Influenciador Digital é mais um dos tantos campos abertos para qualquer pessoa que pense em crescer através da expansão dos mercados digitais.
Emprestar a influência, seja pessoa física ou até mesmo corporação, para uma marca ou produto é algo que sempre fez parte da história do marketing.
É muito comum se sentir mais confiante em adquirir um produto ou serviço quando ele é anunciado, como exemplo, por alguém que é admirado em determinados nichos, ou saber que determinada marca trouxe benefícios comprovados.
Existe até um Gatilho Mental que é acionado e impulsiona a tomada de decisão.
Ele é conhecido como gatilho da coerência.
Outro gatilho que pode ser direcionado pelo poder do Influenciador Digital é o gatilho da prova social, no caso o testemunho dele mostrando que aquilo realmente funciona.
Ou seja, se, comprovadamente, gostamos de alguma pessoa, acaba sendo natural seguirmos, no caso comprarmos, algo que esse influenciador divulga como um produto que vai trazer inúmeros benefícios.
Ao trazer para o universo da Escrita Persuasiva, a parceria com determinado Influenciador Digital pode gerar um poder maior para o anunciante.
Isso porque não basta apenas, como já vi muitas vezes, dizer que tal produto ou serviço vai ser ótimo para os consumidores.
Portanto, mesmo que o Influenciador Digital divulgue apenas para os seus seguidores, saber o que dizer é algo crucial para definir o sucesso da campanha.
Até por isso, no caso do mundo online, existe uma área conhecida como Marketing de Influência.
Dessa maneira, neste artigo, vou abordar o que está sendo feito de mais moderno no uso de Influenciadores para as campanhas de Marketing Digital.
Em cada um dos pontos, como de costume, vou demonstrar como a figura de m Copywriter tem como elevar a penetração do Influenciador e, claro, gerar mais retorno para as marcas.
Vamos lá então !
Influenciador Digital e a crescente penetração nos mercados
Com tantos canais online à disposição, o Influenciador Digital gera um tremendo impacto na vida das pessoas.
Há quem diga, e eu tendo a concordar, que, em alguns casos, o Influenciador Digital é indispensável nas estratégias de comunicação das empresas.
Isso porque o Influenciador Digital faz uso do seu poder de persuasão para formar opiniões, gerar engajamento em decorrência da divulgação permanente de conteúdo pessoais, informativos, publicitários e até de entretenimento.
Como apontei no começo deste artigo, a expansão do mercado online possibilitou um imenso espaço para a penetração de quem deseja se aventurar como Influenciador Digital.
Para isso é importante que se saiba que esse profissional precisa saber como utilizar as técnicas de Escrita Persuasiva no momento da elaboração do texto.
É desejável preparar um roteiro bem antes, pois isso facilita na hora de ficar frente a frente com câmeras, microfone ou diante do público-alvo.
Saber escrever conteúdos como Copywriter ou com o auxílio desse profissional vai aumentar os poderes do Influenciar Digital.
Assim, ele vai persuadir pessoas e conquistar mais mercados com o aumento das parcerias.
Como contrapartida, a remuneração do Influenciador Digital pode vir de várias maneiras.
Esse novo profissional pode ser como remuneração produtos, descontos e, claro, um bom montante em dinheiro, para que seus seguidores se tornem consumidores.
É de suma importância ressaltar que qualquer Influenciador Digital, além de saber o que dizer para o seu público-alvo, tem que provocar o engajamento social, independentemente do tamanho do seu número de seguidores.
Como saber os resultados com a aposta em Influenciadores
A parceria entre qualquer Influenciador Digital e a marca a qual ele representa fazem com que as duas partes tirem o máximo proveito dos resultados.
No mundo dos negócios isso é tratado pela sigla ROI (Retorno sobre Investimento).
Ou seja, quanto vai ser recebido pela quantidade de dinheiro investido.
É quando se chega à conclusão de que valeu a pena ou não apostar em um Influenciador Digital.
Em um recente artigo, o Think With Google aponta algo que é bastante comum e que pode atrapalhar os planos do Influenciador Digital.
Isso se chama métricas de vaidade.
Todos sabem a importância que tem para um anunciante chegar ao máximo de números de pessoas possível.
Ainda mais quando o Influenciador Digital possui milhares ou milhões de seguidores.
É vantajoso também quando esses seguidores interagem com a publicações, sejam com curtidas ou comentários.
Dessa maneira, é claro que tudo isso faz parte do processo de interação com o público-alvo, mas não há como saber se a campanha atingiu a repercussão esperada.
Aqui cabe ressaltar que conhecer o público-alvo é um processo que pode ser facilitado com o trabalho de um Copywriter.
As partes precisam entender também é trabalhar com muitas formas de pesquisar tudo o que for preciso para minimizar os riscos.
Outro ponto a salientar é que há um aumento de valor monetário diante da forma como são feitas as interações.
Entretanto é algo muito complicado de ser quantificado.
Portanto, o ideal é ter atenção a todas as variáveis que possam ser mensuradas.
Somente quando há controle sobre todas as métricas disponíveis é que será possível avaliar o retorno de uma parceria de marketing com um Influenciador Digital.
Por dentro da lei e o trabalho do Influenciador Digital
Todas as pessoas envolvidas nas campanhas precisam ficar atentas a tudo o que vai ser dito para o público-alvo.
É claro que o Escritor de Linguagem Persuasiva dificilmente vai ser envolvido em questões legais, que podem parar em disputas na Justiça.
Afinal o seu trabalho tem como base informações passadas pelo dono da marca.
Entretanto, é fundamental que o Copywriter fique atento e até aponte se não há certos exageros.
No jornalismo, o qual eu milito também, nós costumamos dizer para não carregar muito nas tintas.
É o famoso mais é menos.
Ficou curioso em saber onde eu quero chegar com tudo isso?
Na pesquisa para escrever esse artigo, eu me deparei com um ótimo texto de um advogado que explica de maneira simples tudo o que pode acontecer, com base no direito, no trabalho de um Influenciador Digital.
No artigo do advogado, cujo link está acima, alerta para a responsabilidade civil dos Influenciadores Digitais.
Isso serve para se enquadrar ao Código de Defesa do Consumidor e como as pessoas, consumidores ou contratantes, devem tomar cuidado com os golpes.
Dessa maneira, eu vou reproduzir a parte que mais me chamou a atenção.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitário (Conar), que fiscaliza a ética da propaganda comercial veiculada no Brasil, tem como principal objetivo evitar a veiculação de anúncios e campanhas de conteúdo enganoso, ofensivo, abusivo ou que desrespeite os outros, e a legal concorrência entre anunciantes.
Esse conselho define que todos os anúncios devem ser verdadeiro, honesto e respeitar as leis brasileiras.
Assim, o anunciante deve ter a responsabilidade da cadeia de produção junto ao consumidor.
Além de ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando as desigualdades e as diferenciações.
Assim sendo, o Conar aplicar sansões aqueles que desrespeitam as cláusulas do seu Código, essa prática pode resultar desde a alteração do anúncio pelo agente á retirada da publicidade dos meios de comunicação.
Conclusão
Pelo desenrolar deste artigo, tentei deixar em evidência o vasto campo que pode ser explorado na parceria entre um Copywriter e o Influenciador Digital.
A experiência com as palavras do Escritor de Linguagem Persuasiva aliada à penetração do Influencer abrem horizontes para o crescimento de marcas, a venda de produtos e, principalmente, o maior engajamento com os seguidores de ambas as partes.
Entretanto, é de suma importância ter responsabilidade com o consumidor final.
Ao Copywriter cabe a criação de mensagens que condizem com o que realmente vai atender as necessidades do público-alvo.
As marcas, algo que é sempre bom repetir, precisam ser verdadeiras com aquilo que estão ofertando.
Por fim, eu mesmo não sabia e fiquei muito feliz com mais esse aprendizado, há a responsabilidade muito grande do Influenciador.
Emprestar o seu rosto para uma campanha aos seus seguidores vai muito além manter a credibilidade.
Qualquer coisa que pode ultrapassar os limites da ética ou, no bom português, oferecer algo que não é exatamente aquilo que o consumidor espera, é passível até de processo.
Feito isso, todos os envolvidos na mensagem vão muito satisfeitos dessa relação.
Então até o próximo artigo.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter.
Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação, por exemplo, de um Influenciador Digital.
Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.
Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.
Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.
O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas de Copywriting.
Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de Copywriting.
Mentoria Luís Rosa Copywriter
Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa, algo importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para um Influenciador Digital.
Muitas vezes, não basta só ter um grande público. É preciso saber como se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos. Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.
Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.
Assim, se uma palavra tem o poder de mudar uma vida, imagine o que a Escrita Persuasiva pode fazer para alavancar a carreira e os negócios
Com Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.
Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting..
Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.
Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.
Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.
Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.
Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.
Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.
Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.