Omnichannel faz parte dos processos fundamentais das estratégias modernas de Marketing Digital.
O conceito de omnichannel ganhou destaque como uma abordagem eficaz para conectar marcas e consumidores de maneira integrada e consistente.
Se falamos em abordagens para conectar duas pontas na comunicação, então estamos dizendo que é preciso ter mensagens claras e objetivas, de acordo com o público.
Dessa maneira, com o passar dos tempos, ficou evidente que é preciso especialistas em textos persuasivos para “fisgar” da melhor forma audiência.
Assim, abriu-se um vasto campo para quem domina as técnicas de Copywriting, ou como eu gosto sempre de dizer, a Escrita Persuasiva.
Portanto, neste artigo, darei meus tradicionais pitacos sobre o trabalho do Copywriter nas ações que envolvem a criação de estratégias de omnichannel, e como ele pode utilizar técnicas de Escrita Persuasiva para ajudar na construção desses processos.
É importante sempre lembrar que se trata de mais um texto deste blog para abrir caminhos, e não algo definitivo.
Gosto de instigar a mente para abrir novas ideias e tornar o Escritor de Linguagem Persuasiva mais bem preparado para encarar qualquer desafio.
Que seja uma jornada de uma ótima leitura.
O que é o Conceito de Omnichannel?
Omnichannel parte do princípio de proporcionar uma experiência de compra integrada e coesa para os consumidores, independentemente do canal ou dispositivo utilizado.
Isso significa que, seja em lojas físicas, online, via mobile, redes sociais ou qualquer outro ponto de contato, a experiência do cliente deve ser contínua e consistente.
O objetivo do omnichannel é eliminar as barreiras entre os canais, permitindo que os clientes naveguem e comprem de forma fluida e sem interrupções.
Algo bem mais concreto para se entender na prática.
Um exemplo claro de omnichannel é a experiência de compra em um grande rede de lojas, algo que eu já fiz várias vezes.
Como cliente, iniciei a jornada de compra no site ou no aplicativo para celular, realizei uma consulta com um especialista via chat, adicionar um produto ao carrinho de compras, fui até a loja para ver o produto pessoalmente e, se desejar, finalizei a compra na loja física.
Todo o processo é perfeitamente sincronizado, proporcionando uma experiência contínua e sem atritos.
Só um adendo.
Certa vez, o vendedor da loja física não pôde fazer o mesmo preço que estava no site. Eu fiz a compra ali mesmo, e ele perdeu a venda.
No dia seguinte, eu busquei o produto na mesma loja física, já que me deram a opção de retirar no local, sem o pagamento de frente, ou entrar na minha residência, dois dias depois, com a cobrança de frente.
Além disso, quero destacar que todas as mensagens foram direcionadas para que eu pudesse, de maneira tranquila, executasse toda jornada de compra.
Quais são as diferenças entre omnichannel, crosschannel e multichannel?
Quando eu comecei a pesquisar sobre o que é omnichannel, eu me deparei com mais dois “channels”, e ai quase que o cérebro travou.
Porém, nada como pesquisar bastante e entregar do jeito mais simples para quem me acompanha neste blog.
Desta forma, para entender melhor o conceito de omnichannel, é essencial diferenciá-lo de outras abordagens de marketing multicanal, como crosschannel e multichannel:
Multichannel peca pela experiência fragmentada
Refere-se ao uso de múltiplos canais de comunicação e venda de forma independente. Cada canal opera de maneira isolada, sem integração significativa entre eles.
Por exemplo, uma empresa pode ter uma loja física, um site e uma presença nas redes sociais, mas esses canais não estão interligados.
Imagine uma loja de roupas que vende tanto em uma loja física quanto online, mas os estoques e promoções não são compartilhados entre os dois canais. Isso pode levar a uma experiência fragmentada para o cliente.
Foi exatamente o que aconteceu comigo na última compra, a loja física não tem relação com a online, e isso gerou um certo ruído e demora na compra.
Crosschannel é um avanço no cuidado com o cliente
É um estágio intermediário, onde os canais começam a se interconectar.
Por exemplo, um cliente pode comprar um produto online e optar por retirá-lo na loja física. De novo, foi exatamente isso que eu fiz, com o requinte de comprar na loja online estando dentro da loja física.
Embora haja interação entre os canais, a experiência ainda não é completamente integrada. Um bom exemplo de crosschannel é o serviço o chamado “click and collect” de muitas grandes varejistas, onde o cliente pode comprar online e retirar na loja, mas as informações de inventário e promoções podem não ser completamente sincronizadas entre os canais.
Foi o que ocorreu na minha compra. O produto da loja física não era o mesmo preço da loja online.
Pior, repito, o vendedor não teve autorização para fazer o mesmo preço da loja online.
Omnichannel é o máximo na jornada de compra
Para dar segurança ao cliente, o omnichannel leva a integração a um nível superior, onde todos os canais de comunicação e venda estão perfeitamente interligados.
A experiência do cliente é unificada, o que permite que ele transite entre os canais sem fricção.
Por exemplo, um cliente pode começar a pesquisar um produto no site, receber suporte via chat, finalizar a compra pelo aplicativo móvel e, se necessário, fazer uma troca na loja física, tudo com uma experiência contínua e sem interrupções.
Por exemplo, se uma empresa utiliza uma abordagem omnichannel com seu programa de fidelidade, ela pode permitir aos clientes fazer pedidos através do site, aplicativo móvel ou em qualquer loja física, com informações sincronizadas em tempo real.
Como o Copywriter pode se diferenciar na criação das estratégias de omnichannel?
Conceitos básicos descritos, chegamos ao ponto de que nos serve para darmos passos em um campo que vai nos gerar trabalho, ou nos tornar mais prontos para encarar desafios com o uso da Escrita Persuasiva.
Desta maneira, o Copywriter pode se diferenciar na criação de estratégias de omnichannel através de várias abordagens:
Conhecimento profundo do público-alvo
Compreender as preferências, comportamentos e necessidades do público é fundamental para criar mensagens que ressoem em todos os canais.
O Copywriter deve realizar pesquisas detalhadas e utilizar dados demográficos e psicográficos para personalizar a comunicação.
Por exemplo, se a análise de dados mostra que um segmento significativo do público-alvo é formado por jovens adultos que preferem comunicação via redes sociais, o Copywriter deve centrar esforços em criar conteúdos específicos para essas plataformas, utilizando uma linguagem e estilo que ressoem com esse grupo.
Consistência de mensagem persuasiva
Garantir que a mensagem da marca seja consistente em todos os canais é essencial para uma experiência omnichannel.
O Copywriter deve criar um tom de voz e uma identidade de marca unificados que se mantenham constantes, independentemente do canal.
Por exemplo, se a marca tem um tom de voz amigável e descontraído, esse estilo deve ser mantido tanto em campanhas de e-mails de marketing quanto em postagens nas redes sociais, anúncios online e materiais de ponto de venda.
Personalização é crucial para o engajamento
Ao utilizar dados e insights sobre os clientes, o Copywriter pode criar mensagens personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada cliente em diferentes pontos de contato.
A personalização aumenta o engajamento e a lealdade do cliente.
Por exemplo, utilizar a personalização através de dados de navegação e compras anteriores para oferecer recomendações personalizadas e e-mails de acompanhamento, com o objetivo de aumentar as chances de conversão e fidelização do cliente.
Criar uma relação multicanal
O Copywriter deve ser capaz de adaptar o conteúdo para diferentes canais, mantendo o engajamento alto em cada um deles.
Isso inclui a criação de textos para blogs, redes sociais, e-mail marketing, sites e pontos de venda físicos, todos com uma estratégia coesa.
Por exemplo, uma campanha de lançamento de produto pode começar com um “teaser” nas redes sociais, seguido por um blog post detalhado no site, e-mails de lançamento e materiais promocionais na loja, todos com mensagens alinhadas e complementares.
Otimização para buscadores de pesquisa
No ambiente digital, o Copywriter deve estar atento às melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization) para garantir que o conteúdo seja facilmente encontrado e relevante para os usuários nos buscadores de pesquisa.
Além disso, deve considerar a experiência do usuário (UX) para criar textos que facilitem a navegação e a conversão.
Por exemplo, ao escrever descrições de produtos para um e-commerce, o Copywriter deve usar palavras-chaves relevantes e garantir que o texto seja claro e persuasivo, facilitando a decisão de compra do cliente.
Metas de omnichannel para o desenvolvimento do Copywriter
Criar uma campanha integrada para o lançamento de um novo produto
Desenvolver um conteúdo atraente que seja adaptável para anúncios online, posts em redes sociais, email marketing, descrições de produtos no site e materiais de ponto de venda. Garantir que a mensagem seja consistente e persuasiva em todos os canais.
Ao lançar um novo produto, por exemplo, um celular inteligente, o Copywriter pode criar uma série de posts no Instagram destacando as principais funcionalidades, um blog post detalhado sobre os benefícios do produto, e-mails de pré-lançamento com ofertas exclusivas e banners no site que direcionem para a página de compra.
Programa de fidelidade com omnichannel
Promover um programa de fidelidade que seja acessível tanto online quanto em lojas físicas.
Criar uma narrativa envolvente sobre os benefícios do programa, com chamadas para ação que incentivem os clientes a se inscreverem através do site, aplicativo ou na loja.
Desenvolver comunicações que mantenham os membros do programa engajados e informados sobre novas ofertas e recompensas.
Com esse objetivo, o Copywriter pode escrever e-mails mensais destacando os novos benefícios disponíveis, criar postagens nas redes sociais incentivando a adesão ao programa e desenvolver banners para o site que reforcem as vantagens de ser um membro fiel.
Campanha de venda sazonal
Implementar uma campanha de vendas sazonais, como Black Friday.
Planejar e redigir textos promocionais que sejam usados em todos os canais de marketing, garantindo que a mensagem da promoção seja clara e impactante.
Adaptar o conteúdo para diferentes formatos, como banners de sites, e-mails, posts em redes sociais e materiais de loja.
Durante a Black Friday, o Copywriter pode criar uma série de e-mails de contagem regressiva, posts nas redes sociais destacando ofertas exclusivas e banners no site que direcionem para as principais promoções, tudo com uma linguagem com gatilhos de urgência e persuasiva.
Estratégias de Marketing Digital com a utilização de omnichannel
Como um “bônus”, vão mais quatro exemplos de como a implantação de omnichannel é eficaz para gerar mais atenção dos potenciais clientes.
Além disso, reforço, é importante a presença do Copywriter que entenda de omnichannel para a implementação dos processos.
- Marketing de conteúdo integrado ao omnichannel: Desenvolver uma estratégia de conteúdo que alinhe blogs, redes sociais, e-mails e outros canais de comunicação. Por exemplo, um blog post pode ser promovido via e-mail marketing e redes sociais, com links diretos para compra no site. Além disso, o conteúdo do blog pode ser adaptado para criar infográficos, vídeos e webinars, ampliando o alcance e engajamento em diferentes plataformas.
- Campanhas de remarketing: Utilizar dados de navegação dos usuários para criar campanhas de remarketing personalizadas. Um copywriter pode criar anúncios que lembrem os clientes de produtos visualizados anteriormente e incentivem a conclusão da compra. Por exemplo, se um cliente abandona um carrinho de compras, o Copywriter pode escrever e-mails de acompanhamentos persuasivos que ofereçam um desconto ou lembrem os benefícios do produto, aumentando as chances de conversão.
- Experiências personalizadas: Implementar estratégias que ofereçam experiências personalizadas em todos os pontos de contato. Por exemplo, um cliente que compra um produto online pode receber recomendações personalizadas no site e promoções específicas por e-mail. O Copywriter pode desenvolver conteúdo dinâmico que se ajuste automaticamente com base no comportamento do usuário, como recomendações de produtos relacionadas ou ofertas exclusivas com base nas preferências do cliente.
- Integração de suporte ao cliente: Garantir que o suporte ao cliente esteja disponível e seja consistente em todos os canais. Isso inclui a criação de scripts de atendimento e perguntas e respostas que ajudam os clientes a resolverem problemas de forma rápida e eficiente, seja via chat, telefone ou pessoalmente. Por exemplo, o Copywriter pode criar respostas padrão para as perguntas mais frequentes e desenvolver scripts para os agentes de atendimento ao cliente, garantindo que a mensagem da marca seja consistente e que os clientes recebam um suporte de qualidade em qualquer canal.
Conclusão sobre Copywriter e omnichannel
O papel do Copywriter nas estratégias de omnichannel é vital para garantir uma comunicação eficaz e consistente em todos os pontos de contato com o cliente.
Ao fazer uso das técnicas de Escrita Persuasiva, o Copywriter pode criar mensagens que ressoam com o público-alvo e ajudam a construir uma experiência de marca integrada e coesa.
Se entender e aplicar as melhores práticas de omnichannel, os Copywriters podem contribuir significativamente para o sucesso das campanhas de marketing e para a satisfação e lealdade dos clientes.
Caros colegas, a criação de experiência omnichannel eficaz requer uma colaboração estreita entre os diferentes departamentos de uma empresa, e o Copywriter desempenha um papel central nessa jornada, garantindo que a mensagem da marca seja clara, consistente e persuasiva em todos os canais.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Impulsionado, entre outras situações, na produção de conteúdo de qualidade para as estratégias de omnichannel e oferecer mais dicas para quem se interessa em se aprofundar no mercado digital, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.
É mais uma fonte de inspiração para quem gosta de seguir o que sempre fizemos, apreciar uma boa leitura, longe das telas de celulares e computadores.
O gosto pela produção de textos me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço para quem deseja saber como funciona as técnicas de Escrita Persuasiva.
Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois com a elaboração do meu primeiro e-book sobre o tema.
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um ótimo Escritor de Linguagem Persuasiva, o que vai torná-lo mais bem preparado na condução de estratégias de omnichannel.
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Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas relacionadas ao mercado digital e para quem é amante da produção de conteúdo de qualidade.
Tenho estudado muito o nosso cenário e não é segredo para ninguém que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo de qualidade, porém, poucos trabalhos compilados.
Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Escrita Persuasiva.
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Mentoria Mundo na Escrita Peruasiva
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Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.
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Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
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