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Mercado de Trabalho Copywriting

Mercado de trabalho exige múltiplas funções do Copywriter

Mercado de trabalho tem vários setores que aumentaram o investimento, tanto neste material humano quanto em dinheiro, para a cotratação do Copywriter.

O Escritor de Linguagem Persuasiva pode trabalhar como prestador de serviços, como empresa, no famoso pessoa jurídica.

Além disso, o mercado de trabalho oferece também a contratação com a carteira assinada, vínculo empregatício, seguindo as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Para qualquer uma das formas de contratação, o Copywriter precisa estar bem atento e se preparar bastante para entrar neste mercado de trabalho.

Isso porque, como vou mostrar ao longo deste artigo, as empresas exigem inúmeras habilidades para o Copywriter, algumas vão além de simplesmente saber escrever e interpretar textos.

Entretanto, as principais delas há artigos aqui neste blog que vão ajudar a entender o que significa e até se aprofundar no assunto.

Portanto, não se assuste quando for encarar o processo de seleção.

Acima, de tudo leia muito bem todas as exigências do contratante e, claro, só se escreva se achar que tem capacidade.

Vale a máxima: não queime cartucho à toa.

Esta ideia partiu dos avisos de vaga que eu possuo no meu perfil no Linkedin.

Todos os dias chegam ofertas de empregos, e eu costumo lê-las com muita atenção até para entender o que espera o mercado de trabalho.

Além disso, sempre aparece algum tipo de estratégia ou ferramenta que eu não conheço.

Por fim, as exigências das vagas servem também como fonte para a produção de artigos.

Mercado de Trabalho é exigente com o Copywriter
Mercado de trabalho exige um Copywriter que saiba múltipla funções

Mercado de trabalho pede segunda língua ao Copywriter

Bom, deixe-me explicar melhor de onde partiu tudo isso.

Aqui não se trata de nada de pesquisa científica ou entrevistas qualitativas.

Simplesmente peguei os dez últimos avisos de vagas para o Copywriter e fiz uma compilação.

A curiosidade é que as três primeiras ofertas foram escritas em inglês.

Ou seja, o que todo mundo sabe, ficou escancarado mais uma vez.

Quer se dar em qualquer profissão no mercado de trabalho, tem que ter domínio de ao menos duas línguas.

Assim, com o Copywriter não é diferente.

Afinal, até o termo Copywriter é “importado” da língua inglesa.

Em cima disso, eu defendo, assim como outros colegas, que somos Escritores de Linguagem Persuasiva.

Nas outras sete ofertas de emprego, os textos estavam em português.

Em uma delas gostei da descrição que deixou bem explícito: “português impecável”.

Ponto para a defesa da nossa Língua Portuguesa, que espero, como eu já escrevi por aqui não seja assinada.

Outro interessante, o recrutador destacou que o candidato deveria ser um “detetive gramatical”.

Essa eu nunca eu tinha ouvido falar, mas se a intenção é exigir do profissional rigor com as regras gramaticas, a intenção é excelente.

Copywriter não é um milagreiro

Certa vez, eu li um texto, tentei achá-lo para reproduzir na íntegra, mas não encontrei.

Dizia o experiente Copywriter que o cliente, muitas vezes, pensa que um texto pode fazer milagres.

Por que estou dizendo isso?

Faço convite para que você, caro Copywriter ou amante da arte da Escrita Persuasiva, que chegou até aqui, exercite sua curiosidade em uma pesquisa no Linkedin sobre vagas no nosso mercado de trabalho.

Em linhas gerais, a exigência principal é que, com os textos, o Copywriter consiga aumentar as vendas ou a quantidade de leads, escolha o que quiser.

O segundo ponto nesta missão é entender de todas as ferramentas à disposição.

É preciso ter talento para escrever nas redes sociais, blogs, roteiros para vídeos, e-mail marketing, funil de clientes, página de vendas e, acreditem, uma vaga pedia conhecimento em fazer fotos e vídeos.

Além disso, o potencial candidato tem que entender de WebWriter, conhecer as técnicas de SEO e saber a diferença entre Inbound e Outbound Marketing.

Ah, não pense que basta apenas dizer que sabe fazer todas essas tarefas.

Em alguns casos, o texto da vaga apontava a necessidade de comprovar certificado de conclusão de cursos na área.

No meu caso, não teria condições de disputar certas vagas.

Isso porque, no caso de Inbound e Outbound, aprendi no que chamamos na raça, estudando através de vídeos e blogs e fui colocando em prática.

Portanto, como eu já frisei, decidi criar esse blog como forma de propor o aprendizado nesta área e oferecer condições para que todos cresçam cada vez mais neste mercado de trabalho.

Estude bastante para encarar o mercado de trabalho
Estude bastante para fazer a diferença como Copywriter

Copywriter tem que saber trabalhar em equipe

Se você não gosta de muitas pessoas deem palpite no seu texto ou que você tenha que se reportar a um grande número de pessoas, então trabalhar em uma empresa não é seu cenário ideal.

Entretanto, pensando melhor, quando você é contratado como freelancer para qualquer cliente, há o julgamento do trabalho, e críticas e sugestões fazem parte do jogo.

Porém, quando a vivência é dentro de uma empresa, quanto maior for o tamanho dela, mais pessoas têm poder de decisão e aí o seu texto pode virar uma obra bem diferente da versão original.

É bom se acostumar com essa faceta do mercado de trabalho.

Por isso, as descrições das vagas deixam claro que o potencial contratado precisa saber trabalhar em equipe.

Há outros pontos como realizar mais de um trabalho ao mesmo tempo, entender as demandas de todas áreas envolvidas no projeto e ser organizado e criativo.

Nesse quesito de coisas ligadas mais à personalidade individual de cada pessoa, um texto pedia um ponto interessante.

A pessoa tem que ser resiliente.

Posso ser chato e sou mesmo, mas essa virou uma palavra da moda.

Vamos ao dicionário Houaiss, resiliência: “capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”.

No mundo corporativo é mais ou menos assim, você deve estar preparado para tudo, até para ser demitido de uma hora para outra.

Vagas com estilo de Copywriting

Esta incursão aos anúncios de vagas no Linkedin me fez viajar e analisar sob o ponto de vista de quem escreve os textos.

Eu percebi que há muitas técnicas de Escrita Persuasiva nas descrições das vagas.

Primeiro, em uma rede social profissional, não basta apenas colocar “precisa-se de Copywriter”.

Segundo, como há muito mais candidatos do que vagas, a argumentação deve ser convincente para atrair os melhores candidatos possíveis.

Terceiro, reforçando, a descrição da vaga, com as habilidades requeridas, servem como tarefa que vai eliminar quem não serve para a função.

Quarto, os textos enfatizam o quanto o profissional pode aprender tendo contato com várias áreas e ter um plano de carreira

Quinto, nove dos dez textos _um deles dá pouca informação sobre a vaga_ terminam parecido com uma carta de vendas.

Descrevem como vai ser bom para o profissional fazer parte do time daquela empresa.

Atenção a esse exemplo:

“Jornada de trabalho flexível, Espaço para Descompressão, Pet Friendly, Ambiente Informal, com frutas, bebidas e snacks à vontade”.

Criação de conteúdos em múltiplas plataformas
Criação de diversos conteúdos como estratégia de Escrita Persuasiva

Confira dez habilidades exigidas no mercado de trabalho para o Copywriter

Ao analisar estas dez vagas de emprego para o Escritor de Linguagem Persuasiva, eu escolhi também quais tipos de assuntos são fundamentais para o candidato chamar atenção.

Algumas empresas, como eu disse acima, pedem a comprovação através de certificado de conclusão de curso.

Da mesma forma, a maioria dessas que eu vi, há a exigência também da comprovação da experiência como Copywriter.

Portanto, óbvio, não fale daquilo que você não saiba.

Para esses assuntos, eu vou deixar o link do meu blog para quem queira aprender o que é, ou simplesmente ter mais uma fonte de referência.

Mercado de trabalho e as dez habilidades

Talvez depois de todas essas informações, você esteja se perguntando quanto aos salários para este mercado de trabalho.

Essa é uma questão que não entrei no mérito, pois em nenhuma das ofertas de emprego é citado algum tipo de valor.

Com certeza será um assunto para um futuro artigo.

Por fim, quero destacar mais um ponto.

Algumas empresas, além das habilidades como Copywriter, enviam testes para entender o perfil psicológico do candidato.

Esses questionários costumam ser classificatórios para a fase seguinte.

Não há uma receita pronta para qual caminho seguir.

Aqui vale o seu jeito e, se vale como conselho, não tem ser aquilo que você não é.

Um tanto clichê, mas é o que já me falaram quando perguntei como agir diante de uma entrevista de emprego no olho no olho.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Para quem deseja se aprofundar mais neste universo do Copywriting e ir preparado para encarar uma vaga de emprego, eu recomendo a minha primeira obra como escritor.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir história para engajar audiência.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.

Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube o começo da pré-venda do livro.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas de Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de Copywriting.

Abaixo e à direita há banners que direcionam diretamente para a página para a compra do livro.

Mentoria Luís Rosa Copywriter

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar  o desejo de compra em qualquer pessoa. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos. Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Assim, se uma palavra tem o poder de mudar uma vida, imagine o que a Escrita Persuasiva pode fazer para alavancar a carreira e os negócios

Com Meu Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.

Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting.

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Caso tenha interesse é só clicar neste link e vamos conversar pessoalmente.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

Saiba como usar o Linkedin para se promover como profissional

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