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Geomarketing: ilustração de uma pessoa compartilhando através do celular e se conectando em uma rede com outras pessoas

Como geomarketing gera benefícios para Escrita Persuasiva?

Geomarketing é mais um dos vastos campos que o Copywriter, ou como costumo dizer, Escritor de Linguagem Persuasiva, pode usar o seu talento para ajudar a alavancar os negócios.

Confesso, com quase cem artigos escritos neste blog, sob os diversos caminhos relacionados ao Marketing Digital, eu jamais tinha ouvido falar do conceito de geomarketing.

Entretanto, não precisei ir muito longe para entender do que se trata.

Afinal, diariamente, em qualquer lugar que estejamos, somos impactados por anúncios nos celulares que levam em conta a nossa localização.

Outro ponto que chama a atenção é que, fica muito mais fácil entender, por que alguns aplicativos enviam o pedido de permissão para acompanhar a nossa localização.

Bem-vindos ao “maravilhoso mundo” da vigilância em tempo real, onde quer que estejamos.

Do lado de nós, Escritores de Linguagem Persuasiva, se existem textos para serem produzidos, como é o caso do campo do geomarketing, então é bom se inteirar sobre o assunto no caso de aparecer uma oportunidade.

A definição conceitual: geomarketing parte do princípio de utilizar os dados da nossa localização para otimizar as estratégias de marketing e alcançar o potencial cliente nos momentos e lugares certos.

Com o plano de geomarketing colocado em prática, a empresa consegue segmentar o público-alvo de acordo com suas características e comportamentos geográficos, oferecendo soluções personalizadas e relevantes.

É isso que fazem, por exemplo, os aplicativos de comida, supermercados, transportes e afins.

Como de costume, neste artigo, além de conceitos teóricos e práticos sobre como aproveitar os benefícios do geomarketing, vou colocar em debate e oferecer dicas para utilizar a Escrita Persuasiva.

Acompanhem comigo, e boa leitura.

O que é geomarketing?

Gostei dessa definição, com, claro, a minha adaptação a uma linguagem mais coloquial.

O geomarketing é conhecido também como marketing geográfico.

Dessa maneira, as empresas foram apresentadas a uma forma de encontrar os potenciais clientes através de dados em mapas geográficos.

Bom, eu achava que isso começou com o advento da internet, mas se for pensar com rádios, telefones, televisão e satélites já era possível traçar estratégias de geomarketing.

Assim, as estratégias de geomarketing começaram na década de 1950, como estudos que as empresas faziam sobre a localização ideal para abrir uma filial. Isso era feito com base em critérios como população, renda, concorrência e demanda potencial.

É aquela velha história, se vai abrir um negócio local é preciso saber se as pessoas daquela região ou mais longe vão se interessar pelo seu produto ou serviço.

Neste cenário, com o avanço da tecnologia e da internet, ficou muito mais fácil conhecer o público-alvo e aplicar as técnicas de geomarketing.

Lembra que citei acima sobre a permissão dos celulares.

Então, com a propagação dos celulares inteligentes, com GPS e serviços de localização, as marcas podem acompanhar a mobilidade dos consumidores e oferecer soluções mais adequadas às suas necessidades e interesses.

Quem nunca, durante o passeio por um centro comercial, ao acessar a sua rede social, acaba impactado por um anúncio de uma loja próxima. Não se assuste, é o geomarketing em seu estado puro de atuação.

A seguinte situação é corriqueira. Faça o teste.

Ao navegar por um determinado site ou um vídeo no YouTube, você também pode ser impactado por diversos banners de anúncios de empresas próximas a você, ou seja, nada mais é do que uma ação de geomarketing.

Desenhos ilustrativo de dois veículos em uma estrada com prédios à direita e à esquerda e no alto, à direita, o símbolo do Google.  Isso para ilustrar o Geomarketing
Geomarketing ajuda a fazer campanhas para impactar as movimentações das pessoas até no trânsito

Conheça alguns benefícios do geomarketing

Somente pelo que foi descrito na introdução e no primeiro tópico, você já tem uma boa noção de alguns benefícios de usar a localização do consumidor para direcionar anúncios.

A seguir, com um pouco mais de embasamento, vou detalhar outros benefícios para que as empresas se destaquem na disputa com os concorrentes e, claro, chamar a atenção dos potenciais clientes.

Um detalhe antes de prosseguir, é importante que todos as pessoas envolvidas no Marketing Digital saibam desses benefícios.

Até recomendo, sério, que você, enquanto consumidor, saiba mais por que determinados anúncios nunca imaginado aparecem no seu dispositivo móvel.

Melhora a segmentação do público

Com o geomarketing, você pode definir seu público-alvo com mais precisão, levando em conta não só as características demográficas e comportamentais, mas também a localização geográfica.

Assim, você pode entregar mensagens mais adequadas e atrativas para cada grupo de consumidores.

Se tem entrega de mensagens, aí está você sendo o profissional imprescindível, caro Escritor de Linguagem Persuasiva.

Campanhas certeiras

Para quem é gestor de tráfego pago, a criação de campanhas ficam mais bem direcionadas pois levam em conta o contexto e as necessidades dos usuários em cada local.

Por exemplo, como citei acima sobre o passeio em um centro comercial, você pode ser impactado por uma empresa que oferece um desconto especial justamente por você estar próximo à sua loja física.

Investimento adequado ao bolso

Com o geomarketing, você pode direcionar seus anúncios para as áreas mais rentáveis e com maior potencial de consumo. Assim, você evita desperdiçar recursos com locais que não têm interesse ou demanda pelo seu produto ou serviço.

Fortalece o relacionamento com os clientes

Ao usar a estratégia de encontrar as pessoas através da localização, fica demonstrado que existe o conhecimento das necessidades dos potenciais clientes e que se importa com os seus desejos.

Dessa maneira, a empresa oferece soluções que estão de acordo com a sua realidade e conveniência.

Isso gera mais confiança e satisfação, além de estimular a recomendação boca a boca. Um ganho extraordinário, pois demanda menos investimento em tráfego pago.

Quanto custa o geomarketing?

O custo de implementação das estratégias de geomarketing depende de vários fatores, como:

  • O tamanho e o tipo do negócio;
  • Os objetivos e as metas do geomarketing;
  • As ferramentas e as tecnologias escolhidas;
  • A quantidade e a qualidade dos dados geográficos disponíveis;
  • A necessidade de contratar profissionais especializados ou terceirizados.

De forma geral, para reforçar o que foi descrito anteriormente, isso pode ser considerado um investimento que traz retorno em médio e longo prazo, pois permite criar campanhas mais eficientes, relevantes e personalizadas, aumentando as vendas, a satisfação e a fidelidade dos clientes.

Além disso, o geomarketing pode ajudar a reduzir custos operacionais, melhorar a gestão e as tomadas de decisões e gerar vantagem competitiva no mercado.

Qualquer empresa pode se beneficiar com as estratégias de geomarketing?

Mas será que qualquer empresa pode se beneficiar do geomarketing?

A resposta é sim, desde que saiba como aplicar essa estratégia de forma eficiente e alinhada aos seus objetivos de negócio.

Para profissionais como nós, Escritores de Linguagem Persuasiva, é importante saber que em cada um dos setores beneficiados existem inúmeras oportunidades para a produção de conteúdo.

Veja a seguir alguns exemplos de como o geomarketing pode ser usado por diferentes tipos de empresas:

  • Lojas físicas de novo, lembra do passeio em centros comerciais. O geomarketing pode ajudar as lojas físicas a atrair mais clientes para o seu ponto de venda, por meio de ações como envio de SMS, e-mail marketing ou anúncios online baseados na proximidade do consumidor. Além disso, a estratégia funciona ao se analisar a escolha da melhor localização para abrir uma nova loja, levando em conta fatores como demanda, concorrência e perfil socioeconômico da área.
  • E-commerce (lojas online): contribui para aumentar as conversões e a fidelização dos clientes de um e-commerce, por meio de estratégias como frete grátis ou diferenciado de acordo com a região. Além disso, funciona muito bem na recomendação de produtos relacionados ao clima ou à cultura local, criação de páginas de vendas específicas para cada cidade ou estado.
  • Serviços locais: facilita a prestação de serviços para os clientes, por meio de soluções como agendamento online de horários e locais, envio de lembretes e confirmações via SMS ou e-mail marketing, oferta de serviços complementares ou parceiros na mesma região.
  • Indústrias de qualquer porte: planejar melhor a sua distribuição e logística, por meio de análises como mapeamento da demanda por produto e região, identificação das melhores rotas e modais de transporte, monitoramento em tempo real da entrega e do estoque.

Portanto, só com esses quatro pontos citados acima, repito, dá para se ter uma exata noção do quanto é vasto o campo do geomarketing.

É uma estratégia de negócio extremante poderosa para qualquer empresa, que dá para trabalhar de acordo com o seu orçamento disponível, com o caminho que vai ser traçado para se destacar no mercado, conhecer a fundo os hábitos dos seus cliente, e, claro, transformar tudo isso em vendas.

Entretanto, para aproveitar todo o seu potencial, é preciso se aliar a profissionais, ou agências de Marketing Digital, Escritores de Linguagem Persuasiva, que realmente sejam especializados em geomarketing.

Dessa maneira, a empresa terá à disposição o que existe de mais moderno em plataformas ou ferramentas que forneçam dados confiáveis, atualizados e integrados, além de funcionalidades que facilitem a visualização e a interpretação das informações.

Desenho de celular com carros e uma mão ao lado direito paramostrar o uso de aplicativos de transportes. Aplicativos de transportes são campo férteis para o uso das estratégias de geomarketing
Aplicativos de transportes são campo férteis para o uso das estratégias de geomarketing

Quais são as ferramentas de geomarketing mais conhecidas?

Existem diversas ferramentas de geomarketing disponíveis no mercado, que podem auxiliar as empresas a planejar e executar ações de marketing baseadas na localização dos consumidores.

Algumas das mais conhecidas são:

Google Meu Negócio (Maps)

É uma das plataformas gratuitas do Google que permite criar e gerenciar um perfil comercial online, que aparece nos resultados de busca e no Google Maps.

Com o Google Meu Negócio é possível fornecer informações sobre a empresa, como endereço, horário de funcionamento, telefone, site e avaliações dos clientes. Além disso, é possível criar anúncios locais e acompanhar o desempenho das campanhas.

Waze

É um dos aplicativos para a localização em dispositivos móveis, cuja a navegação é feita através do GPS. Dessa maneira, o Wase contém informações de usuários e detalhes sobre rotas, dependendo da localização do dispositivo portátil na rede.

Com o aplicativo é possível fazer anúncios, que, obviamente, impactam o usuário quando eles estiverem próximos ao local do estabelecimento.

Por exemplo, este que escreve foi impactado por anúncios de farmácia, postos de gasolina, supermercados e até de açougues, ou como dizem os modernos butiques de carnes.  

Facebook Ads

É a ferramenta de publicidade do Facebook, que passou a ser chamada de Meta.

Ela permite criar anúncios segmentados por diversos critérios, incluindo a localização dos usuários.

Com o Facebook Ads, é possível alcançar potenciais clientes que estão próximos da empresa ou os que têm interesse em produtos ou serviços relacionados ao seu negócio.

Outro ponto interessante é que fica disponível na plataforma medir os resultados das campanhas e otimizar o retorno sobre o investimento.

Vale destacar que o concorrente, o Google Ads, também oferece os mesmos tipos de anúncios através de localização dos usuários.

Conheça neste link como o Google Ads ajuda o Escritor de Linguagem Persuasiva.

Geofusion

É uma empresa brasileira especializada em geomarketing, que oferece soluções para diversos segmentos de mercado, como varejo, franquias, indústria e serviços.

Com a Geofusion, é possível obter dados demográficos, socioeconômicos e comportamentais de diferentes áreas geográficas, além de visualizar mapas interativos e relatórios personalizados.

A Geofusion também ajuda as empresas a definir a melhor localização para seus pontos de venda e a planejar suas estratégias de expansão.

In Loco Media

É uma empresa que começou no Receife, em Pernambuco, que desenvolveu uma tecnologia própria de geolocalização.

No conceito, a plataforma da In Loco Media utiliza sinais emitidos por celulares para identificar a posição dos usuários com alta precisão e baixo consumo de bateria.

Com a In Loco Media é possível enviar mensagens personalizadas para os consumidores no momento certo e no lugar certo, aumentando as chances de conversão.

A In Loco também oferece soluções para análise de comportamento, engajamento e fidelização dos clientes.

Ifood

É o mais conhecido dos aplicativos para pedido de comidas. O Ifood cresceu tanto que passou a ser usado por grandes redes de farmácias e supermercados.

Seu gigantismo virou até um substantivo comparado, por exemplo, ao Google. Está com fome deixou de ser “pedir comida” para “pedir um Ifood”.

O aplicativo abre espaço para qualquer anunciante de estabelecimento de comida poder fazer promoções especiais, de acordo com a localização.

Desenho mostra parte de um braço e a mão da pessoa com celular. à sua direita, o entregador de pizza com uma moto para descrever como aplicativos de delivery lucram mais com as campanhas de geomarketing
Aplicativos de delivery lucram mais com as campanhas de geomarketing

Aplicativos de mobilidade

Da mesma forma que os aplicativos de pedido de comida, como o citado acima, as empresas que terceirizam pessoas para o transporte, evidentemente, utilizam a geolocalização para atender os clientes.

Algumas delas também disponibilizam em seus aplicativos a possibilidade de as empresas fazerem anúncios para atingir os potenciais clientes e impulsionar seus negócios.

Conheça algumas profissões que podem trabalhar com geomarketing

Analista de Marketing Digital

Essa é uma das minhas praias, meu primeiro passo no marketing digital. Assim, eu aprendi como planejar, executar e monitorar as ações para anúncios online de uma empresa ou marca.

Só agora, confesso, entendi que durante esse processo eu, sem querer aprendi a usar o geomarketing para criar minhas campanhas segmentadas por localização, quando dei os primeiros passos como gestor de tráfego usando ferramentas para a publicação de anúncios pagos.

Por exemplo, como gestores de tráfegos lidamos com a criação de anúncios específicos para cidades, estados ou países, de acordo com o perfil e o comportamento dos consumidores locais.

Assim, ele pode aumentar a relevância das suas mensagens, o engajamento do público e o retorno sobre o investimento (ROI).

Analista de inteligência de mercado

O nome bonito é analista de inteligência de mercado, que é o profissional que coleta, analisa e interpreta dados sobre as movimentações do setor, a concorrência e os clientes de uma empresa ou marca.

Essa também é uma função do gestor de tráfego, ou seja, saber o que fazer com as métricas.

Dessa maneira, é possível usar o geomarketing para identificar oportunidades de negócios, expansão e crescimento em diferentes regiões.

Por exemplo, como dito acima , ferramentas como Google Trends, Google Analytics e Google Meu Negócio ajudam a descobrir quais são as tendências de busca, as preferências e as necessidades dos consumidores em cada local.

Assim, fica mais fácil orientar as decisões estratégicas da empresa, como lançamento de produtos, definição de preços e abertura de lojas físicas.

Gestor de e-commerce

O gestor de e-commerce é o responsável pela administração de uma loja virtual, com o cuidado sobre aspectos como logística, estoque, atendimento ao cliente e marketing digital.

Com o geomarketing, ele otimiza a experiência de compra dos seus clientes online ao oferecer soluções personalizadas por localização.

Por exemplo, ele pode usar ferramentas como geolocalização para IP (endereço eletrônico dado pelo provedor da internet) para detectar a localização dos visitantes do site da empresa e mostrar ofertas, promoções e condições de entrega adequadas para cada região.

Fora que isso se torna uma experiência adequada ao consumidor, e, assim, pode aumentar a conversão (vendas), a fidelização e a satisfação dos seus clientes.

Consultor de SEO

Como generalista nas várias áreas do marketing digital, eu também me tornei consultor de SEO (Search Engine Optimization) e aprendi como ajudar uma empresa ou marca a melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca, o mais famoso e disputado deles, o Google.

Através do SEO, o geomarketing para otimizar sites para as buscas locais, que são aquelas que incluem um termo geográfico ou que são feitas por usuários próximos ao seu negócio.

Por exemplo, como consultor de SEO uso o Google Search Console, Google Keyword Planner e Google Maps para encontrar as palavras-chave mais relevantes para cada localização, inserir informações locais no seu site e cadastrar o seu negócio no Google Meu Negócio

Assim, por experiência própria, de acordo com o que eu fiz neste blog, é possível aumentar a visibilidade.

Conclusão

O geomarketing é uma metodologia que permite conhecer melhor os clientes por meio da sua localização e criar estratégias de marketing mais assertivas e eficazes.

Com essa estratégia, o Escritor de Linguagem Persuasiva consegue diminuir as barreiras para alcançar as pessoas certas para produzir e distribuir os seus conteúdos.

Espero fortemente ter ajudado com esse assunto muito corriqueiro na vida das pessoas e saber como utilizar para entender com mais propriedades os hábitos de compras dos consumidores.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Impulsionado, entre outras situações, na produção de conteúdo de qualidade e oferecer mais dicas para quem se interessa em se aprofundar no mercado digital, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.

É mais uma fonte de inspiração para quem gosta de seguir o que sempre fizemos, apreciar uma boa leitura, longe das telas de celulares e computadores.

O gosto pela produção de textos me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço para quem deseja saber como funciona as técnicas de Escrita Persuasiva.

Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois com a elaboração do meu primeiro e-book sobre o tema.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um ótimo Escritor de Linguagem Persuasiva.

Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado do livro para produzir conteúdo de qualidade e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples, e vai além de funcionar como uma simples porta de entrada para conhecer o universo fascinante das técnicas de Escrita Persuasiva.

No livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu demonstro alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto também como é possível, qualquer pessoa, aprender a usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas relacionadas ao mercado digital e para quem é amante da produção de conteúdo de qualidade.

Tenho estudado muito o nosso cenário e não é segredo para ninguém que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo de qualidade, porém, poucos trabalhos compilados.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Escrita Persuasiva.

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Mentoria como funciona o Copywriting

Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na busca por gerar autoridade para o Escritor de Linguagem Persuasiva me impulsionou a dar mais um passo.

Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persuasiva.

Com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público.

É preciso saber usar o aprendizado através da Escrita Persuasiva e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no seu nicho de mercado.

Métricas são fundamentais para avaliar as campanhas de geomarketing
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