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Mulheres e Homens são alvos de estudo constante na Psicologia do Consumo

mulheres e homens ensinam diferenças para o copywriter

Mulheres e homens possuem comportamentos distintos em relação à decisão de compra.

Até aí nenhuma grande novidade.

Chega até ser um clichê dizer que os dois sexos pensam totalmente diferentes.

E que bom que seja assim. Isso ajuda a entender como eles, na maioria das vezes, até que se combinam.

Brincadeira!!!

É natural que seja assim para perpetuar a espécie.

Vamos deixar de lado então as questões filosóficas.

Portanto, já que o assunto aqui é o que é Copywriting, ou Escrita Persuasiva, vou discorrer.

Sem querer ser o dono da verdade, como o Copywriter, a ideia é como tirar lições dessa relação.

Como é possível escrever melhor sabendo quem tem mais poder de decisão?

Afinal, são as mulheres e os homens em suas mentes tão complexas.

Nem venha com pensamento simplista.

Lembrei de um comentário, quando eu ainda nem sonhava em ser Jornalista, quanto mais Copywriter.

Encostado no balcão de uma padaria, entre mordidas em uma pizza de calabresa, dois homens conversavam exatamente sobre esse assunto.

Em resumo, eles chegaram ao consenso.

Se um produto é destinado aos homens, são eles quem decidem.

Portanto, na visão ralé desse dois senhores é assim.

Se o produto ou serviço é destinado às mulheres são elas quem vão determinar a compra.

Pois bem, estimados leitoras e leitores, Escritores de Linguagem Persuasiva, ou curiosos de um modo geral.

À luz das pesquisas comportamentais e dados objetivos eis o resumo.

A palavra final na decisão de compra, em sua esmagadora maioria, é das mulheres.

Portanto, como o assunto aqui é usar a Escrita Persuasiva como instrumento de ajudar a alavancar a venda de produtos e serviços, é fundamental entender esse mundo feminino.

mulheres e homens se diferem na escolha do que comprar

Sempre retomo assuntos abordados anteriormente em outros artigos.

Isso é parte do processo de amarração entre as publicações.

Dessa maneira, a questão que quero trazer de volta é sobre a importância de o Copywriter fazer pesquisas.

Portanto, se um texto flui bem e traz argumentos convincentes é muito provável que o Escritor de Linguagem Persuasiva se debruçou em muitos conteúdos antes de colocar a mão no teclado.

Como consequência, no meu caso, ao buscar informações sobre a decisão de compras entre mulheres e homens, algo que me chamou atenção foi recordar a experiência em família.

Tente fazer essa pesquisa com olhar clínico ao seu redor.

Até por serem mais ativas, em minha família, se contar bisavós, avós, mães, tias e primas, são elas quem decidem realmente o que comprar.

Vou muito além nos ensinamentos para as nossas vidas.

Elas ensinaram as gerações que seguem a importância também em alicerçar o nosso futuro.

Sejam nos estudos, no trabalho, na escolha de namoradas, elas sempre estão prontas para nos passar suas experiências.

Então, a mente feminina tem um papel preponderante nas questões sociais e ditam o ritmo da economia mundial.

Vamos entender melhor como tudo isso funciona.

Se você vai ao shopping, ao supermercado, à feira livre, farmácia, enfim, dificilmente vai encontrar mais homens do que mulheres.

Mulheres e Homens têm pensamentos distintos na psicologia do consumo

mulheres e homens sabem quem manda

Até mesmo na forma como escolher um produto, homens e mulheres se diferem totalmente.

Então vejam dois pontos que fazem parte de pesquisas feitas pelo professor Fábio Mariano Borges, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que há mais de 25 anos estuda o comportamento dos consumidores.

“A mulher compra mais, mas não por consumismo, mas sim porque historicamente ela está mais dedicada às compras. É ela a responsável pelas compras em casa, sendo que boa parte do comércio está voltada para ela”

“Para se ter uma ideia, a presença da mulher no supermercado é de 70%. Elas são mais cuidadosas na compra, pois pensam muito mais na família e tomam cuidados para não contrair dívidas e são menos inadimplentes”

Nesta entrevista, publicada no site Globo Universidade, o professor Fabiano detalha outra diferença.

Consequentemente, ela é interessante que vale a pena pensar bastante antes de escrever o texto.

Dessa maneira, o exemplo faz parte do que muitos de nós já presenciamos.

Porém, confesso, nunca imaginei que fosse dessa forma.

Autoridade no assunto comportamento no consumo, o professor dá um exemplo prático.

“A mulher, ao comprar uma saia na loja, consegue analisar o seu uso em conjunto com uma blusa, ou sapato, que tenha”, pontua.

Porém, segundo suas observações, “o homem, quando compra uma camisa, só pensa na camisa, de forma isolada.”

“Ou seja, ele faz uma escolha mais individual e a mulher correlaciona mais cada produto”.

Em conversa com duas amigas, claro que não serve como análise quantitativa para validar uma pesquisa, elas concordam com o professor.

Para cada produto ou serviço, elas avaliam como um todo para ver se vale a pena adquiri-lo.

Portanto, caros amigos e amigas. Tudo pende para o lado feminino.

pesquisa esboça papel das mulheres

Aliás, só relembrando, por isso eu escolhi uma mulher para ser entrevistada e saber como utilizar o Instagram para alavancar o seu negócio.

Em breve, vou escrever um artigo tendo como personagem a mulher no mundo dos Copywriters.

Quero explorar melhor a visão delas em relação a esse universo da Escrita Persuasiva.

Porém, pelo contato que tenho tido, essa profissão é dominada em sua grande maioria pelos homens.

Isso fica como pauta para um artigo futuro.

Portanto, já que o assunto é mulheres e homens e a decisão de compra vamos a alguns números mais atualizados.

Na imagem abaixo, listo alguns dados divulgados pela consultoria Nielsen, em março de 2019, sobre os hábitos de consumo da mulher brasileira no último trimestre de 2018.

Mulheres e Homens na vida do Copywriter

Apesar de serem responsáveis decisivamente no controle há um desequilíbrio.

Na contagem dos lares, as mulheres chefiam apenas 37% dos domicílios.

E o que acontece, um ano depois, com a pandemia do Coronavírus em curso?

O papel das mulheres é ainda maior.

Isso porque muitas famílias tiveram a diminuição no poder compra.

Além disso, com mais tempo em casa, há o distanciamento social.

Assim, a economia doméstica passa por muitos ajustes em nome da sobrevivência.

Dessa maneira, é fundamental, no caso do Copywriter, ficar antenado.

Entender esse ingrediente a mais para “ajudar” na tomada de decisão de compra.

bom senso é o guia do copywriter

É claro que alguns pontos requerem muito mais atenção.

Alguns nichos são especificamente destinados para homens ou mulheres.

Porém, saiba que compartilhar as informações faz parte do convívio entre ambos os sexos.

Não subestime, estimado Escritor de Linguagem Persuasiva.

Conheça o comportamento de consumo de ambos para a mensagem ser bem escrita.

Como vou sempre frisar, pesquise, pesquise e pesquise.

Entenda qual são os desejos e emoções que os levam ao processo de compra.

Portanto, a interação com o público alvo dá ao Copywriter a maneira fácil de encontrar as palavras certas.

Dessa maneira, ele vai atingir os potenciais consumidores, sejam mulheres e homens.

Fica como uma última dica para ajudar a iniciar a trajetória do conhecimento da mente de mulheres e homens.

Faça de tudo para humanizar a comunicação.

Evite traçar o planejamento com situações pré-concebidas.

Fique com os olhos atentos ao que as métricas representam.

Em qualquer estratégia de Marketing Digital, os números falam.

Não deixe para segundo plano os testes.

Eles são fundamentais para saber qual é o impacto do seu texto na mente das pessoas.

Basta ao Copywriter partir dessas duas premissas

Como resultado, a chance é considerável de fazer um bom trabalho.

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