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Veja como se tornar um Copywriter e ajudar a aumentar a influência dos Netizens

netizens e o mundo de possibilidades para o copywriter

Netizens sou eu, sou você, somos todos nós.

O que Netizens tem a ver com Copywriting ou Escrita Persuasiva?

Tudo e mais um pouco.

Costumo dizer que missão dada é missão cumprida.

Na verdade, não foi me passado uma tarefa especificamente.

A curiosidade é que me fez buscar e entender quem são os Netizens.

Sem rodeios, vamos ao que interessa.

Nesta série sobre Psicologia do Consumo, no último texto, abordei a influência das mulheres na decisão de compras.

Como consequência, um seguidor fez um comentário e citou Netizens.

Dessa maneira, eu resolvi ampliar o assunto e transformar em mais um post do blog.

Segundo o seguidor Victor Damasceno, citando o professor norte-americano Philip Kotler, renomada autoridade no marketing, os principais grupos consumidores são:

  1. Jovens (dinâmicos, ditam o ritmo de tendências)
  2. Mulheres (mais analíticas na compra)
  3. Netizens (altos defensores das marcas, nerds do mundo digital)

A palavra Netizen é a junção dos termos em inglês “internet” e “citizen”. Em uma tradução livre, “cidadão da rede” “cidadão da internet”.

A definição do termo é do pesquisador norte-americano Michael Hauben (1º de maio de 1973 – 27 de junho de 2001), que fez muitos estudos sobre o impacto social da internet.

Os Netizens são pessoas extremamente ativas na rede mundial.

O que os diferenciam é o trabalho incansável de gerar possibilidades para melhorar a vida das pessoas através da produção de conteúdo de valor.

Com essa explicação, eu posso afirmar que, com as pequenas contribuições semanais, eu sou um Netizens.

A publicação dos meus textos tem como objetivo abrir inúmeros caminhos.

Portanto, a missão é ajudar a quem deseja entrar no universo do Copywriting ou Escrita Persuasiva.

Assim é a forma de cada Netizens, que gravita diariamente na rede e produz conteúdo na internet, poder melhorar a vida das pessoas.

Netizens e o poder de influência no marketing digital

Com tantos conteúdos à disposição, a cada segundo, é natural que existam muitas comunidades ou nichos específicos.

É dessa maneira que os Netizens têm influência em vários seguimentos.

Portanto, eles são verdadeiros construtores ou destruidores de reputação de marcas.

Cada um de nós costuma, em nossa área de atuação ou diversão, seguir alguém que damos o nome de autoridade no assunto.

Se aquela pessoa dá informação relevante, seja boa ou ruim, muito provavelmente iremos seguir e repassá-la.

Assim, nas comunidades as quais participamos, essa pessoa é um Netizen com bastante poder de influenciar a nossa decisão de adquirir um produto ou serviço.

Então, é aí que devem se ater os profissionais de Marketing Digital.

Ou seja, ficar atento ao que os Netizens estão dizendo sobre a marca ou produto a qual você foi contratado para difundir.

É sobre isso que vem se falando desde os primórdios da internet.

A democratização à produção de conteúdos dá o poder ilimitado as pessoas.

Como consequência, mais produtores de conteúdos conseguem se comunicar com rapidez.

Eles aprendem como realizar tanto tarefas simples quanto complicadas apenas com pesquisas na internet.

Cabe aqui uma pequena reflexão já que foi citado o termo influenciador.

É polêmico e controverso.

Porém, prefiro pensar na colaboração sem fins lucrativos.

Os Netizens não trabalham para que a pessoa compre um determinado produto ou serviço.

Isso é o que acontece muito com os influenciadores digitais.

Não vamos fazer confusão.

Esses são contratados e recebem como garotos-propaganda.

Há muitos textos que classificam os influenciadores digitais como Netizens.

Prefiro pensar ao contrário.

O poder de influência dos Netizens está em mostrar como um produto ou serviço ajuda a dar mais conforto à vida das pessoas.

Não é fazer para obter retorno financeiro. É se colocar como um ombro amigo.

O caso mais clássico do que normalmente acompanhamos são os inúmeros blogs e canais no Youtube.

Veja e aprenda com a influência dos Netizens
Em todos esses canais os Netizens exercem o poder de influência

saiba quais são as características desses influenciadores

A partir dos estudos de Michael Rauben, muitos pesquisadores que vasculham os efeitos da internet nas vidas das pessoas definiram quatro grupos de Netizens.

Dessa forma, possibilitou, por exemplo, a quem trabalha com Marketing Digital ou quer conhecer mais sobre a Psicologia de Consumo, direcionar melhor as ações para atingir o público.

Portanto, os Nitizens são assim conhecidos.

NETIZENS INATIVOS

Poucos afeitos à produção de conteúdos. Esses são mais consumidores.

Ficam na expectativa do que o cardápio vai ser oferecido pelos seus influenciadores preferidos.

joiners ou participantes

São pessoas ativas nas redes sociais. Gostam de postar tudo que envolve as suas vidas.

Estão sempre de olho em grupos e acompanham todos os movimentos.

Apreciam ter muitos seguidores.

coletores

Esses são chamados também carinhosamente de colecionadores.

Fazem uma vasta lista de canais que acompanham diariamente.

Isso vai desde blogs, salvam links, leem constantemente conteúdos.

Fazem assinaturas de Podcasts e canais do Youtube.

críticos

Possuem como única característica fazer comentários em publicações.

Como consequência, esses podem ser decisivos para ajudar na formação de opiniões.

Vale ressaltar que dedicam um tempo a mostrar o quanto um produto ou serviço é uma necessidade.

netizens criadores

Esses são referência para quem pretende entender melhor quem são os cidadão da internet.

São os que produzem os conteúdos que trazem benefícios para os usuários.

Portanto, dos cinco grupos de Netizens, fique atento aos Coletores, Críticos e Criadores.

O “barulho” que eles fazem na internet pode ser decisivo para, por exemplo, aumentar as vendas ou tornar algo em um fracasso mundial.

copywriter se transforma ao conhecer esses cidadãos

Como consequência, nessa convivência, todos podem ir muito além.

Portanto, é possível conseguir uma ótima contribuição para o desenvolvimento da internet.

Para os profissionais do Marketing Digital, é necessário interagir com os Netizens.

Portanto, ofereça maneiras de ajudar na produção de conteúdos de qualidade.

Em relação aos Copywriters ou Escritores de Linguagem Persuasiva há duas frentes viáveis para seguir.

Primeiro, como já foi dito, o Copywriter pode agir como gerador de conteúdo para a sua área.

Assim, ele, como é o meu caso, contribui para o debate da carreira e mostra alternativas para quem deseja ser um profissional altamente qualificado.

Nessa mesma linha, com o auxílio de outros Copywriters, é importante criar fóruns de discussões.

Essa é mais uma alternativa para a criação de conteúdos de valor para todos os Copywriters.

Segundo, é o Copywriter ficar muito atento ao que os Netizens propagam sobre qualquer nicho de mercado.

Assim, segue o que vou sempre repetir sobre o que é fundamental para ser um excelente Escritor de Linguagem Persuasiva.

Faça pesquisas, consulte blogs, canais de referência no Youtube, Podcasts, tudo para conhecer a linguagem dos Netizens e os assuntos preferidos.

Além disso, como é muito natural, com o tamanho da influência, eles são muito procurados.

Dessa maneira, o Copywriter vai conhecer também qual é o comportamento de uma possível audiência.

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