Marketing Preditivo é o futuro em nossas mãos.
Se você pensa que prever o futuro é algo de ficção científica está muito enganado.
Eu sei, você pode até pensar que estou sendo louco ou um tanto exagerado.
A história de mais um artigo aqui neste meu blog é mostrar que dá, sim, para prever o futuro e direcionar melhor o trabalho do Copywriter na criação de conteúdo.
Não que isso seja 100% de certeza de que irá acontecer, mas dá uma boa dimensão, quando aplicado do jeito que tem que ser feito.
Chega de enrolação, e vamos ao que interessa.
O assunto da vez é a modernidade por trás do Marketing Preditivo e como esse ramo do Marketing Digital pode fornecer ótimas ideias para quem é profissional da Escrita Persuasiva.
Pois bem, em se tratando de estratégias de mercado, Marketing Preditivo é uma forma de prever o comportamento dos consumidores através de dados.
Graças à inteligência artificial, machine learning (aprendizado de máquina), big data, combinação de diversos algoritmos, mineração de dados e modelagem preditiva ficou muito mais fácil saber se um evento tem grande possibilidade de acontecer.
Todos os termos citados acima já fazem parte do cotidiano de quem está acompanhando as grandes evoluções tecnológicas.
Para quem pensa assim “já ouvi falar, mas não tenho ideia de tudo o que é isso”, vou tentar ser o mais simples possível para ajudar no entendimento.
E, claro, para cada exemplo, mostrarei como o Marketing Preditivo é mais um parceiro importantíssimo na vida do Copywriter.
Isso para as empresas e profissionais do mundo online que estão antenadas com o que há de mais moderno no mercado.
O que você vai aprender neste artigo.
- O que é Marketing Preditivo
- Como aprender com os dados
- As empresas crescem quando investem em Marketing Preditivo
- Marketing Preditivo e Escrita Persuasiva
- Passo a passo para iniciar o Marketing Preditivo
O que é Marketing Preditivo
Preditivo nada é mais do que fazer a seguinte pergunta: o que vai acontecer?
Por incrível que pareça, dá para encontrar respostas sem “chutômetros” ou adivinhações.
É ou não é tentar adivinhar o futuro.
Só que isso é feito com critérios muito bem embasados e levando em consideração a “mineração” de dados.
O objetivo de todas análises de dados é avaliar a probabilidade de um evento acontecer no futuro.
Com isso, chega-se à previsão com segurança sobre o comportamento do consumidor e, a partir daí, definir os próximos passos para “fisgar” mais e mais pessoas.
Dessa maneira, as empresas podem tomar decisões que as colocam à frente da concorrência no mercado, com a elaboração de estratégias mais eficientes.
Ficar com conhecimento de como são as tendências de consumo e dos desejos dos consumidores traz portanto situações de mercado vantajosas.
Com o Marketing Preditivo, você pode adaptar seus produtos e serviços de acordo com o que o seu público-alvo vai fornecer de dados.
Portanto, as campanhas são elaboradas para atingir as pessoas certas nos momentos mais propícios para a realização da ação a qual é desejada.
Neste cenário, a figura do Copywriter tem um papel decisivo.
Imagine você que, ao saber qual é a “dor” da persona e como quebrar as objeções fica muito mais fácil a construção da oferta que a faça se interessar pelo produto ou serviço.
Mergulhe fundo e aprenda com os dados
Todos nós sempre estamos buscando respostas.
O problema é que muitas vezes não fazemos as perguntas certas, ou não fornecemos dados suficientes para conseguir o que queremos.
Portanto, de nada adianta saber o conceito sobre Marketing Preditivo se não tomar certas decisões.
A lição primordial é aprender com os dados.
É como se eles falassem e nos mostrassem o caminho a seguir.
Isso tem sido possível graças à inteligência artificial e as suas variações.
A inteligência artificial tenta usar a forma como ocorre o aprendizado humano.
Nem ouse pensar que a IA vai substituir a humanidade.
Isso, sim, é ficção científica.
Ocorre que a IA começa com a machine learning (aprendizado de máquina), a qual é possível através de um montante de dados, que é conhecido como big data.
Portanto, quanto mais dados temos à disposição mais fácil fica para prever o futuro, no caso o que podemos tirar proveito do que os potenciais consumidores nos fornecem.
Esse entendimento é tamanho que, com a criação de modelos estatísticos, o Marketing Preditivo consegue prever cenários com alto grau de precisão para tentar eliminar surpresas no relacionamento com clientes.
Guarde esse reforço para saber a importância desse mergulho para aprender com os dados.
O Marketing Preditivo para ser colocado em funcionamento necessita de grandes quantidades de bases de dados, muito bem estruturadas, devidamente organizadas.
É disso que se trata o big data.
Além disso, os algoritmos de machine learning e inteligência artificial precisam estar conectados aos dados para extrair o que for melhor.
Portanto, se tiver dados suficientes será possível obter respostas para perguntas como os três exemplos abaixo:
- O que acontece se aumentar o investimento em anúncios em 20%?
- Qual o grau de interação das mulheres conforme o aumento da idade?
- Por que determinado produto tem mais aceitação entre homens do que com as mulheres?
São questões aparentemente simples, mas, na prática, com a ajuda dos dados e o trabalho da inteligência artificial, a chance de êxito é muito maior.
Investimento com retorno certeiro
Infelizmente no mercado brasileiro ainda não existem dados confiáveis, mas à medida que mais pessoas têm acesso aos avanços tecnológicos, quem investir em Marketing Preditivo estará à frente da concorrência.
Isso é possível, pelo que escrevi acima, pelo simples fato de ter dados precisos de como entender o comportamento do público-alvo.
Entretanto, a coleta de dados e o uso correto deles não acontece da noite para o dia.
Além disso, lembre-se que o trabalho tem que ser feito em conjunto com o auxílio de equipes de outras áreas.
Pense o Marketing Preditivo como um evento de longa duração, não como uma reunião semanal.
Não estranhe que nas primeiras análises preditivas ocorram confusões, e isso pode atrapalhar a mineração de muitas informações valiosas delas.
É fato que, ao seguir uma linha de trabalho, à medida que o planejamento vai se cumprindo, os modelos preditivos irão melhorar, assim como resultados.
Portanto, continue e nunca pare de aprender.
Rica fonte de dados para a Escrita Persuasiva
O trabalho do Copywriter ou Escritor de Linguagem Persuasiva é facilitado quando ele possui uma variedade de informações para produzir conteúdo.
Para isso, faz parte do processo a realização de pesquisas e ter sempre guardado arquivos disponibilizados em sua biblioteca particular, a qual chamamos de Swipe File.
Nesse ponto, o Marketing Preditivo é mais um forte aliado.
De acordo com o modelo de negócio, o Copywriter entra em cena para usar esses dados e criar mensagens de marketing relevantes para o público-alvo.
É disso que se trata quando destaquei nos primeiros parágrafos a importância da Escrita Persuasiva no cenário do Marketing Preditivo.
Ao saber as probabilidades de um conteúdo ser mais bem aceito e provocar a ação nas pessoas, lógico, que a execução fica muito menos complicada.
Até, com certo exagero, a criação de conteúdo pode ser até mesmo algo automático.
Outro ponto que a figura do Copywriter cumpre um papel de suma importância é na criação de anúncios para as campanhas patrocinadas.
Além de saber todos os detalhes do produto ou serviço, ela vai ter vantagem de ter os dados do comportamento dos consumidores.
As mensagens podem ser personificadas de acordo com o potencial cliente.
A estratégia da empresa deve ser feita para a recomendação de conteúdo não apenas para aumentar a relevância da marca, mas também obter um maior retorno sobre o investimento.
Sete dicas para iniciar o Marketing Preditivo
Para o Copywriter nunca é demais possuir conhecimento e entender todos os processos que envolvem o trabalho em equipe.
Isso ocorre também quando os gestores da empresa percebem que as ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial, servem de aliada para ganhar pontos diante da concorrência.
A seguir listo sete pontos que abrem caminho para a implantação do processo de análise do Marketing Preditivo.
- Defina a pergunta que você deseja responder
- Colete os dados de que você precisa para responder à pergunta
- Analise os dados que foram coletados
- Construa e teste suas hipóteses com técnicas estatísticas
- Crie um modelo preditivo
- Implante o modelo preditivo
- Monitore, interage e crie novos modelos
Conclusão
Esse artigo é apenas uma pequena introdução do vasto potencial que é a estratégia de Marketing Preditivo.
A tentativa aqui foi apontar que a figura do Copywriter tem à disposição mais um aprendizado para colher informações para oferecer conteúdo que vai ajudar a gerar conversões.
Essa possibilidade se torna concreta por causa da quantidade de dados que são gerados ao se criar todo o processo para entender como é o comportamento dos consumidores.
Assim, é possível mostrar que prever o futuro não é algo só possível nos filmes de ficção científica.
É isso, fico por aqui e até o próximo conteúdo.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende as necessidades de aprender sem sustos como se tornar um Copywriter, com o domínio das técnicas que vão ajudar no Marketing Preditivo.
Pessoas que não sabem como fazer a Escrita Persuasiva ou que estão em começo de carreira podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir história para engajar audiência.
Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como a porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.
Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.
Portanto, o meu segundo livro, que vou lançar no ano que vem, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube o começo da pré-venda do livro.
O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas de Copywriting.
Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de Copywriting.
Mentoria Luís Rosa Copywriter
Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Faz parte do pacote ajudar a entender as estratégias, como o Marketing Preditivo.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos. Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.
Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.
Assim, se uma palavra tem o poder de mudar uma vida, imagine o que a Escrita Persuasiva pode fazer para alavancar a carreira e os negócios
Com Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.
Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Escrita Persuasiva, eu montei a Mentoria Luís Rosa Copywriter.
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar como se aperfeiçoar no mundo do Copywriting..
Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.
Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.
Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.
Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria.
Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.
Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.
Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.