Pular para o conteúdo
Ilustração para mostrar Como as técnicas de PNL ajudam na evolução da carreira do Copywriter

Como explorar a PNL no Mundo Copywriting

PNL ou Programação Neurolinguística é a base dos artigos que vou produzir ao longo deste mês.

Nesses artigos, as referências eu busco na obra do escritor Steve Allen, um mestre em PNL, a Programação Neurolinguística.

Deixo aqui uma citação dele que muito me chamou a atenção e serve como combustível para seguir com toda a energia na produção de conteúdo para este blog.

“Conhecimento lhe dá poder somente se

você o usar e fizer algo com ele”

STEVE ALLEN

Tenha isso em mente para tudo o que for desenvolver em sua vida, ou, no caso aqui, como Copywriter, Escritor de Linguagem Persuasiva.

Portanto, ao seguir com técnicas simples de Programação Neurolinguística, vale ressaltar mais uma vez.

O propósito não é manipular a mente de ninguém.

A missão é gerar alternativas para conseguir provocar algum desejo nas pessoas, no caso os clientes.

Acima de tudo, um excelente Copywriter sabe usar a escrita para que as pessoas façam coisas que, a princípio, não fariam sem esse “empurrãozinho”.

É o poder da argumentação.

Forneça elementos para que o receptor da mensagem mude suas crenças, crie empatia com você e tome a atitude certa.

Como diz o famoso Copywriter norte-americano Paul Hollinsgshead quando foi perguntado sobre “O que é Copywriting”.

A sua definição é a que eu mais levo como mantra nesse meu início de carreira e aqui, pela primeira vez, compartilho com vocês.

“Divirta-se ! Não se pressione demais. Afinal, tudo o que você está fazendo é escrever uma carta para um amigo com o qual você se preocupa – com ótimas notícias sobre um produto que o ajudará a ser mais feliz. Essa é a definição de Copywriting”.

Agora vamos aos pontos que podem mudar o jogo para o Copywriter.

Movimento a engrenagem na cabeça da persona com o uso das técnicas de Escrita Persuasiva
PNL ajuda a Escrita Persuasiva a mudar a forma de pensar e agir da persona

PNL com o uso do concordo e gostaria de acrescentar

Quando você escrever um e-mail, um post nas redes sociais, uma página de vendas, experimente expor a argumentação dessa maneira.

É sabido que, durante a pesquisa da persona, o Copywriter sabe quais são as principais objeções.

Normalmente começa com o preço, se o produto vale a pena, no caso resolver a “dor” ou problema, ou, simplesmente, a pessoa diz não preciso disso.

Entretanto, para cada um desses itens, o uso do “concordo e gostaria de acrescentar” pode ajudar a mudar o jogo para o Copywriter.

  • Eu concordo que esse curso de Coaching é caro, e gostaria de acrescentar que a questão não é o custo, mas o quanto de progresso na sua carreira você vai conquistar ao fazer esse curso.
    • Esses treinos para emagrecimento na academia, eu concordo com você, são puxados, e gostaria de acrescentar que a questão não são os treinos puxados, mas o quanto esse programa vai ajudar a melhor a sua auto-estima.
  • Você pode ter outras prioridades e eu concordo que, no momento, você não quer aprender inglês, e gostaria de acrescentar que a questão não é aprender inglês, mas o quanto vai lhe ajudar a ter mais destaque profissional.

O que deve prestar atenção aqui é evitar o confronto.

Quando você conhece quais são as objeções fica mais fácil agir.

Portanto, quando digo que “concordo” é como se quebrasse o gelo.

Na sequência, é feito a defesa do produto ou serviço.

A pessoa ao ler ou ouvir quais são os benefícios fica desarmada.

Há até uma variação, com o uso do “isso significa” que eu vou usar apenas um exemplo.

“Eu concordo que esse curso de Coaching tem muitas etapas, e isso significa que você vai ter um vasto material para aprendizado.”

Pnl com o já reparou

É preciso ter um livro sobre Programação de Neurolinguística para me fazer dar conta de como basta fazer o básico bem feito para ter sucesso.

Qualquer pessoa já se deparou e ficou mais atenta quando o texto do anúncio, a fala de um amigo ou até a bronca da mãe começou com o “já reparou”.

Vamos à frase tradicional.

“Já reparou que a grande maioria das pessoas mais bem sucedidas são aquelas que mais estudaram.”

Essa brincadeira acima pode ser levada a sério e ser usada em qualquer tipo de anúncio.

Basta botar a imaginação para funcionar.

  • Já reparou como a fulana ficou mais feliz quando começou a frequentar a academia.
    • Você já reparou como o seu chefe te olhou diferente quando você começou a fazer inglês.
  • Quanto a sua carreira decolou, você já reparou, quando iniciou as consultas com um Coaching.

Vale ressaltar que é possível também o uso de outras variações.

Dessa maneira, além do “já reparou” evite a repetição e incremente outras formas com o “você já se deu conta” ou “você precisa entender”.

Em situações as quais a linguagem permite, você pode usar até o lado mais popular.

Exemplo: “você está ligado” ou “você está antenado”.

Depois de explorar essa técnica de PNL, claro, use depoimentos, fotos, estatísticas que vão ajudar a corroborar.

Toda essa estratégia de Escrita Persuasiva deixa mais fácil a quebra de objeções.

Apele para o posso dizer e gere empatia

Crucial cuidado no momento de elaborar o texto persuasivo é não tratar o receptor como um “idiota”.

Nesse e em outros artigos, sempre deixo claro que os cuidados necessários para ser um parceiro que oferece uma ajuda.

Portanto, para auxiliar nessa questão e gerar empatia, entra em cena o “posso dizer” e suas variações.

Se ao escrever para um determinado nicho e sabe quem são as pessoas que admiram esse local ou serviço, a tarefa fica mais gostosa na ousadia.

Vou citar alguns exemplos.

  • Posso dizer que você é uma pessoa talentosa, por isso esse curso de Coaching vai acelerar o crescimento da sua carreira.
    • Investir em ações, posso dizer, é o que fez Maria comprar a primeira casa aos 30 anos e a segunda aos 40. Isso aconteceu porque ela aprendeu cedo como investir o dinheiro com segurança.
  • Você cansou de ficar para trás no trabalho, posso dizer porque você aceitou o desafio de começar o curso de inglês.

O ponto que Steven Allen destaca aqui é o uso do “porquê”.

Segundo o escritor, ele cria uma forma poderosa de conexão com a pessoa e assim persuadi-la.

Tudo em função de sermos programados a responder aos porquês da vida.

Mude a velocidade da resposta do seu público alvo com as técnicas de PNL na Escrita Persuasiva
Mude a velocidade da resposta do seu público alvo com as técnicas de PNL na Escrita Persuasiva

PNL constrói algumas ilusões

Não precisa se assustar.

Isso aqui nada tem a ver com truques de mágicas para deixar o texto mais atraente.

Para finalizar os tópicos deste artigo com o uso da Programação Neurolinguística no Copywriting, vamos ao conceito de fazer algumas ilusões.

Tudo é muito simples e vamos ao exemplo.

Segundo o livro “39 Técnicas de PNL”, de Steven Allen, estudos de psicólogos indicam o quão efetivo é usar a expressão “mas você é livre para escolher”.

Portanto, se quiser testar, isso vale tanto para uma conversa informal, por exemplo, na gravação de um vídeo, na abordagem cara a cara, normalmente em uma live, ou até em uma sequência de e-mails.

Dessa maneira, comece expondo a sua oferta.

Esse curso de Marketing Digital já mudou a vida de muitas pessoas, que viraram empreendedores e estão satisfeitos por serem donos do próprio negócio.

Como consequência, veja algumas das variações.

  • Mas você é livre para recusar.
    • Obviamente que não precisa fazer isso.
  • Porém, não se sinta obrigado.

Fica aqui o meu convite para você, colega Copywriter ou Escritor de Linguagem Persuasiva, para se aprofundar na Programação Neurolinguística.

Há uma variedade de técnicas que podem ser implementadas para ajudar na construção dos textos.

Dessa maneira, a oferta do seu produto ou serviço vai conseguir aumentar o desejo de compras.

Portanto, nada melhor do que fazer testes e ver o que melhor funciona para você.

É isso.

Até o próximo artigo.

Veja como é fácil despertar uma imagem na cabeça das pessoas

0
Would love your thoughts, please comment.x
Open chat
Olá, no que posso te ajudar
Olá, no que posso te ajudar?