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Ilustração de Página de Vendas feita por um Copywriter

Página de vendas vira ouro nas mãos do Copywriter

Página de Vendas é fundamental para qualquer estratégia de comercialização de produtos ou serviços.

Dessa maneira, um Copywriter, ou Escritor de Linguagem Persuasiva, é parte preciosa nesse processo de construção da Página de Vendas.

Portanto, um ótimo Copywriter é aquele que sabe conduzir uma boa história.

Assim, do começo ao fim, quando bem feito, o Copywriter capta a atenção do leitor e deixa a certeza de que o produto ou serviço é uma necessidade urgente.

No final, essa habilidade na elaboração e construção de uma Página de Vendas é o que vai determinar o sucesso ou não de uma campanha.

Quando a Página de Vendas cumpre o seu papel, além de apresentar uma oferta tentadora, há o engajamento da marca com o cliente.

Nessa curta jornada como Copywriter, eu bebi da fonte de vários experts em construção de Página de Vendas.

Aprendi e até, com um pouco de ousadia, comecei a colocar as minhas próprias ideias de como usar essa estratégia.

Porém, algumas estruturas precisam ser seguidas, pois a sua eficácia já foi comprovada.

São esses elementos que vou descrever abaixo.

Porém, alguns elementos são mais ligados ao designer. Por isso, o trabalho tem que ser feito em conjunto.

Assim, mais cuidado e a preocupação diante da Escrita Persuasiva do que com os elementos gráficos, vamos conhecer alguns pontos imprescindíveis da Página de Vendas.

Quais são os passos obrigatórios para a construção de uma Página de Vendas de sucesso.

Página de vendas é a vitrine do produto

Como dizem no mercado digital, a internet é a maior rua de comércio do mundo.

Logo, é preciso ter uma boa vitrine para se destacar diante de uma gigantesca concorrência.

Essa vitrine é a Página de Vendas.

Antes de pensar em construí-la é preciso conhecer e entender para quem ela vai ser mostrada.

É neste momento que entram duas facetas importantes no trabalho do Copywriter.

Primeiro, com base em informações passadas pelo cliente, o Escritor de Linguagem Persuasiva tem que conhecer muito sobre o produto ou serviço.

Dessa maneira, o Copywriter vai ter argumentos suficientes para elaborar uma Carta de Vendas com informações para discorrer do começo ao fim.

Segundo, também com informações extraídas com o cliente, pesquisas da concorrente e, principalmente, na construção da persona, haverá conteúdo e subsídios para despertar o desejo de campo.

Por fim, vale um ponto importante. Os erros que mais contribuem para a ineficiência de uma Página de Vendas são a falta de informações relevantes sobre a oferta, a deficiência na quebra de objeções (vou falar mais sobre isso abaixo) e poucos dados confiáveis.

Ilustração de uma página de vendas

Página de vendas parte de uma Big Idea (Grande Ideia)

Em qualquer estratégia de textos persuasivos, o Copywriting sempre vai iniciar com algo bem específico, o que se define como a Big Idea ou Grande Ideia.

Quando for colocar em prática, pense em algo que só o produto por ser a solução.

Aquilo que logo vai causar um grande impacto emocional. Não é headline ou o título da Página de Vendas.

É o momento mais importante e pode mudar totalmente os patamares de um negócio.

Aqui eu cito o famoso Copywriter norte-americano  David Ogilvy, que é obrigação ser conhecido por todos os profissionais da área.

Uma Grande Ideia é uma ideia que é instantaneamente compreendida como importante, excitante e benéfica. Também leva a uma conclusão inevitável, uma conclusão que facilita a venda do seu produto.

 David Ogilvy

Na prática, muitas vezes é difícil de ser compreendida, principalmente para os profissionais iniciantes, mas isso se faz com muito estudo.

Agora, se não consegue ter a ideia mirabolante, execute bem o seu texto e forneça argumentos que vão dar subsídios para que o leitor se interesse em prosseguir até o fim na Página de Vendas.

Entrar fundo na dor da persona

Muitas vezes a marca ou produto logo de cara podem se tornar irrelevantes para a pessoa.

O que o leitor quer mesmo saber é se vai ter uma solução para o problema.

Aqui, muitas vezes, a pessoa pode nem saber que precisa daquilo.

É esse poder de convencimento que começa logo na Grande Ideia.

Para isso, o Copywriter tem que saber muito bem qual é a dor da persona. O que a leva tanto a precisar da sua oferta.

Fique bem claro que tem que mostrar que é algo para ontem. O Copywriter precisa fazer que a persona acredite que aquilo é irresistível.

Partir de headline chamativa

Com os dois elementos acima, fica mais fácil o processo de elaboração da headline ou título.

É o momento crucial no qual, em poucas palavras, o Copywriter vai despertar o desejo da persona.

No título podem ter elementos da Grande Ideia, mas, repito, não é ela em si.

Nessas poucas palavras, com frase curta e direta, o Escritor de Linguagem Persuasiva tem que ser objetivo e mostrar qual o caminho para solucionar um determinado problema.

Um lead empolgante

De nada vai adiantar uma headline forte se a mesma não vier acompanhada de uma ótima introdução. Isso é conhecido como um lead.

Muita atenção ao processo. Os elementos têm que “conversar” entre si. Essa é a engrenagem poderosa na construção da Página de Vendas.

Um lead com argumentos fortes vai determinar que a persona se sinta ainda mais com o desejo de saber como aquele produto ou serviço pode curar a sua dor.

É sabido que atualmente o esforço é cada vez maior para conseguir a atenção das pessoas. Portanto, preocupe-se à exaustão em fazer muito bem feito os estudos sobre esses três primeiros elementos.

Use os gatilhos mentais

O Copywriter, novato ou experiente, sabe muito bem o que são Gatilhos Mentais.

Os mais conhecidos, esmiuçados no livro “As Armas da Persuasão”, do psicólogo norte-americano Robert Cialdini, são Autoridade, Coerência, Empatia ou Afeição, Escassez, Prova Social ou Reciprocidade.

Se quiser conhecer mais um pouco, acesse esse artigo.

Há uma recomendação muito importante. Escolha apenas e vá com ele até o fim. É a famosa “Regra do Um”. A tentação é grande, mas basta um Gatilho Mental para uma Página de Venda ser bem desenvolvida.

Quebrar objeções e oferecer soluções

A pergunta que o leitor sempre vai pensar é “por que eu preciso disso”?

Há outras variações, como “não tenho dinheiro”, “não tenho tempo”, “isso não funciona”, “promessa falsa”, entre outros.

Para cada argumento contrário, o Copywriter tem que ter algo para quebrar as objeções.

Isso é feito com depoimentos, estatísticas, resultados comprovados e até um teste por alguns dias da oferta.

Dessa maneira, o Copywriter vai ter argumentos para mostrar, repito, que o produto ou serviço realmente tem como curar a sua dor.

Crie estratégia no Copywriter a partir da Pesquisa

Respeito à Língua Portuguesa

Em poucos lugares, eu encontrei algo que fala da importância das normas cultas da Língua Portuguesa em uma Página de Vendas.

Porém, como sempre gosto de frisar, não precisa ser rebuscado na escrita. Afinal, o texto vai depender da linguagem do público-alvo.

Entretanto, tome muito cuidado para não usar termos fora do padrão. Por exemplo, gírias ou palavras técnicas, quando não fazem o menor sentido.

Uma outra discussão sobre a Página de Vendas é em relação ao tamanho do texto. Sem querer entrar muito no mérito, o que eu mais li e ouvi dos mais experientes é que só se descobre com testes.

Há Página de Vendas que funcionam com textos longos e outras mais curtas. É tentativa e erro.

Página de vendas provoca chamada para ação

Ao longo da Página de Vendas é crucial os botões, os chamados call to actions, para que o leitor já possa executar a ação desejada. Na maioria dos casos, a compra imediata da oferta.

Jamais deixe o botão para o final do texto. Pelo contrário, muitas vezes, quando a pessoa já sabe que precisa do produto ou serviço, ela pode resolver logo após o lead.

Por exemplo, se a pessoa está interessada em emagrecer em pouco tempo, uma imagem do produto, uma chamada impactante e o botão de compra podem resolver o problema.

Entretanto nem sempre é assim. O natural é a pessoa buscar mais informações e rolar a Página de Vendas para outros blocos.

Dessa maneira, com o auxílio do designer e as instruções do cliente, podem e devem ter mais botões com as chamadas de ação.

Além disso, no quesito tentativa e erro no trabalho no Marketing Digital, podem ser feitas variações da Página de Vendas.

Isso é muito comum com versões de headline, números de botões, cores dos elementos e até no número de blocos.

É um conjunto de coisas que devem, repito, viver em harmonia. Assim como na vida, sozinho é impossível fazer milagres.

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