Marketing de Guerrilha é a bola da vez.
Ao longo das publicações neste blog, eu me aventurei por várias vertentes do marketing.
Afinal, tudo começou, na prática, há pouco mais de três anos quando parti para os estudos sobre o Marketing Digital e, posteriormente, a vida como Copywriter.
Dessa maneira, quanto mais eu me aprofundo, mais conhecimento é acumulado.
Nessa trilha, eu procuro deixar os meus leitores também muito bem informados com a distribuição das pesquisas em forma de conteúdo.
Em uma recapitulação para chegar ao Marketing de Guerrilha, há artigos interessantes aqui sobre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing de Relacionamento e Psicomarketing.
Haverá outros artigos, pois falar de marketing e como isso gera oportunidades para nós Escritores de Linguagem Persuasiva é o que movimenta este blog.
Feito isso, vamos ao tema deste artigo.
O conceito de Marketing de Guerrilha apareceu pela primeira vez nos estudos do norte-americano Jay Conrad Levinson, que é considerado o maior expoente no assunto.
A palavra guerrilha não foi colocada por acaso. O autor se inspirou nas ações de combate durante a Guerra do Vietnã, no início dos anos 1970.
Dessa maneira, ele se inspirou e criou uma maneira de conquistar mais e mais consumidores.
Para quem não tenha familiaridade com a história, os vietnamitas adotavam estratégias pouco usuais para enfrentar o poderoso exército norte-americano.
Algumas deram tão certo que ajudaram a derrotar o inimigo.
Segundo Levinson, o Marketing de Guerrilha é uma estratégia capaz de atingir as metas convencionais, tais como lucros e alegria, com processos não muito convencionais.
O dito pulo do gato é que essa estratégia costuma ser realizada com baixo investimento e gerar impactos extraordinários.
Outro detalhe importante é que essas ações têm como objetivo atrair atenção espontânea e ficar na mente das pessoas.
O Marketing de Guerrilha pode ser adotado por qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho.
Porém, a sua eficácia foi comprovada com maior êxito em pequenas empresas, as quais possuem um orçamento não muito grande.
Acompanhe ao longo do texto como usar o Marketing de Guerrilha e tirar proveito da sua experiência como um Copywriter.
O que você vai ter de aprendizado neste artigo:
- Introdução ao Marketing de Guerrilha
- Saiba como investir seu talento no Marketing de Guerrilha
- Entender quais são os tipos de Marketing de Guerrilha
- Como realizar Marketing de Guerrilha online
- Casos de sucesso com o uso do Marketing de Guerrilha
O que é esse tal Marketing de Guerrilha
Antes de entrar mais a fundo e dar mais detalhes do que foi escrito na introdução deste artigo vale lembrar o porquê de trazer à tona conceitos e estratégias sobre como atrair consumidores para o mundo do Copywriter.
É importante sempre frisar que qualquer negócio depende de uma comunicação eficaz.
Isso passa por ter alguém ou uma equipe capaz de produzir conteúdo que realmente vá impactar nas pessoas e transformá-las em clientes.
Portanto, neste cenário, como sempre coloco, é preciso valorizar o poder da Escrita Persuasiva, algo que nós Copywriters temos que dominar com maestria.
Dessa maneira, caso formos participar de um projeto que envolva essa estratégia, é fundamental saber muito bem quais são esses diferenciais.
Enfim, na essência do que foi proposto por Jay Conrad Levinson, a base do Marketing de Guerrilha é a sua capacidade de gerar uma tremenda surpresa.
Por isso, ele usou o exemplo da Guerra do Vietnã, na qual os pequenos derrotaram os grandalhões.
Portanto, dessa forma essa estratégia passou a ser recomendada, principalmente, para pequenos e médios negócios.
É uma forma de ser muito mais agressivo e direto na forma de comunicar as pessoas.
Quando falo em comunicar, repito, o Copywriter deve saber que a mensagem tem que ser sem rodeios.
Ao entrar em um termo que virou moda nos tempos de explosões de mensagens instantâneas, o resultado dessas ações costuma ser imediato, quando ele se torna viral.
Vou reforçar com o resumo do criador.
Levinson sempre enfatizava que, assim como os soldados dos pequenos exércitos em uma batalha, era necessário usar armas mais eficazes para combater as tropas mais bem armadas.
Para exemplificar diante da concorrência.
Seja criativo, inovador e pense fora da caixa. Só assim poderá ter armas para competir com quem possui mais recursos financeiros e de mão de obra.
Saiba como investir no Marketing de Guerrilha
Com mais de 50 anos desde que Levinson cunhou a expressão Marketing de Guerrilha é notório que não somente os pequenos e médios negócios fazem uso dessa estratégia.
Isso ocorre por um simples e clássico fator, o financeiro.
Quem não gosta de obter muito com pouco investimento?!?!
Daí a importância que se dá ao Marketing de Guerrilha.
A questão é dar o tiro certo, pois sabemos o quanto está cada vez mais difícil conquistar a atenção das pessoas.
Essa acaba sendo uma falha do marketing tradicional, com mensagens de pouco apelo e que não fazem as pessoas serem fisgadas rapidamente ou, no melhor dos cenários, cumpram a ação desejada.
Por outro lado, o Marketing de Guerrilha é trabalhado diretamente para chamar bastante a atenção das pessoas.
Ou seja, ele beira o impossível de ser ignorado.
Acompanhe até o fim este artigo e verá alguns exemplos que você vai entender o tamanho do impacto de alguns casos de sucesso.
Isso porque a visualização faz carregar aquela memória positiva por um longo tempo e, o melhor, é muito comum que as pessoas passem as mensagens adiante.
E aqui o reforço para brilhar os olhos.
Por ser uma forma criativa de se comunicar com o seu público, o emissor da mensagem, provavelmente, vai gastar pouco em comparação ao tamanho da repercussão.
Mergulho nas diferenças de Marketing de Guerrilha
Qualquer meio ou lugar é oportunidade para desenvolver uma campanha com possibilidade de alto êxito através do Marketing de Guerrilha.
Como aqui vamos sempre direcionar para o Copywriter, lembre-se que a sua mensagem de texto terá um forte impacto nessas campanhas.
Então, veja alguns ambientes de propagação das mensagens.
Marketing de Guerrilha no ambiente
É a exploração dos locais onde tenha muita circulação.
A imaginação ferve, afinal existem vários e vários locais disponíveis.
É uma compilação de inteligência, flexibilidade e uso eficaz da atmosfera.
Esses tipos de anúncios podem ser encontrados em qualquer espaço físico.
Portanto, é uma ótima estratégia para conseguir a atenção de um público que ainda não conhece a sua empresa ou que não presta muita atenção nela.
Aqui vão alguns exemplos: portas de entrada do estabelecimento, secadores de mãos em banheiros públicos, bancos da praça, elevadores, bombas de gasolina até alças de mão em ônibus.
Enfim, seria demais ficar citando aqui todos os locais que podem servir para espalhar as mensagens.
Marketing de emboscada
O marketing de emboscada é utilizado por uma organização para capitalizar o público sobre a consciência, atenção, boa vontade e outros benefícios.
Isso é gerado por ter uma associação com um evento ou propriedade, sem que a organização tenha uma conexão oficial ou direta com aquele evento ou propriedade.
Como exemplo, essa estratégia ocorre, por exemplo, em torneios como a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Carnaval, entre outros.
Marketing de Guerrilha em locais fechados
É um pouco parecido com a estratégia em locais físicos citados acima.
Aqui a pequena diferença é que há uma menor circulação de pessoas.
Outro ponto é que dá para fazer uma segmentação do público.
Por exemplo, você pode criar uma campanha dentro de um bar, um pet shop ou até mesmo em uma pequena oficina de manutenção de carros.
Como sempre enfatizamos, o ponto central é apostar na criatividade.
Pense no que seria inusitado para aquele ambiente e que tipo de pessoa você gostaria de atingir.
Viralizar, o sonho do Marketing de Guerrilha
A internet potencializou o termo “viralizar”.
Há quem ensine como conseguir tamanha façanha, mas geralmente o conteúdo “viral” acontece quando menos se espera.
Por isso, discordo totalmente de que haja uma fórmula para conseguir fazer as mensagens se tornarem as mais badaladas de uma hora para outra.
Porém, segue algumas ideias do que é o chamado marketing viral.
Ele descreve qualquer estratégia que incentive os indivíduos a transmitirem mensagens a outros, criando o potencial de crescimento exponencial na exposição e influência.
Como os vírus, essas estratégias aproveitam a multiplicação rápida para explodir a mensagem para milhares, milhões de pessoas em uma velocidade assustadora.
Fora da bolha da Internet, o marketing viral tem sido referido como boca a boca, um “barulho” generalizado, que provoca o aumento na exposição nos veículos de comunicação.
Buzz Marketing
A palavra buzz em uma tradução aproximada é zumbido.
No linguajar popular, o termo pode ser associado ao zunzunzum.
Aquilo que dissemos quando ouvimos falar de algo que está todo mundo comentando.
E isso pode ser verdade ou não.
Entretanto, nos negócios alcançar o buzz é uma grande vitória como estratégia de Marketing de Guerrilha.
O buzz marketing possui algumas características do viral.
Porém, a ideia é usar a mídial para encorajar o público a discutir a marca ou produto.
O buzz marketing funciona melhor quando as respostas do consumidor a um produto ou serviço são feitas de forma genuína, sem que a empresa os pague.
O barulho gerado a partir de campanhas de buzz marketing é referido como algo gerado organicamente, isso sem grandes investimentos só com a espontaneidade das ações dos consumidores.
Marketing de Guerrilha no mundo online
O bom de ser Copywriter é que a nossa mão de obra tem espaço em vários locais, tanto nos canais tradicionais, os chamados offlines, quanto nos digitais, os onlines.
É algo que vale a pena flutuar nos dois cenários.
Para não fugir muito do tema, gostei da abordagem que traz também para o cenário online formas de usar o Marketing de Guerrilha.
Afinal, como foi exposto nos exemplos acima, é uma estratégia mais voltada para os espaços físicos, onde há grande circulação de pessoas.
É neste momento que entra o mundo online.
Nem preciso dizer os números incríveis de visualizações que as mídias digitais proporcionam, sejam em textos, imagens estáticas ou vídeos.
Isso não foge ao que é feito com qualquer tipo de estratégia de divulgação de conteúdo.
É necessário saber quais são os canais preferidos da sua audiência e centrar esforços nos melhores canais.
Saiba que as estratégias de Marketing de Guerrilha criativas são aquelas que rastreiam todo o comportamento das pessoas e despertam o imaginário coletivo.
É muito comum vermos posts ou vídeos com índice altíssimo de compartilhamento justamente por transmitir mensagens que quebram os padrões.
Enfim, que viralizam.
Portanto, caro Copywriter, deixa eu ser insistente como de costume. O seu trabalho à frente de um projeto pode ser decisivo.
Esteja sempre atento ao mercado ao qual foi contratado e aproveite as ondas das oportunidades que possam surgir.
Diante da rapidez do universo online, tudo o que nós precisamos para estar bem à frente da concorrência é tomar a decisão no momento certo de agir.
Cinco casos de sucesso de Marketing de Guerrilha
Ao longo da pesquisa para este artigo, eu me deparei com vários textos com cases repetidos de estratégias de Marketing de Guerrilha que fizeram sucesso.
Vou “roubar” alguns deles e dar a minha visão sobre a ótica mais do texto do que das imagens.
Afinal, esse é o Meu Mundo da Escrita Persuasiva, não é mesmo?
Canais ESPN
A criatividade em usar o vaso sanitário como uma parte do campo de futebol.
Só isso não bastou. Foi preciso usar uma mensagem criativa para fazer o convite.
Note que até uma chamada para a ação foi feita para fisgar o potencial assinante.
ONG WWF
Eu sou apaixonado por futebol, mas não foi intencional usar o segundo exemplo de Marketing de Guerrilha como exemplo.
O propósito aqui, além de mostrar como podemos usar nosso talento para a escrita, é alertar para os cuidados que precisamos ter cada vez mais com o meio ambiente.
Esta campanha foi feita durante a transmissão de uma partida do futebol feminino em 2012.
Infelizmente, principalmente aqui no Brasil, o assunto desmatamento tem mais conversa do que ações.
Acompanhem até o fim a brilhante iniciativa da ONG WWF (World Wide Fund for Nature), entidade conhecida mundialmente por suas ações sustentáveis.
Azul Linhas Aéreas
Um dos exemplos mais clássicos que você vai encontrar na pesquisa de cases em Marketing de Guerrilha é em elevadores.
A grande circulação de pessoas no vai e vem de edifícios ajuda a transmitir uma mensagem agressiva.
Afinal, não fugir dos elevadores.
Preste atenção ao texto da mensagem e a combinação com o ambiente do elevador.
Netflix
Foi dito que ações de Marketing de Guerrilha são estratégias usadas por pequenas empresas na luta contra os gigantes.
Porém, como também foi visto nos exemplos acima, as grandes marcas sabem tirar muito bem proveito disso.
Com custo menor do que inserções nos grandes veículos de comunicação, a estratégia pode render muito em exposição da marca e retorno financeiro.
A ideia disso é o que motivou, por exemplo, a Netflix a ousar e pintar a fachada de um prédio em Paris para divulgar a série Orange is the New Black.
Além da pintura, diversas atrizes foram contratadas para ambientar o cárcere de uma prisão feminina.
Metrô de São Paulo
Para encerrar a série de cases, também por um acaso, escolhi um meio de transporte e optei por um filme.
A mensagem de um dos sucessos do cinema “viralizou” rapidamente pelos trilhos do metrô de São Paulo.
Para que não assistiu “Divertida Mente”, vale muito a pena.
Ali podemos aprender também como funcionam as nossas emoções e usar como estratégias em nossos textos.
O cinema é a combinação perfeita entre textos e imagens.
Lembra da jornada do herói, “Divertida Mente” trabalha muito bem todos esses elementos, os quais aprendemos são de grande utilidade na construção de argumentos de venda.
Conclusão
Mais uma vez, o entendimento proposto é mostrar o quanto as várias vertentes do marketing abrem espaço para quem tem o gosto pela escrita.
Mesmo que no Marketing de Guerrilha as imagens chamam muito mais atenção, vemos, através dos exemplos, que o texto é um forte aliado.
Para quem acha que isso virou apenas estratégia para grandes corporações, os cases acima demonstram que essas campanhas podem ser usadas por pequenos e médios negócios.
Imagine o impacto de pintar porta de um pequeno bar ou restaurante com uma promoção de datas comemorativas.
Outro destaque é fazer isso através das redes sociais.
Enfim, basta colocar a cabeça para funcionar.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter.
Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir história para engajar audiência.
Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.
Entre outras coisas, dá até para entender os processos de escrever para o cenário do Marketing de Guerrilha.
Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.
Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube o começo da pré-venda do livro.
O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas de Copywriting.
Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de Copywriting.
Mentoria Luís Rosa Copywriter
Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos. Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.
Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.
Assim, se uma palavra tem o poder de mudar uma vida, imagine o que a Escrita Persuasiva pode fazer para alavancar a carreira e os negócios
Com Meu Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.
Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting.
Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.
Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.
Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.
Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.
Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.
Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.
Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.