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Níveis de Consciência

Níveis de consciência dão vida ao texto do Copywriter

Níveis de consciência fazem parte dos inúmeros fatores que contribuem para dar um direcionamento ao texto do Copywriter.

Entender como funcionam os níveis de consciência do público-alvo é fundamental para a produção de conteúdo que chame a atenção.

É mais uma das chaves para ligar na cabeça do consumidor o desejo para que ele tome uma decisão.

Ao ir mais a fundo nos níveis de consciência do universo de cada nicho de mercado se descobre o quanto é possível explorar a diversidade das pessoas.

Portanto, você deve estar se perguntando, caso não saiba, o que são esses tais níveis de consciência?

Bom, caro Copywriter ou Escritor de Linguagem Persuasiva, tudo começa em quem construiu o caminho para que nós tivéssemos uma vida mais fácil.

Com o advento do Marketing Digital, cada vez mais presente em nossas vidas, algumas teorias dos primórdios do marketing ficaram novamente populares.

É o caso dos níveis de consciência, termo que foi desenvolvido pelas pesquisas do famoso Copywriter, Eugene Schwarz, que propôs a “Awareness Line”, a “Linha da Consciência”, em seu livro “Breakthrough Advertising”.

Na pesquisa para este artigo, uma questão me chamou a atenção que define bem qual o ideial por trás dos níveis de consciência.

Simples: ao começar a elaborar como fazer a produção de qualquer conteúdo, pense “o que o meu público-alvo já sabe.”

Como consequência, foi dessa maneira que Eugene Schwarz traçou uma linha evolutiva com cinco níveis de consciência.

São eles: Inconsciente, Consciente do Problema, Consciente da Solução, Consciência do Produto e Totalmente Consciente.

Para você entender melhor, a comunicação da esquerda para a direita é classificada de percepção indireta até direta.

Os cinco níveis de consciência vão ser explicados com mais detalhes ao longo desse artigo.

Note também na descrição da foto abaixo, nos quatro estágios mais importantes formam o anagrama AIDA.

Contei em outro artigo o significado dessa palavra, mas vale o reforço.

A jornada do funil é composta de Atração, Interesse, Desejo e Ação.

Acompanhem então e comece a praticar nos seus textos.

Níveis de Consciência com a AIDA
Jornada do Consumidor em Cinco Níveis de Consciência e a Definição de AIDA

Inconsciente

Para impulsionar o crescimento dos negócios, é fundamental priorizar a conscientização do cliente. Ao garantir que seu público-alvo conheça sua marca, seus produtos e serviços, você aumenta a probabilidade de atrair e reter clientes.

O conhecimento do cliente não só ajuda a adquirir novos clientes, mas também estabelece confiança e fidelidade entre os clientes atuais.

Antes de implementar qualquer estratégia de Marketing Digital, é essencial ter uma compreensão profunda de seu público-alvo. Isso envolve a realização de uma pesquisa de mercado completa para determinar suas necessidades, preferências e pontos problemáticos.

Ao obter insights sobre seus dados demográficos, psicográficos e comportamentos, você pode adaptar seus esforços de marketing para alcançá-los e interagir com eles de forma eficaz.

Diariamente somos impactados com as mais variadas ofertas de produtos.

Algumas delas nem passam pela nossa cabeça que existem, mas que, por um período mais para a frente, podem nos ser úteis.

Como eu aprendi neste mundo do Copywriter, ninguém acorda de manhã e pensa assim, eu hoje preciso comprar uma TV 4k.

As pessoas precisam de algum tipo de estímulo para sentir que aquilo é fundamental para a vida delas.

Portanto, repito, aí entra em cena entender a importância dos cinco níveis de consciência.

O primeiro deles é o que mais impacta em número de pessoas, é o conhecido topo do funil de vendas.

A pessoa não sabe nada sobre a marca ou produto, mas nada impede dela se identificar com a dor e procurar se aprofundar em busca de soluções.

Para atrair consumidores que estão nesse estágio, o Copywriter é indicado em estratégias de Inbound Marketing, com conteúdo genéricos que despertem a consciência para a dor.

Consciente do Problema

A pessoa percebeu que tem uma dor ou problema e começa a cogitar procurar uma solução.

Assim, desenvolva uma proposta de valor sólida é essencial para atrair clientes. Ela é uma declaração concisa que comunica o valor exclusivo que seu produto ou serviço oferece aos clientes.

Como consequência, a sua proposta de valor deve destacar os benefícios, resolver os problemas dos clientes e diferenciar sua marca da concorrência.

Ao elaborar uma proposta de valor convincente, você pode captar a atenção dos clientes em potencial e incentivá-los a escolher sua marca.

A partir desse nível de consciência, bate aquele estalo e aí começam as considerações sobre o que é possível fazer diante dela.

Por isso que se diz que, nesse nível do funil, passa a ter consciência do problema.

Pessoas deste nível apenas sabem que estão com um problema a ser solucionado, mas desconhecem que existe uma maneira de sanar a dor.

Neste momento, o Copywriter vai fazer pesquisas sobre como a persona se manifesta quando percebe que está passando por problemas.

Consciente da Solução

Rolou a certeza de que precisa resolver logo esse problema, mas ainda não sabe que a sua marca tem os caminhos para acabar com o incômodo.

Neste nível de consciência da solução, é mostrar que a marca a qual você foi contratado fornece tudo o que ele mais precisa.

Imagine que a pessoa conclua o quão arriscado é não guardar dinheiro para uma emergência.

Daí o texto do Copywriter contratado, por exemplo, para o produto de um fundo de ações, obrigatoriamente, vai apontar as vantagens desse tipo de investimento.

Portanto, o consumidor já sabe do que precisa e seu desafio no texto é demonstrar quais as vantagens do produto e os diversos benefícios nessa escolha.

Atinja os cinco níveis de consciência do consumidor e desperte o imaginário para a solução dos problemas
Atinja os cinco níveis de consciência do consumidor e desperte o imaginário

Consciente do Produto

Chegamos ao ponto de que já não há mais dúvidas, e a pessoa compreendeu, através do conteúdo produzido, qual é produto.

Contudo ainda restam algumas dúvidas, e ela ainda não tem plena convicção de que isso vai mudar a vida dela.

Até por isso, ela vasculha a concorrência para fazer comparações com o seu produto.

Natural, afinal, no mercado, não existe apenas uma solução para uma dor específica.

Aqui o papel do Copywriter é montar estratégias para quebrar objeções e persuadir a pessoa de que o seu produto ou serviço é a melhor solução.

Nesse estágio de Consciência do Produto, o Gatilho Mental da Autoridade pode funcionar, assim como dados estatísticos de vendas e, claro, prova social com depoimentos de consumidores que ficaram satisfeitos com a solução apresentada.

Totalmente Consciente

Tão importante quanto os outros quatro estágios, o nível mais consciente é o que podemos, em uma analogia do futebol, marcar o gol.

Todas as jogadas foram bem executadas e basta apenas o último lance, o arremate final.

Sendo mais claro e direto, o potencial cliente foi bombardeado ao longo do funil de vendas com informações precisas e gostou da marca e do produto.

Restam porém, ser fisgado por uma oferta irresistível.

Mais uma vez, o trabalho do Copywriter é alinhar todas as expectativas com que ele quer para concluir a compra.

Portanto, faça o possível e o impossível no texto para demonstrar a melhor oferta.

Assim, ele vai perceber que isso atende aos seus interesses.

Ao chegar à conclusão, essa pessoa se torna um consumidor que vai se fidelizar com a marca.

Diante de todo esse cenário, vale sempre o acompanhamento contínuo com o contratante para desenvolver o conteúdo que caminhe em todos os níveis de consciência.

Adote estratégias de níveis de consciência para fidelizar o cliente

Para aumentar a conscientização e a fidelização do cliente, é fundamental aproveitar os canais de Marketing Digital eficazes para promover sua marca.

Isso inclui a utilização de plataformas de mídia social, marketing por e-mail, Marketing de Conteúdo, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e parcerias com influenciadores.

Ao utilizar estrategicamente esses canais, você pode atingir um público mais amplo, aumentar a visibilidade da marca e gerar interesse cada vez maior em seus produtos ou serviços.

Reter os clientes existentes é tão importante quanto atrair novos clientes.

A implementação de estratégias de retenção de clientes pode ajudar a promover a fidelidade e aumentar o valor do tempo de vida do cliente.

Isso pode ser alcançado por meio de experiências personalizadas para o cliente, programas de fidelidade, ofertas exclusivas e atendimento excepcional ao cliente.

Ao se concentrar na retenção de clientes e entender melhor os níveis de consciência, você pode não apenas gerar negócios repetidos, mas também se beneficiar de indicações positivas no boca a boca.

O feedback dos clientes é um recurso valioso para aprimorar seus produtos e serviços. Ao buscar ativamente o feedback e ouvir as opiniões de seus clientes, você pode identificar as áreas que precisam ser melhoradas e fazer os ajustes necessários de acordo com os níveis de consciência.

Isso não só ajuda a aumentar a satisfação do cliente, mas também demonstra ao seu público que você valoriza a opinião dele, o que acaba aumentando a conscientização e a fidelidade do cliente.

Conclusão

Em um ambiente de negócios competitivo, os níveis de consciência do cliente são as chaves para o sucesso.

Ao entender seu público-alvo, realizar pesquisas de mercado e desenvolver estratégias centradas nos potenciais consumidores, você pode atrair e retê-los de forma eficaz.

Dessa maneira, o processo dinâmico para atingir todos os níveis de consciência exige uma combinação cuidadosa de técnicas de Marketing Digital eficazes e um profundo entendimento de seu público-alvo.

Foi isso que descrevi ao longo deste artigo, ao apresentar as principais etapas para aproveitar o poder da conscientização do cliente e impulsionar seus negócios.

Lembre-se de criar uma identidade de marca forte, aproveitar os canais de marketing certos e priorizar a satisfação do cliente.

Seguindo essas etapas fundamentais, você poderá elevar seus negócios e obter um crescimento de longo prazo. Portanto, comece hoje mesmo a aproveitar o poder da conscientização do cliente e leve sua marca a novos patamares.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Para quem deseja se aprofundar mais neste universo do Copywriting e saber como escrever para os cinco níveis de consciência, eu recomendo a minha primeira obra como escritor.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir história para engajar audiência.

Por isso, a linguagem é bem simples e ajuda a entender todos os processos que envolvem os níveis de consciência.

Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube o começo da pré-venda do livro.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas de Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de Copywriting.

Capa Livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva
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Mentoria com Luís Rosa Copywriter

Com a Mundo na Escrita Persuasiva, você vai desenvolver o talento para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa, de acordo com as etapas dos níveis de consciência. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Assim, se uma palavra tem o poder de mudar uma vida, imagine o que a Escrita Persuasiva pode fazer para alavancar a carreira e os negócios

Com a mentoria Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter e mostrar que sabe produzir conteúdo para todos os níveis de consciência.

Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a mentoria com Luís Rosa Copywriter.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting.

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto, fundamental para trafegar pelos cinco níveis de consciência.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Caso tenha interesse é só clicar neste link e vamos conversar pessoalmente.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

AIDA ajuda a entender os cinco níveis de consciência

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