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Marketing Pessoal: foto com pessoas ao fundo envoltas em cores

Marketing Pessoal é parte importante na carreira do Copywriter

Marketing Pessoal tem que ser algo natural na vida de qualquer profissional que deseja ver seu trabalho reconhecido e valorizado por mais e mais pessoas.

Essa simples estratégia tem que fazer parte da rotina do Copywriter.

Afinal, como recomenda um dos tantos ditos populares: quem não é visto, não é notado.

Claro, uma coisa é se autopromover, outra bem diferente é se tornar um poço de vaidade.

Portanto, caro Escritor de Linguagem Persuasiva, utilize na medida certa as estratégias de Marketing Pessoal.

Se usar com parcimônia é bem provável que trará benefícios ao longo de toda a sua carreira.

Então vamos à definição do que é Marketing Pessoal.

Essa estratégia nada mais é do que  um conjunto de técnicas e estratégias para que você, Copywriter, se valorize enquanto marca pessoal, e dessa forma você ganhe projeção como uma autoridade no nicho de mercado, no caso como Escritor de Linguagem Persuasiva.

Para se destacar, você precisa aprender quais são os caminhos para se valorizar enquanto marca individual.

Dessa maneira, algo que escrevi nos Gatilhos Mentais, o Marketing Pessoal projeta o Copywriter como uma autoridade e faz com ele vire uma pessoa mais notada pelos clientes e atinja as suas metas de forma permanente.

Faz parte da proposta deste blog colocar ideias que possam facilitar o crescimento dos amantes das técnicas de Escrita Persuasiva.

Portanto, ao longo deste artigo vou colocar alguns pontos que ajudam a melhorar o Marketing Pessoal.

Acompanhem até o final e fiquem à vontade para fazer críticas, elogios ou sugestões.

Marketing Pessoal e a experiência particular como Escritor de Linguagem Persuasiva

Sempre fui avesso a elogios.

Talvez um pouco pela timidez de não me ver, muitas vezes, da forma como as pessoas me enxergavam.

Ou, como ouvi de inúmeros colegas de labuta no Jornalismo, de que elogios não enchem a barriga.

Até certo ponto é verdade.

Aprendi nas redações que temos o compromisso com o leitor.

Dessa maneira, cumprir com esse objetivo, bem feito, é o que me movia, e era para isso que eu era pago.

Logo no primeiro ano em contato com empreendedores do Marketing Digital, eu me deparei com o que chamam de síndrome do impostor.

Isso porque eu não entendia por que recebia tantos elogios pela qualidade dos meus textos e depois pela performance em preparar campanhas de tráfego pago.

Essa tal síndrome do impostor, no meu caso, nada mais era do que um excesso de humildade.

Porém, ao longo de quatro anos, eu aproveitei esses elogios para construir uma carreira de respeito.

Estou longe de ser um dos Copywriters mais bem pagos do Brasil, mas sei que estou dando uma grande contribuição para que mais e mais pessoas possam se preparar melhor para encarar esse mercado.

Isso é o que escrevi acima sobre construir uma autoridade.

É para isso que escrevo semanalmente um artigo neste blog, publiquei um ebook, um livro (veja mais sobre ele no final deste texto), estou presente nas principais redes sociais, tenho canal no YouTube e estou entrando no universo dos podcasts.

Tudo isso faz parte de estratégias para que eu fique mais conhecido.

Na prática, estou cuidando do meu Marketing Pessoal.

Tamanho esforço é para plantar a semente para que, mais do que elogios, eu consiga transformar palavras em dinheiro.

Pessoas na imagem desfocada atravessam a faixa de pedestre. Marketing Pessoal vai ajudá-lo a se destacar na multidão.
Marketing Pessoal vai ajudá-lo a se destacar na multidão

Marketing Pessoal tem que ser usado na dose certa

Escrever é fácil, agora colocar em prática é bem mais complicado.

Reforço o que eu disse acima, tente de todas as maneiras evitar se transformar em um poço de vaidade.

Demasiada autopromoção pode facilmente parecer se gabar de mais, e isso, claro, não é bom para a sua reputação.

Algo que é extremamente complexo nas estratégias de Marketing Pessoal é que há uma linha tênue entre não saber se expressar e, sem querer, provocar o sabor amargo de ser apontado como um exibicionista.

A última coisa que você quer é ser visto como uma pessoa arrogante, com o famoso rei na barriga.

Imaginem que sensação horrível deve ser descobrir que está sendo mal falado pelas costas.

Achar a medida ideal do Marketing Pessoal leva tempo e deve ser feito com base em testes.

Erros fazem parte do processo, o que não pode é desistir ao menor tropeço.

Isso porque acertar na estratégia de Marketing Pessoal pode ser decisivo para que você não perca oportunidades valiosas para impulsionar sua carreira.

Embora falar bem de si mesmo possa parecer desconfortável, isso serve a um propósito importante. Afinal, se você não estiver disposto a elencar as suas conquistas, quem o fará por você?

Da mesma forma que você, caro Escritor de Linguagem Persuasiva, na labuta diária, constrói narrativas para demonstrar que aquele produto ou serviço é o ideal para o potencial consumidor, execute o mesmo ao falar de você como profissional.

Coloque para os seus clientes o que você faz de melhor para convencê-los de que você é a resposta para os problemas deles.

Claro que isso pode ser facilitado com dados concretos da sua carteira de clientes, depoimentos deles, trabalhos entregues e até a forma como é a interação do seu público, que consome os seus conteúdos.

Vou dar o exemplo de algo que muito me orgulha.

Desde que comecei este blog, o número de visitas cresce mês a mês.

Além disso, o tempo médio de permanência nas páginas, nos últimos 28 dias da data que escrevo esse artigo, era de 1min14seg.

Com tantas e tantas pessoas em busca de conteúdos na internet no nosso nicho de atuação, eu me sinto um privilegiado diante dessa crescente audiência.

Portanto, é preciso vislumbrar, repito, o Marketing Pessoal como estratégia de atração de novos clientes.

Você não quer parecer uma pessoa fora da realidade, mas precisa convencer as pessoas de que tem exatamente o que elas estão procurando.

Isso significa descobrir a diferença entre estratégias de Marketing Pessoal e a ostentação descarada.

Marketing Pessoal se faz com a divulgação dos trabalhos em todas as plataformas

Aprenda sete passos para a construção do Marketing Pessoal

Estratégias de Marketing Pessoal eficazes têm tudo a ver com encontrar o equilíbrio entre demonstrar suas habilidades e não exagerar na autopromoção. 

Por mais difícil que seja alcançar esse objetivo, se você conseguir acertar seus métodos de Marketing Pessoal poderá descobrir que eles abrem as portas para promoções, novos clientes e oportunidades incríveis.

Quando se trata de se destacar como Escritor de Linguagem Persuasiva, você precisa descobrir como se comportar com o sucesso.

Para ajudar nesse processo, acompanhe sete passos para a construção do Marketing Pessoal.

1 – Seja você, não um personagem

Quando se trata de descobrir como deseja implementar a sua estratégia de Marketing Pessoal, você precisa ter certeza de que você é uma pessoa autêntica, não um personagem fabricado por você mesmo ou pelos que te rodeiam. 

Todo mundo tem suas próprias habilidades e talentos específicos, e os métodos promocionais escolhidos geralmente dependerão de como você deseja se apresentar ao mundo.

Como ponto de partida, você deve procurar preencher uma lacuna no mercado como Escritor de Linguagem Persuasiva. 

Por exemplo, o que o torna mais atraente do que seus concorrentes?

Apresente os seus trabalhos que trouxeram mais retorno para a sua marca e, claro, para os seus clientes.

2 – Propaganda não faz mal a ninguém

Cada uma das estratégias de Marketing Pessoal que você usar para mostrar o seu potencial, do seu cartão de visitas ao planejamento para uma campanha de Google Ads, preserve a sua originalidade. 

Isso significa pensar cuidadosamente na maneira como constrói a sua marca como profissional da Escrita Persuasiva e tudo que funciona para você se consolidar no seu nicho de mercado.

Os planos de ação para a construção do Marketing Pessoal deixam muitas pessoas desconfortáveis, eu sou exemplo disso, mas podem ser a chave para inúmeras oportunidades na vida pessoal e profissional.

A questão para os Copywriters não é se deve fazer Marketing Pessoal, mas como estabelecer formas para atrair a atenção, estabelecer influência e conquistar clientes.

3 – Acredite, você é uma autoridade

Como estratégia de Marketing Pessoal, o Copywriter deve mostrar às pessoas que ele é o melhor no que faz.

Isso significa ir além para estabelecer de forma clara a sua posição de especialista como Escritor de Linguagem Persuasiva.

Porém, lembre-se, tenha muito cuidado. 

Como prática daquilo que eu faço constantemente, isso significa selecionar e compartilhar os conteúdos em todos os canais onde você estiver presente no seu nicho de mercado.

O Copywriter deve saber o quanto é importante visitar eventos e conferências de networking na área de Escrita Persuasiva.

Aproveitar as oportunidades para falar sobre suas áreas de especialização em uma conferência pode ser uma ótima maneira de melhorar suas chances de sucesso além do mundo virtual.

Apenas certifique-se de que qualquer coisa que você compartilhe com seus seguidores seja bem pesquisada.

4 – Participe de comunidades de Copywriters

A relação interpessoal é importante em todas as áreas do conhecimento.

O networking é uma das estratégias de Marketing Pessoal mais importantes que existem para se posicionar como um profissional renomado.

Ao entrar em uma comunidade, tenha sempre o cuidado de respeitar as regras de conduta do ambiente.

No entanto, se você não está no setor há muito tempo ou não está familiarizado com a prática da marca pessoal, talvez não saiba como começar.

A boa notícia é que o encontro nas redes sociais torna mais fácil se adaptar a grupos que podem ser relevantes para sua busca por atenção.

Procure comunidades relacionadas à Escrita Persuasiva as quais você deseja ser reconhecido. 

Quanto mais você se conectar com as pessoas certas, mais seus métodos promocionais valerão a pena.

Como fazer Escrita Persuasiva e ajudar na estratégia de Marketing Pessoal

5 – Exercite a humildade diariamente

Humildade e modéstia andam de mãos dadas quando você está se promovendo e são uma maneira crucial de dar a seus seguidores a abordagem “humana” que eles desejam. 

Certifique-se de que você pode contextualizar seus sucessos dentro do Marketing Pessoal, e você será instantaneamente mais atraente.

Embora seja ótimo compartilhar seus pontos fortes, suas histórias e seus sucessos com todo o mundo, é importante garantir que você não fique muito preso à sua própria grandeza.

Além disso, quando você está tentando manter laços com o público certo, lembre-se de que ninguém gosta de ouvir alguém que se sente acima de qualquer suspeita de credibilidade.

Use humildade e modéstia para criar uma conexão com seu público-alvo e, em seguida, ouça como eles reagem ao seu trabalho.

Dessa maneira, você terá tudo o que precisa para uma verdadeira influência no setor escolhido.

6 – Chame a atenção com extrema cautela

Pode ter certeza que ninguém vai aguentar você falando de si próprio durante um longo período.

Por outro lado, é natural que, se você tiver autoridade e fornecer conteúdos valiosos, que demonstre que vai resolver a dor das pessoas, os ouvidos dos receptores das mensagens nisso ficarão atentos.

Quando você está criando conteúdo para incrementar o seu Marketing Pessoal, é necessário tomar cuidado para não se mostrar em demasia que você é o centro das atenções.

Preste atenção ao que vou descrever a seguir.

Esqueça os números de suas conquistas ou os autoelogios, conte uma história sobre a sua trajetórias. Histórias bem elaboradas provocam um maior engajamento.

Envolva seu público com algo que eles querem aprender. Contar sua história pessoal pode ajudá-lo a parecer uma pessoa mais autêntica ao construir sua marca online. 

Além disso, se você combinar suas estratégias de storytelling com o compromisso de estar presente nas rede sociais regularmente, sempre com conteúdo relevante, você manterá seu público engajado.

7 – Atenção a alguns pecados na estratégia de Marketing Pessoal

Marketing Pessoal não pode se tornar algo exaustivo.

Caro Copywriter, é necessário se manter em contato com as pessoas através de suas plataformas pessoais.

Até aí nada de novo.

Porém, aquilo que você divulga não pode ser mais do mesmo.

O seu papel é oferecer sempre que possível novidades que podem servir para dar outras perspectivas para as pessoas.

É por isso que diariamente acompanho tendências do nosso mercado para oferecer conteúdo diferenciado para os meus leitores.

O que me ajuda é estar sempre acompanhando eventos da nossa área.

Assim, aprendo algo para ajudar na construção do Marketing Pessoal.

Se você é introvertido, como eu fui por um bom tempo, pode ficar tranquilo, pois algumas das melhores estratégias de Marketing Pessoal não se concentram em falar do que somos, mas em ampliar o conhecimento do que podemos ser no futuro. 

Assim como uma marca, uma pessoa deve ter uma declaração de visão que descreva para o que está trabalhando.

Em vez de se concentrar em como se vender, tente vender seus valores ou perspectivas únicas sobre o mundo.

Conclusão

Naturalmente há muito mais coisa para dizer e exemplificar sobre como cada pessoa pode usar o Marketing Pessoal para se posicionar como uma autoridade.

Aqui o debate é sempre aberto, e cada um pode manifestar a sua opinião através dos comentários.

Assim, o que fica de última mensagem é que a construção da imagem tem que ser regida pela verdade.

Descreva suas realizações, mas sempre tendo em mente que não pode exagerar nem inflar o ego.

Entretanto, não é pecado nenhum falar de si próprio e deixar que as pessoas, as quais ajudamos na transformação em suas vidas, conte as suas experiências para nos ajudar.

Por fim, é isso que nós Escritor de Linguagem Persuasiva fazemos dia após dia com os nossos trabalhos.

Geralmente, nós somos contratados para contar histórias sobre marcas e expor o quanto elas trarão de benefícios para os consumidores.

Assim, consumidor satisfeito é o grande propagador daquilo que somos. São eles que engrandecem o nosso Marketing Pessoal.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Impulsionado, entre outras situações, para aumentar o meu Marketing Pessoal, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.

O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.

Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de um e-book com as técnicas básicas sobre Copywriting.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante das técnicas do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo, porém, poucos trabalhos compilados.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.

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Mentoria como funciona o Copywriting

Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na transformação da experiência das pessoas que me impulsionou a dar mais um passo.

Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persusiva.

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público.

É preciso saber usar o aprendizado através do Copywriting e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Na sequência, com o livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, ficou mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.

Depois, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Copywriting, eu montei a Mentoria Escrita Persuasiva.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar o aperfeiçoamento no mundo do Copywriting e também do Marketing Digital.

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria Escrita Persuasiva.

Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

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