Como derrubar crenças através da PNL?
Para começar a responder essa pergunta é preciso separá-la em alguns pontos.
Primeiro, vamos entender o que são crenças.
A ideia desse artigo veio na esteira de outros deste blog nos quais eu procuro dar pequenos direcionamentos de como a Programação Neurolinguística é extremamente útil para o Copywriter.
Há muitos autores e pesquisadores que vão detalhar inúmeras experiências de como a PNL para a vida pessoal e profissional.
Eu, como o fiz no artigo anterior, vou me servir da fonte do escritor Steve Allen, com o livro “Programe o seu Cérebro com a PNL”.
Posto isso, vamos começar a responder a pergunta.
Segundo Allen, “as crenças são as forças que nos guiam para a dor ou para o prazer. Não são as circunstâncias de nossas vidas que nos formam, mas as nossas crenças acerca do que essas circunstâncias significam.”
Além disso, ele continua e acrescenta que “nossas crenças são movidas por nossas generalizações sobre o que aprendemos, que nos conduzem à dor e ao prazer.”
Da segunda parte, vale relembrar o que significa a PNL e as técnicas que envolvem esse trabalho.
A PNL nada mais é do que fazer, como diz o título do livro, aplicar técnicas para reprogramar o cérebro.
Portanto, entender esses conceitos é primordial para a execução com sucesso do trabalho de um Escritor de Linguagem Persuasiva.
Assim, ao longo desse artigo, vou abordar algumas crenças mais comuns, que acabam interferindo na hora de o potencial consumidor aceitar uma oferta, e dar caminhos para que o Copywriter possa contornar o que está “enraizado” na mente das pessoas.
Acompanhem comigo!
Como derrubar crenças através da PNL com a Escrita Persuasiva?
Todos nós temos as nossas crenças, isso é inerente a todos os seres humanos.
São elas que nos fazem tomar decisões.
Dessa maneira, nesse mergulho das técnicas de Escrita Persuasiva, é que vamos conseguir ter subsídios para fazer a virada de chave através da Programação Neurolinguística.
Então, como derrubar crenças através da PNL com a Escrita Persuasiva?
Se o seu produto ou serviço ataca diretamente a dor daquela pessoa, certamente a crença vai cair por terra.
Portanto, o caminho mais certo de derrubar uma crença consiste é fazer com que a pessoa sinta prazer ao adotar uma nova crença que a eleve para outro patamar.
Isso porque não podemos jamais esquecer que vivemos para evitar a dor, ou, pelo desejo mais profundo de nossa alma, almejamos obter o prazer.
Transporte esses conceitos para o momento de fazer a oferta de um produto ou serviço.
Certamente, você, caro Copywriter, já viu e reviu, ou escreveu inúmeros textos que atacam frontalmente as crenças mais concretas do público consumidor.
Além dos textos, as experiências de quem partiu do ponto A (crença antiga) para o ponto B (encontrou o prazer em uma nova ideia) é o que vai ajudar a derrubar crenças através da PNL com a Escrita Persuasiva.
Caso seja necessário, reforce no texto que todos são capazes de superar crenças e encontrar uma nova abordagem para a vida.
Por fim, mexa com o imaginário da pessoa. Faça com que ela não aceite a condição que no momento ela se encontra.
Seja na vida pessoal, profissional, as pessoas não podem deixar de dar passos adiante porque, simplesmente, esbarram em crenças limitantes.
Aliás, a seguir um pouco mais sobre elas.
Exercite a mente para driblar as crenças limitantes
Dito popular desgastado pelo tempo, mas é sempre bom frisar, o que temos que guardar é o famoso “o céu é o limite”.
Portanto, qualquer que seja a visão do que você tenha sobre isso, não aceite a condição que lhe é imposta pelas crenças limitantes.
A partir daí, os textos devem começar com o objetivo de como derrubar crenças através da PNL e as técnicas de Escrita Persuasiva.
Vou tirar aqui pontos citados por Steve Allen que resume muito bem quais são as três principais crenças limitantes.
As três crenças limitantes mais conhecidas estão concentradas na desesperança, na impotência e na ausência de mérito.
Estas três áreas de crenças podem exercer uma enorme influência em nossa saúde mental e física.
Falando por mim, quando pesquisei para escrever o artigo sobre Marketing Pessoal, eu fiz um tópico contando a minha experiência sobre a ausência de mérito, ou como os modernos dizem, síndrome do impostor.
Para os outros dois casos, desesperança e impotência, é muito fácil identificar como o seu produto ou serviço pode se encaixar para acabar com essas crenças limitantes.
Com a palavra, Steve Allen, use e abuse dessas inspirações para dar mais consistência ao seu texto.
Desesperança
Crença de que o objetivo desejado não é atingível, independentemente de nossas capacidades. Se baseia no sentimento de que: “não importa o que eu faça, nada mudará. Eu sou uma vítima”.
Impotência
Crença de que o objetivo desejado é viável, mas não somos capazes de alcançá-lo. Produz o sentimento de que o objetivo é o seguinte: “está ao alcance de outros, mas não para mim. Não sou bom o bastante ou capaz para obtê-lo”.
Ausência de mérito
Crença de que não merecemos o objetivo desejado porque fizemos (ou deixamos de fazer) algo.
Sendo repetitivo, afinal eu sou a prova de como deve ser feito para derrubar uma crença através da PNL, esse blog só existe porque eu entendi que eu tenho mérito e sou uma pessoa realizada como Escritor de Linguagem Persuasiva.
Portanto, é fácil encontrar, ao planejar como será a sua oferta, dar direcionamento para acabar com as barreiras limitantes sabendo como derrubar crenças através da PNL com a Escrita Persuasiva.
Exercícios práticos para implodir as crenças limitantes
Quem nunca ouviu o seguinte desabafo desolador: “falar é fácil, colocar em prática é o problema”.
Está aí a derrota em pessoa, que aceita que possui crenças limitantes até quando pensa em agir.
É mais fácil aceitar a condição que se encontra do que ousar deixar a zona de conforto.
Vejamos então da seguinte forma.
Como foi dito algumas vezes neste artigo, o que o Copywriter faz é tocar nessa dor e mostrar que, sim, a pessoa deve pensar alto e buscar alternativas.
Steve Allen cita como antídoto contra as crenças limitantes o uso de contra-exemplos.
Os contra-exemplos são formas muito simples e poderosos de avaliar e questionar crenças potencialmente limitantes.
Vale uma ressalva, diz o autor.
Não, necessariamente, desacreditam uma afirmação de crença, mas questiona sua “universalidade”
e, com frequência, a colocam em uma perspectiva mais ampla.
As crenças limitantes se expressam em termos universais com palavras como “todos”, “nunca”, “sempre”,
“ninguém”, etc.
Assim, não é o mesmo dizer “Eu não tenho sido bem-sucedido porque me falta a experiência necessária” e dizer “Eu nunca terei sucesso porque me falta a experiência necessária”.
Apelo mais uma vez para um dito popular: nunca diga nunca.
Estão aí mais do que exemplos de como usar as palavras certas para ajudar a quebrar as crenças.
Por fim, vale destacar um ponto importantíssimo.
É preciso ficar bem claro que encontrar um contra-exemplo não significa que a crença esteja errada, simplesmente se aceita que o fenômeno da crença é mais complexo do tinha percebido, anteriormente, o que abre o potencial para outras perspectivas e possibilidades.
Mais ensinamentos sobre como derrubar crenças através da PNL
Pode utilizar os seguintes padrões de linguagem para encontrar algumas crenças limitantes:
- Se consigo o que quero, então… (O que poderia dar errado, o que poderia perder?)
- Querer ser diferente é errado porque… (O que é que o faz estar errado?)
- Não posso conseguir o que quero porque… (O que é que o impede de alcançar o que deseja?)
- A situação nunca mudará porque… (O que faz as coisas ficarem como estão?)
- Não é possível conseguir o que quero porquê… (O que torna impossível alcançar o que quer?)
Por fim, saiba que as crenças limitantes estão ligadas a um nível neurológico profundo, de modo que
qualquer mudança nelas, por meio de um contra-exemplo, normalmente produzirá efeitos imediatos e espetaculares.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Impulsionado, entre outras situações, de como derrubar crenças através da PNL e oferecer uma melhor experiência para atacar a dor dos potencia clientes, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.
O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.
Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de um e-book com as técnicas básicas sobre Copywriting.
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um Copywriter e como derrubar crenças através da PNL.
Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.
Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante das técnicas do Copywriting.
Assim, como eu já frisei, você vai encontrar formas para responder sobre como derrubar crenças através da PNL
Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo, porém, poucos trabalhos compilados.
Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade para quem deseja saber como derrubar crenças através da PNL.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.
O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.
Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.
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Mentoria como funciona o Copywriting
Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma a entender sobre como derrubar crenças através da PNL e também na transformação da experiência do usuário que me impulsionou a dar mais um passo.
Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persusiva.
Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.
Ou seja, é possível traças estratégias sobre como derrubar crenças através da PNL
Muitas vezes, não basta só ter um grande público.
É preciso saber usar o aprendizado através do Copywriting e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.
Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.
Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.
Na sequência desse mentoria, um passo além do livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, ficou mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.
Depois, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Copywriting, eu montei a Mentoria Escrita Persuasiva.
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar o aperfeiçoamento no mundo do Copywriting e também do Marketing Digital.
Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.
Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.
Na parte da reprogramação da mente, o jeito é estudar a fundo e conhecer técnicas de como derrubar crenças através da PNL.
Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.
Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria Escrita Persuasiva.
Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.
Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.
Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.