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métricas definem trabalho do Copywriter

Marketing de Performance ajuda no crescimento do Copywriter

Marketing de Performance é a minha área predileta nas estratégias de Marketing Digital.

Foi através do Marketing de Performance que eu me descobri como Copywriter.

Aliás, eu nem sabia que o que eu fazia se chamava Escritor de Linguagem Persuasiva.

Para ser ainda mais sincero, há pouco mais de três anos eu não dava a mínima bola para o universo de anúncios através da internet.

Mas como a vida é cheia de surpresas, uma coisa foi puxando outra.

Para cada pessoa que me pergunta, se eu pudesse escolher continuaria sendo apenas um gestor de tráfego, que eu descobri, também há pouco tempo, o nome mais moderno para a função é profissional de Marketing de Performance.

Caro Copywriter, caso você não esteja tão habituado a esse universo, vamos a uma definição pura e simples sobre o tema deste artigo.

O Marketing de Performance é simplesmente um meio dentre as estratégias de Marketing Digital na qual todas as ações são realizadas a partir da análise de dados.

Portanto, os dados direcionam como as otimizações das campanhas em anúncios pagos vão ter os seus caminhos para a transformação, por exemplo, em vendas.

Diante desse cenário, a figura do Copywriter é importantíssima, como atesta Guilherme Salles, uma das mentes mais brilhantes quando o assunto é Marketing de Performance.

O Marketing de Performance não consegue sobreviver se você não tiver essa parte da comunicação da copy bem estruturada bem definida “, Guilherme Salles

Eu sou suspeito em falar do Gui, mas ele foi a primeira pessoa que viu em mim tanto o talento para o Marketing de Performance quanto para as estratégias de Copywriting.

A presença dele, com direito a uma entrevista no final deste texto, faz parte de uma celebração toda especial do blog.

Com essa publicação, eu completo um ano ininterrupto de conteúdo, semanalmente, disponibilizado em todas as sextas-feiras desde o dia 14 de agosto de 2020.

Orgulho demais dessa jornada até aqui, e agradecimento a todos que me acompanharam ao longo dos últimos 365 dias.

Então vamos lá, contar um pouco sobre o que é esse tal Marketing de Performance e como o Copywriter, usando as palavras do Salles, é fundamental para o sucesso.

Gráficos de Métricas são fundamentais para entender o Marketing de Performance
Métricas são fundamentais para entender o Marketing de Performance

O que é Marketing de Performance

É sabido que Copywriting é parte fundamental para a geração de resultados no Marketing de Performance.

Isso porque, por mais que digam que a imagem ou o vídeo chamam mais atenção, o texto está sempre ali para dar mais peso aos anúncios.

Posto isso, o Marketing de Performance, sendo mais específico, é a estratégia que tem como meta identificar se o investimento feito nas campanhas de anúncios pagos está dando retorno.

Com todos os processos envolvidos no Marketing de Performance é possível colher uma grande quantidade de dados, o que facilita bastante a entender mais a fundo quem é o seu cliente.

Além disso é possível acompanhar o passo a passo de cada usuário, na famosa jornada do funil de vendas, o que proporciona avaliar o investimento e ser mais eficaz e certeiro de acordo com os dados.

Portanto, com a mineração de dados, é possível ficar em constante análise e otimização para dar o melhor retorno possível sobre o investimento da empresa.

Como fazer Marketing de Performance

Em tudo o que você vai fazer é preciso ter em mente qual é o seu objetivo.

É óbvio que no Marketing de Performance não é diferente.

O Copywriter tem que saber de forma clara qual é a meta da campanha.

Não se pode dar tiro a esmo. Isso, no que entendo sobre o mundo digital, ninguém coloca em prática as estratégias sem um mínimo de planejamento.

Alcançar alta performance em sua estratégia de Marketing de Performance depende da agilidade com que todos os envolvidos nos processos são capazes de executar as otimizações.

O que sempre vai nortear são as métricas das campanhas.

Por isso, sempre temos como lei fundamental no Marketing Digital: nada é feito por achismo.

Portanto, faça testes e procure fazer avaliações constantes em todas as etapas do funil de vendas.

Para ajudar nos processos, segue abaixo uma lista de meios onde é possível implantar as estratégias de Marketing de Performance.

Geração de engajamento com o público

Está na moda, aliás, sempre esteve desde o advento das redes sociais o tal engajamento.

Isso nada mais é do que todas as formas que o público interage com as marcas.

Por exemplo, explorando um dos itens acima, o site da empresa.

Todos os cliques para a visualização de conteúdo ou páginas servem como medição do engajamento.

Daí, entra em cena o Marketing de Performance para avaliar o quão positivo ou rentável gerou esse engajamento.

O engajamento é o que move as empresas a entender o comportamento dos usuários.

Da mesma forma que exemplifiquei acima através de uma lista, aqui vão algumas dicas de como estratégias podem surtir efeito para aumentar o engajamento.

  • Posts em redes sociais
  • Publicação constante de textos em blogs
  • Criação de canais no Youtube
  • Construção de headlines que usem os Gatilhos Mentais
  • Antes, durante e depois das vendas atender muito bem os clientes

 

Entender os dados muda o jogo com o Marketing de Performance

Papo com o especialista em Marketing em Performance

Guilherme Salles é um apaixonado por Marketing Digital. É difícil dizer qual das estratégias ele domina mais ou qual ele não domina.

Sem querer se derreter em muitos elogios, mas em questão de agradecimento, esse blog tem um pouco do Gui, que foi e é um dos meus grandes incentivadores.

Um dos fundadores da Escola de Ads, Salles foi o escolhido para a entrevista que comemora um ano ininterrupto de textos neste blog.

Como especialista em Marketing de Perfomance, Salles dá detalhes primorosos na relação entre essa área e o Copywriter.

Confira abaixo a entrevista.

1 – O que é marketing de performance?

Marketing de Performance é uma área de estudos e também uma habilidade que ajuda você a ter mais resultados com campanhas na internet. Como?

A partir de um conhecimento tanto técnico quanto conhecimento comportamental do ser humano onde você aprende a ler as métricas, você aprende a coletar essas métricas, esses milhões de métricas que a internet nos dá.

Então você tem que saber coletar essas métricas, você tem que saber analisar essas métricas, mas ao mesmo tempo isso não pode ser uma tarefa 100% racional, matemática, tem que existir o lado de entender o comportamento humano, se não você pode acabar analisando as métricas de uma forma errada.

Então o Marketing de Performance é basicamente a isso, essa junção desses dois lados, esse lado mais técnico e mais matemático e mais numérico com o lado mais humano que tem por fim o objetivo de melhorar, crescer empresas, ganhar mais dinheiro, aumentar faturamento, otimizar melhor como você investe a sua verba em anúncios.

2 – Qual é a importância da copy nas estratégias de marketing de performance ?

Bom, a copy ela é extremamente importante. Na verdade, a copy é parte do Marketing de Performance, da forma que eu enxergo.

É um elemento que se ele não tiver bem feito, bem pensado, bem trabalhado nada vai funcionar no Marketing de Performance.

Não adianta você ter todas as habilidades técnicas, maior nível possível, você o cara que mais sabe sobre Google Analytics, de campanhas no Facebook Ads, no Google Ads, você o cara que mais sabe de métricas, o cara que mais sabe mandar e-mail.

Isso não vai adiantar nada se você tiver esse conhecimento técnico, porém, a sua mensagem, a sua copy não está ajustada, ela não faz muito sentido, ela não tem uma ideia boa por trás.

Então, na verdade a Copy, ela é um elemento fundamental, ela é meio o elemento básico para que o Marketing de Performance possa fazer o seu trabalho.

De fato, definitivamente, o Marketing de Performance não consegue sobreviver se você não tiver essa parte da comunicação da copy bem estruturada bem definida.

3 – O Copywriter precisa entender muito bem o que é marketing de performance para as estratégias darem resultado?

Não, sinceramente não. O Copywriter tem que entender de copy. Se ele souber vai ajudar? Sim, porque é um conhecimento bem complementar.

Se o Copywriter conseguir entender as métricas, ler as métricas, saber quais métricas ele tem que olhar, ele vai ter muito mais insights para refinar as copys dele.

Então, acho que todo bom Copywriter tem que entender qual o impacto, qual o resultado que o trabalho dele está gerando, mas se ele souber isso em um nível mais básico já funciona bem.

Eu não acho que Copywriter tem que se preocupar muito nessa parte mais técnica, mas acho que, sim, ele tem que ter alguém do lado dele que o ajude a fazer esse trabalho.

Copywriter em si não tem que ter esse conteúdo, esse conhecimento muito aprofundado, tem que ter o básico, sim, o básico é importante.

Mas o melhor dos mundos é que ele tenha uma pessoa ao lado dele que faça essa parte de Marketing de Performance que explique para ele, que passe as métricas, enquanto ele fica mais preocupado em escrever, em estudar o comportamento humano, enfim, fazer tudo o que um bom Copywriter faz.

4 – Você acredita que o profissional de marketing de performance deve se especializar também em técnicas de Copywriting?

Sim. Por mais que o cara seja 100% focado em copy, eu não acredito que ele precise tão a fundo no Marketing de Performance, o gestor de performance, sim, precisa saber muito de copy.

Por quê? Porque são atribuições diferentes, então o gestor de performance tem uma visão muito macro de como as coisas funcionam, não que o Copywriter não tenha. O Copywriter também tem, mas ele tem esse lado mais humano, o lado mais da comunicação.

Enquanto o gestor de performance tem que ter esse conhecimento tanto da comunicação quanto do lado mais técnico das ferramentas e das métricas.

Então, sim, o gestor de performance tem que saber o impacto de uma boa copy, ele tem saber o que é uma boa copy, o que é uma boa copy.

Eu acredito que, sim, tem que saber escrever bem. Ele tem que saber escrever uma boa copy. Na verdade eu acredito que seja algo parecido, sim, com o Copywriter.

Da mesma forma que o Copywriter , ele tem que saber o básico do Marketing de Performance, de leitura e análise de métricas, o gestor de performance tem que saber pelo menos o básico de escrever bem, de saber escrever e isso não tem tanto a ver com copy é mais uma questão gramatical.

Enfim, ele tem que ter esse conhecimento de como fazer uma escrita que passe uma credibilidade, que não tenha muitos erros de português, que tenha concordância e tudo mais.

Ele tem que saber mais a parte de Copywriter. de entender que certas técnicas fazem as pessoas tomarem mais ou menos ações.

Tem a ver um pouco mais sobre Gatilhos Mentais, mas tem muito mais do que isso. Então, sim, ele tem que saber tem que ter essa parte mais humana, mais de comunicação evoluída, sim.

5 – Se a Escola de Ads for contratar um Copywriter, o que você vai exigir de conhecimento desse profissional? 

Boa pergunta. Eu acho que existem alguns cenários aqui. Existe o Copywriter completo e existe um Copywriter mais iniciante.

Para um Copywriter mais completo, eu buscaria uma pessoa que seja estratégica em relação às vendas, ou seja, que consiga gerar resultados no curto prazo.

Não só no curto prazo, mas que ela tenha noção de qual estratégia é a melhor estratégia para o momento da empresa.

Então aquela pessoa que não só sabe escrever, não só entende o comportamento humano, mas que entenda de negócios também.

Que saiba adaptar a necessidade do negócio a uma campanha. Então, por exemplo, o negócio precisa gerar um caixa em pouco tempo, então qual é melhor campanha para isso?

Ou então o meu negócio agora precisa construção de marca, coisa mais a longo prazo.

Qual que é melhor forma de a gente fazer isso? Então ele tem que entender quais são os melhores canais, quais são.

Enfim, ele tem que ser um cara bem estratégico que vai entender todos os recursos da empresa e vai manipular, que vai organizar aqui de forma que aquilo chegue no objetivo que a empresa precise.

Então eu buscaria esse cara e, sim, ele vai ter que saber escrever e tudo mais, mas o maior conhecimento dele tem que ser estratégico.

Por fim um cara que entenda de marca também. Eu não acho que tem que entender só de campanha de performance.

Por exemplo, em Marketing de Performance a gente fala muito de ROAS (Retorno Gastos em Anúncios), de CPA (Custo por Aquisição) e tudo mais. Então como que a gente baixa o custo por lead, como a gente aumenta o ROAS, como a gente escala um lançamento, tudo isso é muito bom.

Só que tem Copywriters no mercado que são bons em fazer dinheiro no curto prazo, só que a marca não vai se sustentar, porque ele tem uma comunicação, por exemplo, mais agressiva, ele puxa muito as pessoas.

Então eu acredito que um Copywriter ideal que não só sabe gerar resultados no curto prazo em campanhas, mas ele sabe e entende a importância de construir uma marca a longo prazo.

Para mim esse é o Copywriter completo. Se fosse a vaga de um Copywriter mais júnior, inclusive o que a gente está buscando seria um cara com vontade de aprender, que escreva bem. Ensinar a escrever o básico, eu acho não é uma coisa que a gente tem que fazer.

A pessoa já tem que ter uma habilidade, ou porque ela nasceu, ou porque ela desenvolveu, mas uma certa facilidade com a escrita. E uma pessoa que queira aprender e que goste dessa parte de dinheiro, de fazer dinheiro, que tenha essa ambição, que, para mim, é o Copywriter mais júnior.

O cara que sabe escrever, que tenha ambição, quer evoluir, quer ganhar dinheiro e está disposto a trabalhar por isso. Então respondendo, um cara mais sênior e um cara mais júnior, eu iria por esse caminho.

Guilherme Salles, especialista em Marketing de Performance
Guilherme Salles, um dos fundadores da Escola de Ads e especialista em Marketing de Performance

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Para quem deseja se aprofundar mais neste universo do Copywriting e saber como escrever para armar as estratégias durante o processo do Marketing de Performance, eu recomendo a minha primeira obra como escritor.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir história para engajar audiência.

Por isso, a linguagem é bem simples e ajuda entender todos os processos que envolvem a criação de conteúdos.

Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.

Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube o começo da pré-venda do livro.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas de Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de Copywriting.

Mentoria Luís Rosa Copywriter

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos ao longo dos cinco níveis de consciência.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Assim, se uma palavra tem o poder de mudar uma vida, imagine o que a Escrita Persuasiva pode fazer para alavancar a carreira e os negócios

Com Meu Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter e mostrar que sabe produzir conteúdo para todos os níveis de consciência.

Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting.

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto, fundamental para trafegar pelos cinco níveis de consciência.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Caso tenha interesse é só clicar neste link e vamos conversar pessoalmente.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

Entenda como fazer a diferença como Copywriter nas plataformas de Ads
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