Headline nada mais é do que, por exemplo, a construção da chamada de uma carta de vendas, da página de vendas ou do e-mail marketing.
O título, como ela também é conhecida, pode ser também um simples convite para assistir a um vídeo no YouTube.
Neste blog, um dos artigos mais lidos foi o que trata sobre Headlines.
Ali, com as técnicas de como fazer Headlines criativas, chamei a atenção para que elas são decisivas para definir o talento do Copywriter ou Escritor de Linguagem Persuasiva.
Isso porque a Headline é o primeiro contato que o público-alvo vai ter com o produto ou serviço.
Dessa maneira, ao conquistar a atenção, certamente a leitura vai continuar com os próximos passos.
É evidente que não dá para saber se, só em função da Headline, a ação vai terminar com o clique no botão de compra.
Porém, é um aviso de que o leitor gostou do que leu ou ouviu e aquilo o despertou a deixar a zona de conforto.
Vale aqui repetir dois pontos sobre a Headline.
Primeiro, a função do título, com frases curtas, é prometer algo surpreendente, novo e extraordinário para o potencial comprador.
Segundo, essa promessa tem que ser algo que a pessoa realmente acredite que vá ser alcançada com a oferta do produto ou serviço.
Em síntese, é crucial salientar, caro Copywriter.
Com tantas informações à disposição, as pessoas sempre com a desculpa de falta de tempo e mais uma série de objeções, as Headlines ou títulos tem por obrigação mudar o jogo.
Caso não consiga conquistar a atenção do leitor, ele certamente deixa de dar bola para o seu texto persuasivo e ignora clicar para assistir ao seu vídeo.
Simples assim.
Portanto, vamos caminhar juntos nesse texto e dar mais algumas dicas de como fazer ótimos títulos.
Headline chega de graça com a colaboração do público
Pensar em uma Headline atraente não é fácil.
Falo por mim, afinal faço, em todas as semanas, um artigo para este blog, escrevo postagens nas redes sociais e ainda há os vídeos publicados no meu canal no YouTube.
Agora tenho me aventurado a responder perguntas em Fóruns de Discussões.
É dessa forma que atuo para construir a minha autoridade como Escritor de Linguagem Persuasiva.
Como para tudo há uma solução há uma maneira rápida e segura de construir Headlines sem grandes esforços.
O que me fez chegar à conclusão sobre ter os títulos de mãos beijadas foi quando escrevi o artigo sobre ferramentas que auxiliam no trabalho do Copywriter.
A maneira como as pessoas procuram resolver seus problemas na Rede de Pesquisa do Google já é uma Headline.
Se a pessoa quer aprender sobre um determinado assunto, por exemplo, fazer bolo de chocolate.
Uma pergunta trivial é “Como Fazer Bolo de Chocolate”.
Percebe que daí há a possibilidade de fazer uma grande variação só sobre a sobremesa citada.
Além disso, em termos de mecanismos de buscas, um título dessa maneira são os que vão brigar pelas primeiras posições na Rede de Pesquisa.
Para ter uma noção de como as ideias de Headline vêm de graça, anualmente o Google divulga os termos mais buscados.
Entre os tópicos estão perguntas que começam com “O que é” e o “Como fazer”.
No Brasil, como curiosidade, em 2020, para esses dois termos, os assuntos mais buscados foram. “O que é lockdown” e “Como fazer máscara de tecido”.
Dois temas ligados à palavra mais buscada no ano passado, infelizmente, o Coronavírus.
Dessa maneira, vale aqui ressaltar. A palavra “como” é a campeã em Headlines.
Está até desgastada, mas segue de grande utilidade na criação de títulos.
Headline sobre forma de listas sobre o tema
Vou seguir nos termos mais buscados na Rede de Pesquisa do Google para aprofundar sobre outra estratégia muito comum na construção dos títulos.
Entretanto, essa estratégia possui alto índice de eficácia.
Essas são as listas, que envolvem falar diversas coisas sobre o mesmo assunto.
Por exemplo, a compilação dos assuntos mais buscados no Google é exibida em listas.
- Busca no Ano
- O que é
- Personalidades
- Acontecimentos
- Aprender
- Campeonatos
- O que fazer
- Em casa
- Filmes
- Perguntas
As listas são amplas.
Li em um artigo há um bom tempo que ensina uma fórmula bem prática para a construção de listas.
[número] perguntas que quer fazer, problemas que são resolvidos ou até curiosidades [assunto]
- Saiba as dez perguntas mais comuns na entrevista de emprego
- Conheça dez maneiras de construir a aposentadoria em tempo recorde
- Veja dez erros comuns de quem não consegue passar em Concursos Públicos
Portanto, com uso da estratégia de construção de listas é possível, sem muito esforço, fazer Headlines bem chamativas.
Em quais mentiras é possível apostar?
É sério. Uma Headline pode ser construída com base em assuntos que não são verdadeiros.
Só de ver que há algo possivelmente errado já chama muita atenção.
É óbvio. Não é enganar o público-alvo.
Assim, não precisa escancarar a palavra mentira no título.
Basta citar que algo é verdadeiro ou o que realmente acontece na vida da persona.
Dessa maneira, os exemplos práticos que ajudam a ter novas ideias.
- A incrível verdade que nunca falaram sobre a carreira de Copywriting
- Saiba qual é a maior mentira sobre o Mercado de Marketing Digital
- A verdade chocante sobre os Fundos Imobiliários
- Eu menti para você sobre se aposentar antes dos 60 anos
- 15 verdades que nunca disseram sobre comprar um carro usado
Neste último, com a ajuda do artifício de construir uma lista.
Praticidade em palavras bem simples
Algumas escolhas de palavras ou termos denotam situações abrangentes que podem rapidamente chamar a atenção.
Por isso que, ao escolhê-las, o Copywriter ganha tempo e consegue direcionar a sua mensagem com grande chance de êxito.
Diante disso, o que isso representa é a praticidade.
Quem não gosta de ver as coisas resolvidas de uma maneira simples e direta.
Se os assunto são as Headlines, eis algumas palavras ou termos que denotam praticidade.
- Guia Simples – Guia Simples de Acabar com [Problema ou Dor da Persona]
- Guia Prático – Guia Prático para Resolver com [Problema ou Dor da Persona]
- Todas ou Todos – Veja como se livrar de uma vez por [Todos ou Todas] [Problema ou Dor da Persona]
- Maneiras Simples – Estressado com [Problema ou Dor] da Persona? Veja Maneiras Simples de como [Solução da Dor ou Problema]
- Conheça [Solução da Dor ou Problema] e resolva agora [Problema ou Dor da Persona]
Referências como arma de conversão
Um dos Gatilhos Mentais mais fortes que ajudam a quebrar objeções é o da autoridade.
No caso, a pessoa ou até mesmo uma instituição relativo ao produto que vai ser ofertado, são as referências no assunto.
É clássico se valer dessa estratégia para mostrar que histórias de sucesso influenciam quem ainda está com dúvida se vale a pena investir em determinada compra.
Portanto, quando se usa a referência na Headline aumenta a possibilidade de o público-alvo se interessar de imediato pelo assunto.
Vejamos então alguns exemplos práticos.
- O que [Referência no Assunto] pode nos ajudar a [Resolver Problema ou Dor da Persona]
- Será que dá para confiar na [Pessoa/Produto/Empresa] para [Resolver Problema ou Dor da Persona]
- Os Segredos Revelados por [Gurus, Mestres, Referências] para [Solucionar Dor ou Problema da Persona]
- As dez melhores dicas [Gurus, Mestres, Referências] para [Solucionar Dor ou Problema da Persona]
- Siga o [s] exemplo [s] do [os/as ] [Gurus, Mestres, Referências] para [Solucionar Dor ou Problema da Persona]
Headline é prática ideal para desenvolver a criatividade
Quero deixar bem claro que isso são apenas exemplos.
Além disso, não quero que os caros Escritores de Linguagem Persuasiva entenda como sendo templates.
A questão em todos os exemplos, e outros que vocês possam encontrar por aí é servir como auxílio.
Um Copywriter precisa desenvolver as suas próprias técnicas de criação de headlines.
Portanto, conforme citei no artigo sobre Swipe File, os Arquivos de Roubo, crie as suas pastas com as melhores chamadas que renderam alto índice de leitura.
É evidente, repito, que cada caso é um caso, porém, alguns cases de sucesso podem servir para alguma coisa.
Por fim, lembre-se: a melhor forma para ter parâmetros do que funciona ou não é com a realização de testes.
É isso. Sigamos em frente!
Até o próximo artigo.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.