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Ilustração da capa do canal do Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva auxilia Copywriter

Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva é mais um projeto que eu coloco, com muito orgulho, à disposição dos amantes, estudiosos e profissionais que desejam aprender mais e mais sobre as técnicas de Copywriting.

Esse Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva vem na esteira de um projeto de vida, iniciado em outubro de 2019, quando coloquei como meta principal me dedicar de corpo e alma a me tornar uma autoridade como Copywriter.

Desde então, eu criei uma Fanpage no Facebook, perfil no Instagram, este site que hospeda o meu blog, canal no YouTube, estou brincando aos poucos no TikTok e agora cheguei à podosfera, como me ensinaram, com o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva.

Bom, tem outras coisas menores como perfis em fóruns de debates, artigos em outros sites sobre Marketing Digital, comunidades no Facebook e até uma página comercial no Pinterest.

Tudo isso para levar conhecimento e me fazer conhecido onde estão as pessoas que, como eu, apreciam sem moderação os assuntos relacionados à Escrita Persuasiva.

O convite que eu faço é que prestigiem mais essa empreitada, o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva.

Peço, claro, para aqueles que não me seguem, que me procurem nos lugares citados acima e possamos, juntos, compartilhar mais e mais experiências.

Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva é experimento para testar possibilidades

Deixa eu ser repetitivo, afinal preciso aprimorar o meu Marketing Pessoal.

Eu gosto de mergulhar em um universo desconhecido.

Aliás, todos devemos experimentar o que chamam “sair da zona de conforto”.

Foi dessa forma que decidi mudar de carreira. Deixei, mas nem tanto assim, o Jornalismo, passei a me dedicar ao Marketing Digital e “nichei” para o Copywriter, ao qual eu gosto de dizer que sou Escritor de Linguagem Persuasiva.

Com o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva sigo a mesma ideia desse blog. Ou seja, conteúdos técnicos, com explicações simples, na perfeita tradução do que representa ir direto ao ponto.

Até por isso, todos os episódios terão como base os artigos que estão publicados neste blog.

É assim que eu fiz também com os vídeos no meu canal do YouTube.

Da mesma forma, eu sempre compartilho em todas as plataformas para que mais e mais pessoas saibam que tenho elementos para ajudar no entendimento de Copywriting.

A princípio, o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai ser feito em uma temporada com dez episódios

Acompanhem abaixo o trailer e o primeiro episódio da série.

Ah, não esqueçam de seguir Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva nos principais tocadores do mercado.

Como o Copywriter contribui para o sucesso do canal de Podcast

Antes de colocar em prática o plano de criar o canal Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu escrevi um artigo sobre as inúmeras fronteiras que se abrem para o Escritor de Linguagem Persuasiva dar a sua contribuição para os amantes de podcasts.

Abaixo vou reproduzir alguns pontos, os quais eu utilizei no planejamento do Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva.

Portanto, a série de etapas do planejamento exige bastante atenção e cuidado.

Ao dar o pontapé inicial, o Copywriter precisa entender tudo e mais um pouco sobre como age e pensa o público-alvo.

É para isso que chamamos de construção da persona.

A definição dessa persona, como eu fiz com o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva, é feita através de uma série de perguntas assim:

O que ela faz da vida, qual sua idade, onde mora, o que frequenta, o que gosta ou não, o que busca e precisa, o que não quer de jeito nenhum, o que sente, pensa, deseja, sonha, dores, incertezas, entre outras inúmeras possibilidades.

Ou seja, só o conhecimento do mercado consumidor irá ajudar a encontrar essas respostas.

Por isso, em muitos casos, o Copywriter tem que sair a campo e, literalmente, entrevistar as pessoas que compõem o determinado nicho.

No melhor dos mundos, quem o contrata para fazer os serviços, pode e deve dar as diretrizes e ajudar com as pesquisas da audiência.

Daí ficará mais fácil saber qual a linguagem mais adequada para a produção dos textos.

Assim, os roteiros dos episódios do canal Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva vão ser escritos de acordo com a linguagem de quem vai ouvi-lo.

Outra forma que eu recomendo para tirar ideias para a produção de textos persuasivos é escutar podcasts semelhantes.

Foi o que eu fiz durante a elaboração do Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva.

O Copywriter deve ficar atento ao que fazem os podcasts do mesmo nicho para o qual ele escreve.

É evidente que isso ajuda bastante, mas não se esqueça de dar atenção também a outros modelos que fazem sucesso.

Porém, o modelo ideal é aquele que quem define, muitas vezes, é o que conquista mais e mais consumidores.

Uma dica é a boa e velha tentativa e erro.

Até por isso, eu decidi que o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai ser feito em temporadas.

Assim, vou ter métricas suficientes para direcionar melhor os conteúdos relevantes.

Tentar não é o problema, o problema é não tentar, então, faça experimentos e veja com o tempo quais os temas que mais despertaram a atenção do público-alvo.

É claro que muito disso vai depender muito da pessoa que o contratou, que é o caso mais comum de acontecer.

Entretanto, caso você seja o personagem e dono do canal de podcast, como é o meu caso com o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva, aí a sua experiência pessoal vai determinar as ideias da produção de conteúdo.

imagem de microfone e fone de ouvido para exemplificar o podcast meu mundo na escrita persuasiva
Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva está disponível nas principais plataformas

Sobre qual formato escrever o podcast?

A resposta clássica é a famosa, depende.

A liberdade proporcionada pelo podcast abre um leque de opções e, claro, torna mais divertida a vida do Copywriter.

Isso porque há formatos como bate-papo, mesa-redonda, debate, informativo, educativo, storytelling, entrevista, dissertativo, dentre outros.

Nesta primeira temporada do Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva, vou ter três formatos: informativo, educativo e uma entrevista, que vai ser no décimo e último episódio.

Para cada um deles, o talento do Copywriter pode fazer a diferença na maneira de escolher a melhor narrativa e o uso das palavras.

Além disso, volto a destacar, é fundamental que o Copywriter domine o assunto.

Sem receios na hora de conversar com o quem o contratou, o que é o básico do básico para tirar o máximo possível de informações.

Após definir e planejar o conteúdo, crie um checklist para não se perder em nenhum ponto na hora da produção do texto.

Da teoria para a prática, isso fez muita diferença com o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva.

Isso vai ajudar muito a não esquecer de nada durante a gravação e assim cobrir todo o tema.

Mas muita calma nessa hora, pois não basta apenas escolher um tema de interesse do seu público-alvo.

Nem ouse fazer isso, sair escrevendo qualquer coisa e ir direto para a gravação do podcast.

Por mais que a pessoa (contratante) e você dominem o assunto, não dá para começar a falar tudo o que sabe ou pensa sobre o assunto sem o mínimo de organização.

Como acontece no jornalismo, por exemplo, não há reportagem sem uma pauta muito bem definida.

É quase certo que você, por mais que tenha domínio do assunto e saiba todas as técnicas de Copywriting, ter o direcionamento de uma pauta não vai deixar que você perca o rumo ao elaborar o texto.

Caso você contrarie essa recomendação, o risco é tornar seu podcast confuso, menos atrativo, cansativo e, o pior, incoerente com a proposta.

Logo, definir pautas específicas para cada episódio é estratégia básica de organização.

Dessa maneira, caro Copywriter, seguindo o exemplo do que fiz com o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva, você pode listar pontos mais interessantes a serem abordados ao longo da conversa.

É possível até definir qual o tamanho do conteúdo do podcast e também planejar episódios futuros, com mais fluidez, para dar continuidade ao tema.

No caso do Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva, estamos o tempo faz parte dos testes de audiência.

Em resumo, o planejamento de conteúdo, independentemente de qual será a estrutura, o Copywriter deve se guiar da seguinte forma:

Até por isso, acho desnecessário colocar aqui um passo a passo de um roteiro de podcast.

Ao invés de se prender a uma estrutura fixa de seu roteiro para podcasts, é mais recomendado seguir ideias já testadas:

  • defina minimamente os tópicos a serem abordados no episódio
  • estude o tema, busque fontes externas e faça rascunhos antes da versão final
  • use uma linguagem adequada e agradável aos ouvidos do público-alvo
  • planeje o tempo da narrativa para cada abordagem
  • escreva baseado no que vai falar o seu texto, deixe que soe natural, sem pressa e até pense nas pausas entre frases e na dificuldade de pronúncia de algumas palavras

Qual é a voz do ator principal?

Como o personagem ou os personagens dos podcasts, em tese, não são visíveis _ pois até isso vem mudando, já que podcasts em vídeos estão crescendo no mercado, a condução do texto vai fazer a diferença na maneira como vão ser criados os cenários.

Essa viagem do texto vai ser conduzida pela voz do (s) envolvido (s), para que o público entenda a mensagem que você quer passar.

No caso do Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu faço a locução.

Para enfatizar ainda mais a importância do texto em qualquer episódio de um podcast, quando ele cumpre o papel e é bem elaborado, é provável que gere um alto poder de fidelização, já que ouvir o texto cativa as pessoas

dica de ouro

Isso, aliada à voz, que “casa” com texto, cria-se uma própria personalidade.

O tom da voz, as brincadeiras, as entonações, as pausas, as frases e os jargões ficam muito caracterizados.

Ao longo do texto, defina o momento para convidar o ouvinte a fazer alguma ação, se será no início, no meio ou no fim do podcast.

Deve ser simples, para direcionar apenas para um destino, por exemplo “acesse outros episódios, assine o nosso canal de podcast, lá você encontrará mais detalhes e informações sobre o assunto em questão”.

Isso nada mais é do que usar as chamadas para incentivar a tomada de uma decisão.

Quando se faz um texto de venda é comum pensar nos call to action (CTA).

Veja exemplos que retirei das dicas do Spotify, o mais conhecido agregador de podcast.

  • valeu por ouvir [nome do programa]. Avalie nosso podcast em todas as plataformas que você curte, incluindo o Spotify
  • valeu por ouvir nosso podcast. Se você curte nosso som, avalie o programa no Spotify
  • curte nosso programa? Então conta pra gente! Faça uma avaliação na página do podcast no Spotify

Notem como está cheio de elementos de escrita persuasiva nessas call to actions, é possível fazer inúmeras adaptações.

Portanto, se o desejo é conduzir o ouvinte para onde você deseja, uma chamada para a ação é algo imprescindível.

É basicamente o que o Copywriter faz, por exemplo, em uma página de vendas.

Em vários momentos, entre quebra de objeções, qualidade de produto, faz-se uma call to action para conduzir de uma vez por todas a pessoa a ir ao ponto que você almeja.

Quem me der a honra de escutar o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva verá que todas essas regras básicas estão lá.

podcast meu mundo na escrita persuasiva alcança mais pessoas imagem de desenho de um dedo da mão esquerda tocando no celular e sinal de transmissão para inúmeras pessoas
Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva é uma criação para os amantes do Copywriting

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Como eu disse acima, bem antes de pensar em criar o Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.

O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.

Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de um e-book com as técnicas básicas sobre Copywriting.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um Copywriter.

O Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva é uma forma também de divulgação deste livro.

Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante das técnicas do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo, porém, poucos trabalhos compilados.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.

O Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva é uma forma também de divulgação deste livro.

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Mentoria como funciona o Copywriting

Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na transformação da experiência do usuário que me impulsionou a dar mais um passo.

Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persusiva.

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público.

É preciso saber usar o aprendizado através do Copywriting e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Na sequência, com o livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, ficou mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.

Depois, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Copywriting, eu montei a Mentoria Escrita Persuasiva.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar o aperfeiçoamento no mundo do Copywriting e também do Marketing Digital.

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria Escrita Persuasiva.

O Podcast Meu Mundo na Escrita Persuasiva é uma forma também de divulgação para que as pessoas conheçam mais essa opção para enriquecer a carreira.

Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

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Saiba mais como usar a Escrita Persuasiva na criação de Podcasts
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