Jornada do Herói conecta pessoas.
São histórias envolventes que cativam e mexem com as emoções.
Cada um de nós, ao puxar pela memória, encontra fatos, pessoas, situações que calham com o perfil da Jornada do Herói.
Das religiões, no entretenimento, na construção das grandes nações, as maiores invenções da humanidade.
Os discursos dos políticos, a sua vida, a minha vida, tudo pode ser resumido na Jornada do Herói.
Tanto que isso se transformou em uma estratégia, difundida no Marketing Digital, por exemplo, para aumentar a clientela e o faturamento com a venda de produtos e serviços.
Portanto, dominar essa narrativa é fundamental para aumentar a venda de produtos e serviços.
Dessa maneira, o Copywriter, ou Escritor de Linguagem Persuasiva, deve usar esse recurso como estratégia para conquistar a sua audiência.
A Jornada do Herói é uma mola propulsora para ajudar a alavancar qualquer tipo de negócio.
Pequenos três exemplos corriqueiros para explorar essa construção.
Primeiro, imagine a mãe que não conseguia fazer seu filho dormir e criou uma técnica inovadora, e a criança desde então passa a madrugada inteira sem dar um pio.
Segundo, o agricultor que, cansado de utilizar fertilizantes industrializados, desenvolveu fertilizantes orgânicos, vende cursos sobre isso, além de levar comida de melhor qualidade a milhares de lares.
Terceiro, aquela pessoa que sofreu na escola pública, mas criou um método de estudo baseado na memorização e passou nas principais universidades públicas e, depois de formado, virou expert em concursos.
Por fim, posso falar de mim. Decidi fazer da Escrita Persuasiva, ou Copywriting, o meu propósito de vida.
A cada artigo, posts em redes sociais, mentorias, satisfação de clientes com o retorno de investimento e até nas conversas com amigos, eu noto que a minha Jornada do Herói cresce a cada dia.
Com esse propósito, eu quero ajudar muito mais gente a trilhar esse caminho.
Jornalista do Herói e a construção da narrativa
Antes de discorrer mais a fundo sobre como usar a Jornada do Herói no Mundo da Escrita Persuasiva, cito um detalhe importante.
Lembre-se de pesquisar bastante, isso, claro, serve para qualquer assunto.
Ouvi muito falar sobre Jornada do Herói, mas nunca busquei entender de onde vem esse termo.
Em resumo, o modelo gira em torno da trajetória de um herói, que parte de um vida comum, muitas vezes sem graça.
Daí, o nosso grande personagem parte em uma aventura para achar quem realmente ele é, passa por grandes provações, às vezes pensa em desistir, mas no final triunfa.
O “mago” dessa descoberta, que também é conhecida como Monomito, foi o antropólogo norte-americano Joseph Campbell.
Escritor, Campbell vasculhou as histórias e significados dos heróis míticos e encontrou uma narrativa única.
Desse conhecimento, o antropólogo escreveu o livro “O Herói de Mil Faces” (Cultrix/Pensamento, 2004), publicado originalmente em 1949.
Para ajudar a entender essa caminha rumo ao heroísmo, a obra usa como exemplos, as histórias de Jesus Cristo, Buda, entre outros.
Sei que aqui não é bem o caso. Porém, como tenho feito artigos sobre Psicomarketing vai mais uma dica.
Campbell colheu um vasto material e encontrou um padrão nas narrativas heroicas, a partir de uma visão com os dados voltados ao psicanalítico.
Dessa maneira, Campbell definiu a Jornada do Herói em três fases.
Jornada do Herói conheça os 18 passos de Campbell
Parte 1 – Partida, separação
- Mundo cotidiano – O herói começa a se descobrir em meio a uma vida pacata.
- Chamado à aventura – De repente, algo mais forte o “convida” a encarar algo novo.
- Recusa ao chamado – O novo costuma provocar medo. Dessa maneira, ele hesita em aceitar.
- Encontro com o mentor – Missão aceita, o herói se encontra com o seu mestre e recebe ajuda sobrenatural.
- Travessia do primeiro limiar – Marca a mudança de estágio. O herói se vê em um novo universo.
- Barriga de baleia – Momento crucial no qual acontece a separação do herói com seu mundo original.
Parte 2 – Descida, iniciação na Jornada do Herói
- Estrada de provas – O herói enfrenta obstáculos e provações no processo de transformação.
- Encontro com a deusa – O herói recebe uma série de “bens” que vão lhe ajudar no decorrer da caminhada. Aqui, o autor usa a representação mística de uma deusa.
- A mulher como tentação – Nesse ponto da caminhada, ele se deixa levar pelas distrações. A jornada corre um sério risco de terminar sem sucesso.
- Sintonia com o pai – Aqui ele fica frente a frente com quem exerce maior poder sobre sua vida, no caso descrito pela figura paterna.
- Apoteose – É o ponto da compreensão do seu poder, um novo patamar foi atingido.
- A grande conquista – Missão dada, missão cumprida.
Parte 3 – Retorno
- Recusa do retorno – Após passar por essa experiência, o herói encara a resistência a retornar ao seu velho mundo.
- Voo mágico – A viagem do voo de volta ao seu universo anterior.
- Resgate interior: É o momento que ele é convidado a reencontrar sua vida cotidiana.
- Travessia do limiar – Tudo o que aprendeu durante a viagem, vira conhecimento que pode até ser passado adiante.
- Senhor de dois mundos – É o momento de encontrar o equilíbrio entre os dois mundos, geralmente representado pelo lado material e espiritual
- Liberdade para viver – O conhecimento o faz perder o medo da morte, deixa-o curtir a vida em plena liberdade, centrado sempre no aqui e agora.
Jornada do Herói na visão de Christopher Vogler
Em 2006, o escritor Christopher Vogler lançou o livro “A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores” (Editora Aleph, 2015).
Famoso roteirista e professor de cursos de cinema, Vogler, na época a serviço dos estúdios da Disney, preparou um estudo tendo como referência o livro “O Herói de Mil Faces” .
Para você ter uma ideia, com sucessos como “Rei Leão”, “Mullan”, “Senhor dos Anéis”, “Matrix”, entre tantos outros, percebe-se como esse guia é utilizado para contar a a jornada do herói em suas histórias.
O mérito de Vogler foi pegar os 18 estágios e transformá-los em 12 etapas mais fáceis para colocar em prática.
- Mundo Comum – O mundo sem emoções vivido pelo personagem principal antes de tudo começar.
- O chamado da aventura – Um problema o aflige e o leva a considerar a encarar um desafio ou uma aventura.
- Reticência do herói ou recusa do chamado – Reticente, ele se recusa ou demora a aceitar o desafio, muitas vezes por falta de coragem.
- Encontro com o mentor ou ajuda sobrenatural – O herói encontra o seu mestre, guia, mentor, que o faz aceitar o chamado e o prepara a para a jornada.
- Cruzamento do primeiro portal – Confiante e preparado, ele deixa para trás o passado e entra em um universo extraordinário.
- Provações, aliados e inimigos ou barriga da baleia – O herói passa por provações que testam sua força, ganha apoio, encara inimigos e conhece as regras do novo mundo.
- Aproximação da caverna oculta – A preparação para a batalha decisiva. É ir em busca do seu grande prêmio ou de encarar o maior inimigo.
- Provação difícil ou traumática – A maior crise durante a aventura, na qual ele pode ficar entre a vida ou a morte.
- Recompensa – O herói superou todas as batalhas. Agora, ele recebe como prêmio qualquer elemento de valor que possa imaginar.
- O caminho de volta – Vitorioso, o herói pode, enfim, retornar são e salvo para o local de onde saiu para encarar esses desafios.
- Ressurreição do herói – Porém, nada é tão simples. Surge mais um teste no qual o herói enfrenta outro desafio gigantesco, assim será preciso usar tudo o que aprendeu.
- Regresso com o elixir – O herói volta para casa com a sabedoria ou algo material que serve para ajudar todos ao ser redor no mundo comum.
Jornada do herói no Mundo da Escrita Persuasiva
Essa técnica de Jornada do Herói recebeu também o nome de Storytelling, em uma tradução livre, Contar Histórias.
Portanto, como boas histórias geram grande engajamento com as marcas e aumentam as vendas, é natural que as ações de Marketing de Conteúdo, por exemplo, se utilizem dessa estratégia.
Dessa maneira, veja a seguir como transformar o seu cliente no herói da história.
- O mundo comum – É o momento de mostrar para a sua audiência o despertar para a solução de um problema.
- O chamado da aventura – Diante desse cenário, há o entendimento da dor e começa a procura por soluções.
- Recusa do chamado – O ponto crucial no trabalho do Copywriter. Usar mecanismo para derrubar as resistências do cliente e quebrar as objeções.
- Encontro com o mentor – O mentor, que fique bem entendido, é a marca ou produto, que possibilita ao cliente que vai “curar a sua dor”.
- A travessia do primeiro limiar – O cliente passa da consideração, aceita que encontrou a solução e está pronto para dar o passo rumo à conversão
- Provas, aliados e inimigos – Porém, surgem pequenas interrogações, desafios. Nesse momento, a persona volta a sofrer por causa de crenças limitantes que sempre o impediram de solucionar o problema. Aqui, ele vai decidir se continua ou não.
- Aproximação da caverna secreta: Portanto, a partir desse cenário, no momento antes da decisão final, o Copywriter relembra as dores do cliente e reforça o ganho com a aquisição do produto ou serviço.
- A provação: Chega o momento da última batalha, quando está em jogo o cliente clicar no botão de compra.
- A recompensa – O aumento da base de cliente com mais uma negociação concluída com sucesso.
- O caminho de volta – O herói volta para sua vida cotidiana com a sabedoria que vai solucionar a sua dor, que pode servir para ajudar a todos ao ser redor.
Jornada do Herói na Programação Neurolinguística
Não estou misturando coisas ao citar a PNL (Programação Neurolinguística).
Comecei a pensar este artigo ao ler um texto do escritor Steve Allen, cujo tema era como fazer uma abordagem estratégica.
Para isso, ele criou a personagem Andrea.
E tudo começa com a seguinte pergunta: você já conheça a Andrea?
Andrea é a nossa heroína. A sua jornada foi abrir os horizontes para realizar o sonho de viajar pelo mundo e realizar documentários.
Segundo o autor, a Andrea, ao deixar o mundo comum, encarou a aventura e conquistou a recompensa, no caso viver como documentarista.
Como Copywriter, acredito que você enfrente inúmeras situações que necessitam uma caminhada longa para gerar, no final, pessoas tão satisfeitas como a Andrea.
Dessa maneira, uma ajuda nessa estratégia e adaptar a Jornada do Herói.
Pense nisso. Faça experimentações e aprenda com os resultados.
É isso.
Até o próximo artigo.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.