Pular para o conteúdo
Aprenda como planejar e saber o que é web writer

Aprovação Social ajuda a entender o caos na sociedade atual

Aprovação Social é algo que todos almejam como sinônimo de ser bem sucedido. Sejam marcas, pessoas, nações, enfim, tudo que está ao nosso redor tem esse objetivo.

Como profissional de Marketing Digital, eu aprendo diariamente que Aprovação Social é uma ótima solução para persuadir potenciais clientes.

Porém, há um lado obscuro no uso dessa estratégia. Cada vez mais escancarada e perigosa nos dias atuais.

É basicamente sobre isso, nobre leitor, que vou desenvolver esse artigo. Porém, antes, vamos viajar na história recente do país.

Essa pandemia deixou mais cristalino algo que escrevi em outubro de 2014, em um post no meu Facebook.

Após votar no segundo turno da eleição presidencial, no embate Dilma Rousseff e Aécio Neves, eu pontuei que, qualquer que fosse o resultado estaríamos perdidos.

Em minha humilde análise, o país sairia dividido e seria difícil para qualquer um governar.

É óbvio que não sou analista político. Por isso, nem sonhava que passaríamos pelo doloroso processo de, mais um presidente eleito pelo voto popular, ser enxotado via impeachment.

Registro meu particular. Por mais que tenha esse dispositivo à disposição para “derrubar” governantes, eu sou veemente contra o uso desse artifício.

A crise institucional deflagrada por esse ato só deixou a situação ainda mais polarizada.

Aprovação Social fez surgir um novo “Messias”

Brasileiro tem uma crença enraizada de que sempre virá um salvador da pátria. É por isso que, quatro anos depois, chegou ao poder um certo “Messias”.

Nem vou ficar aqui discutindo se “O Coiso”, como eu gosto de chamar, tem capacidade ou não para governar essa nação gigantesca e com tantas diferenças culturais, econômicas e sociais.

Porém, como todos bem sabem, a sua eleição foi muito mais fruto do “voto de protesto” do que por convicções ideológicas.

Como versa o ditado popular: “não tem tu vai com mesmo”.

Ao longo dessa quarentena mergulhei nos estudos para me aprofundar no mundo do Copywriter.

Foram dois livros lidos, muitas palestras online e, vendendo o meu peixe, eu o fiz porque quero usar essa carreira como meio de sobrevivência.

O terceiro livro que estou lendo e recomendo que leiam para ontem é “As Armas da Persuasão”, excelente trabalho do psicólogo Robert B. Cialdini, editora Sextante.

O subtítulo da capa diz tudo: “Como influenciar e não se deixar influenciar”.

Sim, meus estimados leitores. Somos bombardeados diariamente por técnicas de persuasão que nos fazem tomar decisões sem nos darmos conta se elas são ou não racionais.

Dessa maneira, na minha humilde opinião, os “engenheiros” políticos tiraram proveito disso para conquistar a massa desiludida e alçar ao poder o “Messias”.

No capítulo sobre Aprovação Social há um trecho que fala sobre comportamento adequado. Eu o uso para corroborar a minha tese.

“Consideramos um comportamento adequado em dada situação na medida em que o vemos ser seguidos pelos outros”

Convicções são difíceis de serem mudadas

É controverso. Só posso acrescentar que isso ajuda a explicar por que não adianta ficar nessa guerra para saber quem é o bem ou mal nessa pandemia social.

Acho até engraçado o embate nas redes sociais. De um lado o chamado “gado” e do outro os “comunistas”.

É um ambiente desolador, com ataques grosseiros de ambas as partes.

Além disso, o pior é a disseminação extrema de notícias falsas ou “fake news”, para usar o termo da moda.

Só que há a parte perigosíssima da história. Como temos um “Coiso” no poder e muitas vaidades envolvidas quem perde, claro, é a população.

Essa estratégia de persuadir um lado para tirar proveito político está colocando em riscos a vida de muitas pessoas. A contagem dos mortos está acelerada.

Isso aqui não é um clássico de rivalidade estadual. Estamos no momento mais crítico da humanidade desde o pós-guerra.

Porém, eu reconheço que opiniões enraizadas fazem as pessoas agirem mais com a emoção.

Aqui eu faço uso de mais uma citação do capítulo Aprovação Social, do livro “As Armas da Persuasão”.

“Parecemos pressupor que, se várias pessoas estão se comportando da mesma forma, devem saber algo que ignoramos. Sobretudo quando estamos inseguros, ficamos dispostos a depositar uma enorme confiança no conhecimento coletivo da multidão”

Convenhamos, isso não é de hoje. Desde que o mundo é mundo, cada pessoa toma a sua decisão sempre baseada ao que os seus semelhantes seguiram como correta.

Aprovação Social

Saiba como utilizar Aprovação Social a favor

Falei bastante de política, pois é o assunto do momento e que tem despertado debates acalorados.

Porém, a ideia é entender como utilizar a Aprovação Social como meio de alcançar pessoas, criar um maior engajamento com a marca e, claro, aumentar as vendas.

Com o advento da internet, o consumidor tem pesquisado bastante antes de tomar a decisão de compra.

Chega de opiniões forjadas. Até mesmo o uso dos “influenciadores” podem destruir as estratégias.

Tomamos como exemplo a marca de carnes que colocou o Rei Roberto Carlos e cantora Angélica para falar dos seus produtos.

Até aí, a empresa contrata quem ela quiser. O problema é que ambos tinham em seu histórico declarações contra a comida de origem animal.

Portanto, sendo objetivo: não trate os consumidores como “idiotas”.

Dessa maneira, a concorrência pela sua atenção é grande. Além disso, com a vida cada vez mais corrida, ele quer respostas rápidas.

Então, ao fazer a exposição de seus produtos ou serviços, coloque sempre avaliações de quem já é um consumidor.

As avaliações espontâneas são muito comuns no Google Meu Negócio, Facebook, Instagram, Youtube, entre outros.

Quanto mais interações com os seus consumidores, mesmo diante de avaliações negativas, essas devem ser respondidas o mais rápido, mais a Aprovação Social vai propiciar o crescimento no seu nicho de mercado.

Aprovação Social como estratégia de copywriting

Estratégias impulsionam formas para aumentar a aprovação

Os depoimentos a favor ajudam a quebrar certas objeções dos clientes. Porém, lembre-se, nada de forjar declarações positivas ou pedir avaliações em troca de algum benefício.

Imagine que você monte uma estratégia para alavancar as vendas, uma promoção ou um lançamento de um produto.

É nesse ponto que a Aprovação Social pode ser decisiva.

Se há uma audiência qualificada, que fez uma avaliação positiva, coloque no material que vai ser enviado para a sua lista de clientes.

O e-mail marketing, uma página de vendas, páginas do site ou texto no blog não devem ter apenas as descrições do produto.

Primeiro, exponha a dor do cliente. Segundo, faça com que ele sinta desejo por aquilo que você está ofertando.

Por último, utilize depoimentos de quem já comprou. Se for um lançamento de algo novo use dados que comprovem que o seu produto ou serviço vai solucionar a dor dele.

Deixe tudo nas mãos de um Copywriter

Dessa maneira, há uma ótima quantidade de informações e precioso material para colocar em prática as estratégias das campanhas.

Depois disso, o necessário é achar alguém que transforme tudo isso em uma poderosa arma para persuadir os potenciais clientes.

Então, entra em cena a figura do Copywriter. É ele quem vai lapidar os materiais construídos pela Aprovação Social.

Com a habilidade no texto, ele vai usar os artifícios conhecidos em Marketing Digital.

Isso pode ser feito através de uma anúncios curtos, em vídeos ou textos, cartas de vendas, e-mail marketing.

Como conclusão, se tudo for bem feito, usando somente as técnicas de Aprovação Social é possível atingir grandes resultados.

Basta experimentar.

É isso até a semana que vem!

0
Would love your thoughts, please comment.x
Open chat
Olá, no que posso te ajudar
Olá, no que posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: