Imagens e textos devem conversar.
Pensei em não citar, mas é impossível descartar o polêmico clichê “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Sabemos que não é bem assim.
Na realidade, quando se fala em estratégias de Copywriting ou Escrita Persuasiva tem que existir harmonia entre ambos.
Portanto, imagens e textos jogam no mesmo time e entrosá-los é crucial para o trabalho do Copywriter.
Vejam bem, caros colegas, em cada um dos nossos trabalhos é impossível não aliar os dois elementos.
Mesmo um simples e-mail ganha mais peso se junto à a descrição da mensagem, o texto vai acompanhado de uma pequena imagem, que pode ser até um emoji ou Gif.
As experiências mostram que o conteúdo de imagem gera mais engajamento com a audiência.
Por exemplo, os leitores respondem com mais propriedade quando há informação visual, fotos ou vídeos.
Isso muito mais do que em outra forma, quando o texto não possui ilustrações.
Por isso, quando se fala em estratégia de Copywriting ou Marketing de Conteúdo, tudo é pensado de forma a conversar com o público a quem o conteúdo é direcionado.
É esse o convite que eu faço para você, nobre Copywriter.
Vou discorrer ao longo deste texto sobre algumas práticas recomendadas para tirar proveitos das imagens no texto.
Então, vamos juntos nesta jornada.
Imagens e o comportamento do cérebro
Para ajudar a entender os motivos que fazem as imagens chamarem bastante atenção vou recorrer à ciência.
Há inúmeros estudos que comprovam que somos seres visuais.
Ou seja, antes de processarmos os textos, damos mais atenção a uma imagem ou vídeo.
É por causa do apelo visual que duas ferramentas são os grandes destaques atualmente no mundo digital.
Fica difícil imaginar a estratégia comercial sem o uso do Instagram e YouTube.
Entretanto, como eu já frisei por aqui, não há como os dois funcionarem sem o conteúdo em texto.
Cito aqui o estudo “A teoria do aprendizado multimídia”, escrito pelo professor da Universidade de Santa Bárbara (EUA), Richard Meyer, em 2001, sobre as formas de utilizar vídeos, texto, imagens e gráficos.
A pesquisa girou em torno de como combiná-los entre si de forma que o aprendizado não fosse prejudicado pelo excesso de informações.
Pelo contrário, segundo o autor, esses são formatos que irão facilitar a assimilação do conteúdo.
Entretanto, por causa da sobrecarga da memória de trabalho, jamais se deve utilizar os três recursos ao mesmo tempo.
O ideal é escolher apenas dois e, de acordo com Meyer, a combinação perfeita é texto e imagens.
O escritor Darren Bridger, no livro “Neuromakerting” (editora Autêntica Business, 2018), explora como a Neurociência, aliada ao designer, aumenta o engajamento e influencia as pessoas.
Vale a leitura e vou citar apenas o detalhe que mais me chamou atenção.
Segundo pesquisa de Bridger, “as redes sociais que giram em torno de imagens _ casos de Instagram e Pinterest _ têm apresentado taxas de crescimento explosivos”.
Além disso, reforça o autor , “as imagens nos seduzem a ler a mensagem, facilitam a compreensão de instruções e são mais capazes de “viralizar” o conteúdo”.
Entenda o que é Marketing Visual
É tão importante o cuidado com as imagens para conseguir a atração de clientes que há uma área específica com o esse objetivo.
Para quem ainda não ouviu, seja bem vindo ao Marketing Visual.
Portanto, essa é uma ótima estratégia para as empresas de relacionamento com os potenciais consumidores.
Como já foi dito e vale frisar, isso gera engajamento por atrair o foco para os conteúdos.
Assim, ao utilizar as ferramentas de Marketing Visual, seja no mundo digital ou físico, a intenção é despertar a curiosidade.
Para ficar registrado, o Marketing Visual é qualquer caminho traçado para a comunicação com o público que promova a interatividade tendo como base um elemento visual.
Isso serve para ativar a leitura de um artigo como este, acessar uma página de vendas, abrir um e-mail marketing ou aceitar participar de um grupo de troca de mensagens.
Imagens configuradas para a publicação na internet
Se fosse apenas um livro, um folder ou papel de propaganda para a divulgação de produtos bastava escolher uma foto de qualidade que “converse” com o conteúdo.
Porém, só isso não basta quando for pensar em publicar uma foto em um conteúdo na internet.
Em relação às imagens em textos, o mundo online possui algumas peculiaridades e termos técnicos que o Copywriter precisa prestar muita atenção.
Por exemplo, é muito comum fotografar algo através do celular ou receber imagens através dos aplicativos de mensagens.
Como consequência, por mais que as imagens possuem a qualidade necessária para ser publicada, é preciso no mínimo renomeá-la com a palavra-chave do assunto.
O ponto em questão é o funcionamento dos buscadores de pesquisa.
Portanto, o produtor de conteúdo precisa saber o funcionamento dos “robôs de buscas”.
Assim, são eles que fazem leitura dos códigos em HTML.
Acompanhe abaixo um resumo de como esses “robôs” são capazes de “ler” imagens.
Metadados
São os textos adicionais às imagens. Esses são fundamentais para que os buscadores associem o visual ao texto.
Dessa maneira, aparece a imagem quando o usuário faz a pesquisa nos buscadores por uma determinada palavra-chave.
Tag Title nas Imagens
A Tag Title das imagens é o título, que fornece uma descrição mais detalhada do que elas representam.
O objetivo é mostrar o que há por trás da imagem, que pode ser um breve relato.
Entretanto, tome cuidado e evite textos muito longos, os “famosos encher a linguiça”.
Vale repetir que é necessário fazer uso de palavras-chave.
Na área de Tag Title aceita a colocação de links.
Tag Alt
O Alt aqui é uma abreviação para a descrição alternativa para sua imagem. É a parte que será lida pelos buscadores.
Esse espaço funciona também como parte de acessibilidade, pois é um complemento da imagem e não somente uma descrição da mesma.
Por ser um texto alternativo, é fundamental escrever frases curtas relacionadas ao significado da imagem e apontar as palavras-chaves.
Cooperação com a acessibilidade
Fazer tudo em prol da acessibilidade não deve ser visto como algo politicamente correto.
É uma questão de igualdade, de pensar em gerar as mesmas oportunidades para todos.
Isso de acordo com as condições que cada um possui para entender e sobreviver ao mundo no qual vivemos.
Portanto, no Marketing Digital, quando colocamos no mercado produtos e serviços, é obrigação pensar na acessibilidade.
Pense nisso quando o assunto é a postagem de imagens.
Alguns usuários da rede podem não ter a mesma capacidade de ver ou ouvir com a mesma clareza.
Sob essa ótica, ao planejar e produzir um site, é preciso incluir os pontos que facilitam a experiência dos que possuem certas limitações.
A acessibilidade não se trata apenas de questões motoras.
Os fatores sociais também pesam, pois nem todos possuem as mesmas condições de velocidade na navegação na internet.
No caso da acessibilidade física, consulte o este link e veja alguns pontos sobre a acessibilidade na internet.
Banco de imagens é a salvação da lavoura
É óbvio que para quem está começando economizar tempo e dinheiro é fundamental.
Porém, da mesma forma que é preciso respeito às condições de acessibilidade, muito cuidado com os direitos de propriedade.
O caso em questão é com o uso indevido de imagens.
É tentador acessar os buscadores para fazer consultas de imagens e depois usá-las à vontade.
Conselho de amigo: valorize os profissionais que trabalharam duro para fotografar ou desenhar as imagens.
Primeiro, para quem precisa de infográficos, há uma série de plataformas que são fáceis de usar para a criação de conteúdo.
Segundo, da mesma forma, procure os bancos de imagens grátis.
Ao longo dessa minha produção semanal no blog, em todos os textos faço uso de imagens gratuitas.
Longe de ser um talentoso designer, eu procuro, quando necessário, faço os meus próprios infográficos.
Portanto, todo esse convívio entre textos e imagens só aumentou a minha experiência e me fez entender como se conectam as duas coisas.
Dessa forma, a Escrita Persuasiva se transforma em algo cativante para todas as partes envolvidas.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Foi por entender a importância da comunicação entre imagens e textos que apostei em um novo caminho e escrevi um livro.
Com a publicação de Meu Mundo na Escrita Persuasiva,eu pretendo aprofundar mais o conhecimento de quem respira ou vai respirar o Copywriting.
O livro demanda um trabalho com rigor maior em relação ao tempo e a definição dos assuntos.
Porém, a tarefa executada possibilita um aumento considerável quanto ao prestígio e a autoridade do Copywriter.
Há muito nele sobre o respeito aos processos na condução dos trabalhos, e também em saber que nada acontece sozinho.
É como imaginar os efeitos que vão acontecer com a publicação deste meu primeiro livro.
Esse é o meu pensamento, mas só vou conseguir ter a resposta na prática quando o produto chegar às mãos dos leitores.
Mentoria Luís Rosa Copywriter
Em resumo, saber com exatidão como combinar textos e imagens combinados abre portas para qualquer pessoa dar os primeiros passos como Copywriter.
Para quem deseja entender como unir as duas frentes nas técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting.
Entender a importância de como otimizar as imagens facilita na estratégia para conseguir aumentar o engajamento na audiência.
Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de aliar o texto com as imagens nas campanhas de anúncios e textos persuasivos de qualquer espécie.
Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo na jornada do consumidor.
Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.
Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.
Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.
Ah, não se esqueça também de conferir a série de textos deste blog, fundamentais para quem pretende ser uma autoridade no assunto.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.