Leads qualificados estão nas primeiras posições dos planos de qualquer dono de negócios, sejam eles físicos ou digitais.
Dessa maneira, todas as pessoas que estão envolvidas no plano de vendas devem dar as suas contribuições para trazer leads qualificados.
O Copywriter, ou Escritor de Linguagem Persuasiva, tem a função de organizar os textos com o objetivo de atrair pessoas para a jornada de compra. Portanto, a missão dele é desempenhar o papel decisivo para atrair leads qualificados.
Antes de entrar em mais detalhes, aqui vale um esclarecimento, mas só para quem é novato nos estudos das técnicas de Copywriting.
O lead que vou tratar neste artigo não tem nada a ver com a abertura de texto, que vem depois de uma headline, por exemplo, em uma página de vendas ou e-mail marketing.
Para esse tipo de lead, eu recomendo que você clique neste link.
Os leads qualificados em questão são pessoas manifestaram algum tipo de interesse e podem se transformar em oportunidades de negócios.
Sendo mais claro, são pessoas que deram sinais de que avaliam a necessidade no seu serviço e demonstraram intenção de compra.
Portanto, esses leads qualificados têm maior probabilidade de se tornarem clientes.
Feito essa distinção, acompanhe o artigo e veja em quais estratégias o Escritor de Linguagem Persuasiva pode ser ator principal na estratégia de gerar leads qualificados.
Leads qualificados com a experiência particular
Costumo dizer que a minha entrada no Marketing Digital começou com a jornada solitária, da qual o mercado denomina com o singelo nome de “eugência”.
Da mesma forma, eu divido a função como produtor de conteúdo com a dedicação à Escrita Persuasiva.
Em ambos os casos, eu utilizo de estratégias para gerar mais e mais leads qualificados, afinal quem não é visto não é notado.
Nesta experiência particular, vou citar, o que eu considero tem sido bem sucedido, é escrever neste blog um artigo por semana.
Assim, organicamente, eu trago pessoas para o meu mundo.
Ou seja, todos aqueles que acessam palavras-chaves na barra de buscas da rede de pesquisas do Google, são impactadas pelos meus textos e me dão o prazer da leitura são potenciais leads qualificados.
No caso, poucos segundos após o texto aparecer na sua tela, e isso aconteceu com você, abre um pop-up da minha obra literária, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, à disposição para a compra em poucos cliques.
Outra estratégia que utilizei para atrair leads qualificados foi deixar, também através do pop-up, o e-book Introdução à Escrita Persuasiva Perfeita, que só era enviado após o preenchimento de um cadastro.
Dessa maneira, eu consegui gerar uma lista de contatos.
Notem como, em duas estratégias usuais no mercado digital, o Escritor de Linguagem Persuasiva precisa fazer bem o seu trabalho para conquistar a atenção dos leitores.
Conheça estratégias para gerar leads qualificados de forma orgânica
Como citei acima, as pessoas, ou leads qualificados, que chegam ao meu blog, em sua grande maioria, o fazem através da rede de pesquisas do Google.
É o que chamamos de tráfego orgânico, o qual, em tese, é um custo baixo em relação ao tráfego pago (leia abaixo).
Costumo dizer que o tráfego orgânico não é tão barato assim.
Afinal, tempo é dinheiro.
A produção de conteúdo mexe com algo precioso que é o nosso tempo, mas isso é inerente a qualquer negócio.
O recomendado é o básico. Basta saber otimizar o tempo e entregar material de qualidade que o retorno financeiro pode ser muito maior do que você somente pagar para terceiros com o objetivo de gerar leads qualificados.
Claro, o ideal é não desprezar nenhuma das fontes de tráfego.
Ou seja, invista em trazer leads qualificados com tráfego orgânico e pago.
Acompanhe então cinco estratégias para conseguir leads qualificados com tráfego orgânico.
E-mail marketing
Antes de pensar em estratégias de e-mail marketing, você, claro, deve saber que é preciso construir uma lista de contatos.
Isso se consegue através de uma página de captura com um formulário, links nas redes sociais ou na descrição de vídeos do YouTube.
Com as listas montadas, os inscritos estão à disposição e se tornam leads qualificados.
Agora, é só deixar os potencias compradores sempre quentes para receberem as ofertas de produtos ou serviços.
Inbound Marketing
Eu sou suspeito em escrever sobre isso, afinal eu gosto muito de praticar o Inbound Marketing.
Essa estratégia nada mais é do que produzir conteúdos “educativos” dando dicas de produtos ou serviços.
Cada conteúdo pode ser feito de acordo com a jornada do consumidor ou funil de vendas.
Citei acima o poder de um blog, como o meu, como uma das estratégias de Inbound Marketing.
Dessa maneira, a distribuição de conteúdo é perfeitamente viável com podcasts, vídeos no YouTube, grupos de WhatsApp, entre outros canais que você ou seu cliente tiverem à disposição.
Práticas de SEO
Escrever um texto no blog, simplesmente, não é o bastante para conseguir atrair leads qualificados para o seu site.
Como eu coloquei aqui neste artigo sobre SEO Copywriting, as otimizações são importantes para encontrar as palavras-chaves de acordo com a sua audiência.
Daí a importância de um Copywriter que conheça as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Com esse aprendizado, eu consegui me destacar com dezenas de palavras-chaves na primeira página da rede de pesquisas do Google.
Redes sociais
É improvável que haja algum negócio que não tenha ao menos um perfil em uma das dezenas de redes sociais.
Dessa forma, produzir conteúdo diário é uma alternativa também de baixo custo para a geração de leads qualificados.
Assim, nem preciso me alongar muito no quanto é essencial que o Copywriter esteja antenado no que está “bombando” na popularidade das redes sociais.
Webinar
Convidar a sua lista para uma aula ao vivo ou gerar uma lista para o mesmo objetivo são outras formas de encontrar os leads qualificados a um baixo custo.
A preparação do roteiro da aula e todo material que será exibido são mais atributos que podem gerar demanda para o Escritor de Linguagem Persuasiva.
Além disso, o Webinar funciona com um contato mais íntimo com a audiência, romper com objeções e tornar as pessoas leads qualificados.
Por fim, no caso de um expert, o Webinar ajuda na construção da autoridade, o que é fundamental para a pessoa se tornar uma referência no nicho de mercado.
Invista em tráfego pago para conseguir leads qualificados
A aceleração para a construção da audiência é muito mais rápida com o tráfego pago do que de forma orgânica.
Isso não resta a menor dúvida.
Porém, como está em jogo dinheiro, é bom que essa estratégia seja feita com muito estudo.
Afinal, ninguém está no mercado para queimar dinheiro.
As principais plataformas de tráfego pago, Google Ads e Facebook Ads, são verdadeiras escolas para o desenvolvimento do trabalho do Escritor de Linguagem Persuasiva.
Dessa maneira, ele terá condições de desenvolver a sua habilidade e ajudar a trazer cada vez mais leads qualificados.
O Google, por exemplo, tem estudos muito bons para fornecer aos seus clientes caminhos para encontrar leads qualificados.
Deixo aqui dois artigos que ajudam a quem quiser se interessar mais pelo assunto:
Primeiro, conheça estratégias para alcançar leads qualificados em escala.
Segundo, entenda como o YouTube pode mudar a maneira como você se relaciona com seus consumidores.
Qualquer que seja o tamanho do time, somente com essas estratégias listadas acima já são suficientes para direcionar o caminho para conseguir leads qualificados.
Por isso, caro Escritor de Linguagem Persuasiva, conheça a fundo o que coloquei acima e use o seu talento para oferecer serviços diferenciados para a sua clientela ou dos seus possíveis leads qualificados.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Impulsionado, entre outras situações, para oferecer uma melhor experiência para conseguir leads qualificados, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.
O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.
Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de um e-book com as técnicas básicas sobre Copywriting.
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um Copywriter.
Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.
Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante das técnicas do Copywriting.
Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo, porém, poucos trabalhos compilados.
Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.
O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.
Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.
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Mentoria como funciona o Copywriting
Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na busca por leads qualificados que me impulsionou a dar mais um passo.
Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persuasiva.
Com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente, que busca leads qualificados.
Muitas vezes, não basta só ter um grande público.
É preciso saber usar o aprendizado através do Copywriting e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.
Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.
Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.
Na sequência, com o livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, ficou mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.
Depois, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Copywriting, eu montei a Mentoria Escrita Persuasiva.
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar o aperfeiçoamento no mundo do Copywriting.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.