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Podcast e o fone com microfone

Podcast abre inúmeras fronteiras para o Copywriter

Podcast oferece um vasto caminho para quem deseja se aperfeiçoar e crescer na carreira como Copywriter.

Isso porque o podcast virou um potente meio de comunicação graças a explosão de consumo.

Assim, o surgimento de podcasts tem aumentado bastante ano após ano.

Para se ter uma ideia, o fator pandemia da Covid-19, em que pese a triste marca de vidas perdidas, contribuiu para o aumento do consumo de podcasts.

Como consequência, de quase seis em cada dez ouvintes começaram a utilizar o formato durante o isolamento, segundo um estudo realizado pela Globo.

A pesquisa mostra que 57% dos entrevistados começaram a ouvir podcasts neste período, e a principal porta de entrada para o formato é a busca por conteúdo sobre algum assunto de interesse.

A pesquisa foi feita entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021.

No levantamento em alguns pontos do planeta, realizado pela Statista, através da pesquisa Statista Global Consumer Survey, divulgado em outubro de 2021, apontou o quanto os podcasts são populares em diferentes países.

A pesquisa elencou entrevistados com a idade entre 18 e 64 anos, foram questionados entre 1.000 a 5.700 pessoas por país, no período dos meses de fevereiro de 2020 a junho de 2021.

O Brasil apareceu como um dos maiores mercados consumidores desse formato de áudio digital, à frente dos Estados Unidos e do Reino Unido.

A pesquisa revelou ainda que 40% dos entrevistados brasileiros afirmaram que ouviram pelo menos um podcast nos últimos 12 meses.

Nesse estudo, apenas Suécia e Irlanda superaram o mercado brasileiro.

Portanto, é praticamente impossível encontrar algum Copywriter que não tenha ouvido algum assunto em um tocador de podcast.

Em suma, para o Copywriter, os podcasts são uma ótima forma de testar todas as possibilidades nas estratégias de Escrita Persuasiva.

Como acontece nas redes sociais e no YouTube, o popular podcast não existe sem um texto, qualquer que seja.

Porém, é claro, o recomendado é que seja atrativo.

Há quem diga, felizmente uma pequena minoria, que basta simplesmente apertar um botão e gravar a voz que a magia do podcast se torna realidade.

Ledo engano, não é mesmo caro Copywriter?

A magia só se torna perfeita se aliar a um planejamento muito bem elaborado.

No decorrer das ações, o sucesso de um podcast, acredite, passa muito pelas mãos de quem cuida de todos os processos da escrita, e que, no nosso caso, saiba como utilizar as técnicas de persuasão.

Vamos então juntos entender como texto e voz são aliados perfeitos na elaboração de um podcast.

Em tempo: você vai ver no final, que o vídeo e o podcast estão cada vez mais entrelaçados.

Um último detalhe, sempre lembro, que o que escrevo aqui nada é definitivo.

A proposta deste blog é colocar os assuntos em debate e, assim, juntos podemos crescer neste universo do Copywriting.

Quer se aprofundar mais sobre o meu Mundo da Escrita Persuasiva, acesse aqui outros conteúdos deste blog.

ilustração de um microfone e fone de ouvido para simbolizar a união de Podcast e Copywriting
Podcasts oferecem uma enorme campo para o desenvolvimento da carreira do Copywrter

Podcast tem que ter planejamento de conteúdo muito bem estruturado

Aviso aos Copywriters que não é minha missão aqui entrar no mérito sobre assuntos técnicos, os melhores equipamentos, que envolvem as formas de gravação de um podcast e tudo mais.

O papo aqui, como frisei acima, é saber usar as técnicas de Copywriting para que o podcast conquiste mais e mais audiência.

Portanto, elaborar o planejamento muito bem detalhado é uma etapa fundamental.

É desse ponto que vai ser definido o objetivo a ser alcançado para conquistar a audiência.

Portanto, a série de etapas do planejamento exige bastante atenção e cuidado.

Ao dar o pontapé inicial, o Copywriter precisa entender tudo e mais um pouco sobre como age e pensa o público-alvo.

É para isso que chamamos de construção da persona.

A definição dessa persona é feita através de uma série de perguntas assim:

O que ela faz da vida, qual sua idade, onde mora, o que frequenta, o que gosta ou não, o que busca e precisa, o que não quer de jeito nenhum, o que sente, pensa, deseja, sonha, dores, incertezas, entre outras inúmeras possibilidades.

Ou seja, só o conhecimento do mercado consumidor irá ajudar a encontrar essas respostas.

Por isso, em muitos casos, o Copywriter tem que sair a campo e, literalmente, entrevistar as pessoas que compõem o determinado nicho.

No melhor dos mundos, quem o contrata para fazer os serviços, pode e deve dar as diretrizes e ajudar com as pesquisas da audiência.

Daí ficará mais fácil saber qual a linguagem mais adequada para a produção dos textos.

Assim, o Copywriter vai escrever de acordo com a linguagem de quem vai ouvir o podcast, seja ela simples ou rebuscada, informal ou formal.

Outra forma de tirar ideias para a produção de textos persuasivos é escutar podcasts semelhantes.

O Copywriter deve ficar atento ao que fazem os podcasts do mesmo nicho para o qual ele escreve.

É evidente que isso ajuda bastante, mas não se esqueça de dar atenção também a outros modelos que fazem sucesso.

Porém, o modelo ideal é aquele que quem define, muitas vezes, é o que conquista mais e mais consumidores.

Uma dica é a boa e velha tentativa e erro.

Tentar não é o problema, o problema é não tentar, então, faça experimentos e veja com o tempo quais os temas que mais despertaram a atenção do público-alvo.

É claro que muito disso vai depender muito da pessoa que o contratou, que é o caso mais comum de acontecer.

Entretanto, caso você seja o personagem e dono do canal de podcast, aí a sua experiência pessoal vai determinar as ideias da produção de conteúdo.

Sobre qual formato escrever o podcast?

A resposta clássica é a famosa, depende.

A liberdade proporcionada pelo podcast abre um leque de opções e, claro, torna mais divertida a vida do Copywriter.

Isso porque há formatos como bate-papo, mesa-redonda, debate, informativo, educativo, storytelling, entrevista, dissertativo, dentre outros.

Para cada um deles, o talento do Copywriter pode fazer a diferença na maneira de escolher a melhor narrativa e o uso das palavras.

Além disso, volto a destacar, é fundamental que o Copywriter domine o assunto.

Sem receios na hora de conversar com o quem o contratou, o que é o básico do básico para tirar o máximo possível de informações.

Após definir e planejar o conteúdo, crie um checklist para não se perder em nenhum ponto na hora da produção do texto.

Isso vai ajudar muito a não esquecer de nada durante a gravação e assim cobrir todo o tema.

Mas muita calma nessa hora, pois não basta apenas escolher um tema de interesse do seu público-alvo.

Nem ouse fazer isso, sair escrevendo qualquer coisa e ir direto para a gravação do podcast.

Por mais que a pessoa (contratante) e você dominem o assunto, não dá para começar a falar tudo o que sabe ou pensa sobre o assunto sem o mínimo de organização.

Como acontece no jornalismo, por exemplo, não há reportagem sem uma pauta muito bem definida.

É quase certo que você, por mais que tenha domínio do assunto e saiba todas as técnicas de Copywriting, ter o direcionamento de uma pauta não vai deixar que você perca o rumo ao elaborar o texto.

Caso você contrarie essa recomendação, o risco é tornar seu podcast confuso, menos atrativo, cansativo e, o pior, incoerente com a proposta.

Logo, definir pautas específicas para cada episódio é estratégia básica de organização.

Dessa maneira, caro Copywriter, você pode listar pontos mais interessantes a serem abordados ao longo da conversa.

É possível até definir qual o tamanho do conteúdo do podcast e também planejar episódios futuros, com mais fluidez, para dar continuidade ao tema.

Em resumo, o planejamento de conteúdo, independentemente de qual será a estrutura, o Copywriter deve se guiar da seguinte forma:

Até por isso, acho desnecessário colocar aqui um passo a passo de um roteiro de podcast.

Ao invés de se prender a uma estrutura fixa de seu roteiro para podcasts, é mais recomendado seguir tais conselhos:

  • defina minimamente os tópicos a serem abordados no episódio
  • estude o tema, busque fontes externas e faça rascunhos antes da versão final
  • use uma linguagem adequada e agradável aos ouvidos do público-alvo
  • planeje o tempo da narrativa para cada abordagem
  • escreva baseado no que vai falar o seu texto, deixe que soe natural, sem pressa e até pense nas pausas entre frases e na dificuldade de pronúncia de algumas palavras
Da tela do computador, com o texto produzido pelo Copywriter, para a gravação do podcast

Qual é a voz do ator principal?

Como o personagem ou os personagens dos podcasts, em tese, não são visíveis _ pois até isso vem mudando (leia abaixo), a condução do texto vai fazer a diferença na maneira como vão ser criados os cenários.

Essa viagem do texto vai ser conduzida pela voz do (s) envolvido (s), para que o público entenda a mensagem que você quer passar.

Para enfatizar ainda mais a importância do texto em qualquer episódio de um podcast, quando ele cumpre o papel e é bem elaborado, é provável que gere um alto poder de fidelização, já que ouvir o texto cativa as pessoas.

Isso, aliada à voz, que “casa” com texto, cria-se uma própria personalidade.

O tom da voz, as brincadeiras, as entonações, as pausas, as frases e os jargões ficam muito caracterizados.

Ao longo do texto, defina o momento para convidar o ouvinte a fazer alguma ação, se será no início, no meio ou no fim do podcast.

Deve ser simples, para direcionar apenas para um destino, por exemplo “acesse outros episódios, assine o nosso canal de podcast, lá você encontrará mais detalhes e informações sobre o assunto em questão”.

Isso nada mais é do que usar as chamadas para incentivar a tomada de uma decisão.

Quando se faz um texto de venda é comum pensar nos call to action (CTA).

Veja exemplos que retirei das dicas do Spotify, o mais conhecido agregador de podcast.

  • valeu por ouvir [nome do programa]. Avalie nosso podcast em todas as plataformas que você curte, incluindo o Spotify
  • valeu por ouvir nosso podcast. Se você curte nosso som, avalie o programa no Spotify
  • curte nosso programa? Então conta pra gente! Faça uma avaliação na página do podcast no Spotify

Notem como está cheio de elementos de escrita persuasiva nessas call to actions, é possível fazer inúmeras adaptações.

Portanto, se o desejo é conduzir o ouvinte para onde você deseja, uma chamada para a ação é algo imprescindível.

É basicamente o que o Copywriter faz, por exemplo, em uma página de vendas.

Em vários momentos, entre quebra de objeções, qualidade de produto, faz-se uma call to action para conduzir de uma vez por todas a pessoa a ir ao ponto que você almeja.

Podcast e vídeo se juntam para dar mais diversão ao consumidor

Afinal, é melhor consumir conteúdo através de um podcast ou assistindo a um vídeo.

Para o Copywriter, o cenário ideal é que o seu cliente e você estejam presentes nas duas plataformas.

Afinal, em tese, texto é texto e o mesmo, com algumas adaptações ou não, pode servir para os dois meios digitais de comunicação.

Sozinhos, mais uma vez teoricamente, canais de podcasts e vídeos são concorrentes, mas é claro que há espaço e público consumidor para ambos, por mais que muitos, como eu, enxerguem-os como rivais em busca do mesmo objetivo.

Em tempo, de novo, aqui o espaço é democrático e respeito qualquer opinião.

Até porque, acompanhem o que vem acontecendo.

Ao chamar atenção para a sua plataforma de vídeos, o Google, dono do YouTube, expôs neste texto o quanto tem aumentado a presença de podcasts em sua plataforma.

Permita-me destacar os pontos que mais me chamaram a atenção.

No YouTube, é evidente, os podcasts não são apenas algo que se escuta.

A plataforma de vídeos hoje é um espaço que agrega ao som o aspecto visual da interação entre os participantes desses bate-papos.

Assim, a experiência é transformada, e o público pode se sentir parte daquele momento, como se estivesse sentado ao lado dos criadores de conteúdo — muito mais próximos da conversa.

Sem divulgar a amostragem neste texto, segundo o Google, 63,1% dos entrevistados gostam de acompanhar seus podcasts preferidos pelo YouTube.

Como audiência gera dinheiro e isso todo mundo gosta, essa disputa por atenção também fez o Spotify se mexer.

Em teste desde 2020, no ano passado, o Spotify liberou geral.

Os produtores de conteúdo podem subir podcasts em vídeo para assinantes dos planos pagos ou gratuitos.

Através da ferramenta Anchor, que pertence ao Spotify, para subir um conteúdo em vídeo, que pode ser executado também na forma de apenas áudio.

Entretanto, cabe ao espectador decidir qual formato prefere, alternando entre ambos a qualquer momento se preferir.

Outra funcionalidade que começou em 2022 é o videocast, que possibilita a transmissão ao vivo em streaming.

Nesse formato, os usuários do Spotify podem escolher se assistem ao vídeo em primeiro plano dentro do aplicativo, ou se deixam em segundo plano, o que permitirá o uso de outros apps.

O consumo é feito dentro do próprio aplicativo do Spotify e em praticamente todas as versões, desde o app mobile ou para navegador quanto em sistemas de Smart TVs.

Enquanto profissionais presentes nessa cadeia de produção de conteúdo, nós Copywriters devemos aceitar com bons olhos essa novidade.

De novo, essa é a minha modesta opinião.

Copywriter pode ver e ouvir o podcast que ele ajudou a construir na tela de uma Smart TV

Luís Rosa Copywriter chega ao Podcast

Chegou o momento de “invadir” mais um terreno fértil para explorar as possibilidades, compartilhar conhecimento e colocar em debate o meu repertório como Copywriter, ou, como eu gosto de dizer, Escritor de Linguagem Persuasiva.

Orgulhosamente, eu faço o convite para prestigiarem o “Meu Mundo na Escrita Persuasiva”, que está nas principais plataformas dos tocadores de Podcast.

Ouçam, divulguem, compartilhem e, claro, críticas e sugestões são muito bem-vindas.

Abaixo o link do meu canal no Spotify.

Podcast com o primeiro episódio do canal Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.

Nessa onda de vários canais, em breve eu estreio meu canal de podcasts.

Quando isso acontecer, claro, esse texto será atualizado.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.

Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.

Mentoria como funciona o Copywriting

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa, algo importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público. É preciso saber como se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos. Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Com Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.

Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting..

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.

Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

Saiba mais sobre o que é o Meu Mundo da Escrita Persuasiva no Podcast

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