Call to action é uma expressão muito comum no Marketing Digital.
Saber como usar o call to action é um caminho decisivo para que o objetivo se torne uma realidade.
Para quem já está na área é mais do que comum conhecer o termo call to action.
Os que ainda possuem alguma dúvida, entrando na nossa língua mãe, a tradução livre nada mais é do que uma chamada para a ação.
Por que usar o título acima coloca em jogo o talento do Copywriter?
O motivo é bem simples.
A call to action, geralmente, é um texto persuasivo com uma voz de comando.
É nesse ponto que é fundamental entender as técnicas de Copywriting.
Além disso, a call to action é um componente decisivo em todas as estratégias de vendas.
Por exemplo, carta de vendas, página de vendas, e-mail marketing, redes sociais, vídeos no Youtube, entre outros, usam e abusam das chamadas para a ação.
Dessa maneira, quem melhor do que um Copywriter para entender como ninguém sobre como colocar de maneira correta a chamada para a ação.
É um erro primário colocar para rodar qualquer anúncio sem uma chamada para ação, ou no jargão dos anunciantes, uma call to action.
Ao longo deste artigo no blog, além de expandir o conhecimento sobre call to action, vou mostrar de que maneira o Copywriter testa o seu poder de síntese nesse ponto importante nas estratégias de Marketing Digital.
Sigam comigo em mais essa jornada.
Call to action não foi feito para ser um enfeite
Imaginar que as pessoas vão clicar no seu anúncio apenas pela descrição pura e simples é caminho para o insucesso, ou seja, queimar dinheiro à toa.
Para quem ainda tem dúvida, call to action é dar aquele empurrãozinho para que o leitor ou quem está assistindo a um vídeo tome uma decisão.
É aquele elemento que vai afetar diretamente as taxas de conversão.
Porém, vale a ressalva. Jamais coloque uma call to action por colocar.
Faça de tudo para não usar termos genéricos.
Procure entender em que estágio de compra está o consumidor, e use palavras apropriadas ao nicho de mercado.
Essas são apenas duas premissas básicas para uma boa call to action.
Enfim, faça da call to action uma ferramenta chamativa e criativa.
A chamada para ação é uma daqueles elementos que afetarão diretamente suas taxas de conversão.
Portanto, é uma maneira de melhorar e testar o talento do Copywriter.
Call to action possui técnicas simples e práticas
Vale repetir que a call to action ajuda a incentivar, por exemplo, que os visitantes de um determinado site realizem a ação desejada.
Uma frase de chamariz pode assumir diferentes formas.
Escrever CTAs curtos e fortes não só é mais persuasivo, mas também é necessário devido aos limites de caracteres nos anúncios.
Comece com um verbo (“comprar”) e siga com um advérbio (“agora”) ou um assunto (“ebook”) ou ambos.
Notaram que com apenas três dicas dicas simples acima, o papel do Copywriter salta aos olhos.
Portanto, o domínio da Língua Portuguesa faz parte do processo criativo das chamadas para a ação.
Na hora de desenvolver os seus CTAs, preste atenção ao tamanho do texto. Quanto mais objetivas forem as suas chamadas, melhor será a quantidade de conversões.
Outro ponto importantíssimo é evitar os rodeios com as palavras.
Como falei, o Copywriter tem que dominar o poder de síntese.
Se ele criar textos longos e não formular direito a chamada para ação, é quase certo que o potencial cliente perca o interesse rapidamente.
Por último, para entender como oferecer para os usuários algo que vá fazer a diferença na vida das pessoas, é preciso compreender quais são os seus interesses e suas necessidades.
Conheça os locais mais comuns para usar a call to action
Toda e qualquer estratégia de Marketing Digital deve ser pensada em como potencializar os resultados com a utilização de uma call to action arrebatadora.
Porém, sem querer fugir do óbvio, em cada estratégia há as suas particularidades.
Anúncios
Um anúncio com alto poder de conversão depende de como saber usar a chamada para a ação.
É importante sempre prestar atenção ao que a campanha pede.
Dessa maneira, com o uso de Gatilhos Mentais, fica mais fácil que a pessoa tome a decisão esperada.
Atente-se também que os textos dos anúncios devem ser curtos e diretos.
Redes Sociais
Se for criar campanhas com anúncios nas redes sociais, as dicas acima devem ser seguidas.
Por outro lado, as publicações orgânicas possuem algumas técnicas bem conhecidas.
Os botões de curtidas, comentários e compartilhamentos são formas de call to action.
Páginas de vendas
As páginas de vendas ou landing pages não existem sem a presença de call to action.
Desde as mais simples, que vão direto ao pouco, ou aquelas que são feitas para um público mais exigente, as chamadas para a ação devem fazer parte e respeitar essas características.
Muitas vezes, elas devem ser colocadas em várias ocasiões, de preferência em cada rolagem nas páginas, quando quebrar objeções ou expor os pontos cruciais do produto ou serviço.
Sites
Da mesma forma, um site, quando tem várias páginas, a call to action começa logo abaixo do logo.
Todas as páginas do site devem ter call to action de acordo com o direcionamento que se deseja dar para o caminho do usuário.
Lembre-se de usar palavras simples ou até mesmo, dependendo da situação, a palavra-chave que o usuário está em busca.
E-mail marketing
Se quiser fazer sucesso nas campanhas de e-mail marketing, logo no título que aparece na caixa de entrada deve ter uma chamada que desperte a curiosidade.
Isso nada mais que usar uma call to action, que, caso dê certo, o receptor da mensagem ao menos verá o seu conteúdo.
Ao pensar que as pessoas podem desencadear a leitura, em cada etapa da jornada do texto, é preciso adicionar chamadas para as ações.
Call to action nunca é definitiva
Deixe de lado a ideia de que bastou colocar os textos nos botões que acabou a tarefa.
A otimização das chamadas para a ação também faz parte do processo criativo.
Tenha máxima atenção às métricas e veja quais são os botões mais acionados.
Faz parte desse processo de conhecimento das call to action a realização dos testes A/B.
É muito comum e tenha plena convicção que não haverá problemas futuros.
Prepare modelos diferentes de botões, escolha cores e textos distintos que podem mais chamar a atenção do seu público-alvo.
Dessa maneira, fica mais tranquila a descoberta de quais são as preferências da sua audiência.
Portanto, até pela função de criação de textos, vale o Copywriter ter acesso às métricas.
Diante do cenário vai ficar mais fácil comparar as duas versões, e depois ir aprimorando todas as CTAs com esses testes e você saberá de onde partir na construção das próximas.
Conclusão
Aqui não se busca a perfeição, mas uma maneira de direcionar e mostrar a importância de um Copywriter para deixar melhor a criação das call to action.
Isso porque, neste caso, o texto vale ouro na medida que o acerto no que dizer vai despertar o interesse na pessoa em tomar uma decisão.
Com essas dicas bem básicas, quem está começando como Escritor de Linguagem Persuasiva já pode se guiar para não fazer feio quando o assunto é chamadas para ações.
É isso e até o próximo conteúdo.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter.
Entre as ações, um excelente Escritor de Linguagem Persuasiva sabe muito bem como definir o melhor texto para as chamadas para ações.
Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir história para engajar audiência.
Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.
Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.
Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube o começo da pré-venda do livro.
O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas de Copywriting.
Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de Copywriting.
Mentoria Luís Rosa Copywriter
Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos. Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.
Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.
Assim, se uma palavra tem o poder de mudar uma vida, imagine o que a Escrita Persuasiva pode fazer para alavancar a carreira e os negócios
Com Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.
Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting..
Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.
Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.
Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.
Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.
Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.
Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.
Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.