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Inteligência Artificial Generativa muda rumos do Copywriter

Inteligência Artificial Generativa apareceu como uma bomba para este jovem senhor, que se atreve dia após dia a se desenvolver como Copywriter ou Escritor de Linguagem Persuasiva.

Eu vinha relutando em entrar no debate sobre Inteligência Artificial, mas vejo como algo inevitável.

Afinal, colegas de profissão e os chamados grandes infoprodutores mudaram a sua esteira de produtos e agora oferecerem soluções baseadas em Inteligência Artificial.

Na verdade, eu vejo como uma tremenda overdose. Porém, como já fui alertado, de maneira simplista, o que importa é o dinheiro nos cofres.

Por outro lado, o que move os negócios é gerar demanda ou aproveitar o desejo dos consumidores.

Como consequência, já que Inteligência Artificial veio para ficar e quem não souber o básico vai ficar para trás, nada mais natural facilitar o caminho de quem precisa se atualizar no cenário atual e se preparar para novas ondas de mudanças tecnológicas.

Daí eis que surge na minha frente, esta tal Inteligência Artificial Generativa.

Isso aconteceu no artigo que escrevi sobre Marketing Conversacional.

Ao criar agentes autônomos para a interação com os clientes, as empresas usam a Inteligência Artificial Generativa para gerar modelos personalizados com o objetivo de criar uma interação individualizada.

Sendo assim, por que não estender e gerar o debate com a Inteligência Artificial Generativa em relação ao que ela pode ter de vantagens e desvantagens para o trabalho do Copywriter e para o mercado de Marketing Digital.

Fiz essas perguntas para o ChatGPT e juntos, eu e a máquina, vamos discorrer aqui sobre o que representa a Inteligência Artificial Generativa neste maravilhoso mundo novo.

Como sempre eu gosto de frisar, o assunto, no caso Inteligência Artificial Generativa para Copywriter ou Marketing Digital, é apenas um ponto de partida para, juntos, nos prepararmos para entender melhor sobre tudo isso.

Inteligência Artificial Generativa é uma ferramenta para servir a humanidade e não para ser melhor do que a humanidade. A mão de um robô com dedo indicador se aproxima do dedo indicador da mão de um humano.
Inteligência Artificial Generativa é uma ferramenta para servir a humanidade

Inteligência Artificial Generativa: qual a definição?

Bom, a máquina é muito simples e com uma linguagem que não combina com a do meu blog.

Dessa maneira, com base no que ela me ofereceu sobre a resposta à pergunta acima, eu vou deixar o texto com a minha cara.

A Inteligência Artificial Generativa é um avanço do que experimentamos quando houve, no ano passado, a explosão de consumo de máquinas para pesquisa e produção de textos.

Diferente das versões anteriores da Inteligência Artificial, que seguem algoritmos predefinidos para resolver problemas específicos, a Inteligência Artificial Generativa promete linguagem natural (dizem que já é muito difícil distinguir se a conversa é com um humano ou uma máquina) para produzir textos, imagens, música e outros tipos de mídia de forma autônoma.

Medo.

Daí, como o assunto é sobre o nosso nicho de mercado, sobre Copywriter ou Escritor de Linguagem Persuasiva, eu vou deixar nos dois tópicos abaixo o que a Inteligência Artificial Generativa avalia sobre vantagens e desvantagens ao usá-la.

Vantagens para o Copywriter usar a Inteligência Artificial Generativa

Aumento da produtividade com a Inteligência Artificial Generativa

Com o uso da tecnologia baseada em Inteligência Artificial Generativa é possível gerar esboços de textos, headlines, leads, artigos e outros materiais de forma rápida.

Dessa maneira, os Copywriters ou Escritores de Linguagem podem trabalhar de maneira mais estratégica e se concentrarem na edição e refinamento. Essa automação dos estágios iniciais de criação acelera o processo produtivo e libera tempo para tarefas mais complexas.

Inspiração e criatividade

Mesmo os profissionais mais experientes podem enfrentar bloqueios criativos. Eu que o diga, afinal, como disse no artigo sobre Afroempreendedorismo, este blog sofreu algumas paralisações por falta de inspiração.

A Inteligência Artificial Generativa pode fornecer novas ideias e diferentes abordagens para temas recorrentes, ajudando a superar esses desafios e a diversificar o estilo e o tom na produção de conteúdo.

Personalização em massa

A capacidade de analisar grandes volumes de dados permite que a Inteligência Artificial Generativa crie conteúdos altamente personalizados para diferentes públicos-alvo.

Os Copywriters podem utilizar essas ferramentas para ajustar suas mensagens de acordo com as preferências e comportamentos dos consumidores, aumentando a eficácia da campanha do produto ou serviço.

Economia de tempo e recursos

A automatização de tarefas repetitivas e a capacidade de gerar conteúdo em grande escala podem resultar em uma significativa economia de tempo e recursos financeiros. Empresas podem reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência das suas equipes de produção de conteúdo.

Sinceramente, este último item pode também se transformar em uma desvantagem, afinal com mais rapidez, isso pode gerar pessoas ociosas e, consequentemente, cortes de vagas.

Essa é a minha modesta opinião.

Inteligência Artificial Generativa simbolizada com o desenho de uma conversa de chat bot
Inteligência Artificial Generativa simbolizada com o desenho de uma conversa de chat bot

O que a Inteligência Artificial Generativa pode provocar de danos para o Copywriter

Antecipei acima, então acompanhe o que a máquina descreve de desvantagem para o nosso mercado de trabalho.

Para diferenciar acima, vou deixar em tópicos:

  1. Qualidade e originalidade: Embora a Inteligência Artificial Generativa possa produzir textos coesos e informativos, a originalidade e a profundidade do conteúdo ainda podem ficar aquém das expectativas. A produção de textos altamente criativos e com insights profundos geralmente requer a intervenção humana para garantir que o conteúdo não seja apenas correto, mas também envolvente e inovador.
  2. Dependência tecnológica: A crescente confiança na Inteligência Artificial Generativa pode levar a uma dependência excessiva das ferramentas tecnológicas, e, como consequência, diminuir a capacidade dos profissionais de desenvolverem suas próprias habilidades criativas e analíticas. A habilidade de pensar criticamente e criar conteúdos originais pode ser prejudicada se os Escritores de Linguagem Persuasiva se apoiarem demais nas soluções automatizadas.
  3. Riscos éticos e de privacidade: A utilização de dados para personalização de conteúdos levanta questões éticas relacionadas à privacidade, uso de informações pessoais e a apropriação indevida de conteúdos de terceiros. Copywriters e empresas devem estar cientes dos regulamentos e práticas recomendadas para garantir que o uso de Inteligência Artificial Generativa seja ético e respeite a privacidade dos consumidores.
  4. Saturação de Conteúdo: A facilidade de criação proporcionada pela Inteligência Artificial Generativa pode levar a uma saturação de conteúdos na internet, tornando mais difícil para os Copywriters destacarem seus trabalhos em um mar de informações. A proliferação de textos gerados automaticamente pode diminuir a atenção dos leitores e reduzir o impacto das mensagens publicitárias.

Diante desse cenário de vantagens e desvantagens, eu e a máquina concluímos que:

A Inteligência Artificial Generativa representa um avanço significativo na forma como conteúdos são criados e utilizados no campo do Copywriting. As vantagens, como o aumento da produtividade, inspiração criativa, personalização em massa e economia de recursos, são inegáveis.

No entanto, olhem o que até a máquina sabe dos riscos do que essa “brincadeira” pode nos levar.

Os desafios relacionados à qualidade do conteúdo, dependência tecnológica, questões éticas e saturação de mercado não podem ser ignorados.

Para maximizar os benefícios e minimizar os riscos, Copywriters devem buscar um equilíbrio entre o uso de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa e o desenvolvimento contínuo de suas habilidades criativas e analíticas.

A Inteligência Artificial Generativa, quando utilizada de maneira ética e estratégica, pode ser uma poderosa aliada na criação de conteúdos relevantes e impactantes, potencializando o trabalho humano e ampliando os horizontes da comunicação escrita.

Alguns pitacos sobre a Inteligência Artificial Generativa no Marketing Digital

Sempre lembro por aqui que a minha porta de entrada como empreendedor foi através do Marketing Digital.

Foi dessa forma que eu me tornei um generalista e frequentei quase todas as áreas do Marketing Digital até me dedicar como principal produto, os serviços em Escrita Persuasiva.

Assim, no retorno às origens, eu perguntei à Inteligência Artificial Generativa sobre assuntos genéricos, os quais seguem abaixo em respostas colaborativas entre humano e máquina.

A Inteligência Artificial Generativa possibilita a utilização de inúmeras ferramentas que auxiliam na transformação de estratégias de Marketing Digital.

Ao utilizar essas ferramentas é preciso ter ciência em equilibrar o uso da Inteligência Artificial Generativa com a criatividade humana e a supervisão crítica para garantir que o conteúdo produzido seja de alta qualidade, ético e que não prejudique a interação com o público-alvo.

Criação automática de conteúdo

A Inteligência Artificial Generativa pode gerar uma vasta gama de conteúdos, incluindo posts em blogs (olhe, eu aqui em parceria com a máquina), descrições de produtos, e-mails de marketing e atualizações de redes sociais.

Isso permite que estrategistas em Marketing Digital produzam grandes volumes de conteúdo de alta qualidade rapidamente, mantendo a consistência e a relevância.

Personalização em escala

A Inteligência Artificial Generativa pode analisar dados de clientes e gerar conteúdo altamente personalizado para diferentes segmentos de público.

Isso inclui a personalização de mensagens com base em comportamentos, preferências e históricos de compra dos consumidores, o que pode aumentar significativamente o engajamento e as taxas de conversão.

Modelos de IAG podem ser utilizados para gerar conteúdo otimizado para mecanismos de busca, ajudando a melhorar o ranking de páginas e aumentar o tráfego orgânico.

Eles podem sugerir palavras-chave relevantes, criar meta descrições eficazes e produzir textos que atendem às melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization).

Testes e experimentações

A Inteligência Artificial Generativa facilita a criação de múltiplas variações de conteúdo para testes A/B.

Isso permite que nós especialistas em Marketing Digital experimentem diferentes abordagens e identifiquem quais versões de conteúdo geram melhores resultados em termos de engajamento e conversão.

Eficiência e economia de tempo

A automação da geração de conteúdo com a Inteligência Artificial Generativa libera tempo para que se possa a concentração em tarefas estratégicas e criativas que exigem intervenção humana.

A rapidez com a produção de conteúdo também permite uma resposta mais ágil às mudanças do mercado e às tendências emergentes.

Consistência na comunicação

A Inteligência Artificial Generativa pode ajudar a manter uma voz e um tom de marca consistentes em todas as plataformas e canais de comunicação. Isso é especialmente útil para empresas que operam em várias regiões ou que têm equipes de marketing distribuídas, garantindo que a mensagem da marca permaneça coesa.

Análise de sentimento e ajuste de mensagens

Através da análise de dados de interações e feedback dos consumidores, a IAG pode ajustar automaticamente o tom e a mensagem do conteúdo para alinhar-se melhor com o sentimento do público-alvo. Isso permite uma comunicação mais eficaz e alinhada com as expectativas dos consumidores.

Criação de conteúdo interativo

A Inteligência Artificial Generativa pode ser utilizada para desenvolver conteúdos interativos, como chatbots ou agentes autônomos, que respondem às consultas de clientes em tempo real.

Esses conteúdos interativos podem aumentar o engajamento do usuário e melhorar a experiência do cliente.

Monitoramento e ajuste em tempo real

Com a Inteligência Artificial Generativa, as campanhas de Marketing Digital podem ser monitoradas e ajustadas em tempo real.

A análise contínua de dados permite que os profissionais de Marketing Digital façam ajustes rápidos para otimizar o desempenho das campanhas, com respostas eficazes às mudanças no comportamento do consumidor.

Quando perguntei sobre as desvantagens, aí surgiu um grave problema. A Inteligência Artificial Generativa deu respostas bem parecidas, até usando os mesmos textos sobre Copywriter.

A diferença é que a palavra-chave foi alterada, ou seja, no lugar de Copywriter, a máquina escreveu Marketing Digital.

Inteligência Artificial Generativa muda drasticamente o alcance das estratégias de Marketing Digital. Desenho do Megafone amplifica alcance da mensagem das redes sociais com os ícones das principais delas
Inteligência Artificial Generativa muda drasticamente o alcance das estratégias de Marketing Digital

Conclusão

A Inteligência Artificial Generativa representa um avanço significativo na forma como conteúdos são criados e utilizados na produção de conteúdo com a Escrita Persuasiva e nas estratégia em Marketing Digital.

Elencamos vantagens como o aumento da produtividade, inspiração criativa, personalização em massa e economia de recursos.

No entanto, eu e a Inteligência Artificial Generativa concordamos que os desafios relacionados à qualidade do conteúdo, dependência tecnológica, questões éticas e saturação de mercado não podem ser ignorados.

Portanto, para termos benefícios e ficarmos atentos aos riscos, Copywriters e especialistas em Marketing Digital devem buscar um equilíbrio entre o uso de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa e o desenvolvimento contínuo de suas habilidades criativas e analíticas.

Quando utilizada de maneira ética e estratégica, a Inteligência Artificial Generativa pode ser uma poderosa aliada na criação de conteúdos relevantes e impactantes, potencializando o trabalho humano e ampliando os horizontes da comunicação escrita e das estratégias de Marketing Digital.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Essa parte final é toda feita pelas duas mãos desse humilde Escritor de Linguagem Persuasiva e segue um roteiro que está presente em todos os meus textos.

Afinal, tudo começou antes de a Inteligência Artificial se tornar um produto para consumo em massa.

Porém, a minha obra serve para quem deseja aprender sem buscar respostas “pasteurizadas” da Inteligência Artificial Generativa.

Impulsionado na produção de conteúdo de qualidade e oferecer mais dicas para quem se interessa em se aprofundar no mercado digital, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.

É mais uma fonte de inspiração para quem gosta de seguir o que sempre fizemos, apreciar uma boa leitura, longe das telas de celulares e computadores.

O gosto pela produção de textos me deu tamanha satisfação que coloquei essa obra a serviço para quem deseja saber como funciona as técnicas de Escrita Persuasiva.

Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois com a elaboração do meu primeiro e-book sobre o tema.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um ótimo Escritor de Linguagem Persuasiva.

Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, que estão em começo de carreira, ou não querem virar refém da tecnologia podem e devem usar esse aprendizado do livro para produzir conteúdo de qualidade e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem didática, e vai além de funcionar como uma simples porta de entrada para conhecer o universo fascinante das técnicas de Escrita Persuasiva.

No livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu demonstro alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto também como é possível, qualquer pessoa, aprender a usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas relacionadas ao mercado digital e para quem é amante da produção de conteúdo de qualidade.

Tenho estudado muito o nosso cenário e não é segredo para ninguém que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo de qualidade, porém, poucos trabalhos compilados.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Escrita Persuasiva.

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Mentoria como funciona o Copywriting

Para quem quer aprender com o contato humano mais próximo e praticamente exclusivo, eu tenho um outro produto que vai ajudar a fazer a diferença no mercado digital.

Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na busca por gerar autoridade para o Escritor de Linguagem Persuasiva me impulsionou a dar mais um passo.

Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persuasiva.

Com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público.

É preciso saber usar o aprendizado através da Escrita Persuasiva e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no seu nicho de mercado.

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