Instagram é a bola da vez. Chegamos ao quarto e último texto sobre como o Copywriter pode se aperfeiçoar nas principais redes sociais e cooperar para o desenvolvimento de marcas e produtos.
Começou com a Linkedin, passou pelo Twitter, Facebook e agora o aprofundamento é com a plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos.
É aí que quero desenvolver e jogar uma luz neste debate.
Afinal, o que mais importa para o Instagram são as imagens?
Os textos ficam em segundo plano?
Ou é preciso que os dois itens, imagens e textos, conversem entre si?
Por sermos seres mais visuais, é óbvio que uma imagem receba maior atenção do que o texto.
Porém, a imagem não se sustenta sozinha. Mesmo, por exemplo, que o personagem seja uma celebridade ou uma marca mundialmente conhecida.
Portanto, não seja simplista. Acima de tudo, fuja do clichê de que uma imagem vale mais do que mil palavras.
Dessa maneira, daí a importância da combinação com o texto, de dizer algo que vai muito além da imagem.
Você pode apostar, caro leitor, um texto bem escrito vai ter peso decisivo para aumentar o engajamento com a audiência.
Então, aí que pode entrar o poder do Copywriter, ou Escritor de Linguagem Persuasiva.
Assim, com as técnicas corretas, textos bem escritos e conhecendo bem o público alvo, que o Copywriter vai conquistar os leitores, sejam expondo os trabalhos pessoais ou de contratantes.
Ah, vá até o fim do texto. Há uma entrevista muito boa com Simone Siqueira, influencer e uma das maiores autoridades no Marketing Digital em como criar negócios a partir das redes sociais.
Instagram como um negócio
Mesmo que você queira apenas postar uma foto ou um vídeo engraçadinho, o objetivo é chamar a atenção e gerar engajamento com o seu público.
Saiba também que, desde 2016, quando ampliou o “cardápio” de soluções para empresas, o Instagram se consolidou como uma das plataformas preferidas para a divulgação de produtos e serviços.
Portanto, se você quiser ajudar a alavancar o seu trabalho ou a marca do seu cliente, precisa entender algumas boas práticas.
No caso, como escrevi acima, a ideia é falar da contribuição da estrutura à disposição para o Escritor de Linguagem Persuasiva.
Lição básica é expor aquilo que a imagem representa.
Parece óbvio, mas nem sempre é seguido à risca.
Se for a postagem de um bolo de chocolate, não é somente para contar que ele é delicioso.
Neste caso, engaje o seguidor e o faça se interessar mostrando a receita e o passo a passo de como fazer aquele delicioso bolo.
Chegamos a um ponto que é algo de tremendo debate, o tamanho do texto.
Mais do que tudo, vale o bom senso. Jamais escrever por escrever.
Publique o que achar necessário e desenvolva o poder de síntese. Porém, saiba que o Instagram só aceita 2.200 caracteres.
Além disso, como acontece aqui nesses textos deste blog, coloque parágrafos curtos.
Assim, siga o processo do que chamam de facilitar a legibilidade.
Copywriter é decisivo na mensagem
Sim, você pode escrever textos longos no Instagram. Por isso, muitas pessoas fazem dele uma espécie de microblog.
Porém, é importante saber que, por causa da visibilidade no Feed, por padrão, apenas as duas primeiras linhas são mostradas.
Ao final, aparece a palavra “mais”. Portanto, é aí que o autor do texto tem que saber muito bem o que vai escrever.
É a mesma situação em relação à headline de uma carta de vendas ou um e-mail marketing na caixa de entrada.
O espaço é curto para chamar a atenção do seu leitor.
Você tem que usar de técnicas de Escrita Persuasiva para cativar a audiência.
A foto chama atenção, e o texto dá o passo decisivo para realizar o engajamento com o público.
Portanto, é fundamental entender bem do que a foto representa. Saber o máximo de informações sobre o produto ou serviço.
Vale a máxima do Marketing Digital. Nada deve ser feito por achismo. Entenda quais textos funcionaram melhor diante da sua audiência e faça variações.
Portanto, nem sempre o que você acha que é um texto brilhante irá funcionar.
Exercício de humildade. A história pode até ser bem contada, mas você precisa, repito, fazer com que as duas primeiras linhas sejam muito bem escritas.
Mais do que isso, faça com que desperte nas pessoas o interesse de se aprofundar no assunto e avancem no texto.
A conversa agora é com quem entende como poucos sobre o Instagram
Como já contei em outros textos, a minha formação é jornalista. Depois de conhecer o Marketing Digital, eu resolvi me aventurar no mundo Copywriting.
Da mesma forma, para não ficar apenas nas minhas pesquisas sobre como conseguir destaque no Instagram, o blog convidou a influencer e autoridade nesta rede social Simone Siqueira.
Com cursos que ensinam como crescer os negócios nas redes sociais, próxima de cem mil seguidores somente no Instagram, aprovada, ao longo da carreira, por mais de 7.000 alunos, Simone Siqueira pode falar com propriedade sobre o assunto.
Confiram cinco dicas para escrever bem no Instagram:
Instagram se destaca pelas imagens, sejam fotos ou vídeos. Qual a importância do texto nessas postagens?
Embora o Instagram tenha como premissa a imagem, porque foi daí que ele originou, criar uma descrição em harmonia com a imagem gera uma conexão maior com os seguidores.
Você complementa a mensagem que você quer passar, através de vídeos, através inclusive do recurso de carrossel, onde você tem várias imagens e isso junto com o texto.
Dessa forma, você consegue inclusive trabalhar com pessoas que sejam mais interessadas no visual e outras pessoas mais interessadas na leitura, na parte da descrição por texto.
Para uma postagem chamar atenção, você indica textos curtos ou longos?
Quanto a questão do texto longo ou texto curto, depende muito do público que você está lidando e está querendo atingir e depende também do contexto que você está trazendo.
Então, quando a gente fala em texto curto é algo muito pontual, algo muito cirúrgico, e algo que você possa falar em poucas palavras dando o recado que você deseja.
Depende do objetivo do post, daquilo que você complementa isso com imagens ou vídeos e também depende, no caso se é um Instagram voltado para o comercial, o que você escreveu antes, como que você conduziu o teu conteúdo anteriormente.
Às vezes, fazer um texto longo é necessário para começar um movimento, ou talvez até para deixar outras pessoas à vontade para escreverem bastante também nos teus comentários.
Conforme a gente tem um público que nos assiste, um público que está envolvido, é importante a gente entender se é um público mais ou menos leitor.
Se é um público que gosta mais de vídeo ou mais de áudio, no trabalho de podcast, e mesclar esses conteúdos é fundamental.
Então, em alguns momentos textos maiores outros momentos textos menores.
O que você considera que são boas práticas ao escrever no Instagram?
A questão de boa prática não só no Instagram, como em qualquer rede social na hora de escrever, primeiro escrever bem e quando eu falo escrever bem está relacionado a parte ortográfica e toda parte de estrutura de escrita.
Então, quando se trata de rede social, também é importante que o conteúdo gere valor para um determinado público, para um determinado nicho, que é um grupo de pessoas que estão conectadas a nós, que estamos presentes na mídia.
Então, trazer sempre um conteúdo de valor é a melhor prática que se pode ter em rede social.
Há diferenças entre escrever para um perfil pessoal ou para um profissional, como uma empresa, por exemplo?
Com relação a escrever em um perfil pessoal ou perfil profissional, a diferença está sempre no objetivo.
Você pode fazer um perfil pessoal e nesse perfil ter um objetivo de trabalhar um pouco o seu mindset, suas ideias, seus objetivos, ou que você estuda.
Se você quer compartilhar, ser mais técnicos, se é uma coisa que te interessa, enfim, é mais solto, mas depende também o porquê esse projeto está acontecendo, que público você quer que esteja conectado com você, é mais solto.
Dentro de uma linha de objetivo também, se não acaba perdendo a consistência ou talvez perdendo a linha editorial.
Agora, quando a gente está falando em comercial, a gente pensa que o comercial precisa gerar lucro, precisa gerar faturamento e objetivo então é vender.
Nesse caso, o conteúdo precisa sempre fortalecer o posicionamento da marca e gerar o desejo, no caso das pessoas que estão seguindo esse perfil, fazendo inclusive desses seguidores verdadeiros fãs da marca.
Então é importante demais fazer pesquisas, entender o posicionamento da marca, o posicionamento do produto para que essas pessoas estejam cada vez mais vinculadas.
O que um Copywriter ou uma pessoa que gosta de escrever deve fazer para atrair mais seguidores?
Atrair mais seguidores através de copy é uma questão muito importante porque através da copy você define o público que interessa para você ou para a empresa.
Toda copy é fundamentada em gerar uma atenção de um determinado público, um nicho, um seguimento.
Em seguida, gerar também um interesse para que essas pessoas permaneçam conectadas, permaneçam leitoras, por isso existe a copy.
E, a partir do ponto que você conseguiu, atrair, gerar interesse, você precisa despertar desejo, para que ela seja movida por uma ação que você mesmo no momento certo vai entender essa ação.
Isso acontece muito no trabalho do Copywriter [que] é escrever de forma persuasiva e dentro dessa persuasão, a gente trabalha com esses quatro pontos de apoio, que seriam atenção, interesse, desejo e a ação.
[Isso] que pode ser comprar um produto, mas pode ser ir a uma festa, ir a um evento, falar bem de um determinado produto ou de uma determinada marca, mas, enfim, algo que a pessoa se movimente favorecendo a empresa ou a marca.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.