Conteúdo de qualidade é a minha obsessão, e também recomendo fortemente que seja a sua prioridade ao colocar em prática a construção do seu texto, caro Escritor de Linguagem Persuasiva.
Cheguei à conclusão que após 87 artigos publicados, eu ainda não havia escrito nada tão incisivo para jogar uma luz ao debate de quais são as características que definem conteúdo de qualidade na internet.
Até já dei alguns caminhos que ajudam no sentido de produção de conteúdo de qualidade, como são, por exemplo. casos de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, SEO Copywriting, mas é o momento de proporcionar um pouco mais.
Após ler esse artigo, espero que o faça até o final, vale a pena acessar os assuntos mencionados acima para que você tenha mais subsídios para entender e fazer um conteúdo de qualidade.
Enfim, por que quem gravita diante do universo da internet precisa, ao extremo, se preocupar com a produção de conteúdo para a internet?
Essa é uma resposta bastante simples.
Porque quem faz uma pergunta aos buscadores, no caso do Google, o mais famoso de todos, as respostas têm que atender ao que as pessoas estão procurando, certo?
A questão é quem escreve, como eu neste artigo, não sabe com exatidão o que as pessoas esperam encontrar ao digitar por exemplo: “como fazer conteúdo de qualidade para blog”.
O que podemos fazer é criar um conteúdo de qualidade que seja relevante ao que o usuário procura no buscador.
Ao longo de cinco artigos, começando por esse, vou mergulhar com você, caro Escritor de Linguagem Persuasiva, sobre algumas maneiras para entender como se faz para produzir conteúdo de qualidade.
Os temas abordados nos cincos artigos serão os seguintes:
- Como criar conteúdo de qualidade
- Como criar uma estratégia de conteúdo – publicado no dia 30/1
- Como encontrar seu nicho e sua marca – publicado no dia 8/2
- Garantir que seu conteúdo possa ser encontrado – publicado no dia 20/2
- Promoção cruzada – publicada no dia 1º/3
Para quem se destina o conteúdo de qualidade?
Quando comecei no jornalismo, e lá se vão 30 anos, e até hoje, quando estou indo para o quarto ano de publicação de conteúdo de qualidade neste blog, sigo com o ensinamento de que o leitor é quem determina a relevância do meu texto.
Simples assim.
Se me proponho a oferecer conteúdo de qualidade para quem busca temas como Copywriting, Escrita Persuasiva e Marketing Digital, então é a minha obrigação cumprir isso da melhor maneira possível.
Portanto, neste cenário, não há nenhum segredo ou formula mágica.
A receita é sempre levar como direcionamento o que os amantes, por exemplo, da Escrita Persuasiva, estão querendo consumir.
Dessa maneira, repito, eu tenho que me cercar de todas as formas para entregar conteúdo de qualidade e consiga captar a intenção do usuário.
Isso serve também para qualquer outro tipo de nicho, o qual citarei no tópico abaixo e vou me aprofundar no terceiro assunto da série, ou seja, é direcionar e saber para quem você está escrevendo, e o que as pessoas esperam encontrar a cada busca que fazem na internet.
Encontre o seu nicho de mercado
Acho mais fácil citar como exemplo a construção deste blog.
Quando o assunto é Marketing Digital existem inúmeras funções e tarefas e pontos de vista.
Portanto, neste nicho de mercado, eu fui buscar naquilo que faço de melhor, que, no caso, é escrever conteúdo de qualidade.
Dessa maneira, eu me posiciono como Escritor de Linguagem Persuasiva e, assim, procuro atender as demandas relativas ao tema.
Só que aqui eu não posso nem devo escrever por “achismo”.
Estou sempre procuro ficar antenado nos assuntos que estão em alta no meu nicho.
Por isso, eu resolvi escrever sobre produção de conteúdo de qualidade, já que o Google tem cobrado insistentemente para que as pessoas como eu entreguem aquilo que as pessoas esperam ao utilizar o buscador.
Se existe algum tipo de dúvida sobre como fazer isso, faça pesquisas de palavras-chaves, converse com as pessoas do seu nicho e veja as métricas do seu site ou blog.
Essas tarefas simples o ajudarão a entender melhor o que pensam as pessoas do seu nicho de mercado e, claro, você terá elementos para produzir conteúdos relevantes.
Valorização da produção de conteúdo de qualidade
Eu costumo dizer que escrever por escrever é relativamente fácil de ser feito.
Afinal, estão por aí, é uma realidade, gostemos ou não, as tantas ferramentas de Inteligência Artificial que produzem textos de forma instantânea.
Porém, como tenho dito nos fóruns adequados que nada supera a inteligência humana.
Longe de querer fugir do tema, é importante pontuar que você deve se perguntar diariamente se o seu conteúdo está gerando algo de útil para a sua audiência.
Se sim, então você está produzindo conteúdo de qualidade.
Mas saiba que quem vai te dar essa resposta concreta é a sua audiência.
Quanto mais forem as respostas positivas, mais você vai saber se o seu texto educa, entretém, informa, inspira ou valida uma resposta.
Outro ponto que é crucial, e aqui eu cito o artigo que não devemos assassinar a Língua Portuguesa, que vale a leitura, é ter extremo cuidado com as normas cultas.
Não é ser rebuscado nem informal, é respeitar a Língua Portuguesa, escrevendo um texto de qualidade, com o uso do vocabulário comum ao seu nicho de mercado.
Assuma que você é autoridade em conteúdo de qualidade
Quando você se sentir com receio de dizer que é bom naquilo que você faz, dê um crédito para este Escritor de Linguagem Persuasiva e leia o meu artigo sobre Marketing Pessoal.
Eu demorei a entender e me posicionar como autoridade quando o assunto é Copywriting.
Próximo de completar cem artigos escritos, com canais nas mais variadas redes sociais, a maioria dos clientes satisfeitos com a qualidade do conteúdo, eu conquistei o posto de autoridade no mercado.
Na prática, tudo isso foi conquistado graças à audiência.
Portanto, volto a dizer.
Com conteúdo de qualidade, você gera valor para marcas e clientes, e também para você enquanto o responsável pela produção dos textos.
No caso deste blog, o padrão de qualidade é dar aquilo que as pessoas esperam com a minha voz, meu estilo e não ser apenas um repetidor.
Foi dessa maneira, que, mesmo com muitos assuntos, com tantos e tantos artigos semelhantes publicados na internet, eu consegui me diferenciar e tenho várias palavras-chaves muito bem posicionadas na primeira página do Google.
Otimização é a missão para todo o sempre
A tarefa de escrever um conteúdo de qualidade não termina logo que o texto é publicado.
Na verdade, como aprendi, isso é só o começo.
Se o que você mais quer é ser encontrado e permanecer nas primeiras posições, a maneira correta é ficar sempre vigilante, acompanhando para saber o quão o seu conteúdo tem sido acessado e, principalmente, no passo a passo da concorrência.
Outro ponto importante é fazer sempre as otimizações do conteúdo, acrescentando ou retirando informações que possam ser irrelevantes ou fora de contexto.
Em termos de análise dos robôs do buscador, as otimizações servem para dar uma “oxigenada” no conteúdo e apontar que o mesmo está vivo.
Portanto, faça periodicamente checagens nos conteúdos produzidos e estabeleça pontos que devam ser observados para decidir ou não pela otimização.
Por exemplo, fala-se muito em qual o tamanho do texto ideal.
Alguns plugins para o WordPress, plataforma que eu uso aqui para publicar este blog, dão uma noção do que pode ser a quantidade ideal de palavras.
Eu procuro seguir, afinal eu consegui bons resultados com a produção de conteúdo de qualidade.
Porém, vou aqui responder ao que foi descrito ao longo deste artigo, o fundamental é entregar aquilo que o leitor está esperando ao realizar a busca.
Na prática, se um artigo de 600 palavras, mínimo recomendado pela inteligência do plugin, for o ideal para responder as indagações do usuário, perfeito.
Entretanto, por experiência, os meus artigos mais bem acessados e com o maior tempo de leitura são os que têm no mínimo 1.500 palavras.
De novo, o que serve para mim, pode não servir para você. Aqui vale a máxima da tentativa e erro.
Por fim, vale reforçar que conteúdo de qualidade não é só texto.
No pacote, você tem que colocar imagens, infográficos, links para outros textos (evite ao máximo de sites de terceiros) e vídeos.
Isso faz uma tremenda diferença e ajuda a manter o interesse do leitor.
Programe calendário de postagem
Se tem algo que é terrível na vida de quem produz conteúdo de qualidade é manter a constância e periodicidade nas publicações.
Claro, muito disso pode ser resolvido com gestão de tempo.
Porém, nem sempre é possível, mesmo com organização e planejamento, cumprir todas as tarefas do dia a dia e fazer as postagens necessárias para aumentar e engajar a audiência.
Entretanto, a receita é bem simples, basta criar maneiras para alcançar a fidelidade da sua audiência com um calendário de publicações.
No meu caso, eu procuro, até por inúmeras tarefas que exerço, escrever apenas um artigo por semana.
Isso porque os mesmos conteúdos se transformam em matéria-prima para outras mídias.
Portanto, cabe a você encontrar o tempo ideal para nutrir a sua audiência.
Acompanhe abaixo, o meu recado em vídeo, sobre como é a vida de quem produz conteúdo.
Conclusão
Pode vir na minha e confie.
A produção de conteúdo de qualidade é o que vai colocá-lo em outro patamar no mercado digital.
Como descrevi ao longo deste artigo, ter constância é fundamental para você se tornar autoridade e, claro, o colocar como um profissional referência para atrair mais e mais clientes.
Por trabalhar para ser encontrado organicamente, saiba que a produção de conteúdo de qualidade pode não levá-lo instantaneamente à primeira posição da busca no Google.
Entretanto, de novo, por experiência própria, terá efeito positivo ao longo prazo.
Dessa maneira, a criação de conteúdo de qualidade é um “ritual” muito mais simples do que as pessoas possam imaginar.
Última dica: saiba que entregar algo de valor é determinante para manter o seu público-alvo no centro das atenções, você conta histórias que vendem, e gera valor como autoridade e monetário para as marcas envolvidas no processo.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Impulsionado, entre outras situações, na produção de conteúdo de qualidade e oferecer mais dicas para quem se interessa em se aprofundar no mercado digital, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.
O gosto pela produção de textos me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço para quem deseja saber como funciona as técnicas de Escrita Persuasiva.
Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois com a elaboração do meu primeiro e-book sobre o tema.
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um ótimo Escritor de Linguagem Persuasiva.
Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado do livro para produzir conteúdo de qualidade e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.
Por isso, a linguagem é bem simples, e vai além de funcionar como uma simples porta de entrada para conhecer o universo fascinante das técnicas de Escrita Persuasiva.
No livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu demonstro alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.
Na obra, eu conto também como é possível, qualquer pessoa, aprender a usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas relacionadas ao mercado digital e para quem é amante da produção de conteúdo de qualidade.
Tenho estudado muito o nosso cenário e não é segredo para ninguém que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo de qualidade, porém, poucos trabalhos compilados.
Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Escrita Persuasiva.
CLIQUE AQUI E ADQUIRA AGORA MEU MUNDO NA ESCRITA PERSUASIVA
Mentoria como funciona o Copywriting
Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na busca por gerar autoridade para o Escritor de Linguagem Persuasiva me impulsionou a dar mais um passo.
Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persuasiva.
Com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.
Muitas vezes, não basta só ter um grande público.
É preciso saber usar o aprendizado através da Escrita Persuasiva e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.
Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no seu nicho de mercado.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.