Inbound Marketing é uma estratégia que está intimamente ligada ao universo do Copywriter.
Isso porque o ponto central do Inbound Marketing é produzir conteúdo que seja relevante para atrair, fidelizar e transformar o público-alvo em consumidor.
Para quem ainda não tem uma noção do que estou escrevendo, então vamos à definição.
Inbound Marketing é conhecido como o “novo marketing” ou, como alguns especialistas dizem, “o marketing de entrada”.
A estratégia mais conhecida de chamar atenção dos potenciais consumidores é com Outbond Marketing, que é mais agressivo com ofertas escancaradas.
Exemplo: promoção de uma loja de departamentos no intervalo do seu programa favorito na TV.
É o famoso compre agora, oportunidade única com o preço tal.
Por outro lado, no Inbound Marketing o trabalho é mais meticuloso e segue de acordo com o planejamento da jornada do consumidor.
Portanto, é aí que as empresas constroem o funil de vendas. Ou seja, para cada etapa há uma comunicação diferenciada para transformar a pessoa de lead a consumidor fiel.
Então, de que forma o Copywriter ou Escritor de Linguagem Persuasiva pode contribuir ao longo deste processo?
Neste caso, o Copywriter é fundamental para que a estratégia de Inbound Marketing faça sucesso.
Se a ideia é atrair consumidores com conteúdo relevante, é crucial que o texto não seja somente bem escrito.
Dessa maneira, o Copywriter, com sua experiência, é quem sabe utilizar as técnicas de Escrita Persuasiva para a condução do leitor em todas as etapas da jornada do funil de vendas.
Além disso, o profissional tem que conhecer as maneiras de elaborar conteúdos para todos os canais que a empresa pretende usar na estratégia de Inbound Marketing.
Vamos então ver exemplos práticos nos quais essa parceria pode render frutos.
Inbound Marketing e o passo a passo da jornada do cliente
Inbound Marketing só vai ter sucesso na estratégia de vendas se o conteúdo cativar o potencial consumidor.
Portanto, é dessa maneira que ele, sendo repetitivo, irá percorrer todas as etapas do funil de vendas.
Dessa maneira, o processo todo leva em consideração cinco etapas: Atração, Conversão, Venda, Fidelidade e Análise de Dados (Métricas).
Nota-se o quanto isso tem a ver com a participação do Copywriter em toda essa construção.
Atração
É a maneira de chamar a atenção dos clientes para os produtos ou serviços.
Isso ocorre quando se produz conteúdo que fala a língua do consumidor e atrai tráfego qualificado para os canais de comunicação.
Portanto, para que essa estratégia de Inbound Marketing obtenha sucesso é primordial colocar no ar conteúdos relevantes.
Assim, o êxito, seja do aumento do conhecimento da marca ou das vendas, ocorre quando os visitantes se tornam consumidores cativos.
Isso vira um golaço quando eles se tornam propagadores gratuitos dos conteúdos da empresa.
Conversão no Inbound Marketing
Se o planejamento é bem executado, o consumidor de conteúdo regular muda de patamar e se transforma em um lead qualificado.
No passo seguinte, o lead passa da fase da consideração e já vê o produto ou serviço como algo importante para a vida dele.
Dessa maneira, é quando ele já sabe que aquilo irá solucionar definitivamente todas as suas dores.
Portanto, esse lead qualificado tem tudo para se tornar um comprador.
É aí que um bom conteúdo também entra para quebrar as últimas objeções.
Digamos que é o empurrãozinho final.
Venda consumada
A mágica enfim acontece. Mais um consumidor na carteira de clientes.
Como consequência, após passear por todas as etapas do funil de vendas, consumindo conteúdos relevantes, quebrar todas as objeções, o lead qualificado executou o processo de compra.
Fidelidade ao Inbound Marketing
A relação com o consumidor não termina com a venda.
O cliente comprou o produto ou serviço. Então, a história só está começando.
Isso é algo que qualquer empresa precisa ter consciência.
Portanto, vale também para o Copywriter, quando for contratado para realizar um serviço, como, por exemplo, nessa estratégia de Inbound Marketing.
É crucial entender e se comunicar com o consumidor para avaliar todo o processo ao longo do funil de vendas.
Do conhecimento da marca, a entrega e após receber o produto ou ter o serviço realizado.
Consumidor satisfeito atrai novos compradores.
Porém, o relacionamento duradouro depende da satisfação com a aquisição, da propaganda que ele fará na sua rede de contatos.
Assim, continue o relacionamento ativo disponibilizando outras ofertas ou conteúdos relevantes.
Análise de Dados (Métricas)
Acima de tudo, com ferramentas de tabulação de dados, é possível colher todas as informações sobre os resultados da estratégia de Inbound Marketing.
Além disso, nessa última etapa descobre se houve o desejado ROI positivo (Retorno sobre o Investimento), qual foi a taxa de conversão e como foram as conversões.
Este processo também vale ouro, pois mostra quais são as rotas que precisam de ajustes e as que abrem caminho para aumentar o investimento.
Canais para a distribuição de conteúdo
Aqui não se trata de melhor ou pior escolha para a distribuição de conteúdos.
Vale a máxima do Marketing Digital. Depende.
Sim, caro, Copywriter. É um exercício diário tentar entender quais são os canais que mais dão retorno.
É claro que tudo começa com uma boa pesquisa.
Quem me acompanha sabe o quanto sou repetitivo nisso.
Conheça a fundo a sua audiência, o assunto o qual vai ser tratado e onde ela costuma se informar.
Por isso, além da pesquisa, é vital saber quem é a persona.
Quando se faz uma ótima pesquisa e define com precisão quem é ou são a(s) persona(s) o caminho é mais seguro. Eu garanto.
Entretanto, as experiências mostram que a distribuição de conteúdo no Inbound Marketing segue um padrão.
A empresa pode começar a partir de um blog no site institucional, a criação de um e-book, a divulgação em redes sociais, campanhas de e-mail marketing e o canal no YouTube.
Inbound Marketing tem menor custo
Fica claro que não é da noite para o dia que, com a estratégia de Inbound Marketing, uma pessoa que nunca ouviu falar de uma marca vai se tornar um cliente cativo.
Pode até acontecer, mas é raríssimo.
Por isso, muitas empresas colocam essa estratégia em terceiro plano.
Sem julgamentos. Cada um sabe a estratégia que mais funciona para o seu negócio.
Acima eu citei o blog como estratégia. E foi exatamente isso que eu fiz quando decidi me tornar um Copywriter profissional.
Todo esse processo demora até ficar conhecido? Sim, não há a menor dúvida.
Entretanto, quanto mais conteúdo produzo, mais a audiência cresce.
É óbvio que não é qualquer conteúdo. Precisa de estudo para que a entrega satisfaça a audiência.
Portanto, com pessoas qualificadas, o boca-boca rende seguidores fiéis e mais clientes.
A maior vitória até aqui, em menos de um ano de produção contínua, foi ter um artigo na primeira página do Google.
Clique neste artigo sobre o Swipe File e veja o que um assunto que está em moda entre os Copywriters me rende todos os dias cliques orgânicos.
Se há condições de investir também em impulsionar conteúdos em campanhas de anúncios pagos, vale a pena apostar.
Há artigos, vídeos ou mesmo criativos publicados nas redes sociais que chamam bastante a atenção.
Assim, caso haja recursos, vale a pena fazer testes com anúncios patrocinados.
Mentoria Luís Rosa Copywriter
Portanto, dessa experiência na produção de conteúdo semanal neste blog, ao saber como é necessário entender de estratégia de Inbound Marketing e nas técnicas de Copywriting, que montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como entender as técnicas de Escrita Persuasiva, e saber como realizar a produção de conteúdos relevantes para a audiência.
Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever sob a ótica do Inbound Marketing.
Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo na jornada do consumidor.
Fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.
Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.
Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.
Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog e siga-me nas minhas redes sociais e no meu canal no YouTube.
Gratidão mais uma vez e até o próximo artigo.
Afinal, como eu disse acima, ao me envolver com as técnicas de Escrita Persuasiva, eu consigo gerar pessoas qualificadas para consumir os meus conteúdos.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.