Pular para o conteúdo
O que é Copywriting e a Missão de Fazer uma Ótima Pesquisa

Pesquisa facilita o caminho do Copywriter

Pesquisa. Tudo o que pode ser feito para construir uma história começa no planejamento.

No caso do Copywriter, ou Escritor de Linguagem Persuasiva, isso parte da Pesquisa.

É assim que o profissional tem condições de entregar um produto valioso.

Ou seja, a Pesquisa é o que vai determinar até se o Copywriter terá ou não futuro na carreira.

É preciso ser voraz na busca das informações para fazer incrível um simples e-mail de dez linhas.

Isso serve também para uma página de vendas mais longa ou um roteiro de um vídeo mais elaborado.

Além disso, muitas vezes, a pesquisa não encerra quando o anúncio já está no ar.

A sua própria audiência, com alguns comentários, pode municiá-lo com mais dados relevantes.

Ao longo dos meus estudos de Copywriter, os mestres do assunto são categóricos.

Apesar de existir uma pressão para ter resultados.

Muitas vezes, um prazo curto, é preciso muita responsabilidade nesse planejamento.

A maior parte do tempo consumido na produção do conteúdo é com a Pesquisa.

Portanto, ao ser contratado para divulgar um produto ou serviço, surpreenda o cliente.

Como assim?

Faça muito bem a lição de casa.

Uma dica. É preciso entender mais da oferta do que o próprio cliente.

Primeiro, isso se conquista após a Pesquisa.

Segundo, quanto mais souber do que vai escrever mais o texto flui com naturalidade.

Terceiro, a pesquisa é parte que vai encurtar distancias.

Por fim, não se dê por satisfeito.

Pesquisa tem o poder de virar um grande aprendizado.

É aquela velha máxima que acompanha o mundo Copywriting.

Mesmo que não use tudo o que colher naquele momento, algo pode ser útil mais para a frente.

Execução como saber o que é web writer

Pesquisa transforma informação em riqueza

Tudo muito lindo, tudo muito legal, você já deve ter entendido que a Pesquisa é extremante relevante.

Agora fica a pergunta.

E daí, qual o melhor caminho para começar a Pesquisa?

Antes de irmos para o lado prático, vou deixar mais um detalhe do mundo Copywriting.

As grandes agências possuem equipes só com Copywriters responsáveis pela pesquisa.

É como parte desse time de Pesquisa que muitos profissionais dão os primeiros passos.

São eles que fornecem todo o material bruto para que o Copywriter, digamos, sênior, desenvolva o trabalho final.

Entretanto, se você for como eu, que faz tudo, do começo ao fim do processo, não se assuste.

Pelo contrário, tenho por mim que estar à frente de toda a produção, dá mais controle na produção.

Ah, por onde começar a Pesquisa?

A resposta é simples. Você deve se debruçar em conhecer tudo, eu disse tudo, sobre o produto ou serviço.

Parece exagero falar em conhecer tudo? Pode ser, então vamos ficar no 99,9%.

Da mesma maneira, entender quem é o público-alvo e saber o que o motiva na hora da decisão de compra.

Aí vai mais um recado valioso nessa jornada do Marketing Digital.

Quando o Copywriter executa com perfeição esses dois pontos que a Pesquisa oferece, ele tem grandes chances de se tornar uma máquina de fazer dinheiro.

Aqui vale a citação de Gary Bencivenga, guardem esse nome, um dos pioneiros e mais bem-sucedido Copywriter da história.

Os melhores Copywriters são os pesquisadores mais esforçados. São como mineradores, eles cavam, perfuram, explodem e lapidam até terem uma carga valiosa de minério 

Pesquisa começa por onde mesmo?

Então vamos a uma lista de 15 itens que podem ajudar a se tornar um Pesquisador.

Bloco de notas

No celular, no computador ou mesmo um pequeno caderno.

Tenha sempre em mãos algo que possa anotar uma informação que pode servir no futuro.

Em qualquer lugar pode aparecer uma ideia incrível.

Sempre fique atento ao que acontece ao seu redor.

Swipe file

Lembre no artigo sobre o “Arquivo de Roubo”. Se não leu, acesse o link do blog.

É como eu defini a Biblioteca Particular do Copywriter.

Portanto, guarde em pastas no computador ou qualquer aplicativo os assuntos por temas.

Dessa maneira, terá um rico material disponível.

Rascunhos

Se essas anotações servirem de argumentos para a elaboração de uma ideia, então escreva.

Desenvolva textos o quanto puder.

Mesmo que não se trate de um projeto em andamento.

Dessa maneira, o Copywriter vai desenvolver a sua linha de raciocínio com mais facilidade.

Seja amigo dos amigos

Em tempos de conectividade total, use a sua rede de contatos para trocar informações.

Não só isso. Ofereça ajuda e receba contribuições para discutir sobre os mais variados temas.

Depois que o trabalho estiver pronto, peça para dois ou três colegas da área fazerem uma análise.

Isso também pode ser feito mostrando o trabalho para pessoas que não são do ramo, um amigo, um familiar.

Qualquer pessoa pode servir como fonte de Pesquisa.

Consuma conteúdos

Ler é uma grande viagem.

Explore os talentos do Marketing de Conteúdo.

Portanto, não fuja disso. Leia constantemente.

Alguns acham chato e até Copywriters, principalmente os das novas gerações, torcem o nariz.

Eles dizem que, muitas vezes, os vídeos são mais fáceis de consumir.

Seu cliente no comando

É a fonte primária que gera informação.

A partir do que ele informar sobre o produto ou serviço, você começa a garimpagem.

Seja incisivo no bate-papo com ele.

Porém, mas ouça do que fale.

Dessa maneira, como eu disse acima, você deve surpreendê-lo.

É importante, no final do processo, que você saiba até mais do que ele.

Mire o público-alvo

Não basta conhecer o que move o desejo de compra do consumidor.

Conheça o linguajar, o que ele fala, lê e ouve.

Entre no mundo do público-alvo.

Para cada nicho de mercado há características peculiares.

Até mesmo questões regionais e culturais mudam bastante.

Portanto, converse com as pessoas que são do grupo.

Faça Pesquisas qualitativas e quantitativas.

Pesquisa e teste

A verdade é que, após muita pesquisa e o texto estiver pronto, ainda pode faltar alguma coisa.

A melhor forma de solucionar esse problema é colocar para o público.

Faça testes em pontos que podem ser cruciais.

Envie para um número pequeno da sua audiência versões de Headlines.

Da mesma forma, o primeiro parágrafo ou a introdução podem ser mudados nessas versões.

Internet nunca fecha

Há uma série de sites que servem para fornecer as informações sobre tudo.

Os mais conhecidos são os buscadores, como o Google.

Ou seja, coloque os termos de busca e mãos à obra.

Só cruze informações e não acredite em tudo que aparece nessa “selva” chamada internet.

Outro ponto que o Google ajuda bastante é o Trends Topics.

É uma ferramenta fantástica para saber o que as pessoas estão falando no exato momento que você está lendo esse texto.

Pesquisa de olho vivo na concorrência

Nem vale entrar em muitos detalhes.

Qualquer trabalho bem sucedido tem por princípio saber os passos da concorrência.

Porém, vasculhe o que o concorrente fala de si próprio.

E o que os consumidores dizem sobre ele.

As redes sociais e o site do cliente, caso tenham comentários, podem servir de muita ajuda.

Quebra de objeções

É através da pesquisa que vai ajudar a quebrar o gelo.

No que conhecemos no jargão do Copywriting é a quebra de objeções.

É óbvio que as pessoas não compram do nada.

Portanto, para despertar o desejo nelas, é necessário tirar da mente as incertezas.

Somente com uma série de argumentos convicentes isso será possível.

Pesquisa desbloqueia criatividade

Quem nunca se viu aflito na frente do computador sem saber o que fazer diante da tela branca.

Posso afirmar com certeza que um santo remédio é a Pesquisa.

É dessa forma que o Copywriter vai ter argumentos de sobra para , no mínimo, iniciar o texto.

Por isso, volto a dizer, quanto mais material disponível mais chances de fazer um excelente trabalho.

O lado controverso da história

Fui alertado por um colega Copywriter sobre o seguinte ponto.

Afinal, até quando deveremos ficar pesquisando?

Não corremos o risco de ter tantas informações e não saber o que fazer com elas?

Essa é uma questão pertinente.

E o debate é válido.

Acredito que ao sentir esgotado é hora de partir para a prática.

Muitas vezes o tempo da entrega chegando ao final gera uma pressão.

Portanto, veja os sinais e comece o processo de escrever.

Depois, sempre há chance, como disse acima, de fazer testes, e ouvir a opinião de terceiros.

Descanse a mente

Isso vale para qualquer trabalho.

Portanto, se você achar que está travado. Pare.

Volte amanhã, daqui uma hora, uma semana.

Isso, claro, depende da disponibilidade do tempo.

É preciso ter muita atenção para não deixar passar algo que possa ser a chave para o sucesso.

Pesquisa exercita a humildade

Muitas vezes queremos ir direto ao ponto.

Ou, pior, achamos que já sabemos o suficiente e não damos o devido valor.

O processo criativo do Copywriter envolve muitas fases.

Vai por mim, quando se faz bem a pesquisa a chance de êxito é grande.

Portanto, mergulhe no mundo das informações e divirta-se na busca dos materiais.

Pesquisa éo que vai ajudar o Copywriter a fazer a diferença no mercado

Copywriter deve ter a excelência no padrão de qualidade

Eu poderia escrever mais de um artigo por semana.

Afinal, escrevo diariamente para um jornal, tendo ou não inspiração.

Ali, todos os dias, tenho que fazer Pesquisas para checar as informações.

No caso do meu blog, o processo é, digamos, bem mais elaborado.

Não o faço por muito do passo a passo acima.

É preciso, repito, muitas pesquisas para colocar aqui um material de qualidade.

Isso reflete, claro, na riqueza de detalhes do trabalho.

No aumento semanal no número de leitores.

Assim cresce a audiência, a quem eu agradeço imensamente.

Por fim, eu crio autoridade e ganho em satisfação como profissional.

0
Would love your thoughts, please comment.x
Open chat
Olá, no que posso te ajudar
Olá, no que posso te ajudar?