O que é Web Writer, o profissional que executa as funções de Web Writing, é muito parecido com os últimos artigos publicados, sobre UX Writer e Tech Writer.
É mais um dos nichos que abrem caminhos promissores para quem tem no seu DNA o dom da escrita.
O termo Web já dá uma noção sobre o que vem pela frente. Mas será que para ser um escritor nesta área basta simplesmente entender sobre os meandros da internet?
Sim. É um começo animador. Porém, nesse caso é que a brincadeira fica divertida.
O Web Writer precisa entender sobre alguns conceitos que movem o funcionamento da internet e conhecer algumas ferramentas e técnicas.
Portanto, na parte mais simples e corriqueira, o Web Writer é a pessoa encarregada de produzir conteúdos para a internet. Até aí, creio, não há nenhuma surpresa.
Entretanto, algo que qualquer criança aprende bem cedo, é que a internet tem um vasto número de plataformas. Cada uma delas tem as suas peculiaridades.
Por exemplo, espaços para a descrição de conteúdos nessas plataformas. Se são somente textos, textos e fotos, vídeos, áudios. As variáveis são muitas para serem administradas.
Dessa maneira, o Web Writer é quem vai cuidar de toda essa organização.
Um ponto importantíssimo. Não basta escrever por escrever. É fundamental pensar na qualidade conteúdo.
Além disso, escrever de acordo, torna-se fundamental para ajudar no crescimento da marca.
Portanto, o profissional será valorizado e pode ser muito bem remunerado.
Neste guia abrangente, vou explorarar os princípios fundamentais da criação de conteúdo envolvente que repercute em seu público-alvo.
Desde a elaboração de títulos atraentes até a incorporação de estratégias eficazes de SEO, o Web Writer saberá as ferramentas e técnicas necessárias para elevar sua presença on-line a novos patamares.
Portanto, seja você um Web Writer experiente que deseja aprimorar suas habilidades ou um iniciante ansioso para aprender o básico, junte-se a nós nesta jornada para desvendar os segredos do sucesso da redação específica para a internet.
Prepare-se para cativar, converter e conquistar o mundo digital.
O Web Writer e o senhor Google
Antes de mais nada, eu só quero lembrar que há outros buscadores. Porém, quando se trata de exemplificar como uma marca se enraizou na nossa mente, essa é o tal Google.
Tanto que é comum ouvir o famoso “dá um Google” ou “Googar”, que logo vai virar um verbo como “escanear” “digitalizar” e por aí vai.
Antes que você pergunte o que o trabalho do Web Writer tem a ver com o Google, guarde para o resto da sua carreira: tudo. E um pouco mais, abusando da hipérbole.
Quando se pensa em produzir conteúdos para a internet, você precisa entender de quais maneiras o Google “pensa”.
Em alguns casos, parece que o buscador tem vida própria. O que eu quero dizer é que se não respeitá-lo, os riscos para você ou para a marca que você representa podem ser fatais.
Calma. Não tem nada que você não possa aprender. Portanto, seja sábio e escute a voz da experiência.
Consequentemente, como eu enfatizei acima, além de escrever bem, você tem que entender essa ferramenta mundialmente conhecida.
Em resumo da situação, o Google, assim como os outros buscadores, privilegia conteúdos de qualidade, originais e relevantes para a audiência.
Uma ressalva. Nem sempre tamanho é documento. Já ouvi muitos dizerem que há um número mágico de palavras. A coisa não é bem assim. Fuja de ditos populares.
Vamos pensar no tema desse post. Web Writer. Primeiro, eu tenho que seguir nesse tema. Segundo, antes de escrevê-lo, eu pesquisei sobre o assunto.
Terceiro, por mais que existam milhares de textos na net que exemplificam o que eu estou escrevendo, essa minha produção é inédita.
Portanto, para qualquer marca ter uma estratégia do que chamamos de Marketing de Conteúdo, é fundamental, repito, que o profissional saiba o funcionamento dos buscadores.
Princípios do Web Writing
É consenso entre os profissionais especializados em Web Writing que existem quatro princípios que devem nortear o trabalho.
Na prática, isso tem que ser feito para deixar fácil o entendimento do consumidor do conteúdo.
Acessibilidade
De novo, venho aqui te dizer. Não reclame, você vai precisar entender o funcionamento de todas as ferramentas.
No caso da acessibilidade é saber que o conteúdo tem que ser, como o próprio termo aponta, o acessado o mais rápido e simples possível.
Portanto, esse entendimento passa por conhecer sobre designer de páginas.
Se não vai colocar a mão na massa, ao menos converse com quem vai desenhar a página ou fazer a programação da plataforma.
Dessa maneira, ambos vão encontrar as melhores formas para deixar o conteúdo acessível facilmente.
O que é Web Writer na Encontrabilidade
É mais um reforço sobre o que foi dito de ter o entendimento sobre o funcionamento dos buscadores.
A construção do texto é feita para que ajudem na indexação. É o que chamamos de Encontrabilidade.
Para quem trabalha com Marketing Digital, o conteúdo acaba sendo o rei e ser encontrado é importante para ajudar na consolidação da marca.
Aí vem um outro termo que o Web Writer tem que saber para se destacar no mercado online.
Ao escrever, ele precisa levar em conta as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), otimização para os mecanismos de buscas.
Ou seja, escrever na internet vai muito além de ter o domínio de um vasto vocabulário.
Navegabilidade
Você pode até se perguntar se realmente o assunto é sobre escrita, desenvolvimento de software ou tecnologia da informação.
Se em UX Writer o tema foi sobre facilitar a usabilidade e no Tech Writer falei sobre como entender os termos técnicos para ajudar os leigos, aqui é um pouco parecido.
Esse ponto que precisa ser levado em conta é fazer a distribuição correta de conteúdo.
Isso tem que ser feito desde as seções muito bem organizadas até a disposição dos textos, e como os textos são conectados com outros elementos ou links de outras páginas.
Objetividade
Permita usar um termo que nós escritores sabemos o quanto é chato. Então se coloque, prometa, na pele do leitor.
Portanto, evite “encher linguiça” ou, como dizem os mais modernos, não faça uso do “enrolation”.
Como aprendi na minha primeira aula de Introdução ao Jornalismo, do professor Júlio Veríssimo, “escrever é a arte de cortar palavras”.
Antes que você diga que estou indo para o mesmo caminho, a Objetividade é escrever diretamente ao ponto.
Todos nós já ouvimos que o tempo está cada vez mais escasso. Dessa maneira, produza o conteúdo com textos simples e direto.
Isso não quer dizer que vai escrever por escrever.
Além disso, aqui chega a oportunidade que sempre falo em todos os meus textos e conversas com amigos.
Escrever bem também passa pelo respeito às normas cultas da Língua Portuguesa.
Web Writer para profissionais
Sabedor dos conceitos básicos que envolvem a carreira de um escritor para a internet, o passo para seguir nesta profissão não difere de muitas outras.
Portanto, tenha em mente que é preciso muita dedicação e estudo contínuo. Afinal, no universo da internet, novas tecnologias aparecem e desaparecem de uma forma assustadora.
Além disso, quanto mais antenado às mudanças, maiores são as chances de obter ganhos acima do que os concorrentes.
Então, com talento e bagagem de conhecimento, vão fazer a diferença e você pode até se dar ao luxo de escolher para quem irá trabalhar.
Acima de tudo, entenda que nada disso acontece do dia para a noite.
Persista se é isso que realmente almeja para a sua carreira como Web Writer. O mundo online é vasto, nem preciso ficar aqui repetindo e repetindo.
Dessa maneira, seja perspicaz e busque sempre se aprimorar.
Outro ponto que é preciso prestar muita atenção é se preparar para trabalhar em equipe, ou sob a supervisão de alguém.
Dessa maneira, os seus textos podem sofrer críticas e sugestões. Não se sinta diminuído por isso.
Pelo contrário, entenda dessa maneira como uma chance de aprendizado gratuito.
Afinal, você também vai ter o ego massageado ao receber os elogios.
Sim, eu aposto que serão muitos.
Enfim, quer entrar de cabeça no universo e ajudar que mais pessoas saibam o que é Web Writer, mãos à obra.
Entenda a importância de um Web Writer
Quando se trata de criar conteúdo para a internet, o Web Writer precisa envolver sua audiência e não pode subestimá-la. Ao capturar a atenção dos leitores desde o início, ele aumenta as chances de mantê-los interessados e, eventualmente, convertê-los em clientes ou seguidores leais.
Para criar um conteúdo envolvente, é essencial que o Web Writer conheça as necessidades e desejos do seu público-alvo. Dessa maneira, faça pesquisas de mercado e crie personas para ter uma visão clara de quem são seus leitores ideais e o que eles estão procurando.
Ao escrever conteúdo que ressoa com suas necessidades, você estará um passo à frente na criação de uma conexão autêntica com seu público. Além disso, certifique-se de que seu conteúdo seja relevante e atualizado, fornecendo informações valiosas e soluções para os problemas que seu público enfrenta.
Outro aspecto importante a considerar é a escolha do tom e estilo de escrita adequados para o seu público. Você precisa falar a língua deles e usar uma abordagem que os faça se sentir conectados e compreendidos. Seja casual e amigável para um público mais descontraído, ou mais profissional e técnico para um público mais especializado.
Lembre-se de que a chave para um conteúdo envolvente é ser autêntico e genuíno. Seja você mesmo e deixe sua personalidade brilhar através das palavras. Com o tempo, você construirá uma base de leitores fiéis que se identificarão com sua marca e estarão ansiosos para ler seu conteúdo.
Pesquisas de palavras-chave para otimização de SEO
O Web Writer precisa conduzir bem os trabalhos para a otimização de mecanismos de busca (SEO) desempenha um papel crucial na visibilidade do seu conteúdo online.
Ao selecionar as palavras-chave corretas e incorporá-las estrategicamente em seu conteúdo, o Web Writer aumenta suas chances de classificar bem nos resultados de pesquisa.
Comece realizando pesquisas de palavras-chave relevantes para o seu nicho ou setor. Existem várias ferramentas disponíveis que podem ajudá-lo a identificar as palavras-chave mais populares e relevantes para o seu conteúdo.
Ao selecionar suas palavras-chave, leve em consideração a concorrência e o volume de pesquisa. Opte por palavras-chave com um bom equilíbrio entre popularidade e competição. Além disso, procure por palavras-chave de cauda longa, que são frases mais específicas e segmentadas.
Elas podem ter menos volume de pesquisa, mas também menos concorrência, o que aumenta suas chances de classificação. Uma vez que você tenha suas palavras-chave selecionadas, incorpore-as naturalmente em seu conteúdo.
Evite o excesso de uso das palavras-chave, pois isso pode parecer forçado e prejudicar a experiência do leitor. Equilibre a otimização de SEO com a qualidade do conteúdo e você estará no caminho certo para um conteúdo envolvente e bem classificado.
Otimize seu conteúdo para os mecanismos de busca
A otimização para mecanismos de busca (SEO) é uma parte crucial da criação de conteúdo envolvente. Ao otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca, o Web Writer aumenta suas chances de classificar bem nos resultados de pesquisa e atrair mais tráfego orgânico para o seu site.
Comece otimizando suas meta tags, como título, descrição e tags de cabeçalho. Certifique-se de que essas tags incluam suas palavras-chave principais e sejam relevantes para o conteúdo da página.
Além disso, otimize a estrutura do seu URL, tornando-o curto, descritivo e incluindo suas palavras-chave. Use links internos e externos relevantes para fornecer informações adicionais e melhorar a experiência do usuário.
Além disso, o Web Writer deve se certificar de que seu conteúdo seja responsivo e otimizado para dispositivos móveis. Com o aumento do uso de dispositivos móveis, é fundamental que seu conteúdo seja fácil de ler e navegar em telas menores.
Desenvolva títulos e introduções que chamem a atenção
Os títulos e introduções são os primeiros elementos que seus leitores encontram ao interagir com seu conteúdo. Portanto, o Web Writer precisam entender que eles desempenham um papel crucial na criação de uma primeira impressão impactante.
Um título cativante é essencial para atrair a atenção dos leitores e incentivá-los a clicar e ler o restante do seu conteúdo. Para criar títulos envolventes, o Web Writer tem que incorporar elementos como curiosidade, urgência, benefícios ou números.
Por exemplo, “10 dicas essenciais para aumentar suas vendas online” ou “Como perder 5 kg em 2 semanas: um guia definitivo”. Lembre-se de que seu título deve ser relevante para o conteúdo que você está oferecendo e fornecer uma promessa clara aos leitores.
Além do título, a introdução é a próxima oportunidade de prender a atenção dos leitores. Use sua introdução para estabelecer o tom do seu conteúdo e fornecer uma visão geral do que os leitores podem esperar.
É essencial que o Web Writer seja conciso e direto ao ponto, destacando os principais pontos que você abordará em seu conteúdo. Assim, ele também pode usar histórias, estatísticas impactantes ou perguntas provocativas para envolver seus leitores desde o início.
Lembre-se de que a introdução deve ser clara, envolvente e relevante para o conteúdo que se segue. Ao criar títulos e introduções impactantes, você estará um passo à frente na criação de um conteúdo envolvente que prende a atenção dos leitores desde o início.
Incorpore elementos visuais para aumentar o engajamento
Nem todo o conteúdo na web precisa ser apenas texto. A incorporação de elementos visuais, como imagens, infográficos e vídeos, pode aumentar significativamente o engajamento do seu conteúdo.
As pessoas são naturalmente atraídas por elementos visuais e são mais propensas a interagir com conteúdo que inclui imagens ou vídeos.
O Web Writer precisa adicionar imagens relevantes ao seu conteúdo para ilustrar seus pontos, fornecer exemplos visuais ou simplesmente quebrar o texto. Certifique-se de que as imagens sejam de alta qualidade e otimizadas para carregamento rápido, para não prejudicar a experiência do usuário.
Além de imagens, o Web Writer também pode incorporar infográficos ou vídeos explicativos ao seu conteúdo. Os infográficos são uma maneira eficaz de apresentar informações de maneira visualmente atraente e fácil de digerir.
Com os infográficos, o Web Writer consegue explicar dados ou processos complexos. Os vídeos, por outro lado, podem ser usados para fornecer informações adicionais ou demonstrar um produto ou serviço.
Eles são altamente envolventes e podem ajudar a manter os leitores envolvidos em seu conteúdo por mais tempo.
Ao incorporar elementos visuais em seu conteúdo, o Web Writer oferece uma experiência de leitura mais rica e atraente para seus leitores, o que aumenta o engajamento e a probabilidade de compartilhamento do seu conteúdo.
Use linguagem persuasiva e técnicas de storytelling
A linguagem que o Web Writer utiliza em seu conteúdo desempenha um papel importante na persuasão de seus leitores e na criação de uma conexão emocional com eles. Use palavras e frases poderosas que despertem emoções e estimulem a ação.
Por exemplo, em vez de dizer “experimente nosso produto”, você pode dizer “transforme sua vida com nosso produto revolucionário”. Use linguagem positiva e motivadora para incentivar seus leitores a tomar medidas e se envolver com seu conteúdo.
Além disso, o uso de técnicas de storytelling pode ajudar a tornar seu conteúdo mais envolvente. Conte histórias que se relacionem com o tema do seu conteúdo e que ressoem com as experiências do seu público.
As histórias humanizam sua marca e ajudam a criar uma conexão emocional com seus leitores. Use personagens, conflitos e resoluções para criar uma narrativa envolvente e cativante.
Ao incorporar a Escrita Persuasiva e técnicas de storytelling em seu conteúdo, você aumenta suas chances de cativar seus leitores e incentivá-los a agir.
Implementação de chamadas para ação efetivas
Uma chamada para ação (CTA) é uma instrução clara e direta que o Web Writer incentiva os leitores a realizar uma ação específica. Pode ser algo como “Clique aqui para saber mais”, “Inscreva-se agora” ou “Compartilhe este artigo”.
As CTAs são essenciais para direcionar os leitores a tomar ações específicas e converter seu engajamento em resultados tangíveis.
Ao criar CTAs eficazes, certifique-se de que eles sejam relevantes para o conteúdo que os precede e que forneçam um valor claro para os leitores. Use verbos de ação e palavras persuasivas para incentivar os leitores a seguir sua instrução.
Além disso, posicione suas CTAs estrategicamente em seu conteúdo. Coloque-as no final de seções ou sub-títulos para chamar a atenção dos leitores após eles terem absorvido o conteúdo.
Além disso, use botões ou links de destaque para tornar suas CTAs mais visíveis e fáceis de clicar. Ao implementar CTAs efetivas em seu conteúdo, você está direcionando seus leitores para a ação desejada e convertendo seu engajamento em resultados concretos.
Conclusão
Na era digital atual, o conteúdo cativante é a chave para o sucesso on-line. Como Web Writer, seja você proprietário de uma empresa, blogueiro ou profissional de marketing digital, dominar a arte da escrita para a internet é fundamental para captar a atenção do seu público e atingir suas metas.
Acredito fortemente que, ao longo deste artigo, apontei algumas maneiras para o Web Writer criar um conteúdo que não apenas se classifique bem nos mecanismos de pesquisa, mas também converta os leitores em clientes ou seguidores fiéis.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Impulsionado, entre outras situações, na produção de conteúdo de qualidade como Web Writer e oferecer mais dicas para quem se interessa em se aprofundar no mercado digital, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.
É mais uma fonte de inspiração para quem gosta de seguir o que sempre fizemos, apreciar uma boa leitura, longe das telas de celulares e computadores.
O gosto pela produção de textos me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço para quem deseja saber como funciona as técnicas de Escrita Persuasiva.
Tudo isso ficou mais bem direcionado para o Web Writer quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois com a elaboração do meu primeiro e-book sobre o tema.
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um ótimo Escritor de Linguagem Persuasiva.
Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado do livro para produzir conteúdo de qualidade e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.
Por isso, a linguagem é bem simples, e vai além de funcionar como uma simples porta de entrada para conhecer o universo fascinante das técnicas de Escrita Persuasiva.
No livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, eu demonstro alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.
Na obra, eu conto também como é possível, qualquer pessoa, aprender a usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas relacionadas ao mercado digital e para quem é amante da produção de conteúdo de qualidade.
Tenho estudado muito o nosso cenário e não é segredo para ninguém que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo de qualidade, porém, poucos trabalhos compilados.
Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Escrita Persuasiva.
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Mentoria como funciona o Copywriting
Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na busca por gerar autoridade para o Escritor de Linguagem Persuasiva me impulsionou a dar mais um passo.
Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persuasiva.
Com a Mentoria Mundo na Escrita Persuasiva, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.
Muitas vezes, não basta só ter um grande público.
É preciso saber usar o aprendizado através da Escrita Persuasiva e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.
Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no seu nicho de mercado.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.