Desafios na carreira do Copywriter não são poucos.
Está certo, você pode pensar que isso é lugar comum.
Afinal, qualquer que seja a carreira os desafios são enormes até atingir o sucesso.
Mesmo que você chegue ao tão sonhado topo, o complicado é se manter lá.
Porém, fica a pergunta: o que é topo para você?
Cada um vai ter uma resposta.
Cada um saberá o momento quando alcançar o plano tão esperado.
Digo isso pois encerro mais uma série de textos centrados em técnicas de Copywriting.
Resolvi, como diz na gíria, saber alguns dos desafios na carreira do Copywriter.
Ou, como sempre gosto de falar, do Escritor de Linguagem Persuasiva.
Colhi alguns depoimentos de pessoas experientes e iniciantes.
Pessoas que estão com a carreira alicerçada e já viraram referências.
Outros que estão dando os primeiros passos.
Esses últimos ainda não sabem ao certo o que esperar desse novo mundo.
Entretanto, são ávidos por aprender e querem fazer a diferença.
Ora, tem um pouco da minha pessoa como aprendiz de Copywriter.
Vou começar a falar sobre a minha ótica nos Desafios na carreira do Copywriter.
Longe de querer ser a voz da verdade.
O ponto em questão é o que sempre deixo bem claro nos meus artigos.
Dessa maneira, a ideia é abrir o espaço ao debate.
Assim, proporcionar trocas e gerar conhecimento.
Para quem está chegando agora, o meu convite a explorar outros conteúdos.
Os que já são seguidores cativos dos meus textos. Gratidão.
Então, quem é você Luís Rosa Copywriter?
Desafios na carreira do Copywriter para quebrar barreiras internas
Todas às vezes que as pessoas perguntam por que eu decidi ser Copywriter, confesso que não tenho uma resposta conclusiva.
A vida foi me levando.
Primeiro, vamos aos primórdios.
Sem querer, eu entendo que tudo começou nas cadeiras da escola.
Não que eu era um aluno nota 10 em Língua Portuguesa e Redação.
Porém, as notas acima da média e os elogios dos professores serviram como incentivo.
Segundo, com esses incentivos, muito tempo depois, foram decisivos para eu escolher a profissão de jornalista.
Terceiro, com a bagagem de 24 anos de profissão, isso contou bastante ao migrar para o mundo Copywriter.
Entretanto, antes de qualquer coisa, houve uma grande barreira interna.
Aquela coisa, será mesmo que eu sou capaz de ser um bom Copywriter.
Aliás, eu nem sabia que existia e o que é Copywrting.
A área do Marketing Digital, que é capaz de tornar em algo simples, o desejo de compra das pessoas.
Sim, quando eu decidi ser empreendedor, a vida me colocou em contato com jovens empresários na área do Marketing Digital.
Essas pessoas viram um potencial no qual nem eu tinha noção.
Isso começou quando eles ficaram espantados com a forma rápida que eu escrevia meus anúncios.
Só escrever não basta, claro.
Os anúncios geraram vendas e os meus clientes foram aumentando.
O que para mim era algo simples, para muitos se tornavam grandes desafios.
Porém, algo me dizia que aquilo que não era para mim.
Digo isso pois, na minha humilde avaliação, mais importante do que os textos, são as estratégias nas campanhas do Marketing Digital.
Não que eu tenha deixado de lado, a Gestão de Tráfego.
Assim, eu entendi, o quanto uma boa copy tem peso em todo o processo.
passo decisivo para se tornar um copywriter
Para relembrar, eu sempre dizia para os meus amigos.
Uma coisa é escrever diariamente para um jornal.
Outra situação totalmente diferente é redigir anúncios para provocar o desejo de compra nas pessoas.
Ledo engano.
Quando você escreve uma matéria não é só a relevância da notícia que vai aguçar as pessoas a ler.
Por trás disso, há um bom título e o primeiro parágrafo (lead) que chamam a atenção.
E todo o decorrer do texto, do começo ao fim, com argumentos que vão dar elementos para prender a atenção.
É o que fazemos na elaboração, por exemplo, de uma carta de vendas.
Ou na construção de uma landing page.
Costumo visualizar os dois como uma página de jornal impresso ou o site.
No final, é tudo a mesma coisa. Você quer que o seu consumidor/leitor desfrute cada vez mais dos conteúdos.
Se ele ficar satisfeito com as duas situações, aí vai se tornar um cliente cativo.
Foi dessa maneira que eu quebrei a barreira interna.
Depois vem a parte que também une os dois lados, tanto do Copywriter quanto do jornalista.
Estude muito. Pratique a todo instante.
Não tenha a arrogância de achar que já sabe tudo ou quase tudo.
Ouça as vozes dos experientes e dos menos calejados.
Qualquer pessoa pode dar uma contribuição, uma ideia, uma palavra que pode ajudar a melhorar o seu trabalho.
Desafios na carreira do Copywriter para os mais experientes
Se for contar realmente faz um ano que comecei a labuta das publicações voltadas ao mundo Copywriter.
Sobre as barreiras internas, eu volto a dizer que não foram poucas.
Dessa maneira, a pior delas é a procrastinação.
Como consequência, só para ter uma ideia, o meu primeiro artigo no blog foi publicado em novembro de 2019, quando coloquei esse site no ar.
Assim, depois de seis meses, eu retomei os artigos somente em maio de 2020.
Porém, mais uma pequena pausa.
A partir de agosto de 2020, criei vergonha na cara e semanalmente tem artigo novo.
Além disso, eu escrevi meu primeiro e-book, “Introdução à Linguagem Persuasiva”.
Daí a brincadeira ficou muito mais séria.
Durante essa jornada de aprendizado eu conheci o grupo Copywriting Brasil.
Se quer trocar experiências, procure esse grupo no Facebook e peça para entrar em um dos grupos de WhatsApp ou Telegram.
Foi no grupo de WhatsApp que eu conheci Eduardo Domit, um experiente Copywriter de Curitiba, no Paraná.
Ele me ajudou a abrir os olhos para a chamada Psicologia do Consumo.
Ou seja, como a nossa mente funciona diante de uma oferta.
Portanto, como um simples texto pode ativar o desejo da compra.
Quando pedi apenas uma frase sobre os Desafios na carreira do Copywriter, prontamente Eduardo me mandou essa bela sacada.
"As pessoas entenderem que copy não faz milagres, que ela aumenta, mas não é 100% efetiva toda as vezes. O capítulo 1, do livro "A Carta de Venda de 16 palavras, o Evaldo [Albuquerque] fala isso"
Eduardo citou o Copywriter Evaldo Albuquerque, que é radicado nos Estados Unidos, e um dos responsáveis pela Comunidade Copy Que Vende.
desafios na carreira do copywriter na visão de uma mulher
Um dos perfis que eu mais gosto de acompanhar no Instagram é o da mineira @laramendescopy.
Em breve, vou entrevistá-la e vocês vão ter uma ótima visão de uma profissional talentosa.
Uma das coisas que mais me chamam a atenção é quando ela defende a tese do “Copywriting Humanizado”.
Segunda Larissa Mendes, “Pessoas vêm antes das vendas” e ela escreve “Sem fórmulas prontas e sem Manipulação”.
Quando perguntei sobre o fato de ser mulher em um mundo com maioria de homens, Lara disse que isso não é um problema.
"Tem vezes que tem gente que olha com olho torto. Essa visão de que só os homens manjam, mas não é a maior bandeira que eu levanto, não é uma coisa que chega a ser um problema"
"Tem um certo preconceito, mas depois que a pessoa conhece [ser mulher é irrelevante]. Eu já trabalhei para agências grandes e os próprios homens me contrataram. Então não é uma coisa que pese tanto assim. É um preconceito que já foi rompido"
De uma mulher experiente para uma jovem iniciante.
Fiz essa pergunta sobre Desafios na carreira do Copywriter na Comunidade Copywriting Brasil no WhatsApp.
Uma das pessoas que me responderam foi a cearense Daniela Abreu, Instagram @daniabreu8, que se diz uma entusiasta do mundo digital.
Ela pontuou da seguinte forma: “Meu maior desafio é onde pegar a inspiração”.
Assim, como uma pequena contribuição, enviei o artigo anterior, que falo sobre como a pesquisa é uma fonte de inspiração.
RECONHEÇA LIMITAÇÕES E TRABALHE PARA NÃO SE SENTIR SUPERPODEROSO
Qualquer que seja a área, sempre haverá momentos nos quais você pode se sentir mais do que você é.
Isso já aconteceu comigo, e vi muitas pessoas se perderem pelo caminho.
Jornalismo costuma inflar o ego.
É uma profissão de muita vaidade.
Felizmente, isso nunca me fez ir além de pensamento de me sentir o cara.
A vida ensina que doses de humildade fazem muito bem, obrigado.
Como Copywriter é isso que tenho exercitado e fiquei muito feliz com esse depoimento sincero.
Com a palavra Artur Freitas, Instagram @oarturcf
“Pra mim foi o ego. Por dois motivos: algumas copys que fiz geraram um resultado legal, então me achava bom pra quem havia acabado de começar como Copywriter.”
“Comecei seguindo os caras errados e me achava muito bom. Resultado, só fiz m.., me ferrei legal.”
“Graças aos estudos, religião e por ter feito kung fu [tomado muito soco na cara], consegui melhorar muito nesse ponto.”
Tamanha lição de humildade é exemplo para nós todos. Parabéns, Artur!
Por fim, o temor de qualquer pessoa que começa a luta pela sobrevivência.
Quando você vai de frente tentar dar os primeiros passos na carreira.
A reflexão de Felipe Gomes, do Instagram @felipeg_99 e que já tem um portfólio bem bacana.
“Encontrar vagas para trabalhar como Copywriter. Iniciei um freela por R$ 300, e só durou um mês. No final das contas, eu tive acesso a dois curso e R$ 150.”
Esses são pequenos Desafios na Carreira do Copywriter.
Sempre digo, após escutar de muita gente, que barreiras foram feitas para serem quebradas.
Portanto, se isso que te move em busca do objetivo particular.
Vá em frente e seja um excelente Copywriter.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.