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desenho de produtos na tela de computador para mostrar compras online no Google Shopping

Google Shopping: 5 estratégias para usar a vitrine virtual

Google Shopping é a plataforma destinada a impulsionar as vendas de lojas, que podem disponibilizar os seus produtos em forma de catálogos.

Pode-se assim dizer que o Google Shopping é uma vitrine virtual, onde cada consumidor faz buscas específicas de acordo com categorias, marcas e produtos de uma maneira como se estivessem utilizando a Rede de Pesquisas.

A diferença é que o resultado dessas buscas direcionam diretamente para o que a pessoa demonstrou interesse.

Assim, no Google Shopping, o produto ou serviço aparece com imagens e textos com as mais variadas opções.

Portanto, chegamos ao momento no qual desejo conduzi-lo, caro Copywriter, ou, como sempre gosto que nos chamem, Escritor de Linguagem Persuasiva.

Como já é sabido, não existe nenhuma plataforma digital no mercado online que não tenha a necessidade de um texto persuasivo, que conduza o potencial consumidor a tomar a decisão a qual queremos.

Dessa maneira, o Google Shopping se torna um local de inúmeras possibilidades para a utilização da Escrita Persuasiva.

Neste segundo de quatro artigos da série sobre as plataformas de anúncios do Google, vou discorrer em cima de cinco boas práticas para a criação de anúncios no Google Shopping.

Google Shopping, o que é exatamente?

Em linhas gerais, o Google Shopping é uma plataforma que facilita a quem utiliza o buscador a descoberta rápida de produtos.

Na prática, você vai encontrar aquilo que procura de vários concorrentes, com fotos e textos, com as respectivas funcionalidades e preços e, claro, links que levam diretamente para a página da loja, onde você pode saber mais e finalizar a compra.

Como escrevi no artigo anterior, sobre a Rede de Display do Google, não é o objetivo entrar em detalhes nas estratégias para atrair pessoas para as páginas, missão essa qualificada ao gestor de tráfego.

Porém, é importante lembrar que os textos dos anúncios são mais bem produzidos por pessoas que entendem de Escrita Persuasiva.

Além do mais, citando novamente a minha experiência particular, foi como estrategista de gestão de tráfego que eu entendi a importância dos textos na atração de consumidores.

Assim, é bom sempre enfatizar, que não é qualquer texto que vai chamar a atenção.

É preciso ter muita atenção para saber exatamente quais são as palavras-chaves que o produto do seu cliente vai ser encontrado.

Ah, e o que você deve ter o máximo de cuidado: como não ferir as boas práticas exigidas pelo Google, o que é fundamental para evitar transtornos, caso de bloqueios de anúncios ou até banimento da conta.

A seguir então cinco maneiras de evitar transtornos ao publicar anúncios no Google Shopping.

Imagem na barra de pesquisas de lava roupas do Google Shopping
Imagem na barra de pesquisas de lava roupas do Google Shopping

Informações sobre os produtos no Google Shopping

Começo com a própria diretriz que é descrita na página de como funciona o Google Shopping.

Os anunciantes que apresentam os seus produtos no Google Shopping têm a ciência de que estão participando de atividades comerciais.

Logo, eles têm que cumprir as políticas do Google Shopping.

Dessa maneira, no caso de não conformidade, a empresa removerá os artigos que não estejam de acordo com estas políticas e pode suspender um comerciante que as viole.

Isso porque o Google Shopping é uma experiência de descoberta de produtos.

Assim, o objetivo é facilitar aos consumidores a pesquisa de compra, disponibilizar informações sobre diferentes produtos, as respectivas funcionalidades e preços e, em seguida, estabelecer a ligação aos comerciantes para efetuar a compra.

Portanto, se as informações não forem adequadas, o risco é ter, como dito acima, problemas sérios para os anunciantes.

Requisitos editoriais e técnicos

Para proporcionar uma experiência satisfatória dos usuários, o Google exige que todos os anúncios do Google Shopping estejam em conformidade com os altos padrões profissionais e editoriais.

É permitido apenas promoções claras e com aparência profissional.

Esses anúncios precisam direcionar os usuários a produtos e páginas de destino relevantes, com textos que descrevam fielmente ao que se referem, que sejam úteis e tenham uma navegação otimizada.

Exemplos do que é importantíssimo o Escritor de Linguagem saber do que se trata na prática sobre erros que são cometidos.

  • A URL de visualização que não reflete com precisão o endereço da página de destino, como o “google.com” levar os usuários a “gmail.com”;
  • Uso enigmático de palavras, números, letras, pontuação ou símbolos, como GRÁTIS, g-r-á-t-i-s e G ₹ A T I S!;
  • Sites que estão em construção, domínios reservados ou que simplesmente não estão funcionando;
  • Sites que desativaram o botão “Voltar” do navegador;
  • Sites que não são visíveis em navegadores comumente usados.

Abuso da rede de publicidade no Google Shopping

Nessa parte, a plataforma reforça que os anúncios do Google Shopping precisam ser úteis, variados, relevantes e seguros para os usuários.

Por isso, algumas situações não são permitidas, por exemplo:

  • Conteúdo malicioso;
  • Sites de pouco valor exclusivo para os usuários e que tenham como foco principal a geração de tráfego;
  • Varejistas que tentam ganhar uma vantagem injusta nas campanhas do Google Shopping;
  • Varejistas que tentam burlar os processos de revisão do Google Shopping;
  • O Google Shopping restringe a promoção de conteúdo protegido por direitos autorais;
  • O Google Shopping restringe a promoção de conteúdo relacionado a jogos de azar.
Imagem de lava roupas exclusivas na barra do Google Shopping
Imagens de lava roupas exclusivas na barra do Google Shopping

Uso indevido dos dados fornecidos pelos usuários

Quem nunca recebeu o convite para fornecer os seus dados para uma determinada empresa.

É preciso tomar os devidos cuidados ao executar esse processo.

O Google Shopping trata com extremo zelo esse item.

Assim, os anunciantes não devem usar essas informações de modo inadequado nem coletá-las para fins pouco claros ou sem as medidas de segurança apropriadas.

Exemplos de informações sobre o usuário que precisam ser tratadas com cuidado

  • Nome completo;
  • Endereço de e-mail;
  • Endereço de correspondência;
  • Número de telefone;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Pensão;
  • Previdência social;
  • CPF/CNPJ;
  • Matrícula de convênio médico
  • Número da carteira de habilitação
  • Data de nascimento.

Coletar os seguintes dados por conexões de servidor SSL (https://) não seguras

  • Nome de usuário ou e-mail, juntamente com as senhas;
  • Números de cartões de crédito e débito;
  • Números de contas bancárias ou de investimento;
  • Números de contas correntes;
  • Números de transferências eletrônicas;
  • Documento de identidade, pensão, previdência social, CPF/CNPJ, matrícula de convênio médico ou número da carteira de habilitação.

Declarações que não condizem com a realidade

É inadmissível fazer parte de situações que vão gerar anúncios enganosos para atrair potenciais clientes.

Claro, cada um é cada um, porém, o melhor é dormir com a consciência tranquila.

Nos itens de boas práticas, o texto diz o seguinte.

O Google não quer que os usuários se sintam enganados pelo conteúdo promovido nos anúncios do Shopping.

Portando, ao escrever os anúncios seja direto, honesto e forneça as informações que os potenciais clientes precisam para tomar as decisões corretas.

Além disso, não é permitido:

  • Promoções que exigem que os usuários iniciem uma compra, façam um download ou assumam outro compromisso sem antes fornecer todas as informações relevantes e receber o consentimento explícito do usuário;
  • Promoções que representam você ou seus produtos de uma forma que não seja precisa, realista e sincera.

Com a ajuda dos textos da Central de Ajuda do Google Shopping, alguns aqui copiados na íntegra, eu mostrei a você, caro Copywriter, como evitar dor de cabeça caso você seja o responsável a escrever os anúncios.

Para obter mais detalhes, eu sugiro fortemente que acesse esse dois links.

Perguntas e respostas do Google Shopping

Políticas de anúncios do Google Shopping

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Pensar que essa jornada começou justamente em fazer anúncios nas plataformas do Google.

Depois, impulsionado, entre outras situações, para oferecer uma melhor experiência e proporcionar mais dicas de Escrita Persuasiva, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.

O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.

Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de um e-book com as técnicas básicas sobre Copywriting.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante das técnicas do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Aqui no Brasil é possível encontrar muita produção de conteúdo, porém, poucos trabalhos compilados.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.

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Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva

Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma a quem trabalha para criar anúncios nas plataformas como o Google Shopping que me impulsionou a dar mais um passo.

Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persuasiva.

Com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com os textos voltados para negócios digitais, com objetivo de, rapidamente, provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público.

É preciso saber usar o aprendizado através do Copywriting e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Assim, com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, ficou mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.

Saiba como as pessoas interagem com o seu site com o Google Search Console
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