

Swipe File faz a conexão com várias fontes de informações

Seja referência para outros Copywriters

Com tanto material guardado é natural que seu swipe File cresça naturalmente ao longo do tempo.

Quanto mais completos forem seus arquivos, mais poderoso será seu recurso.

Bingo. 

Em suma, com o seu Swipe File turbinado você vai se deparar sendo uma referência quando o assunto é Copywriting.

É por isso que os colegas mais experientes sugerem adicionar continuamente novas pastas de arquivos com a maior frequência possível. 

Entretanto, óbvio ululante, você precisa ter certeza de que o conteúdo adicionado ao seu Swipe File é valioso e relevante.

Se algo chama sua atenção, é provável que tenha o mesmo efeito nos outros. 

No entanto, você precisará considerar o conteúdo não apenas que vai ser agradável à sua pessoa, e sim também ao seu público-alvo .

Não adianta aprender a escrever em um estilo que é ótimo para você, mas desinteressante para seus clientes.

Três formas de organizar o Swipe File

Aqui estão alguns dos tipos de Biblioteca Particular do Copywriter que você pode adicionar ao seu conteúdo particular.

Swipe File de headlines

Primeira momento de fisgar a audiência, as headlines que chamam sua atenção podem ajudá-lo a aprender novas habilidades de síntese e dar início ao texto. 

Portanto, preste muita atenção no estilo, texto do título, a linguagem e até no uso de fontes nas páginas do site.

Página de vendas

Muito antes de conhecer o potencial do Swipe File, eu já guardava em arquivos de páginas de vendas.

Aliás, não aconselho apenas guardá-las, mas também tentar reescrevê-las buscando outras abordagens.

Tente ir muito além e veja as páginas de vendas de especialistas em Copywriting ao redor do mundo. 

É fato que isso o ajudará a desenvolver suas próprias estratégias de páginas de vendas no futuro.

Você pode ir muito mais além e fazer separações em arquivos na colocação de gráficos em vendas, tamanho de páginas, o uso de botões (call to action) e o que vier na sua imaginação.

Reforço importante para implementar o Swipe File

Para reforçar ainda mais o que eu descrevi acima, o Swipe File simplifica  estratégias comprovadas do seu trabalho como Copywriter para a realização de tarefas com os seus clientes.

Acompanhe abaixo mais algumas formas de organização para o Swipe File.

No computador

Diversifique as pastas para agrupar todos os dados de campanhas e textos que você encontrou.

Além disso, é recomendado criar subpastas para facilitar a escolha da solução certa.

Por exemplo, seus arquivos de Marketing de Guerrilha podem incluir subpastas com estratégias desse tópico para redes sociais, vídeos no YouTube e episódios de canais de Podcasts, por exemplo.

Swipe File de e-mails

A recomendação é criar uma pasta em sua caixa de entrada de e-mail ou uma conta totalmente nova para salvar e-mails que possam contribuir para suas campanhas futuras.

Quando tiver um endereço de e-mail totalmente novo, isso pode ser a melhor opção, pois significa que você pode criar várias pastas para coisas como e-mails de boas-vindas, campanhas de nutrição de leads e sequência de ativação para buscar a conversão.

Uso do navegador

Está aí algo que eu sempre fiz com o meu navegador, mas nem imaginava que um dia poderia chamar de Swipe File.

É bastante simples e trata-se da criação de pastas de favoritos em seu navegador, onde você pode salvar os endereços de páginas dos sites que te interessam. 

Esta é uma excelente solução para quando você está criando seu Swipe File com exemplos de páginas de blogs, páginas de capturas, páginas de destino, páginas de produtos, páginas de vendas, entre outros conteúdos.

Estratégias de Marketing Digital

Faça uma separação de textos dos vários canais de Marketing Digital que você viu on-line, os quais o impactaram de tamanha forma que o fez querer comprar o produto ou serviço.

Esse conteúdo pode ser um post de um blog que o incentive a se inscrever em um boletim informativo do site ou infográfico que o convença do valor da mercadoria.

É melhor coletar exemplos de vários tipos diferentes de conteúdo para que você possa diversificar sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Criação de Swipe File como estratégias de e-mail marketing
Use Swipe File como estratégia para armazenar campanhas de e-mail marketing

Como usar o Swipe File na prática

A sequência a seguir faz parte da atualização deste artigo.

Como ele tem muito acesso e estudando o que dizem os gurus de produção de conteúdo, eu resolvi deixar esse artigo mais robusto.

A primeira versão eu escrevi em novembro de 2020.

Agora, março de 2022, coloquei mais dados para ajudar o Copywriter que deseja conhecer melhor como fazer e usar o Swipe File.

Como se sabe há pouquíssimos artigos escritos em português.

Para pegar mais referência, vou dar crédito a este artigo de uma agência de Marketing Digital da Inglaterra.

Há poucos que eu descrevi acima, como o Copywriter criar a sua própria identidade, mas eu repito para mostrar que a visão de outra pessoa é a mesma.

Então vamos lá.

Swipe File para descobrir sua voz

Quando você está estabelecendo uma nova estratégia de marketing para sua marca, o Swipe File pode ser uma ótima maneira de encontrar o tom de voz certo.

Com e-mails salvos, campanhas de marketing e páginas de destino de seus concorrentes, você pode escolher as estratégias de redação que funcionarão melhor para seu público-alvo.

Quando você encontrar estilos de escrita que goste, anote coisas como:

  • Quão longas ou curtas são as frases
  • Como o escritor atinge um ritmo agradável
  • Se a escolha da palavra for formal ou informal (é usada gíria?)
  • Quais palavras sensoriais e emocionais aparecem com mais frequência

Aprimore sua escrita

Há mais em ser um excelente escritor do que descobrir a voz ideal.

Você também precisará pensar cuidadosamente sobre como usará seu conteúdo para envolver seu público e convertê-los em defensores leais da sua marca.

A sua Biblioteca Particular pode oferecer orientações úteis sobre como melhorar sua escrita, observando coisas como:

  • Que tipo de tópicos atraem seu público-alvo
  • Como o escritor tenta resolver os problemas do cliente em seu conteúdo
  • A sua headline chama sua atenção, e como ele faz isso
  • Quando artigos ou e-mails perdem sua atenção, e o que faz com que você se distraia
  • Como o escritor usa subtítulos e marcadores para dividir o conteúdo
  • Como o conteúdo visual adiciona ao contexto da peça

Fique sempre ligado nas novidades

Às vezes, mesmo depois de anos de sucesso com suas postagens de blog e redes sociais, você pode descobrir que seus números de tráfego começam a cair e o engajamento começa a diminuir. 

O problema pode não estar na sua escrita ou conteúdo.

Ao invés disso, seu público pode estar procurando algo novo.

Ao criar seu Swipe File, considere criar uma pasta para estratégias de Escrita Persuasiva “alternativas” que você poderá usar no futuro.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Muito em função desse artigo sobre o que é Swipe File, que a coisa ficou cada vez mais séria como Copywriter profsissional.

Diante disso, o gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como ter ideias no Mundo da Escrita Persuasiva.

Em todos os capítulos há dicas super bacanas que vão te ajudar a, por exemplo, construir o seu Swipe File.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.

Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas, entre elas como criar a sua Swipe File, para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.

Mentoria como funciona o Copywriting

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva.

Assim, rapidamente vai entender como provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Isso é algo importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público. É preciso saber como se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos. Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Uma forma de armazenar cada um das conquistas é a construção da sua Swipe File.

Com Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.

Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting..

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.

Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

Um Copywriter profissional tem por obrigação criar a sua própria Swipe File
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