Experiência do usuário ou user experiencie (UX), para usar a expressão em inglês, é a maneira como as empresas se portam em oferecer às pessoas a melhor interação com as suas marcas.
Neste maravilhoso mundo dos negócios digitais e também nas relações comerciais no universo físico, a experiência do usuário precisa ser muito bem executada.
Afinal, um cliente satisfeito gera riquezas não só por adquirir os produtos ou serviços, mas também por ser um propagador da marca.
Ou seja, pessoas trazem pessoas.
Vejamos como exemplos, no Marketing Digital, na estrutura de blogs, e-commerce, sites e redes sociais, o objetivo é que a pessoa, durante todo o tempo que passar por alguns dos canais, cumpra a jornada com satisfação e, claro, volte sempre que possível.
Portanto, já deu para perceber que, ao passar por diferentes canais, a forma como a experiência do usuário vai ser conduzida dependerá de uma série de informações bem escritas.
Aliás, não só bem escritas. Essas informações terão que seguir algumas linhas mestras, a persuasiva, conduzida por Copywriters, e a UX, trabalho feito por um profissional que domine o UX Writing, o chamado UX Writer, o Web Writing, tarefa do Web Writer.
Além disso, em situações específicas, no meio digital e no físico, a experiência da escrita para facilitar a experiência do usuário será feita com base nas técnicas de Tech Writing, função executada pelo Tech Writer.
Ao longo deste artigo, vou detalhar sobre como tirar proveito da experiência do usuário com a ajuda desses dois profissionais.
E, claro, como Copywriter e UX Writer podem oferecer os seus serviços para ajudar a alavancar os negócios das empresas com a melhoria da experiência do usuário.
Planejamento da experiência do usuário é vital para os negócios
Como dito acima e volto a repetir, o sucesso de uma empresa, no meio digital ou físico, passa muito por oferecer uma excelente experiência do usuário.
Quem colocou isso no papel pela primeira vez foi o professor norte-americano Donald Norman, da Universidade da Califórnia, na década de 1990.
Segundo Norman, a experiência do usuário envolve não somente aspectos relacionados ao design (hardware, software, interface, usabilidade, facilidade de busca, entre outros).
A experiência do usuário é vista também sob aspectos afetivos e experienciais, significativos e valiosos de interação humano-computador e propriedade do produto.
A experiência do usuário é de natureza subjetiva, pois é sobre a percepção e pensamento individual no que diz respeito ao sistema.
Ela é também dinâmica, pois é constantemente modificada ao longo do tempo, devido à evolução das circunstâncias e inovações.
É o que acontece diariamente com a velocidade das inovações no meio digital.
Acompanhar a velocidade das mudanças é fundamental para oferecer a melhor experiência para os usuários.
Ao trazermos para o mundo dos negócios, a recomendação é planejar com cuidado quais serão as técnicas, ferramentas, comunicação e interfaces que guiarão e encantarão as pessoas pela jornada de consumo.
Em resumo, a experiência do usuário é o conjunto de estratégias que facilitam o caminho em todas as vezes que uma pessoa interage com a sua marca online.
Uma mistura de caminhos pré-elaborados com intuito bem definido para que, ao longo dessa jornada, ela cumpra o ciclo de encantar, converter e fidelizar.
Copywriter suaviza a experiência do usuário
O papel do Copywriter em relação a oferecer uma jornada enriquecedora na experiência do usuário é dividido em duas partes.
A primeira é utilizar as técnicas de Escrita Persuasiva para deixá-lo seguro e sem objeções em cada etapa da jornada do cliente.
Por isso, se faz necessário, o plano para a produção de conteúdo.
Afinal, como disse na introdução, a interação das pessoas com a marca é realizada em diversos canais.
O que o Copywriter deve entregar é algo que seja único e relevante, mesmo que o assunto não seja desconhecido para o potencial consumidor.
Na segunda parte, o Escritor de Linguagem Persuasiva tem que ter o domínio das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) Copywriting.
Um conteúdo bem estruturado e com informações relevantes faz a diferença na atração de novos usuários.
Para os buscadores, essa parte abre caminhos para que o conteúdo figure nas primeiras posições.
UX Writer cuida dos mínimos detalhes na experiência do usuário
Profissional que domina as técnicas de UX Writing, o UX Writer oferece ao potencial consumidor os textos que vão facilitar a sua interação com a interface.
Com o conceito de “mobile first” (veja mais abaixo), a presença de alguém que domine o UX Writing tornou-se de vital importância.
Esse profissional é o responsável por criar textos e microtextos que transmitam mensagens claras e diretas aos usuários.
Dessa maneira, o UX Writer elabora textos que vão conduzir a experiência do usuário e direcioná-la durante a navegação em interações com a marca, por exemplo, em aplicativos, botões, sites, entre outros canais ou plataformas.
Para que não fique nenhuma dúvida, entenda que o UX Writer deve pensar sempre na experiência do usuário de forma objetiva nas mensagens.
Por causa dos espaços curtos, o menos é mais.
Assim, o UX Writer deve pensar na linguagem do público-alvo. Só isso basta para deixar a leitura benéfica para a experiência do usuário.
Papel preponderante dos celulares na vida moderna
Mesmo que o seu papel seja apenas escrever, é importante conhecer alguns detalhes sobre como planejar uma excelente experiência do usuário.
No caso em questão, todos devem prestar atenção às plataformas que os clientes mais interagem com as marcas.
Os celulares formam a principal porta de entrada.
Até por isso, importando do inglês, veio o conceito “mobile first”.
Nesse caso, com telas menores, emergiu a necessidade de ter um profissional dedicado exclusivamente a escrever para aplicativos de celulares.
Acompanhem um pouco mais sobre quem é o UX Writer.
Vale reforçar, como escrevi em tópicos acima, que a abreviação UX, nada mais é que User Experience. No bom e velho português é a experiência do usuário.
No caso, tornar o texto o mais conciso para quem vai ler entendê-lo e poder realizar as operações no mínimo esforço e menos gasto de tempo.
Para ser mais específico sobre o que é UX Writer é só olhar para qualquer aplicativo do seu celular.
O texto que você lê ao acessá-lo é a interação com o software que vai dar as informações as quais foram pedidas pelos usuários.
Acima de tudo, é apenas a arte da escrita como qualquer outra. Consequentemente, faça algo prático para a definição do que é UX Writer. Atente-se a criar algo de fácil entendimento.
Isso deve tranquilizar a experiência do usuário, ainda mais os produtos tecnológicos atuais. Todos nós queremos rapidez no processamento das informações.
Portanto, os textos devem ser curtos e que atendam a todos os usuários de maneira uniforme.
Escrever para a internet exige tratamento exclusivo
Nessa linha de profissionais envolvidos em oferecer uma excelente e tranquila experiência para o usuário, eu apresento o Web Writer.
É o profissional que executa as funções de Web Writing, técnica que é muito parecida com o trabalho do UX Writer e do Tech Writer.
É mais um dos nichos que abrem caminhos promissores para quem tem no seu DNA o dom da escrita.
O termo Web já dá uma noção sobre o que vem pela frente.
Mas será que para ser um escritor nesta área basta simplesmente entender sobre os meandros da internet?
Sim. É um começo animador. Porém, nesse caso é aí que a brincadeira fica divertida.
O Web Writer precisa entender sobre alguns conceitos que movem o funcionamento da internet e conhecer algumas ferramentas e técnicas.
Portanto, na parte mais simples e corriqueira, o Web Writer é a pessoa encarregada de produzir conteúdos para a internet. Até aí, creio, não há nenhuma surpresa.
Entretanto, algo que qualquer criança aprende bem cedo é que a internet tem um vasto número de plataformas. Cada uma delas tem as suas peculiaridades.
Por exemplo, espaços para a descrição de conteúdos nessas plataformas. Se são somente textos, textos e fotos, vídeos, áudios.
Assim, por causa da experiência do usuário, as variáveis são muitas para serem administradas.
Dessa maneira, o Web Writer é quem vai cuidar de toda essa organização para facilitar a experiência do usuário.
Um ponto importantíssimo.
Não basta escrever por escrever, é crucial pensar na qualidade do conteúdo.
Além disso, escrever de acordo, torna-se fundamental para ajudar no crescimento da marca.
Portanto, ao cuidar com extremo cuidado da experiência do usuário, o profissional será valorizado e pode ser muito bem remunerado.
Atenção especial com a performance das plataformas da internet
É consenso entre os profissionais especializados em Web Writing que existem quatro princípios que devem nortear o trabalho.
Na prática, isso tem que ser feito para deixar fácil o entendimento do consumidor do conteúdo.
Acessibilidade
De novo, venho aqui te dizer. Não reclame, você vai precisar entender o funcionamento de todas as ferramentas.
No caso da acessibilidade é saber que o conteúdo tem que ser, como o próprio termo aponta, o acessado o mais rápido e simples possível.
Portanto, esse entendimento passa por conhecer sobre designer de páginas.
Se não vai colocar a mão na massa, ao menos converse com quem vai desenhar a página ou fazer a programação da plataforma.
Dessa maneira, ambos vão encontrar as melhores formas para deixar o conteúdo acessível facilmente.
Encontrabilidade
É mais um reforço em relação ao que foi dito de ter o entendimento sobre o funcionamento dos buscadores.
A construção do texto é feita para que ajudem na indexação. É o que chamamos de Encontrabilidade.
Para quem trabalha com Marketing Digital, o conteúdo acaba sendo o rei e ser encontrado é importante para ajudar na consolidação da marca.
Aí vem um outro termo que o Web Writer tem que saber para se destacar no mercado online.
Ao escrever, ele precisa levar em conta as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), otimização para os mecanismos de buscas.
Ou seja, escrever na internet vai muito além de ter o domínio de um vasto vocabulário.
Navegabilidade
Você pode até se perguntar se realmente o assunto é sobre escrita, desenvolvimento de software ou tecnologia da informação.
Se em UX Writer o tema foi sobre facilitar a usabilidade e no Tech Writer é a maneira de entender os termos técnicos para ajudar os leigos, aqui é um pouco parecido.
Esse ponto que precisa ser levado em conta é fazer a distribuição correta de conteúdo.
Isso tem que ser feito desde as seções muito bem organizadas até a disposição dos textos, e como os textos são conectados com outros elementos ou links de outras páginas.
Objetividade
Permita usar um termo que nós escritores sabemos o quanto é chato. Então se coloque, prometa, na pele do leitor.
Portanto, evite “encher linguiça” ou, como dizem os mais modernos, não faça uso do “enrolation”.
Como aprendi na minha primeira aula de Introdução ao Jornalismo, do professor Júlio Veríssimo, “escrever é a arte de cortar palavras”.
Antes que você diga que estou indo para o mesmo caminho, a Objetividade é escrever diretamente ao ponto.
Todos nós já ouvimos que o tempo está cada vez mais escasso. Dessa maneira, produza o conteúdo com textos simples e direto.
Isso não quer dizer que vai escrever por escrever.
Além disso, aqui chega a oportunidade que sempre falo em todos os meus textos e conversas com amigos.
Escrever para deixar a experiência do usuário a melhor possível também passa pelo respeito às normas cultas da Língua Portuguesa.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Impulsionado, entre outras situações, para oferecer uma melhor experiência do usuário, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.
O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.
Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de um e-book com as técnicas básicas sobre Copywriting.
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um Copywriter.
Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.
Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante das técnicas do Copywriting.
Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo, porém, poucos trabalhos compilados.
Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.
O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.
Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.
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Mentoria como funciona o Copywriting
Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na transformação da experiência do usuário me impulsionou a dar mais um passo.
Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persusiva.
Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.
Muitas vezes, não basta só ter um grande público.
É preciso saber usar o aprendizado através do Copywriting e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.
Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.
Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.
Na sequência, com o livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, ficou mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.
Depois, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Copywriting, eu montei a Mentoria Escrita Persuasiva.
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar o aperfeiçoamento no mundo do Copywriting e também do Marketing Digital.
Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.
Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.
Como consequência, será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.
Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria Escrita Persuasiva.
Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.
Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.
Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.