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gestão de tempo: imagem com uma ampulheta

Gestão de tempo: saiba como Copywriter ser mais produtivo

Gestão de tempo é parte fundamental na vida de qualquer pessoa, seja ela para realizar atividades pessoais ou profissionais.

Afinal, se formos olhar pelo lado profissional, gestão de tempo é dinheiro.

Para os afazeres fora do mundo dos negócios, a gestão de tempo significa aproveitar as horas de descanso para ter uma vida mais saudável, sem estresse e cercado de pessoas que vão nos ajudar a ter a tão sonhada paz interior.

Portanto, caro Copywriter, ou como gosto sempre de dizer, Escritor de Linguagem Persuasiva, é sua obrigação estabelecer formas para ter controle total na sua gestão de tempo.

É para isso que a gestão de tempo serve, pois é muito comum, eu já fiz isso, as pessoas dizerem que o dia, composto por 24 horas, é muito pouco para fazer tudo que temos em mente.

Dessa maneira, a gestão de tempo é a forma que encontramos para colocar as coisas nos eixos e fazermos exatamente aquilo que somos capazes de cumprir, nem mais nem menos.

Só assim poderemos aliar negócios com lazer, trabalho com vida social e tudo o que envolve viver os dois lados da vida, no caso, como empreendedor que sou, pessoa física e pessoa jurídica.

Ao longo desse artigo, vou descrever os conceitos que envolvem a gestão de tempo, como criar tarefas para que nós, Escritores de Linguagem Persuasiva, possamos executá-las sem sofrimento.

É importante saber também o que a tecnologia tem proporcionado para nos manter concentrados naquilo que realmente interessa no que temos que fazer no dia a dia.

Imagem com relógio despertador a marcando a  hora 10:10 nos ponteiros. Ao lado três colunas de moedas, com diferentes tamanhos, e mudas em cima sobre elas. Isso foi usado para ilustrar o artigo gestão de tempo
Gestão de tempo é fundamental para fazer sucesso no mundo dos negócios

O que é gestão de tempo?

A gestão tempo é a capacidade que temos de cumprir todas as tarefas de forma organizada no período no qual colocamos como meta.

Para isso é preciso de duas coisas básicas: organização e planejamento.

Se você colocar em prática esses dois pontos é quase certo que você será um profissional produtivo e terá uma vida tranquila quando colocar o corpo e a mente no modo descanso.

Eu digo “quase certo”, pois, por mais que sejamos organizados e colocamos em prática o planejamento traçado com antecedência e rigoroso nos detalhes, o simples fato de colocar em pauta muitas tarefas ou se perder diante de tantas distrações pode colocar tudo a perder.

Por isso, tenha sempre em mente que ao menor descuido você pode colocar tudo a perder, isso quando o assunto é evitar as mínimas distrações.

Da mesma forma, se você elaborou uma série de tarefas para serem executadas ao longo do dia, o ponto crucial é seguir o cronograma, mas, vale ressaltar, não coloque nada além do que é a sua real capacidade produtiva.

Vou citar como exemplo a produção de conteúdo para esse blog.

Para que a gestão de tempo funcione, eu sempre procuro produzir um conteúdo por semana.

Dessa maneira, eu posso fazer uma boa pesquisa e só começar a escrever quando eu realmente tiver domínio do assunto.

Isso ocorre no primeiro dia, geralmente na segunda-feira.

Depois, entre terça e quarta-feira, faço a escrita do material bruto.

Na quinta-feira, edição e revisão, e concluo na sexta-feira com a publicação no blog e compartilhamento nas redes sociais.

Como tenho outras atividades, a principal delas é o atendimento aos clientes, prospecção de novos negócios e cuidar do corpo através dos exercícios físicos, o planejamento e a organização são fundamentais para evitar atropelos.

Enfim, com a gestão de tempo você consegue mensurar os benefícios que isso vai trazer para a sua vida e para os negócios.

Cinco maneiras de organizar a gestão de tempo

Uma das palavras já diz tudo: organização.

Para que a gestão de tempo funcione de maneira correta, você deve pensar que nada funciona se não houver um mínimo de organização.

Há quem diga que falar ou escrever é fácil, difícil é colocar em prática.

Jamais pense dessa forma, pois organização da gestão de tempo pressupõe pensar com calma e detalhar aquilo que vai ser importante para o seu dia começar e terminar com felicidade.

Por isso, a organização começa com antecedência de no mínimo 24 horas ou sempre que cumprir as tarefas do dia.

Vou então falar mais sobre a organização da gestão de tempo e outros quatro passos que vão ajudar a cumprir essa tarefa.

Organização da gestão de tempo

Alguns preferem dizer organização, outros planejamento.

Na minha modesta opinião, ambas andam juntas, ou seja, a organização tem que ter um planejamento e o planejamento tem que ser organizado.

Portanto, como disse acima, o que você for fazer no dia tem que ser pensado com antecedência.

Gosto de fazer um esboço do que vem pela frente na sexta-feira ou até mesmo no final de semana, geralmente no final do domingo.

É uma lista bruta, com tudo o que terei de atividade na semana seguinte, nada muito complexo.

Na sequência, eu me atento ao dia que abre a semana, a segunda-feira.

Assim, organizo e planejo tudo o que farei na gestão de tempo deste primeiro dia da semana.

Sempre que termina o dia, avalio tudo o que foi feito e destrincho o que terei que fazer na próxima data.

Se alguma atividade não foi cumprida será ela que vai abrir o dia seguinte.

Infelizmente imprevistos acontecem, mas, felizmente, eles têm sido cada vez mais raros. Isso porque a gestão de tempo tem me dado condições para cumprir as tarefas que foram organizadas e planejadas.

Previsibilidade

Como eu disse acima, organização e planejamento são os facilitadores dos caminhos para fazer a melhor gestão de tempo possível.

Entretanto, é óbvio, que essa tal previsibilidade nem sempre é alcançada.

Portanto, esteja preparado para os percalços que possam acontecer.

De experiência própria vou citar, e já aconteceu outras vezes, o dia que fiquei sem internet de banda larga.

Contra isso, usei a internet do celular e consegui entregar as tarefas mais urgentes.

Certa vez, faltou energia. Da mesma forma, o celular e o computador com bateria carregada fizeram a diferença.

Porém, aconteceram vezes que tive que buscar a filha na escola com urgência.

É raro, mas acontece.

Por isso, quando se fala em organização e planejamento, tem que estar preparado para pequenos ou grandes imprevistos e saber que algumas pausas serão inevitáveis.

Dessa maneira, trabalhe sempre com planos B, C e D, enfim, o famoso se acontecer isso, eu faço aquilo, se acontecer aquilo, eu faço outra coisa, se acontecer outra coisa, eu tento de outra forma.

Isso é algo perfeito? Claro que não. Porém, repito, temos que pensar em alternativas para diminuir o impacto daquilo que não controlamos, mas que podem comprometer a organização e o planejamento.

Ampulheta para ilustrar a gestão de tempo
Gestão de tempo é uma preciosidade para se manter atento ao que interessa

Concentração

Se tem uma palavra que me causa arrepio nas entranhas é quando dizem você precisa ter “foco” naquilo que realmente interessa.

No caso da gestão de tempo, eu troco “foco” por ‘”concentração”.

Enfim, neste tópico eu trato daquilo que realmente importa para cumprir o que foi organizado e planejado.

De um jeito prático, vamos ao exemplo do que é o meu mundo real.

Se tenho que escrever um artigo para um dos blogs que eu sou responsável ou entregar um texto para o cliente, essas são as tarefas mais importantes para aquele dia.

Dessa maneira, nada pode alterar o planejamento, pois o meu dia foi traçado para cumprir com essas duas missões.

É natural que o telefone toque, o aplicativo de mensagens chame, mas é necessário entender que são situações secundárias e que devem estar na conta das pausas.

Ou seja, se forem assuntos extremamente importantes, as pausas foram feitas para resolver essas situações que fogem ao planejamento que foi traçado.

Prazos na gestão de tempo

O dia tem 24 horas, certo? Sim, correto.

Dessas 24 horas, no mínimo, como é o meu caso, sete horas eu fico dormindo.

Portanto, eu tenho 17 horas para fazer atividades como empreendedor e como pessoa física, como eu gosto de fazer a separação.

A matemática é bem simples, pois eu sei, basicamente, quanto tempo eu gasto para fazer pesquisas sobre um texto, quanto tempo eu preciso para começar a escrever um texto de 2.000 palavras, gravar um vídeo, postar nas redes sociais, quantas pausas eu faço ao longo do dia e por aí vai.

Portanto, como são atividades as quais eu tenho controle, fica mais fácil fazer a gestão do tempo.

A recomendação é a seguinte: para tudo que for fazer, defina prazos realistas.

Por exemplo, por mais que eu tenha habilidade para escrever, é quase impossível que eu consiga entregar três textos de 2.000 palavras em um mesmo dia.

Eu escrevi “quase impossível”, pois já consegui, apenas uma vez, entregar três textos de 2.000 palavras em um dia.

Porém, diante da qualidade do terceiro texto, no dia seguinte, eu o pedi de volta para o cliente e o reescrevi mais da metade.

A tarefa com o texto que eu pedi de volta para o cliente e reescrevê-lo entrou na organização e planejamento daquilo que eu deveria fazer no dia seguinte.

Comece pelo mais fácil

Quando fiz cursinho pré-vestibular, os professores diziam que tínhamos que começar as provas pelos assuntos que mais gostávamos e, dentre eles, pelas questões que tínhamos certeza de qual seria a resposta correta.

Fiz esse preâmbulo para dizer que podemos fazer mesmo para cumprir o planejamento e organização da gestão de tempo.

Logo no dia anterior, nós já sabemos o que será mais fácil executar e o que demandará mais tempo.

Por exemplo, é muito mais rápido compartilhar os textos nas redes sociais do que fazer a pesquisa do próximo assunto.

Isso só ficar em duas atividades bem básicas do meu cotidiano.

Cada Escritor de Linguagem Persuasiva tem a sua rotina, e cabe a você determinar o que é mais fácil ou simples e o que demanda mais atenção e tempo.

É importante saber até por uma questão de motivação pessoal.

À medida que as tarefas vão sendo cumpridas, o corpo, sou prova disso, fica mais confiante ou aliviado e você se sente pronto para encarar qualquer desafio, no caso, as tarefas que vão gerar muito mais dificuldades.

Tecnologia a serviço da gestão de tempo

Apelo aqui para uma frase clichê: vivemos a era da tecnologia e temos que saber como utilizá-la com a finalidade de aproveitar a vida em sua plenitude.

Aqui não se trata de ser escravo da tecnologia, pelo contrário, mas de viver em harmonia.

Neste momento, eu posso revelar que a decisão de escrever esse artigo foi após ler um artigo sobre 19 ferramentas que ajudam a escrever artigos científicos.

O que mais me chamou atenção neste artigo foram os aplicativos que servem para deixar a concentração no nível máximo.

Alias, apenas um pequeno detalhe, uma técnica que eu uso é bastante simples e não precisa de aplicativo.

Quanto estou escrevendo um texto, como este que você está lendo, eu coloco no celular um tempo de uma hora.

Durante esse período, deixo o celular fora do meu alcance e escrevo sem parar e texto bruto, nem ligo para erros de digitação ou gramática.

É libertador como a mente flui e a produção do texto fica muito mais fácil.

Quando tempo acaba é o momento de distrair a mente por um período de no máximo 15 minutos e depois mais uma hora de escrita sem parar.

Acompanhe agora cinco aplicativos listados no artigo para ajudar na gestão de tempo, e todos estão disponíveis nas lojas oficiais do seu celular.

Pomodoro Timer

O Pomodoro Timer é um aplicativo de gestão de tempo com a utilização da técnica que leva o mesmo nome.

Com o processo de concentração através desse aplicativo fica mais eficaz para realização da gestão de tempo para a realização de atividades específicas.

Como consequência, você se concentra naquilo que interessa, e não se perde na distração ou na procrastinação.

Em sua origem, a técnica de Pomodoro foi criada pelo italiano Francisco Cirillo, em 1988.

Pomodoro é tomate em italiano. A fruta foi escolhida para fazer a divisão em quatro partes, que representam 30 minutos cada que, juntas, completam duas horas.

Em linhas gerais, você deve realizar da seguinte forma.

Como dito, a técnica de Pomodoro dura duas horas. Primeiro, você deve realizar a primeira parte da tarefa durante 25 minutos.

Quando acabar o tempo, você descansa 5 minutos. Assim, sucessivamente, até que completar o ciclo de duas horas.

Como recompensa, você descansa mais 30 minutos.

Com o aplicativo, você faz toda a programação e gerenciamento desse tempo.

Toggl

O Toggl é um aplicativo de gestão de tempo que você pode instalar em seu telefone ou computador.

Há apenas uma maneira de saber quanto tempo certas tarefas de escrita geralmente levam para você, e é rastreando o tempo que elas levaram para serem concluídas .

A gestão de tempo através do Toggl tem outra grande vantagem, que é a de poder identificar as variações do período gasto em seu dia.

O aplicativo tem planos pagos, mas, para a maioria das pessoas, o plano básico gratuito será suficiente para realizar a gestão de tempo.

Forest

Em tradução livre, esse aplicativo chama-se Floresta.

Então, você já deve ter uma pequena noção do que se trata.

Você vai fazer uma espécie de floresta virtual e despertar o sentimento de ecologista.

Depois de instalado em seu telefone, você pode começar a plantar uma árvore virtual sempre que quiser se concentrar e controlar a gestão de tempo.

A árvore cresce de uma pequena planta para uma árvore adulta.

Caso você abandonar a tarefa, render-se, pegar o celular e sair do aplicativo, a árvore morre.

Desta forma, você pode construir sua floresta representando a gestão de tempo na tarefa que precisa ser executada.

Além disso, você também pode usar o aplicativo para determinar o tempo que você se dedica com atividades de lazer com sua família e amigos, etc.

AppBlock-Bloqueio de aplicativos e sites

Esse aplicativo é uma verdadeira fortaleza para impedir que você se deixar levar pelas distrações.

Assim, ele bloqueia temporariamente aplicativos e sites que o distraiam para que você tenha mais facilidade para fazer a gestão de tempo.

O aplicativo pode ser ativado por tempo, datas específicas e, após concluído o período definido, os apps e site bloqueados voltam a funcionar normalmente.

Todoist

Esse é um aplicativo que funciona como um organizador de lista de tarefas on-line e uma ferramenta de gerenciamento de projetos que vem como uma versão de aplicativo e navegador.

Portanto, você pode organizar suas tarefas em projetos e agendá-los para um determinado dia.

A ferramenta mostra as tarefas de um dia, bem como as das semana. O Todoist também rastreia a gestão de tempo e a sua produtividade, ou seja, quantas tarefas você concluiu.

gestão de tempo: relógio de pulso e celular com aplicativo exposto.
Celular é um aliado na gestão de tempo

Conclusão

É notório que a gestão de tempo é vital para a sobrevivência, tanto na vida pessoal quanto no lado profissional.

Portanto, esforce-se para não se deixar levar pelas “tentações” que teimam em aparecer quando você está em busca de cumprir com o que realmente importa.

Por experiência própria, digo que é um processo de treinar a mente todos os dias. Foi assim que chegou ao momento que ficou tudo mais fácil fazer a minha gestão de tempo.

Como descrevi acima, o uso da tecnologia tornou-se um grande aliado nessa missão.

Um último recado é o seguinte: não se puna com rigor se algo fugir do controle.

Saber controlar a gestão de tempo passa também por aprender com as experiências que deram errado e procurar melhorar no dia seguinte.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Impulsionado, entre outras situações, para oferecer uma melhor experiência na gestão de tempo e proporcionar mais dicas de Escrita Persuasiva, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.

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Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de um e-book com as técnicas básicas sobre Copywriting.

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Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante das técnicas do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo, porém, poucos trabalhos compilados.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

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