Bloqueio criativo é inerente a qualquer profissão.
Ele se manifesta nas mais diversas situações e chega a provocar calafrios.
Sempre gosto de compartilhar as minhas experiências, pois entendo que assim podemos enriquecer o debate.
Estou na labuta como profissional da escrita há quase 25 anos, sem contar os quatro que passei na faculdade de Jornalismo.
Nos últimos dois anos, com a migração de carreira para o Marketing Digital, eu tenho me especializado como Copywriter, ou Escritor de Linguagem Persuasiva.
Contei em outros artigos e volto a repetir, o projeto deste blog, além do aperfeiçoamento profissional, é uma forma que encontrei para driblar o bloqueio criativo.
Primeiro, na questão que envolve a periodicidade das publicações, eu consigo me desvencilhar do bloqueio criativo.
Eu me programo para que, em todas as sextas-feiras, um artigo novo tem que estar à disposição dos meus leitores.
Segundo, isso me impulsiona a pesquisar bastante para ter argumentos e escrever algo que seja relevante para a minha audiência.
Terceiro, o planejamento é fundamental. Eu crio uma rotina de tarefas para, quando chegar ao momento, o bloqueio criativo atrapalhe o menos possível.
Por que disse atrapalhar o menos possível?
Porque todos os dias uma série de fatores acabam minando o que realmente temos que fazer de importante.
Como Jornalista ou Copywriter, há momentos que se torna um processo doloroso ficar frente à frente com a tela do computador e fazer acontecer a “mágica” das palavras.
Porém, no meu caso, quando essa mágica acontece, eu brinco, nem parece que sou eu que está escrevendo.
Dessa maneira, com a concentração sobre o que tem que ser feito, fica mais fácil na hora da produção do conteúdo.
Enfim, é sobre como o Copywriter dribla o bloqueio criativo.
Eu vou dar algumas dicas de como consigo superá-lo diariamente.
Bloqueio criativo se vence com planejamento
Como citei acima e em outros artigos, tudo o que eu escrevo não sai sem antes fazer uma extensa pesquisa.
É sentar na frente do computador, acionar o tal Google e usar as palavras-chaves que vão ser o centro do assunto.
Daí, eu separo links de textos relevantes, em inglês e português, copio, caso necessário, algumas passagens que posso citar no artigo.
Vasculho redes sociais, assisto vídeos no YouTube e, dependendo do caso, vejo até um filme ou uma série que fale sobre o assunto.
Com a maravilha do Google Docs, eu deixo nele toda essa compilação de ideias.
Afinal, com o Docs no celular, até se eu estiver longe do computador, eu posso ler e reler em qualquer lugar e saber exatamente o que posso usar ao colocar tudo em prática.
Penso que a preparação para escrever é como um músico de uma orquestra sinfônica.
Se ele não souber a história da ópera, não ensaiar e não pesquisar sobre a partitura e lê-la, é impossível não desafinar.
Portanto, da mesma forma é o Copywriter ou Escritor de Linguagem Persuasiva.
É preciso uma preparação prévia antes de começar a escrever.
Assim, se há o domínio do assunto, tudo fica mais fácil no momento de encarar a tela branco do computador.
Bloqueio criativo aumenta com as distrações
O mundo digital é maravilhoso, mas também perigoso.
Não sou daqueles catastróficos que dizem que a vida piorou com o advento da conectividade, dos sinais de WiFi em qualquer canto, das redes sociais e dos Smartphones.
Porém, eu reconheço que, caso não saiba como usar com moderação, tudo fica mais complicado.
Portanto, as distrações digitais são perigosas e ajudam a alimentar o bloqueio criativo.
Quem nunca, eu sou exemplo, está escrevendo um artigo e dá aquela olhada no celular para checar as mensagens ou as redes sociais.
Pronto, está criado um enorme problema e vira motivo para justificar o bloqueio criativo.
Na verdade, a responsabilidade, eu diria desleixo, é toda sua.
Pois a vida é feita de prioridades.
Se o texto para o meu blog é o que me move a impulsionar minha carreira, então é nele que preciso dar atenção para não correr o risco de falhar no dia da publicação.
Imagine a situação que envolve o dinheiro, seu e para o seu cliente.
Caso seja a sua missão elaborar uma página de vendas e há um prazo para cumprir, logo não dá para deixar para última hora.
Há muitas questões envolvidas em um negócio digital.
Algumas delas, como todos bem sabem, dependem do trabalho do Copywriter.
Neste caso, o Escritor de Linguagem Persuasiva precisa entender que ele faz parte de uma linha de produção.
Assim, é possível entender o quão danoso pode ser se, simplesmente, ele se deixar levar pelas distrações do cotidiano e não cumprir a sua parte nessa engrenagem.
Escreva o que vier à mente
Um excelente artista não termina a sua obra logo na primeira tentativa.
Tudo pode e deve ser lapidado.
Por isso, faz parte do meu planejamento, escrever o artigo entre quarta e quinta-feira, ler e reler e só publicar na sexta-feira.
Confesso que é um tormento, pois a cada lida eu mudo alguma palavra e já aconteceu de mudar vários parágrafos.
É a tal mania de perfeição que acomete todos os escritores.
Há outra dica citada por Copywriters experientes, que é escrever tudo que vem à mente sobre o assunto.
A estratégia é escrever, escrever e escrever.
Isso sem parar. Nem se preocupe com pontuação ou regras gramaticais.
Marque no relógio um tempo e mãos à obra.
Depois, pare alguns instantes, e faça outra coisa não relacionada ao texto.
Depois, volte e lapide o texto.
É como transformar uma pedra bruta em um diamante valioso.
Faça essa experiência, é bem divertida e rende um ótimo mecanismo para driblar o bloqueio criativo.
Cuide do corpo e da mente
Bloqueio criativo também se destrói se estiver em paz consigo.
É difícil colocar as ideias se não está conectado com o que realmente interessa.
Se há problemas urgentes para resolver, faça isso primeiro antes de começar a escrever.
Da mesma forma, o cansaço de muito tempo à frente do computador, pode ser danoso para a sua criatividade.
Portanto, faça pausas sempre que a mente der sinais de que está ficando muito pesada.
É momento para beber água, comer uma fruta ou simplesmente deitar e tirar um cochilo de meia hora.
Há quem recomende tomar um banho. É uma ótima sugestão.
Eu gosto de ouvir música. Seja trabalhando ou mesmo na hora de uma pausa.
Outro ponto fundamental para deixar longe o bloqueio criativo é ter uma ótima noite de sono.
Alguns dizem que é bom acordar e dormir cedo.
Assim, no período da manhã, com menos barulho, a produtividade é maior.
Eu sou notívago. Funciono melhor quando a maioria das pessoas pensam em procurar o conforto da cama.
Porém, quando é necessário, eu me preparo para acordar cedo e fazer o que tem ser feito para não sofrer com o bloqueio criativo.
Enfim, cada pessoa tem que achar aquilo que é confortável para recarregar as energias.
Dez dicas contra o bloqueio criativo
Além do que foi descrito acima, as pesquisas para esse artigo me deram mais esses pontos que podem ajudar a superar o bloqueio criativo.
Portanto, nem vou me alongar muito e vou deixar aqui apenas como sugestões.
Porém, entendo que elas são de suma importância e vale muito a pena segui-las.
Só assim vamos conseguir as dores de cabeça com atrasos que possam comprometer a nossa credibilidade como Copywriters.
1 – Faça uma lista de ferramentas para a geração de conteúdos ou palavras-chaves.
2 – Para relaxar e ter ideias, leia livros fora do seu nicho de mercado ou do assunto que você está trabalhando.
3 – Em casos extremos, quando o cansaço estiver insuportável, procure o seu refúgio e tire férias.
4 – Exponha o seu trabalho a colegas de confiança e discuta acertos e erros.
5 – Saia para dar uma caminhada ou, se gostar e tiver uma bicicleta, serve também pedalar sem rumo.
6 – Faça atividades lúdicas, como montar quebra-cabeças, jogar dama, dominó e, para quem é melhor do que eu, distrair, não passar horas, com o videogame.
7 – Visite comunidades na internet, fóruns e consulte sempre os principais dicionários.
8 – Utilize aplicativos para a gestão de tempo com o agendamento de tarefas, que devem ser programadas com um dia de antecedência.
9 – Lembra do que disse sobre o Google Docs. Tenha ele, ou algum aplicativo semelhante no seu Smartphone. Uma ótima ideia não tem hora para aparecer.
10 – Crise sua biblioteca particular, o que chamamos de Swipe File, onde você armazena tudo que pode ser útil para a criação de conteúdo.
Mentoria Luís Rosa Copywriter
Portanto, ao ver essa necessidade que muitas pessoas têm em conhecer melhor e se aprofundar nas técnicas de Copywriting, que construí a Mentoria Luís Rosa Copywriter.
Um programa individualizado que vai proporcionar como entender as técnicas de Escrita Persuasiva, que despertam o desejo e provocam a ação nas pessoas.
Fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa mentoria.
Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.
Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.
Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog e siga-me nas minhas redes sociais e no meu canal no YouTube.
Gratidão mais uma vez e até o próximo artigo.
Até a próxima, afinal aqui não há espaço para o bloqueio criativo.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.