Poder da simplicidade, em qualquer área do saber, é algo que todos perseguem no momento de executar as tarefas.
Cansei de ouvir o famoso clichê: “o difícil é fazer o simples”.
Sim, muitas vezes isso acontece porque a tendência natural é complicar as coisas.
Vamos então prosseguir no mergulho no mundo Copywriting e entender como usar o poder da simplicidade.
O auxílio para essa questão vem com o uso da PNL (Programação Neurolínguística), que tem sido um dos pilares para desenvolver o tema Psicomarketing.
Se você, caro Copywriter, pretende expandir os seus horizontes pesquise sobre esse dois assuntos e coloque em prática.
Essas são duas formas que auxiliam no crescimento como Escritor de Linguagem Persuasiva.
Saiba que há muitos autores que dão exemplos práticos de como usar o poder da simplicidade.
Eu, por iniciar os meus estudos na área, gosto do escritor Steve Allen.
Sua linguagem é simples e didática. Sem enrolações.
Entretanto, reforço que cada um deva buscar, como eu já fiz, outras fontes nessa área.
Assim, você encontra diversos argumentos para ampliar o poder da simplicidade.
Dessa maneira, o mais interessante é que os exemplos são corriqueiros.
Por isso, a PNL, em parceria com o Copywriting, não é a invenção da roda.
Portanto, a receita é conhecer o que motiva os pensamentos das pessoas e oferecer caminhos diante do que desejamos.
Nesse ponto, volto ao conceito primordial que ajuda a entender o que faz um Copywriter.
Nada mais nada menos do que usar as técnicas de Escrita Persuasiva, provocar o desejo nas pessoas e fazer com que elas tomem as decisões que nós queremos.
Tenho convicção de que, se você está aqui neste blog, essa definição não é nenhuma novidade.
Vamos então partir para a prática.
Poder da simplicidade na pergunta
Pense e elabore algo que vai levar a pessoa a dizer “sim” ou “não”.
Como assim?
A boa e velha publicidade usa e abusa disso há muito tempo.
O mesmo ocorre com as estratégias de Marketing Digital.
Para conduzir a argumentação sobre determinado assunto, basta fazer uma pergunta que proporciona uma dessas duas respostas.
Na sequência, faça a sua argumentação sobre o que pretende dizer.
Com esse poder da simplicidade na pergunta, logo de cara entra em cena a curiosidade.
Mesmo que a pessoa já sabe qual é o assunto e tenha a resposta pronta.
Ela vai querer acompanhar o assunto para ver se bate com o ponto de vista. Ou, claro, discordar do que foi escrito.
Este é um padrão muito comum utilizado nas headlines. É instantâneo o despertar da curiosidade.
Vamos a cinco exemplos de perguntas básicas que testam o poder da simplicidade.
- Investir na Bolsa de Valores é o melhor caminho para aumentar o patrimônio?
- Marketing Digital é a estratégia fundamental para alavancar as vendas online?
- É possível crescer na carreira sem fazer algum curso de línguas?
- Sabia que dá para emagrecer sem deixar de comer o que você mais gosta?
- Investir em um site ajuda a prosperar o seu negócio?
Veja como são perguntas corriqueiras que fazem parte do cotidiano.
Portanto, essa “brincadeira” é só para testar a imaginação e usar o seu nicho.
Execute a sua argumentação com o poder da simplicidade para dar a resposta e apresente as formas de quebrar objeções.
Poder da simplicidade nas emoções
Como escrevi acima, e que todas as pessoas que gostam de estudar o Psicomarketing sabem, é que as decisões de compras são baseadas em emoções.
Depois, essas mesmas pessoas justificam suas decisões conforme, dependendo do estado de aceitação, por padrões de lógica e razão.
Portanto, qualquer que seja o negócio, o produto ou serviço, deve ser vendido como um sentimento, uma emoção, algo que vai dar muito prazer.
Até por isso, ao entender o poder da simplicidade, quando analisamos a persona ou público alvo, sempre temos em mente qual é a “dor ou desejo”.
A partir daí, a construção dos argumentos para mostrar o produto e, em conjunto, repito, mostrar as formas de como quebrar as objeções.
Vou “roubar” algumas das definições que Steven Allen aponta sobre os benefícios que fazem as pessoas comprarem.
Vejam como tudo isso se encaixa no poder da simplicidade.
- Ganhar dinheiro
- Poupar dinheiro
- Economizar tempo
- Sentir-se seguro
- Melhorar a saúde
- Ser mais atraente
- Ter aparência mais jovem
- Fazer sexo mais vezes
- Impressionar os outros
- Pertencer a um grupo especial
- Ajudar a família
Aqui vale ressaltar que a partir da lista acima, a ideia é se aprofundar no que move as decisões de compra.
Portanto, explore, a seguir, com o poder da simplicidade na pergunta.
Ou seja, use o por que para criar argumentos.
Por que uma pessoa compraria um curso de inglês?
Vou dar duas respostas mais do que conhecidas.
Primeiro, pode ser para ganhar competitividade na carreira.
Segundo, fazer uma viagem para fora do país e se virar sozinho.
Para cada uma dessas respostas, o Copywriter deve criar a série de argumentos para mostrar que a compra vai atender o desejo da persona.
Além disso, é importante dizer o que o cliente vai perder caso não clique no botão de compra.
entre na mente da persona
No artigo conheça expressões que mudam o jogo do Copywriting, há um tópico que falo sobre o uso do Imagine Você como forma de despertar rapidamente a atenção do público.
Há uma variação dessa estratégia que a Programação Neurolinguística ensina que pode provocar um efeito parecido.
O que conta aqui é saber usar o poder da simplicidade.
São expressões que fazem parte do cotidiano, o que torna a situação muito fácil de ser utilizada.
Portanto, entenda que isso é evocar o estado emocional que você quer e assim o seu cliente vai fazer o que você mais almeja.
Ou seja, clicar no botão de compra.
Vamos a três exemplos.
- Pense na felicidade que você e sua família vão sentir quando finalmente comprarem a casa própria.
- Imagine o alívio que vai sentir quando você precisar ir ao médico e você finalmente ter um ótimo plano de saúde.
- Perceba o prazer de viajar quando finalmente você adquirir a sua passagem só com o uso das milhas.
Portanto se você notou, em todas as três frases a palavra “finalmente” faz muita diferença.
Ela tem o poder de ajudar na argumentação quando o produto ou serviço demanda mais trabalho para a venda.
Além disso, um outro motivo é que essa palavra serve para entrar na mente da persona e quebrar barreiras.
Isso quando ele já passou por frustrações e experiências desagradáveis com produtos do mesmo nicho e não está querendo nem ouvir falar sobre esse assunto.
criativade é o que vai impulsionar
Tudo o que escrevo como conteúdo aqui são frutos de experiências que foram bem sucedidas por profissionais que estudaram a Programação Neurolinguística.
Entretanto, para chegar às conclusões, esses estudiosos colocaram em prática.
Nada mais é do que fazer testes e usar a máxima da tentativas e erros.
Aliado a isso, faça pesquisas para entender também como é o comportamento do mercado consumidor do seu nicho.
Dessa maneira, você vai ter material suficiente para alavancar a sua carreira como Copywriter.
A Psicologia do Consumo sempre será assunto recorrente neste blog e assim ser uma aliada na Escrita Persuasiva.
Por fim, como último recado, aja sempre para que as pessoas usem a imaginação para conseguir o que você quer.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.