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Imagem de tablet, caneta e relatórios para exemplificar a ajuda do google search console

Search Console avalia desempenho do Copywriter

Search Console é uma ferramenta que gera ideias e analisa diariamente o desempenho do Copywriter.

Se você, caro Escritor de Linguagem Persuasiva, não sabe do que eu estou falando ou já ouviu algo sobre o Search Console, mas nunca experimentou, recomendo fortemente que leia esse artigo até o fim.

Agora, se você é como eu, que gosta de usar tudo o que existe à disposição para melhorar a qualidade do trabalho, acompanhe também até o fim este texto e veja se faltou alguma coisa sobre o Search Console.

Então vamos ao que interessa!!!

Search Console é mais uma das tantas ferramentas disponíveis, gratuitamente, pelo Google para monitorar, entre outras coisas, a indexação de conteúdos no site.

Por ser uma plataforma mais conhecida por desenvolvedores de sites, os produtores de conteúdos, como no caso são os Copywriters, não todos é claro, preferem acompanhar o desempenho dos seus trabalhos através de outras ferramentas.

Dessas, posso destacar, o Google Analytics, que também é disponibilizado gratuitamente pelo Google.

Na verdade, quanto mais ferramentas que forneçam métricas, muito melhor.

Portanto, é obrigatório que você e o seu cliente, pelo menos, tenham instalados em seus sites as duas ferramentas: o Google Analytics e o Google Search Console.

Isso é inegociável.

Agora, sim, vamos juntos a mais esse conteúdo.

Sempre lembrando que aqui não é a voz final, mas um ponto de aprendizado, críticas, debates e sugestões.

O que é o Google Search Console?

Permita aqui não copiar, mas usar a própria definição do Google sobre o Search Console.

Afinal, nada melhor do que o criador da ferramenta para nos dizer do que se trata.

Com a palavra, a página de suporte do Google Seach Console.

“O Google Search Console é um serviço gratuito que ajuda você a monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da pesquisa Google.”

Como eu disse na introdução, esse “resolver problemas da presença do site” é o que deixa a ferramenta propensa a ter mais atenção dos desenvolvedores do site do que de quem produz conteúdo.

Entretanto, vejam abaixo as funcionalidades do Search Console e quais se enquadram como ferramenta para avaliar o desempenho do Copywriter.

  • confirmar se o Google pode encontrar e rastrear seu site
  • Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado
  • Visualizar os dados de tráfego da pesquisa Google para seu site: com que frequência seu site aparece na pesquisa Google, quais consultas de pesquisa mostram seu site, com que frequência os usuários clicam nessas consultas e muito mais
  • receber alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas no seu site
  • mostrar a você quais sites têm links para seu site
  • resolver problemas para AMP, usabilidade em dispositivos móveis e outros recursos da pesquisa

Deu para entender por que é uma ferramenta poderosa e que possui funcionalidades que complementam as análises através do Google Analytics.

Aliás, posso dizer que ambos são iguais, porém muito diferentes.

Brincadeiras à parte, as duas ferramentas trabalham juntas.

Tanto que é possível fazer a integração entre elas.

Quais profissionais devem utilizar o Search Console?

Por mais que eu tenha experiência e saber quem são os profissionais que devoram o Search Console, como eu disse acima, no caso os desenvolvedores de sites e nós Copywriters, existem outras pessoas que se utilizam da ferramenta.

De novo, com a palavra o Google.

Qualquer pessoa com um site. 

Do usuário com conhecimentos básicos ao especialista, do novato ao profissional, o Search Console pode ajudar a todos.

Proprietários de empresas

Mesmo que você não use o Search Console por conta própria, saiba como ele funciona, conheça os princípios básicos de otimização do seu site para mecanismos de pesquisa e saiba quais recursos estão disponíveis na Pesquisa Google.

Especialistas em SEO ou profissionais de marketing

Aqui é a parte que entra a importância do Copywriter.

Caso seu foco seja o marketing on-line, o Search Console ajudará você a monitorar o tráfego do seu site, otimizar a classificação dele e tomar decisões embasadas sobre a aparência dos resultados de pesquisa do seu site.

Use as informações no Search Console para influenciar as decisões técnicas do site e realizar análises de marketing sofisticadas em conjunto com outras ferramentas do Google, como o Google Analytics, o Google Trends e o Google Ads.

Administradores do site

Foi isso que me motivou a entender o funcionamento do Search Console.

Logo que criei o meu primeiro site, eu tive que aprender como funciona essa ferramenta.

Como administrador do site, você se importa com o funcionamento perfeito dele.

O Search Console permite monitorar facilmente e, em alguns casos, resolver erros de servidor, problemas com o carregamento do site e problemas de segurança, como invasão do site e malware.

Também é possível usá-lo para garantir que a manutenção ou os ajustes do site aconteçam sem problemas em relação ao desempenho do site.

Desenvolvedores de sites respiram o Search Console

O Search Console ajuda a monitorar e resolver problemas comuns de marcação, como erros nos dados estruturados, caso você esteja criando uma marcação e/ou um código real para seu site.

Que tal um pouco de prática

A parte que eu mais gosto do Seach Console é com o número de relatórios de desempenho.

No caso, é possível verificar como anda, diariamente, os meus conteúdos em relação aos acessos e posicionamento na rede de pesquisa do Google.

Vejam abaixo alguns relatórios do mês de junho de 2022.

imagem com a reprodução do Relatório do desempenho do Google Search Console do mês de junho de 2022
Relatório do desempenho do Google Search Console do mês de junho de 2022

Esse primeiro relatório me mostrou que as páginas do meu site tiveram 499 cliques, em 13,3 mil impressões.

Isso proporcionou uma taxa de CTR, a divisão de cliques por impressão, de 3,8%.

A posição média das páginas dos meus textos foi de 28,1.

Na galeria de imagens abaixo, vocês podem ver quais são as palavras digitadas na rede pesquisa que acionaram os meus textos.

Depois, quantos cliques, impressões, CTR e a posição média para cada palavra digitada pelos usuários.

Destaque para o texto sobre o que é Swipe File, cuja a URL é só clicar aqui para acompanhar sobre esse assunto, o líder em leitura do meu blog.

Além disso, nota-se que, como pode ser visto na última tela, a ferramenta mostra também palavras que foram digitadas, o meu conteúdo apareceu em uma das páginas da rede de pesquisa, mas a pessoa não clicou.

Essas palavras-chaves servem para que o Copywriter, caso não as tenha no seu texto, faça a otimização no conteúdo.

Por fim, esse relatório comprova o que muitos de nós sabemos.

Páginas que não estejam entre as primeiras posições do Google dificilmente serão acessadas.

Para ajudar a entender melhor ainda a questão dos relatórios que são disponibilizados e avaliar o quanto o conteúdo do site tem sido lido, aqui vão duas imagens com as 15 páginas mais acessadas.

Relatório Search Console desempenho do site Luis Rosa Copywriter mês de junho com as sete páginas mais acessadas
Relatório Search Console sete páginas mais vistas no mês de junho
Relatório Search Console desempenho do site Luis Rosa Copywriter mês de junho
Relatório Search Console da oitava à 15ª das páginas mais vistas no mês de junho

Search Console implementa novidades

Por fim, todo o começo de mês, o Google Search Console, sem que eu faça algum tipo de esforço, manda para o meu e-mail um relatório de desempenho de 28 dias do mês anterior.

Esse serviço ainda está em fase Beta, ou seja, está passando por uma bateria de testes e deve ter algumas atualizações, o que, claro, esperamos, deixe a ferramenta mais e mais atrativa.

Na chamada “Visão geral do site”, o que eu mais gosto de ler é sobre o tempo de leitura dos principais textos deste meu humildade site.

Eu sou extremamente grato porque demonstra que os conteúdos são de qualidade, afinal audiência é tudo.

Relatório Search Console desempenho de tempo de permanência no site Luis Rosa Copywriter
Relatório Search Console desempenho de tempo de permanência

Coloque a mão na massa e aperte botões

Prefiro não entrar no guia e passo a passo de como entrar e fazer o cadastramento no Search Console.

Como em outras ferramentas do Google, o processo é muito simples e não requer muito conhecimento em programação e desenvolvimento de sites.

Digo, por experiência própria, que não deu nenhum pingo de dor de cabeça fazer isso com todos os meus sites.

Em todo caso, aqui está o link do Search Console.

Faça experiências e conheça um lugar de extrema valia para ajudar na produção de conteúdo.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Impulsionado por ferramentas como o Search Console, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.

O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.

Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de um ebook Copywriting.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material gringo, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Há muita produção de conteúdo, porém, pouco compilado.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.

Mentoria como funciona o Copywriting

Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma os amantes da Escrita Persuasiva me fez dar mais um passo.

Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persusiva.

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público.

É preciso saber usar o aprendizado através Copywriting para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Na sequência, com Meu Mundo na Escrita Persuasiva fica mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.

Portanto, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Copywriting, eu montei a Mentoria Escrita Persuasiva.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar o aperfeiçoamento no mundo do Copywriting.

Entender a importância dessas técnicas de escrita facilita na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria Escrita Persuasiva.

Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

Só que a resposta não para por aí. 

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