E-mail Marketing está em desuso?
É um debate caloroso, caro Copywriter ou Escritor de Linguagem Persuasiva.
Por ora, vamos entender um pouco como quem escreve pode ser decisivo ao usar essa ferramenta.
Eu vou deixar a minha opinião para o final do artigo.
Essa polêmica de o E-mail Marketing estar ou não fora de moda ocorre muito em função do poder de outras plataformas de divulgação de conteúdos.
Há quem defenda que, para conseguir atenção maior da audiência, é muito mais rápido nas redes sociais ou sites de compartilhamento de vídeos.
Sim. Do ponto de vista prático, as pessoas acessam, por exemplo, mais o Instagram do que a caixa do endereço eletrônico, seja ele pessoal ou profissional.
Além disso, uma campanha de Marketing Digital depende também do investimento em tráfego pago.
Isso porque, repetem os gurus do mundo online, as pessoas estão cada vez mais sem tempo e não conseguem prestar atenção aos e-mails tanto quanto gostariam os vendedores de produtos ou serviços.
Do ponto de vista de quem recebe as mensagens há uma reclamação constante.
Eu e você não temos como discordar.
Ocorre que a caixa de e-mail é bombardeada com muitas mensagens indesejáveis, os famosos spams.
Outro problema relatado é a parte mecânica. O E-mail Marketing precisa, óbvio, ser aberto, e muitas vezes os textos são longos e as imagens demoram para carregar.
Vamos pensar friamente. Imaginem o quão trabalhoso é a missão de um Copywriter.
Como criar algo que em poucas palavras vai persuadir o receptor a, pelo menos, abrir a mensagem.
E-mail marketing precisa de planejamento minucioso
Em qualquer campanha de Marketing Digital que se preze, um conjunto de pessoas divide as tarefas em cima de um cronograma.
Portanto, no caso do E-mail Marketing, todos os textos vão ficar a cargo do Copywriter.
Para isso, o Escritor de Linguagem Persuasiva precisa ser municiado com as informações das outros áreas.
Assim, o Copywriter terá todos os materiais para dar os primeiros passos e elaborar o planejamento para a sua área específica.
Ou seja, ele conhecerá qual o objetivo da campanha, para então mergulhar nos desejos do cliente, aprender como é o produto ou serviço e estabelecer os prazos de entrega dos textos.
Na próxima fase, o Copywriter, ou uma equipe dessa área, pegará todos esses materiais e fará uma série de pesquisas exploratórias para entender melhor, por exemplo, como é a concorrência.
Outro ponto, como em qualquer campanha de Marketing Digital, é preciso saber quem é o público-alvo. E conhecer os desejos e dores dele.
Assim, o Escritor de Linguagem Persuasiva saberá até qual o estilo utilizará nas mensagens, tanto em textos quanto em imagens.
Dessa maneira, um Copywriter bem organizado, com Swipe File estruturado e as ferramentas adequadas, terá elementos para começar a rascunhar os textos.
Entretanto, cada passo a seu tempo. Por isso, é preciso ficar claro, que o planejamento é um passo decisivo.
Depois disso, tenha em mente qual é a sua ideia e siga em frente sem alterações.
Caso contrário, a estratégia pode ser desperdiçada, com gastos desnecessários de tempo e dinheiro.
Eu vejo como algo tentador e respeito quem o faz, mas não aprecio a utilização de templates para a criação de campanhas de E-mail Marketing.
Há uma grande oferta de templates, mas seja audacioso e crie a sua própria identidade.
Explore a criatividade nos textos
Da mesma forma de uma página de vendas ou da primeira página do seu site, a headline ou título é o primeiro contato da pessoa com seu material.
Portanto, no caso do E-mail Marketing, é o mesmo processo. Ou seja, é crucial que faça uma chamada atrativa.
Dessa maneira, depois da headline, as primeiras frases são decisivas. Se a sua audiência não for cativada, dançou. Ela vai pular a mensagem sem a menor cerimônia.
Para que fique bem claro, o Copywriter precisa entender que, depois da headline, as primeiras linhas são como o lead.
É preciso utilizar com sabedoria o pequeno espaço da introdução para despertar o desejo de seguir em frente.
Na sequência do texto, a ideia é semelhante a tudo que se produz de conteúdo na internet.
Os parágrafos devem ser curtos, seguir as ideias lógicas e, como manda a Regra do Um, centrar em apenas uma emoção.
Além, claro, de explorar sempre os Gatilhos Mentais.
Por fim, uma pergunta corriqueira. Textos curtos ou longos?
A mesma resposta. Depende de alguns fatores.
Primeiro, você precisa conhecer qual é o grau de entendimento do seu público-alvo.
Segundo, experiências mostram que, para produtos com ticket mais alto, os textos precisam ser mais longos.
Terceiro, para tirar as dúvidas, faça testes e avalie as métricas.
Aqui vale um reforço. Os testes devem ser feitos nas headlines das mensagens, no primeiro parágrafo (lead) e figuras.
E a linguagem?
Quando se faz uma pesquisa bem detalhada, a descoberta de qual é a linguagem ideal fica mais fácil de ser colocada em prática.
As ferramentas de envio de e-mail possuem métodos para fornecer relatórios completos da estratégia.
Assim, inclusive, com a realização dos testes A/B, que são as formas de avaliar em uma mesma campanha quais mensagens obtiveram mais êxito.
Crie sua lista de contatos
Voltemos à pergunta do início do texto.
O E-mail Marketing está em desuso?
Na minha humilde opinião, por experiências em campanhas, eu digo que não.
Cito os relatórios da Mailchimp que avaliam os dados dos setores que usam essa plataforma.
É uma boa base para entender como é o comportamento da audiência.
Um exemplo que funciona bastante é a criação de listas.
Para isso, ofereça uma “isca digital”.
É assim o modo mais corriqueiro de conseguir o e-mail, que transforma a pessoa em um lead.
Aqui neste site há uma campanha no perpétuo para aumentar a lista de contatos.
Nessa ação, a pessoa que se cadastra recebe automaticamente um e-book sobre técnicas de Escrita Persuasiva.
Os resultados superam as expectativas na abertura da e-mail e clique para baixar a “isca digital”
Na sequência, você precisa nutrir esse lead com com mais conteúdo.
Consequentemente, é aí que vai ser o desafio de manter em alta as taxas de abertura.
Como mais um reforço, após o planejamento das campanhas de E-mail Marketing, o segundo passo é definir o que será enviado à base de contatos.
Além das “iscas digitais”, vale um convite para um determinado evento, sorteio ou presente, como um desconto, ou gratuidade para chamar mais atenção.
Muitos se sentem encorajados a abrir essa mensagem quando consta alguma dessas palavras.
Portanto, coloque os chamados “call to action” pois isso ajuda que o destinatário tome a decisão e se torne um lead.
Sempre que possível olhe a sua caixa de mensagens. Análise qual delas chamam atenção e o fez abrir somente pelo título.
Porém, o que serve para você nem sempre tem o mesmo efeito na sua audiência.
Pode acreditar que, com essas dicas simples, o seu texto para uma campanha vai ter um bom desempenho.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.