Bing é o segundo buscador mais acessado por quem faz pesquisas na internet.
Para quem não sabe, o Bing é o buscador criado pela Microsoft, que tenta concorrer com o Google no chamado motores de busca.
Entretanto, o domínio do Google está longe, muito longe de ser ameaçado pelo Bing na concorrência dos motores de busca.
Para se ter uma ideia do tamanho do Google, um estudo da Similar Web, empresa que faz acompanhamento de sites, revelou os 50 sites mais acessados no mundo em 2022.
O Google liderou a lista com folga, aparecendo em primeiro com o seu buscador e em segundo com o Youtube, outro produto da empresa, que tem sido bastante utilizado como fonte de pesquisa, e não apenas para entretenimento.
Pense que isso é pouco. Somados, Google e YouTube, foram mais acessados do que os 48 sites restantes.
No Brasil, o Google é líder absoluto com quase 98,88% do mercado e 4,5 bilhões de visitas por mês, segundo avaliação da Similar Web.
Em segundo lugar vem o Yahoo com 0,5%. O Bing aparece em terceiro com 0,39% da fatia do mercado.
Portanto, no cenário atual, e será assim por muitos e muitos anos, é impossível pensar que o Google seja incomodado pelo Bing ou qualquer outro buscador.
Entretanto, caro Escritor de Linguagem Persuasiva, vale a pena fazer experimentações no Bing e buscar fontes de inspiração para realizar pesquisas e produzir conteúdos.
O que tem atraído mais e mais usuários a explorar o Bing é a Inteligência Artificial.
Agora, na aba do seu buscador, o Bing incorporou a sua ferramenta de Inteligência Artificial, o ChatGPT, que tem “bagunçado” a vida das pessoas que fazem pesquisas na internet e trabalham com a produção de conteúdos.
Como cabe sempre aqui neste espaço, a ideia é provocar o debate e mostrar caminhos que auxiliam no desenvolvimento da Escrita Persuasiva.
Assim, ao longo desse artigo, vou apontar o que vem sendo feito para tornar o Bing mais atraente para nós Escritor de Linguagem Persuasiva.
Fiquem comigo até o final desse texto.
Como é o funcionamento do novo Bing?
O Bing foi reformulado e tem a integração da Inteligência Artificial através da qual o usuário faz uma pergunta, como qualquer usuário executa para o buscador, mas agora a resposta é dada através da Inteligência Artificial do ChatGPT.
O ChatGPT, que se baseia em uma conversa trivial, como se fosse um papo natural entre humanos, é um programa que funciona através de Inteligência artificial, especializado em diálogo.
A ferramenta foi concebida como um modelo de linguagem, que é treinado com uma variedade de tópicos e estilos e consegue gerar textos escritos de forma natural e coerente.
Com as incontáveis interações dos usuários, o ChatGPT cria modelos com a infinidade do conjunto de dados de texto, como livros, artigos de notícias e páginas da web, entre outros, para aprender a linguagem natural e entender como as palavras são usadas em diferentes contextos.
Como o ChatGPT é um produto que faz parte do grupo de empresas da Microsoft, assim como o Bing, essa alternativa foi incorporada ao buscador como forma de atrair mais usuários e tirar uma fatia do domínio do Google.
Porém, em breve, o Google disponibilizará a sua ferramenta de Inteligência Artificial.
Assim, o usuário pode tanto fazer pesquisas na barra do buscador, ou acionar o ícone “Chat” e fazer perguntas.
O interessante é que as respostas são dadas de acordo com as fontes pesquisadas, dando a possibilidade de o usuário clicar e saber de onde saiu e confrontar com outros dados.
Por que a Inteligência Artificial muda os rumos do Bing?
Em busca de mais e mais informações instantâneas, os usuários da internet têm à disposição opções de todos os tipos mais do que nunca.
Nesse contexto, a Inteligência Artificial cria novas formas de pesquisar, de inspirar e determinar até como as pessoas vão comprar, sem contar que as demandas e preferências dos usuários durante as navegações também estão sempre mudando.
Enquanto isso, nós, enquanto produtores de conteúdos, precisamos alcançar os clientes durante suas jornadas de decisão e medir os resultados em um cenário de constante mudança, e, claro, também de olho no que os concorrentes estão fazendo para brigar pelo mesmo nicho de mercado.
São muitos detalhes, e nem sempre é fácil. Então, como garantir que você tenha as ideias necessárias para ampliar seus negócios?
A Inteligência Artificial, nova aliada do Bing, pode ajudar a multiplicar a grande quantidade de assuntos e que podemos explorar para alimentar as conexões com os clientes.
As soluções de audiências baseadas em Inteligência Artificial podem fornecer esses dados para encontrar clientes ainda mais valiosos e novas oportunidades de demanda.
Assim, o novo Bing permite que o Escritor de Linguagem Persuasiva “converse” com o buscador, refinando sua pesquisa até obter a resposta completa que está procurando, pedindo mais detalhes, clareza e ideias.
O novo Bing também pode ajudar você a gerar conteúdo criativo, como uma página de vendas, roteiro para o YouTube, testes de headlines, com uma certa rapidez, mas sempre é recomendado também explorar a inteligência e a sensibilidade humana.
A Inteligência Artificial não veio para substituir o Escritor de Linguagem Persuasiva, ela se torna uma aliada para debater ideias e buscar soluções, que atendam aos desejos dos donos dos negócios e potenciais clientes.
Pequeno teste prático do que o novo Bing pode proporcionar de ideias
Muito antes de entrar na moda, o ChatGPT, eu fiz um artigo sobre o debate se a Inteligência Artificial é aliada ou inimiga do Copywriter. Clique no link.
Curioso que, em função disso, esse texto tem muitos acessos, o que, saindo um pouco do assunto, é bom para gerar tráfego orgânico para este meu blog.
Quando se fala em Inteligência Artificial para a produção de textos, o ChatGPT não é nenhuma novidade. Existem no mercado ferramentas muito melhores e, caso queira, faça pesquisas no seu buscador e realize testes o quanto você achar necessário.
Entretanto, como sempre digo quando sou consultado, eu gosto de ter o meu produto final de acordo com o que eu acho mais apropriado ao talento que tenho como Escritor de Linguagem Persuasiva.
Apesar disso, eu reconheço que a Inteligência Artificial como fonte de pesquisas, diminuição de tempo gasto em trabalhos mecânicos e testes de soluções pode ajudar bastante.
Dito isso, resolvi ir para a prática e trazer o que o ChatGPT e o Bing me trouxeram para a seguinte pergunta: quais dicas para usar o novo Bing?
Com a palavra, a Inteligência Artificial. Abaixo reproduzo totalmente na íntegra, sem correções de texto:
O novo Bing é uma versão atualizada do buscador da Microsoft que usa Inteligência Artificial para fornecer respostas mais interativas e personalizadas.
Para usar o novo Bing, você precisa se inscrever em uma lista de espera e aguardar a liberação do serviço para a sua conta. Aqui estão algumas dicas para aproveitar o novo Bing:
- Você pode fazer perguntas ao Bing como se estivesse conversando com um amigo. Por exemplo, você pode perguntar “Qual é a capital da França?” ou “Como fazer um bolo de chocolate?” e o Bing vai responder com informações relevantes e fontes confiáveis;
- Você pode pedir ao Bing para gerar conteúdo para você, como um e-mail, um itinerário de viagem, um quiz ou um resumo de um artigo. Basta digitar o que você quer que o Bing crie e ele vai tentar atender ao seu pedido. Por exemplo, você pode digitar “Crie um e-mail de agradecimento para o meu chefe” ou “Crie um resumo do artigo sobre o novo Bing com IA”;
- Você pode usar o aplicativo do Bing Pesquisar ou o navegador Microsoft Edge para acessar o novo Bing em seu celular. Esses aplicativos também têm recursos exclusivos, como a pesquisa por voz, a pesquisa por imagem e a pesquisa visual;
- Você pode explorar os recursos do novo Bing na página bing.com/new, onde você encontra exemplos de perguntas e conteúdos que o Bing pode gerar. Você também pode dar feedback sobre o novo Bing e ajudar a melhorá-lo.
O novo Bing é uma forma inovadora de buscar informações na internet e se comunicar com a Inteligência Artificial. Experimente e descubra o que o novo Bing pode fazer por você.
Conclusão
O uso da Inteligência Artificial é controverso e abre o debate, além do escrevi acima, se profissões, como a do Escritor de Linguagem Persuasiva, está caminhando para a extinção.
Afinal, se quiser qualquer texto minimamente bem escrito, basta jogar os dados no novo Bing que você terá a resposta em segundos.
Entretanto, calma, muita calma nessa hora.
Como bem sabemos como profissionais envolvidos com a Escrita Persuasiva, escrever vai muito além de jogar uma pergunta e obter a resposta.
No meu caso, gosto de estratégias, de conhecer o público-alvo, realizar pesquisas, conversar com pessoas até tirar as minhas próprias conclusões e só assim começar a produção de conteúdo.
É por isso que para este blog a produção é mais elaborada e nunca me atrevi a escrever mais do que um artigo por semana.
Porem, sei que cada um é cada um e não estou aqui para fazer julgamentos.
O meu humilde papel é fomentar o debate e mostrar o que tem sido feito para nos manter sempre em expansão nesta área.
Por fim, saiba que você com sua experiência é a maior fonte de inspiração para trazer resultados para o seu trabalho como Escritor de Linguagem Persuasiva.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Impulsionado, entre outras situações, na produção de conteúdo de qualidade e oferecer mais dicas para quem se interessa em se aprofundar no mercado digital, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.
É mais uma fonte de inspiração para quem gosta de seguir o que sempre fizemos, apreciar uma boa leitura, longe das telas de celulares e computadores.
O gosto pela produção de textos me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço para quem deseja saber como funciona as técnicas de Escrita Persuasiva.
Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois com a elaboração do meu primeiro e-book sobre o tema.
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um ótimo Escritor de Linguagem Persuasiva.
Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado do livro para produzir conteúdo de qualidade e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.
Por isso, a linguagem é bem simples, e vai além de funcionar como uma simples porta de entrada para conhecer o universo fascinante das técnicas de Escrita Persuasiva.
No livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu demonstro alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.
Na obra, eu conto também como é possível, qualquer pessoa, aprender a usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas relacionadas ao mercado digital e para quem é amante da produção de conteúdo de qualidade.
Tenho estudado muito o nosso cenário e não é segredo para ninguém que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo de qualidade, porém, poucos trabalhos compilados.
Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Escrita Persuasiva.
CLIQUE AQUI E ADQUIRA AGORA MEU MUNDO NA ESCRITA PERSUASIVA
Mentoria como funciona o Copywriting
Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na busca por gerar autoridade para o Escritor de Linguagem Persuasiva me impulsionou a dar mais um passo.
Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persuasiva.
Com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.
Muitas vezes, não basta só ter um grande público.
É preciso saber usar o aprendizado através da Escrita Persuasiva e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.
Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no seu nicho de mercado.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.