Marketing Humanizado é o conceito de enxergar as pessoas além dos números de vendas e os lucros proporcionados pelas transações comerciais.
Posso ter feito uma definição um tanto quanto técnica demais, mas ao longo deste artigo vou esmiuçar essa que tem sido uma das grandes preocupações das marcas antenadas com a atual realidade do mundo dos negócios.
Tudo começa com uma premissa básica de nossas vidas, que o mundo digital, para o bem ou para o mal, acabou minando.
Nas relações da humanidade, as pessoas querem ter contato com pessoas.
Está fresco as mudanças provocadas no consumo em função da pandemia da Covid-19.
Parece simples, mas não é.
Por tudo que vem acontecendo no mundo é fato que é cada vez mais difícil, ao menos no cenário digital, ser atendido por pessoas.
Com a proliferação das compras online, toda a relação é impessoal e são feitas através de poucos cliques.
Antes de mais nada, de forma alguma vou remar contra a maré , afinal sou adepto de que, em determinadas situações, executar as compras sentado no sofá é muito mais prazeroso do que enfrentar filas em lojas e supermercados.
Sem julgamentos, é claro. Cada um é cada um.
O que o Marketing Humanizado propõe não é enterrar esses processos rápidos nas transações comerciais.
A ideia é proporcionar uma experiência de acordo com os interesses do consumidor.
O Marketing Humanizado é o entendimento de que cada pessoa tem um momento de compra.
Dessa maneira, as mensagens para a jornada de compra precisam ser direcionadas para cada etapa específica do funil de vendas.
Neste cenário que entra nós, os Copywriters, com a nossa capacidade de produzir conteúdos que respeitem esses processos.
Além disso, no caso das empresas, quanto mais ouvirem o que os potenciais consumidores têm a dizer melhor será o retorno em benefícios para eles.
Então, vamos aos tópicos mais importantes do Marketing Humanizado.
- Marketing Humanizado e o universo das pessoas
- Humanização da comunicação
- Dicas para humanizar a relação com o público-alvo
- Três pilares do Marketing Humanizado
O que é Marketing Humanizado
É, não tem jeito. Precisamos pegar as experiências de fora para implantar aqui no nosso Brasil varonil.
O Marketing Humanizado é só mais uma entre tantas outras coisas que estamos habituados.
Tudo começa no que o mercado norte-americano define como Human to Human (em uma tradução livre pessoa para pessoa).
Ao sair da bolha digital e pensar globalmente, essa comunicação tende a trazer mais retornos para os negócios.
Portanto, o Marketing Humanizado dá totais condições para definir todo o processo na jornada do consumidor.
Dessa maneira é possível melhorar a comunicação e saber todas as dores do potencial cliente, desde quanto ele não tem noção do que ele precisa até a entrega do produto.
No caso da produção do conteúdo, papel importantíssimo realizado pelo Copywriter, isso se torna um rico material para direcionar as mensagens da forma correta.
Outro ponto importante que vai auxiliar o trabalho do Copywriter no Marketing Humanizado é a definição da persona.
Assim, o Copywriter também ganha subsídios para entender melhor a segmentação e construir os argumentos, por exemplo, em uma página de vendas, específicos para o perfil do consumidor.
Da mesma forma, as estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo também servem para a humanização da comunicação e também direcionam o trabalho do Copywriter.
Portanto, a atração do cliente através de conteúdo rico é gerar soluções de acordo com o momento do consumidor, que direciona para as suas necessidades.
Por fim, para a compreensão do Marketing Humanizado é a sua relação vital com o Marketing Digital.
Isso torna importante enfatizar que do outro lado da tela, seja do computador ou celular, existem pessoas com particularidades únicas.
O que vai auxiliar o trabalho de todos é avaliar as métricas no percurso da jornada do consumidor.
Esses nortes decisivos para deixar cada vez melhor o Marketing Humanizado.
Estruture a humanização da comunicação
É público e notório que as relações do capitalismo são baseadas em obter o máximo lucro possível.
O debate é caloroso, mas, em linhas gerais, todos concordam que no final das contas o valor ganho é o que importa.
Entretanto, é recomendado que olhem cada vez mais para as pessoas sob todos os aspectos.
Portanto, não pense na utilização do Marketing Humanizado apenas como uma simples estratégia para aumentar as vendas.
O objetivo é obter uma relação saudável com os consumidores.
Afinal, como está sendo colocado aqui o princípio é a comunicação pessoas para pessoas.
Faça de tudo para estruturar a humanização da comunicação mais próxima dos seus clientes.
A receita dos estudiosos no assunto é que, o investimento no Marketing Humanizado, é provocar nas pessoas maior identificação com a marca, o que é caminho para conseguir engajamento com o público que compõe o nicho de mercado.
Para quem está na ponta como emissor da mensagem e quer chamar a atenção do público-alvo vale muito a pena se colocar no lugar do receptor do conteúdo.
Já fez esse tipo de exercício, caro Copywriter?
O ponto em questão não não é apenas vender. As marcas precisam falar mais a linguagem dos seus consumidores.
Vou falar mais um pouco em detalhes abaixo.
No momento de pulverização das informações, os consumidores estão muito mais ligados e até exigem um atendimento mais personalizado.
Eles também esperam que as experiências com a comunicação humana sejam verdadeiras, que alinham pessoas a empresas.
Cinco pontos para humanizar a comunicação
Alguns itens básicos podem ser aplicados para encurtar o caminho e possibilitar que o Marketing Humanizado funcione nas empresas.
Sei que pode ser repetitivo, mas todo esse processo serve de auxílio para gerar uma enorme fonte de ideias para o trabalho do Copywriter.
Entretanto, o Escritor de Linguagem Persuasiva tem que saber de alguns pontos que ajudam a fomentar a comunicação humanizada.
Vou elencar cinco pontos.
Seja prestativo
Humanizar a comunicação significa prestar um atendimento com excelência em todas as fases da jornada do consumidor.
Implantar essa tática é muito simples. Basta refinar todos os processos com as pessoas envolvidas nele.
Diante das métricas é possível investir no que deu certo e corrigir os equívocos.
Assim, saiba que nada é definitivo.
O Marketing Humanizado deve ser moldado sempre de acordo com os dizeres do público-alvo.
Discurso e prática
Muito mais, mas muito muito mais do que dizer é fazer.
Portanto, aqui que sua comunicação propaga através do texto persuasivo do Copywriter.
O discurso apresentado tem que ser o mesmo na prática.
Pense dessa maneira.
Humanizar a comunicação é deixá-la com a cara de um humano, com sentimentos, desejos e expectativas.
A marca em questão deve estar antenada com os valores dos consumidores.
O que pode simplesmente contar histórias que se referem ao mundo no qual eles vivem.
Atitudes pensadas em humanos aproximam as marcas de pessoas, tornam as empresas, na visão de seus consumidores, mais ligadas à realidade.
Autenticidade no Marketing Humanizado
Seja autêntico e verdadeiro em tudo o que for dizer para o seu potencial consumidor.
Sempre digo que, neste ponto, no que depender da liberdade do Copywriter, o mesmo pode questionar se algum tipo de assunto condiz com a realidade.
Nem todos gostam ou se sujeitam a trabalhar em qualquer um nicho de mercado.
Posto isso, a autenticidade é importante para a transparência na comunicação humanos com humanos.
O grande benefício é o ganho de confiança, pois o consumidor percebe verdade na fala da marca.
Portanto, faça de tudo para ganhar esse ponto positivo.
Afinal, um cliente satisfeito vira um grande propagador da marca.
Emoções contagiam as pessoas
Toda a ação provoca uma reação.
Desculpe apelar para esse clichê mais do que surrado.
O que quero dizer em relação a isso é que as emoções devem ser benéficas para a comunicação entre marcas e consumidores.
É por isso que os Gatilhos Mentais funcionam tão bem nos textos persuasivos.
No caso do Marketing Humanizado, as emoções servem para que as pessoas se sintam bem e confortável na relação com as marcas.
As empresas também podem servir como fonte de inspiração.
Os obstáculos que ela enfrentou podem gerar nos potenciais consumidores algo que vai encantá-lo a seguir o mesmo caminho.
Frieza é um tiro no pé
Nem ouse praticar o marketing tradicional na comunicação com os seus clientes.
Aquela história de compre, compre, compre pode ter alguns resultados, mas poucos caem nessa.
Basta ver como, ao longo dos anos, as propagandas nas TVs mudaram radicalmente e parecem mais programas curtas metragens das emissoras.
Claro que ainda existe o modelo tradicional com a oferta e o preço.
Se ousar e simples empresa tentar empurrar soluções sem estabelecer conexões humanas, a marca corre o risco de dar um tiro no pé.
O cliente pode enxergá-la como mera oportunista, o que pode ser tremendamente prejudicial à credibilidade da marca.
Guarde os três princípios básicos do Marketing Humanizado
Para que não haja nenhuma dúvida sobre a comunicação e como isso pode ajudar na cadeia de produção de todos que se envolvem nos negócios, deve ser seguido três princípios básicos.
Como se fosse um mantra, eles são importantíssimos para que a estratégia funcione adequadamente.
É uma relação, como foi dito, que gera muitos ganhos quando atende os desejos dos clientes.
Então vamos lá.
Empatia
A preocupação em oferecer uma ótima experiência começa quando você, caro Copywriter, se coloca no lugar do seu cliente e do cliente do seu cliente.
O nome disso é empatia.
Essa decisão faz com que você compreenda os anseios e os desejos de todas as partes envolvidas no Marketing Humanizado.
Dessa maneira, quando bem executado, pode ser a chave para estreitar relacionamentos e criar parcerias duradouras.
Inspiração
É ambicioso, mas é possível criar um legado diante dos clientes.
Ao atingir tamanho respeito, a marca se torna uma inspiração para o cliente.
Até você, caro Copywriter, tem esse poder de se transformar em um inspirador para gerações futuras.
Na hora de se comunicar com seu cliente, tente ao máximo ser fonte de inspiração.
Isso se torna vital na comunicação, pois o cliente entende que pode se agarrar à marca ou produto, pois acredita que tem a solução para os problemas dele.
Valores
Imagine estar à frente de uma equipe ou fazer parte de um time.
Entenda que de nada adianta pregar a humanização da marca, se dentro da equipe as pessoas não têrm a mínima noção do que isso significa.
É importante que todos estejam conectados para colocar em prática os processos de criação do Marketing Humanizado.
O ambiente entre os componentes tem que ser agradável, e que todos se sintam motivados em ajudar a manter essa jornada sempre a melhor possível, dentro do time, e na relação com os clientes.
Portanto, é fundamental que o Marketing Humanizado comece de dentro para fora, com respeito entre as partes da equipe.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter e assim ajudar a desenvolver o trabalho de Marketing Humanizado.
Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir história para engajar audiência.
Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.
Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.
Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube o começo da pré-venda do livro.
O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas de Copywriting.
Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de Copywriting.
Mentoria Luís Rosa Copywriter
Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos. Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Com esse treinamento vai entender até o papel para criar conteúdos relacionados a aumentar o poder do Marketing Humanizado.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.
Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.
Assim, se uma palavra tem o poder de mudar uma vida, imagine o que a Escrita Persuasiva pode fazer para alavancar a carreira e os negócios
Com Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.
Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting..
Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.
Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.
Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.
Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.
Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.
Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.
Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.